Quantcast
Campeonato português ou...
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Campeonato português ou...
47 Respostas
11365 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Equipa Reservas
  • ****
  • 768
  Campeonato português ou...
« em: 13 de Maio de 2007, 13:06 »
.. campeonato para os 3"grandes"?


OS “GRANDES” E OS “OUTROS”

A Superliga no panorama futebolístico português, é sinónimo de visibilidade, prestígio, qualidade, distinção, classe e receitas...
Como é do conhecimento geral, os clubes que disputam a Superliga, conseguem arrecadar muitos milhares de euros com as receitas provenientes da TV, publicidade, bilheteira, quotizações e receitas extraordinárias, entre outras, receitas estas inacessíveis aos clubes que disputam escalões de competição inferiores. Atingir a Superliga, além da importância de cariz desportivo, do prestígio e glória que traz a um clube, é também sinónimo de acesso a um maior leque de receitas. Mais receitas e diversificadas. Para algumas equipas, devido ao estatuto, aos custos dos plantéis e à precária  saúde financeira, atingir a Superliga é vital para a sobrevivência. Sem estas receitas, os clubes a manterem índices elevados e desproporcionados estariam à beira do fim.

Tudo isto vem a propósito do Estudo da Deloitte sobre o Futebol português.
 O dito estudo, preconiza que caso o figurino da Superliga fosse alterado para 10 equipas, a quatro voltas, poderia haver um aumento significativo das receitas, entre os 60 a 70% num ano, para os clubes ditos grandes. Também os outros clubes teriam um aumento significativo. Preconiza o mesmo estudo, que haveria um maior equilíbrio orçamental e a disparidade entre eles diminuiria.

Com o aumento da frequência de jogos entre os “grandes”(quatro jogos  ao invés de dois), facilmente se adivinha mais receitas...
E os “outros”?
 Aqui reside a minha discordância.
Será que diminuiria a disparidade entre os clubes da Superliga?
Se aumenta as receitas para os ditos “pequenos”, aumenta muito mais para os “grandes”, não é?
Oxalá esteja enganado, mas tal figurino iria aumentar o fosso que existe, e está bem vincado, entre os clubes “grandes” e os “outros”. Estes cada vez mais, veriam diminuídas as hipóteses de atingir o topo.
 Um ponto que merece reflexão, na minha opinião, é que reduzir o número de clubes para 10, e assim restringir o acesso de clubes à Superliga, significaria para muitos clubes, o fim. O fim dos clubes, ou o fim das ambições, dos anseios e expectativas de muitos milhares de pessoas que não se revêem nos clubes ditos grandes. Os “outros” clubes, tem também um historial e um enorme prestígio no futebol português que deveria ser reconhecido e enaltecido por Portugal inteiro, mas infelizmente, a começar pela própria CS, parece que quem reúne simpatias gerais e são motivo de orgulho colectivo, são os ditos “grandes”...Como está enganado, quem pensa assim! Clubes modestos, sem argumentos financeiros para disputar títulos, são exemplos nobres e sublimes no desporto, pois apesar de pouco ganharem dão muito a Portugal.

A nível financeiro, na minha modesta opinião, apesar do aumento das receitas, tudo continuaria na mesma... Tudo continuaria na mesma, porque na minha opinião o busílis da questão não está na escassez de receitas, mas sim na gestão dos clubes. Apontam-se problemas, questões...A falta de dinheiro, o modelo competitivo, os estádios...Na minha opinião, o problema maior não reside nestas premissas, mas reside sim nas pessoas, nos dirigentes desportivos. Se no passado houve aumento de receitas relacionadas com a TV, se houve injecções maciças de dinheiros com a constituição das SADs...e tudo isto depressa foi água abaixo, qual corrente de um rio, então porque hei-de acreditar que um novo figurino, com o natural aumento das receitas vai resolver os problemas de índole financeira dos clubes?
Infelizmente o mais provável é que mais receitas, irá implicar mais gastos desmedidos. Oxalá esteja enganado!
Enquanto os clubes não optarem por uma gestão eficaz, rigorosa, adequada, independentemente de haver mais ou menos receitas, iremos assistir sempre ao actual descalabro das contas.
Enquanto os clubes não optarem por atacar na raíz os problemas; enquanto não optarem por caminhos seguros - não necessariamente os mais fáceis – então caminharão sempre junto ao abismo, estarão sempre dependentes...

------------------------------------------///-----------------------------------------------------



Discordei, e continuo a discordar, da redução de clubes.
Vejam o exemplo desta época, o campeonato tem 16 equipas após muitos anos com 18 equipas. O que melhorou?
 Nada!
A diferença pontual, entre os clubes pequenos e grandes, na tabela classificativa mantêm-se.
A qualidade do futebol português permance igual, ou seja, a maioria dos clubes continua a jogar para o pontinho.
A tendência de diminuição de receitas para os clubes pequenos está a vincar-se... o interregno do inverno, e os meses do defeso, sem receitas de vária ordem afecta os orçamentos...
As médias de assistências nos estádios continuam iguais. Nos casos onde houve alteraçõe ssignificativas, existe uma relação entre o momento da equipa e promoções e não com a qualidade do futebol português.

Qual a vossa opinião?
Força Gverreiros
Ana Cunha
Ana Cunha Equipa Principal
  • *****
  • 2082
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #1 em: 13 de Maio de 2007, 13:20 »
Eu pessoalmente não vejo onde o campeonato tenha melhorado. Acho que está na mesma... mau como sempre!

Mas isso nada tem a ver com o número de clubes mas sim com o facto de que parece que cá em Portugal só três clubes podem ganhar.

Preocupem-se com as arbitragens, isso sim!
Anuncios M
Anuncios M
jeba Equipa Principal
  • *****
  • 1277
  • Sócio 1140... desde 1980...
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #2 em: 13 de Maio de 2007, 13:45 »
A mentalidade dos nossos clubes e alguns treinadores é igual! Por isso pouco ou nada muda! Veja-se em Inglaterra o estilo de futebol, quando um clube está a perder por 3 ou 4 continua numa toada de ataque porque é indiferente perder por 4 como perder por mil. Aqui se estamos a perder por 3 metemo-nos no buraco para nao sofrermos mais...? AÍ quem perde é o futebol. Quando os clubes em Portugal começarem a jogar de igual para igual uns contra os outros aí o nosso futebol vai ser lindo e muito competitivo, mas isto não passa de um sonho porque tenho plena consciência que isso dificilmente acontecerá.
Gambit
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #3 em: 13 de Maio de 2007, 14:13 »
Aquela paragem de 1 mês....  :-\ :-\
braguista365
braguista365 Equipa Reservas
  • ****
  • 775
  • Surf é vida!
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #4 em: 13 de Maio de 2007, 14:16 »
Piorou,e de que maneira!Menos jogos,mais pausas a chegarem quase a um mês,reduziu gente nos estadios,enfim!
EMIGRANTE BRAGUISTA
EMIGRANTE BRAGUISTA Juniores
  • ***
  • 396
  • SOMOS ENORMES!!!
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #5 em: 13 de Maio de 2007, 15:41 »
Apenas existem em Portugal 3 clubes 3 - FCP,SCP,SLB. São apenas estes que têm voz, tempo de antena e, logicamente, "expressão eleitoral". (Quando me perguntam qual é o meu clube, detecto, quase invariavelmente, uma expressão de constrangimento - género "este tipo está a mentir" ou, "coitadinho, não regula bem", quando declaro a minha indiferença pelos três metralhas.

 A reduçao de clubes só interessa a três clubes. é o que eu penso e  tambem é um facto .  E como diz  e bem o Zé "se aumenta as receitas para os ditos “pequenos”, aumenta muito mais para os “grandes”." O discurso do nivelamento por baixo é uma treta, alimentada por jornais que são pretensamente imparciais, mas são quase a voz oficial desses três clubes. Que eu saiba, as principais ligas Europeias têm entre 18 e 20 clubes, e não é por acaso , mais jogos, mais receitas no estádio e na TV, mais futebolistas que se podem mostrar, etc, etc.Mas posso estar enganado, talvez as ligas mais competitivas sejam a  Suiça e a Escocesa .

A dita "ditadura" dos três grandes tem reflexos  na qualidade e competitividade  do nosso Campeonato.Lanço desde já uma sugestão: que tal uma Superliga com três clubes ( parece que já é, não é?) – onde não haja subidas nem descidas?   ::)



VIVA O SC BRAGA!!!
« Última modificação: 13 de Maio de 2007, 15:43 por EMIGRANTE BRAGUISTA »
A PAIXAO QUE TENHO POR TI  É MAIOR DE QUE A DISTANCIA QUE NOS SEPARA.
xpt_nautilus
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #6 em: 13 de Maio de 2007, 16:05 »
Apesar de nesta votaçao ter indicado que ficou igual, tenho uma opiniao divergente dos demais. A alteraçao (reduçao) do numero de clubes so efectivamente se vera se trouxe ganhos ou nao ao futebol portugues daqui a uns 3/4 anos. Analisar esta medida imediatamente é um erro. Qualquer alteraçao a um modelo vigente necessita de tempo para se verificar se trouxe ou nao melhorias em relaçao ao passado. Por isso acho sensato esperarmos um pouco mais de tempo até termos a certeza se a reduçao dos clubes foi ou nao benefica para o futebol portugues.

Zé gostaria se fosse possivel, que colocasses um link onde posso sacar esse estudo.

Acho o teu texto interessante e as tuas reflexoes tambem elas interessantes. Mas vejamos. Dizemos que ha falta de futebol no entanto antigamente tinhamos 34 jogos, se este modelo apresentado fosse para a frente teriamos 36 jogos (10 equipas, 4 voltas), ou seja mais dois jogos. Se para alem da taça tivessemos a taça da liga ficariamos com um calendario semelhante ao espanhol. Ou seja muitos jogos. Falaste na pausa de inverno, tendo a pausa de inverno reduzido os lucros dos clubes, mas entao com mais jogos os mesmo aumentariam, à partida claro esta. Quanto as diferenças de receitas, tambem entro em desacordo com a tua perspectiva. Repara se o SCBraga jogasse mais vezes contra os grandes mais receitas teriamos. Para alem do mais penso que, e isto é um exercicio apenas baseado em empirismo, se houvesse menos equipas, as melhores estariao em competiçao, ou seja possivelmente mais equilibrio. Penso entao que a diferença entre os grandes e os restantes diminuiria. Eu ja ha algum tempo que defendo apenas 10/12 clubes no nosso principal escalao, sobretudo pelas razoes apontadas atras. Mas isto é a minha opiniao que nao se baseia em nenhum estudo.
Quanto ao outro ponto por ti abordado sobre os pequenos clubes, aqueles que com as reduçoes mais sofrem porque nunca passarao de pequenos e os sonhos sao postos de parte. Isso nao me parece de todo verdade. Repara o Vit. Setubal é um clube pelo qual nutro uma simpatia, mas reparemos num mundo competitivo, profissional eles passam por situaçoes que nao podem acontecer. Em dois anos consecutivos jogadores profissionais ficaram meses sem receber. Isto é uma situaçao que se deve evitar e mais nao pode suceder num campeonato profissional. Por isso e neste mundo de sonhos tem de haver regras e quem nao as pode cumprir tem de ficar de parte. Agora a tua pergunta é sera isto justo? É! Lamento mas nao se podem ter vicios que nao podem ser suportados e esta é a grande questao. A reduçao ira trazer exigencias que so os mais fortes, os melhores poderao suportar. E dentro dos mais fortes estarao para alem do 3G, o SCBraga e outros. Quanto aqueles clubes pequenos que tanto falas, o seu papel sera sempre importante e alem do mais penso que eles poderao é reunir ainda mais ambiçao para poderem estar ao nivel dos melhores e assim chegar tambem la acima, porque isso continuara a ser possivel. É necessario é saber trabalhar. Vejam o caso do Sevilha, em pouco mais de 10 anos passou de um clube eternamente na segunda para uma equipa de topo. Se calhar esta questao foi ja colocada aquando da transformaçao dos nossos campeonatos para profissionais. O ponto fundamental é saber-se trabalhar para ser melhor.  
Equipa Reservas
  • ****
  • 768
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #7 em: 13 de Maio de 2007, 16:54 »

Zé gostaria se fosse possivel, que colocasses um link onde posso sacar esse estudo.


As informações que tenho - poucas - são em papel. Contudo,vou colar um texto que saiu na CS acerca do estudo.

Liga com 10 equipas
FÓRUM DE GESTÃO IDENTIFICA MAL DO FUTEBOL E PROPÕE RESTRIÇÕES
"O dinheiro voa da caixa registadora dos clubes e ninguém consegue estancar a hemorragia. No fórum "Futebol - gestão e paixão", realizado no Centro de Congressos, os especialistas identificaram o mal e nomearam as razões do fracasso. Portugal é um país pequeno, numa conjuntura económica desfavorável, com receitas débeis na bilheteira dos estádios e transmissões televisivas desvalorizadas.

A empresa de consultoria Deloitte & Touche propõe a restrição da SuperLiga a 10 equipas e a constituição de um campeonato a quatro voltas com promoção de apenas uma equipa por época.

As receitas do futebol registaram uma subida próxima dos 7% nas últimas temporadas, de acordo com a avaliação da consultora. Contudo, a questão não se coloca desse ponto de vista, e pode suscitar equívocos. De facto, 70% das receitas da SuperLiga vão direitinhas para os cofres dos denominados quatro grandes clubes.

Esta realidade até nem seria dramática para os clubes mais influentes, não fossem os 68% de crescimento nos custos salariais. Hélder Varandas, da Deloitte & Touche, propõe a alteração do modelo competitivo e da remuneração dos agentes desportivos, além de uma aposta inequívoca na formação de talentos.

Hermínio Loureiro, Gilberto Madaíl, Fernando Gomes e Luís Tadeu foram os principais protagonistas do primeiro dia deste fórum.
Força Gverreiros
Anuncios M
Anuncios M
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15078
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #8 em: 13 de Maio de 2007, 17:22 »
Ontem participei num suposto debate no site MaisFutebol sobre a redução do número de clubes em prova nas ligas profissionais. Digo suposto porque o debate acabou por não o ser. Enviei um comentário que não foi publicado, assim como não foi publicado qualquer outro comentário. Os responsáveis do site devem ter-se esquecido de manter o link inamovível e também de publicar os comentários que terão sido feitos.

O link para o suposto debate é o seguinte:
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=808126&div_id=1676

O meu comentário, partindo do pressuposto que a redução iria implicar uma redução do número de jogos foi o seguinte:
"O nosso campeonato já é dos mais pequenos da Europa, se o reduzirem ainda mais, onde é que os clubes vão arranjar receitas para pagar os ordenados dos seus jogadores 12 meses por ano (14 salários)?
A acontecer uma coisa destas, iria penalizar sobretudo os clubes médios e pequenos, pois são os que têm mais dificuldade em obter receitas. Nova redução serviria apenas para beneficiar aqueles que são constantemente beneficiados a todos os níveis, quer pela comunicação social, quer pelos árbitros, quer pelas entidades que comandam o nosso futebol (Benfica, Porto e Sporting), pois como os restantes nem para pagar ordenados teriam dinheiro, ver-se iam obrigados  a vender (dar) os seus melhores jogadores a qualquer um daqueles 3.
Força Braga!"


A outra pesrpectiva de redução do número de clubes para 10 a 4 voltas, é diferente e em relação ao número de jogos não teria qualquer problema, antes pelo contrário, até teria mais jogos. Teria outros problemas, como aqueles que foram referidos pelo Zé, do aumento do fosso entre os 3 e os restantes em termos de capacidade financeira. Outro problema é que o campeonato iria tornar-se fastidioso, com a quantidade de jogos entre as mesmas equipas (campeonato a 4 voltas + taça). Por outro lado, seria um campeonato muito menos representativo da realidade nacional. Vê-se já hoje com 16 clubes, que se acontecer a descida do Vitória de Setúbal, não haverá clubes na principal Liga do futebol a sul do Tejo. Se nos lembrarmos que o que dá emoção ao futebol é a sua imprevisibilidade, em que por vezes equipas fracas fazem grandes surpresas, ao passar para apenas 10 clubes, o nosso campeonato iria perder essa característica e tornar-se-ia muito mais previsível e consequentemente, muito monótono. Se nos lembrarmos ainda que há uma série de equipas que de época para época têm alguma oscilação em termos classificativos, correríamos o risco de ficar sem essas equipas na Liga, o que a tornaria mais pobre. Por exemplo, neste momento o Boavista encontra-se em 10º lugar, na iminência de passar para 11º ou 12º. Se houvesse uma redução para 10, possivelmente, deixaria de poder competir ao mais alto nível. Se nos lembrarmos que ainda não há pouco tempo o nosso clube era também um daqueles cuja classificação oscilava bastante de época para época, podemos imaginar o que nos poderia acontecer...


NB: Gostaria de saber a quem se refere a Deloitte & Touche quando diz que "70% das receitas da SuperLiga vão direitinhas para os cofres dos denominados quatro grandes clubes", pois como sabemos, não há consenso a nível nacional sobre quem é o 4º clube. Nem sei qual a razão de aparecer um suposto 4º clube, quando se sabe que o bolo é em larga medida partilhado apenas por Benfica Sporting e Porto!
« Última modificação: 13 de Maio de 2007, 17:30 por Ferreira-Braga »
BRAGA SEMPRE MAIS!
Pedro-SCB
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #9 em: 13 de Maio de 2007, 17:27 »
Isto devia d ser 2 jogos em cada semana: taça de portugal, taça da liga(espero k esta ideia avançe) e campeonato!!!!

O futebol em Portugal está mt parado!!!! ;D ;D >:( >:(
Pedro-SCB
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #10 em: 13 de Maio de 2007, 17:54 »
Para o proximo campeonato só sei k vamos ter o guimaraes.

Gondomar 0 - Guimaraes 2
Olhanense 2 - Rio Ave 0

Axim o Rio Ave já n consegue xegar ao 2º lugar.
« Última modificação: 13 de Maio de 2007, 18:21 por Pedro-SCB »
Anuncios G
aurelio
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #11 em: 13 de Maio de 2007, 18:20 »
Acho que tudo se manteve como estava.
1
1 Equipa Principal
  • *****
  • 3346
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #12 em: 13 de Maio de 2007, 19:31 »
Menos receitas porque há menos 2 jogos. Claro que por haver esses menos 2 jogos as diferenças entre os 3 de cima são pequenas e as entre os 3 de baixo tb.

O ano passado foi 1 dos mais competitivos de sempre, este já n tenho tanto a certeza.

Para mim 12 equipas a 4 voltas. Ou 16 mas no fim playoff e playout
Kintaro
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #13 em: 13 de Maio de 2007, 20:12 »
A culpa da qualidade ser má também é dos árbitros que ao mínimo contacto marcam logo falta...
lipe
lipe Equipa Principal
  • *****
  • 3649
  • 100% braga
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #14 em: 13 de Maio de 2007, 20:38 »
O campeonato é pouco competitivo e a redução só piorou embora fosse a favor da redução mas enganei-me.
Os jogadores treinam muito e jogam menos por isso têm que ser habituados a jogar duas vezes por semanae com a taça da liga espero que as coisas melhorem e que na altura do Natal não se faça uma paragem de 1 mês.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.
Bvna
Bvna Equipa Principal
  • *****
  • 1711
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #15 em: 13 de Maio de 2007, 21:33 »
Por acaso estou confiante nesta Taça da Liga. Como adepto incondiconal do futebol inglês já há muito que pensava nisto. Espero é que o esquema de bilheteira seja mesmo muito "supporte-friendly" caso contrário temos "flop".
A.COSTA
A.COSTA Equipa Principal
  • *****
  • 12738
  • ALLEZ, ALLEZ, MÁGICO BRAGA ALLEZ
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #16 em: 13 de Maio de 2007, 22:16 »
Este campeonato piorou e de que maneira. Em contrapartida a Liga de Honra ficou mais atractiva.  ;) ;) ;)

Com menos equipas na Liga a qualidade piorou. E bastante, infelizmente. Os grandes fizeram todos muitos pontos, o que prejudicou o surgimento de outras equipas no pódio.

Oxalá os adeptos das equipas se tornem mais civilizados. É que equipas como o Leixões ou Guimarães tornam a Liga mais forte. O SCBraga será mais forte quanto mais forte for a concorrência.
No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo
Kilo
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #17 em: 13 de Maio de 2007, 22:36 »
 Com 20 ou com 10 equipas, este campeonato vai ser sempre um nojo...
Kramer
Kramer Equipa Principal
  • *****
  • 2757
  • Dream until your dream come true
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #18 em: 13 de Maio de 2007, 23:55 »
O problema não é só do número de equipas mas da qualidade dos jogadores que as equipas têm, se queremos um bom campeonato temos que ter bons jogadores.
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos
Braga Winner
Braga Winner Juniores
  • ***
  • 412
  • De Andorra a Braga eu te acompanho...
  Re: Campeonato português ou...
« Responder #19 em: 14 de Maio de 2007, 00:06 »
O problema não é só do número de equipas mas da qualidade dos jogadores que as equipas têm, se queremos um bom campeonato temos que ter bons jogadores.

E também temos que ter mais preparação física, para aguentar-mos 2 jogos por semana, como se passa nas outras ligas.


«Acreditem sempre que o SC Braga pode vencer.»
 

Anuncios M