Por causa de algumas discussões que tenho visto aqui no fórum, decidi escrever acerca de um assunto que há muito tenho pensado. E se, tendo em conta o contexto específico do nosso clube na liga (um 4º lugar quase garantido época após época, e um clube isolado tanto do pelotão da frente como do de trás), e do contexto da liga em si (o domínio de 3 clubes), o Braga mudasse a forma como traça os objectivos por época?
É certo que não é nada inovador, e há clubes que o fazem na luta pela manutenção (objectivo dos 30 pontos), mas acho que merece pelo menos uma discussão. Que achavam vocês de, em vez de traçarmos o objectivo do 4º lugar e "depois logo se vê" (ou seja, um objectivo classificativo), traçássemos um objectivo pontual? E se, para além desse objectivo pontual (ou, se preferirem, para auxiliar esse objectivo pontual) traçássemos outros mini objectivos, para ajudar a garantir que há traços do clube que se mantém inalterados?
Há 3 factores que eu acho que têm que ser importantes para a nossa equipa: sermos, de forma inequívoca, o "primeiro dos últimos" (ou seja, o 4º sem margem para dúvidas); termos um estádio onde as equipas têm medo de jogar (o inferno da Pedreira); e praticarmos um futebol ofensivo e atractivo.
Para garantir que esses 3 factores são cumpridos, deixo aqui a ideia para alguns objectivos que eu acho que deviam ser traçados todas as épocas:
- Mínimo de pontos (para garantir o 4º lugar);
- Mínimo de vitórias (para garantir o 4º lugar);
- Mínimo de golos marcados (para garantir o futebol ofensivo);
- Mínimo de vitórias em casa (para garantir o inferno da Pedreira);
- Mínimo de golos em casa (para garantir o futebol ofensivo e o inferno da Pedreira);
Vamos então olhar para o desempenho do Braga nas últimas 7 épocas (desde que a Liga tem 18 equipas):

Olhando ao que tem sido feito, nas últimas 4 épocas conseguimos 60 ou mais pontos e 18 ou mais vitórias. Conseguimos 55 ou mais golos nas 3 épocas antes da época passada (marcamos 53 o ano passado), e em 14/15 também conseguimos os 55 golos. Conseguimos 11 ou mais vitórias em casa em 5 das 7 épocas (14/15, 15/16, 17/18, 8/19 e 20/21), e marcamos 30 ou mais golos em casa em todas as épocas menos a época passada.
Ou seja, tendo em conta mais ou menos aquilo que seriam os objectivos actuais (se seguíssemos estes moldes) a curto e médio prazo acho que deveríamos adoptar estes objectivos:

Convém notar que, mesmo com os tais 70 pontos, o 3º lugar é muito difícil (nestas 7 épocas, só em duas ocasiões um dos 3 fez 70 ou menos pontos: o Sporting fez 70 pontos em 16/17 e 60 em 19/20), mas é nisto que se fala quando se diz que se quer uma aproximação. Se a fazer 70 pontos é difícil, a fazer estes 60/60 e poucos que temos feito mais difícil é.
Depois destas 3 épocas a conseguir, com sucesso, 65 pontos, 20 vitórias (12 em casa), e 60 golos marcados (35 em casa), outro "mini-objectivo" que deviamos ter em consideração era o confronto directo com os metralhas (sendo que fazem sempre para cima de 70 pontos, uma das maneiras de nos aproximarmos é através dos jogos que temos contra eles).

Olhando para estes dados, acho que podemos concluir que, em grande parte das épocas, os objectivos passam por conseguir 1 vitória e 1 empate nos 6 jogos (o equivalente a 4 pontos) e 6+ GM; 12- GS. Num futuro, acho que o ideal seria tentar 2 vitórias nos 6 jogos (6 pontos), marcar na mesma os 6/7 golos, mas sofrer 10 ou menos (diminuir o número de jogos em que perdemos por 3 ou mais)
O que é que vocês acham? Acham que é uma estratégia que faz sentido, ou seria só complicar aquilo que não precisa de ser complicado? Concordam que não faz sentido ter apenas o 4º lugar como objectivo, mas têm uma abordagem diferente ao problema?