A equipa não responde bem ao peso decisivo dos jogos. Não é uma questão simples de perder com os mais fortes, o medo de perder é sempre mais forte que a vontade de ganhar. Não acho que em termos de valor de plantel, estejamos assim tão longe do fcp, slb ou scp, eles têm melhores jogadores mas a diferença não é a que fica espelhada nos jogos mais decisivos da época.
Analisando os jogos com o três fica a ideia que os nossos melhores jogos foram em casa mas todos eles sem o peso de qualquer decisão:
- Primeira Jornada com o scp recuperamos bem das desvantagens e conseguimos ser competitivos, nesta fase não havia nada a ganhar;
- Jogo com o benfica em casa, vínhamos de uma derrota brutal com o scp e mais uma vez pouco havia a ganhar;
- Jogo com o fcp em casa, começamos a acusar o toque dos jogos decisivos, podíamos ter ganho é verdade, faltou mais algum ímpeto.
Fazendo o contraponto com os restantes jogos com estes adversários (excluindo o jogo do dragão que acaba por ser normal) perdemos por 5 com o scp num jogo que nos permitiria uma provável presença na final. No jogo da Luz nem cheiramos, ontem o mesmo.
O problema não é experiência, até acho os nossos jogadores com alguma experiência nestas andanças, o problema é mesmo de mentalidade coletiva. A derrota é certa, por isso não há nada mais a perder...Esta tem que ser a abordagem, então na Taça ainda mais, temos 3 Taças de Portugal a obrigação está toda do lado do fcp, o mesmo no jogo da luz. O que transparece é que ganhamos tão pouco que o medo de cometer um erro que comprometa a conquista de um título nos deixa dentro de uma camisa de forças que não conseguimos despir. É que nem vale a pena fazer a análise por jogadores, o problema é claro a equipa toda, setor a setor, não consegue fazer o que normalmente faz. E na minha opinião não tem (só) a ver com a valia dos jogadores adversários, porque os clubes mais fracos também têm bons jogadores e fazem bons jogos, alguns deles contra o três clubes mais fortes. É mesmo mentalidade de acharmos que somos superiores e isso faz diferença.
Nesse aspecto diga-se de passagem o Conceição é exímio, perdeu um campeonato em que só entrou na corrida por claro demérito de uma equipa que chegou a ter 13 pontos de vantagem e mesmo assim acaba o campeonato a dizer que são e foram a melhor equipa. Não admira que eles consigam sempre "renascer" quando parece que aquilo vai desmoronar em grande. Aliás acho que essa é a única competência acima da média de Conceição, porque de resto, admitindo que haja quem goste, não percebo como se pode gostar do tipo de jogo que jogadores TOP como Pepe, Otavio e até mesmo Taremi fazem.
Uma última nota para a organização do jogo, se é para continuar e tudo indica que sim, no Jamor façam a porcaria de um investimento em dotar o sitio no mínimo com condições de higiene e segurança. De certeza que o que gastam todos os anos no aluguer daquelas coisas que supostamente são WC portáteis já teria dado para ampliar ou mesmo construir novos WC. Se a justificação é a de ser monumento e não se pode alterar, não pega porque qualquer jogo que lá haja e qq coisa que lá se faça não vai de certeza ficar pior que o cenário deprimente que são aqueles caixotes no topo da bancada.
A FPF também que repensar bem que tipo de futebol quer. Não é minimamente credível que, mesmo admitindo maior procura do clube maior, todos os bilhetes que eles vendem acabem invariavelmente nesses clubes. Não acredito nos tempos que correm que bilhetes colocados à venda online não fiquem pelo menos com uma distribuição diferente de 0% SCB e 100%FCP foi o que se viu naquele canto junto da tribuna. Quando ao outro canto, nem sei que diga num jogo onde a procura foi simplesmente superior à oferta. Até a bancada amovível estava longe de estar lotada, ou estavam adeptos amontoados ou faltou muita gente ao jogo.