Posso estar a ver mal mas para reforçar a defesa no próximo mercado de verão (principalmente centrais) teremos que recorrer ao mercado externo porque cá dentro, extra metralhas, não vejo nível para aquilo que o Braga precisa, o mesmo é válido para o meio campo e alas (é preciso ter em atenção que o Braga já não é uma equipa de contra ataque porque com essas características até há um ou outro extremo/ala bem interessante, só falta saber como se comportariam em organização ofensiva, quanto a médios dependerá muito de quem saia, se sair Musrati e/ou A Horta então também nada há cá dentro para nós, se sair um ou vários dos outros então talvez seja possível porque o Racic está a ser uma decepção e o Castro está em final de carreira (vale essencialmente pela abnegação) e nesses sentido não será preciso muito para manter esse nível que, em minha opinião, continuará a ser curto para o salto que pretendemos...o Pedro Santos deverá fazer parte do próximo plantel onde deverão coexistir seis médios para a construção de um 4X3X3, sistema que, face aos recursos financeiros disponíveis, me parece ser o único que nos poderá tornar consistentes e competitivos)...para as alas, entre o que há disponível cá dentro, é preferível, de longe apostar no Roger, manter o R.Horta, o Iuri e numa transferência de qualidade vinda lá de fora)...quanto a PL se nenhum sair não ficamos mal com a subida de um miúdo...na baliza estamos muitíssimo bem servidos com o Matheus.
Grande parte das fichas, dos €uros disponibeis para o MV, terão que ser colocadas na compra de DC's e DL's, sendo pelo menos um deles DD ou DE (capacidade defensiva em detrimento da ofensiva), podendo o(s) outro(s) então ser(em) mais LD/LE do que DD/DE.
Continuo a dizer o mesmo que digo há anos em 442 teremos sempre mais dificuldades para nos aproximarmos dos metralhas do que com um plantel montado para jogar em 433.. Porquê? Simples, o 442 para ser competitivo e se intrometer consistentemente entre os metralhas tem que ter jogadores em algumas posições de um nível cujo o investimento não está ao nosso alcance, desde logo nos médios interiores titulares e "suplentes" bem como nos laterais (pelo menos nessas posições)....o 433, com três médios interiores, pertmite-nos, em minha opinião, outra consistência defensiva e de construção que esbate essa duferença de qualidade, para os metralhas mas para isso também teremos que ter centrais muitíssimo melhores do que aqueles que temos tido nas últimas largas épocas (DC's continuam a ser a nossa primeira, segunda, terceira prioridades...).