Em relação ao lance do Niakaté, eu disse que percebo as críticas, mas também percebo a decisão do jogador de tentar estorvar, e não escandalizava ninguém que aquele penalty não fosse marcado... O Zé Carlos tem uma abordagem muito parecida sobre o Djaló minutos depois, e o árbitro deixou seguir, por exemplo.
Tentar estorvar? Ele agarra o adversário pelos ombros.... é penalty em todo lado. Dentro da área pede-se mais inteligência na abordagem a este tipo de lances, apartir do momento em que o adversário lhe ganha a frente não tem que fazer nada daquilo, pois para além do penalty ainda corre o risco de expulsão, como veio a acontecer... Se fosse um P. Oliveira a abrodar o lance daquela maneira era aqui rasgado da cabeça aos pés... Também acho que o Niakaté pode dar muito mais, e evoluir muito mais, se para isso a equipa técnica o ajudar, pois a seu lado também não têm grande "fonte" de inspiração...
Sim, tentar estorvar, é o que ele faz! Olha aqui uma foto dum lance 12min depois:

O Zé Carlos também agarra o Djaló pelo ombro e depois ainda se atira para cima dele. O que disseram árbitro e VAR? "Siga...".
Ontem, no jogo mais mediático do dia em todo o mundo, este lance aconteceu também:

A diferença? O jogador de vermelho não caiu e o de azul foi bastante elogiado pela maneira como estorvou a ação do avançado.
Quanto ao "e se fosse o Paulo Oliveira", vens pregar à freguesia errada, já defendi aqui o Paulo Oliveira, o Fonte e até o Diogo Leite quando malham neles sem razão.
Eu acho que o penalty é bem marcado, apesar de ser um "penaltyzinho". Mas não vejo escândalo nenhum na ação do Niakaté, porque é um gesto perfeitamente normal e comum. E não me chocaria nada que, caso o árbitro não tivesse apitado, o VAR tivesse deixado passar.