Quantcast
Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
395 Respostas
38567 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
reg107 Juniores
  • ***
  • 379
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #40 em: 10 de Outubro de 2022, 11:14 »
Em todo o caso o poder continua a estar nas mãos do clube. (na teoria e na prática... mas o povo facilmente vende a alma ao diabo)

Basta ler alguns comentários aqui, para perceber que se nos acenarem com a cenoura do título...
Afinal como alguém já referiu, dinheiro é dinheiro.

Para mim é uma noticia preocupante, tendo em conta o nosso movimento associativista, a falta de oposição (que também serve para informar os sócios) e as participações em assembleias.
Mas o que é que mudou? Porque é que antes a % Olivedesportos não era problema para ninguém e agora que passou para outro investidor passou a ser?

Não percebo a vossa lógica. Se tivéssemos perdido alguma % ou poder de decisão até compreendia mas assim... Só muda alguma coisa para pior se o Braga quiser.

Neste momento tens toda a razão, não muda nada na teoria. Só muda realmente se os sócios quiserem.

Como é que os sócios podem mudar isto? Vão fazer uma vaquinha para comprar ações à Sundown?
É que podes mudar de presidente do clube que isso não significa que 1) o clube tenha dinheiro para comprar ações e 2) que tem as ações as queira vender.
Os estatutos só mudam se os sócios quiserem. Neste momento mesmo que o clube seja minoritário, tem poder de veto na SAD.
Poder de veto como o do Belenenses? Serve para impedir o uso do nome do clube e do símbolo mas fica uma Bracara sad qualquer.
Espero não estar a dizer nenhuma asneira, se estiver, alguém que me corrija. Mas o Presidente do clube e da SAD segundo os estatutos têm que ser o mesmo. Logo aí nos torna, para já, diferentes que os Belenenses. Agora que as coisas podem mudar de um momento para o outro, não duvido.
reg107 Juniores
  • ***
  • 379
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #41 em: 10 de Outubro de 2022, 11:18 »
Se calhar era melhor que investissem nos vitós. Perguntem-lhes e vejam senão gostavam, a opinião pública em relação a investimentos mudava de figura, a CS entrava em extase com a possibilidade de eles lutarem pelo titulo.
Tanto que não gostavam, que se enterram forte financeiramente para recuperar as ações da SAD que o Mário Ferreira tinha.
Anuncios M
Anuncios M
JoãoPedroSá Iniciados
  • *
  • 88
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #42 em: 10 de Outubro de 2022, 11:34 »
Eu não consigo ver esta compra numa logica puramente de negocio. Nesta primeira fase é só uma troca de acionista mas claro que no futuro vai ser muito mais do que isso.
Estamos a falar de alguem que tem recursos 'ilimitados', não investe numa sociedade como o Braga com a esperança de ganhar 10 mil euros/ 100 mil euros ou ate 1M de euros no final do ano, isso são migalhas (e bem pequenas) para ele. Mais, não estamos a falar de mais uma sociedade manhosa que compra uma SAD para lavar uns milhoes vindos do Brasil ou da China e ficarem ca metidos noutros negocios. Ou eu estou muito enganado ou neste caso o futebol é quase um passatempo mas que é levado muito a serio, estamos a falar de uma sociedade/pessoa "que é" um país, ou seja, não tem necessidade nenhuma de entrar neste negocio para justificar/lavar o dinheiro que tem.
Eu, infelizmente, acredito que a vontade deles seja mesmo comprar a maioria da SAD, e aos poucos fazerem um grupo de clubes ao estilo do Manchester City.
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #43 em: 10 de Outubro de 2022, 11:58 »
Em todo o caso o poder continua a estar nas mãos do clube. (na teoria e na prática... mas o povo facilmente vende a alma ao diabo)

Basta ler alguns comentários aqui, para perceber que se nos acenarem com a cenoura do título...
Afinal como alguém já referiu, dinheiro é dinheiro.

Para mim é uma noticia preocupante, tendo em conta o nosso movimento associativista, a falta de oposição (que também serve para informar os sócios) e as participações em assembleias.
Mas o que é que mudou? Porque é que antes a % Olivedesportos não era problema para ninguém e agora que passou para outro investidor passou a ser?

Não percebo a vossa lógica. Se tivéssemos perdido alguma % ou poder de decisão até compreendia mas assim... Só muda alguma coisa para pior se o Braga quiser.

Neste momento tens toda a razão, não muda nada na teoria. Só muda realmente se os sócios quiserem.

Como é que os sócios podem mudar isto? Vão fazer uma vaquinha para comprar ações à Sundown?
É que podes mudar de presidente do clube que isso não significa que 1) o clube tenha dinheiro para comprar ações e 2) que tem as ações as queira vender.
Os estatutos só mudam se os sócios quiserem. Neste momento mesmo que o clube seja minoritário, tem poder de veto na SAD.
Poder de veto como o do Belenenses? Serve para impedir o uso do nome do clube e do símbolo mas fica uma Bracara sad qualquer.
Espero não estar a dizer nenhuma asneira, se estiver, alguém que me corrija. Mas o Presidente do clube e da SAD segundo os estatutos têm que ser o mesmo. Logo aí nos torna, para já, diferentes que os Belenenses. Agora que as coisas podem mudar de um momento para o outro, não duvido.

Daquilo que consegui ir lendo, o Braga tem poder de veto sobre as deliberações do CA (está assim nos R&C sem qualquer condição ao tipo de veto que tem). Para além disso nos estatutos do clube tem que o Braga Clube tem que direta ou indiretamente ter controlo da SAD (o que até ver tem acontecido).

Já expliquei várias vezes, é só ir buscar tópicos sobre isto, o que os sócios do Belenenses fizeram foi, precisamente, abdicar do poder de veto e dar todo o poder à Codecity para que esta injectasse dinheiro numa SAD que estava falida (era isso ou a SAD acabava). Depois deixaram passar o prazo de recompra das ações e a Codecity ficou a controlar tudo.

É como o REG disse, só se os sócios do Braga quisessem fazer o mesmo. Há uns 3 ou 4 anos atrás o Guimarães teve uma proposta semelhante à da codecity na assembleia do clube - um accionista externo ter a maioria das ações e poder de controlo da SAD - que foi (e bem no meu entender) rejeitada.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2022, 12:01 por NightHawk »
SCB Monsul
SCB Monsul Equipa Principal
  • *****
  • 1918
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #44 em: 10 de Outubro de 2022, 12:15 »
Há aqui vários pontos que precisam ser focados:
- Esta é uma mudança que na prática, por enquanto, não será mudança nenhuma. Uma terceira parte vendeu as acções aos qataris, nada que pudéssemos fazer. Ainda assim, é um novo investidor com muito capital pelo que seria importante conseguirmos ficar com a maioria na SAD num futuro próximo e procurar uma parceria a dois.
- Finalmente vemo-nos livre do cancro da Olivedesportos e da SportTV. Espero que se acabe a vassalagem e que rebentem de vez.
- Esta é uma aquisição diferente daquelas que tem havido no nosso campeonato. Não é um fundo qualquer manhoso com objetivo de ganhar dinheiro rápido e terminar com o clube. É alguém com reputação e provas dadas no futebol mundial e certamente não quererá ver o clube falido.
- Espero que com novo capital possa ser mais fácil resolver a questão do estádio, este seria o ponto principal que procuraria abordar numa primeira reunião de acionistas. Podem ficar com o naming, já li atrás também uma boa ideia sobre uma parceria para o desenvolvimento de jovens qataris na academia.
- Quanto à possível descaracterização do clube, honestamente não me parece. Temos tudo para que o modelo de gestão continue igual, só depende de nós no futuro.
- Quanto à diminuição do mérito desportivo eu pergunto: qual a diferença entre ter um investidor estrangeiro a aumentar a competetividade do clube ou ter os bancos nacionais, a comunicação social e o governo com esquemas de favorecimento crónicos?
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #45 em: 10 de Outubro de 2022, 12:24 »


Para já ainda estou ambivalente, mas para já operou-se apenas uma mudança de investidor privado, da Olivedesportos para o QSI. Eu nunca vi grande influência da Olivedesportos na gestão da SAD, por isso das três, uma: ou estes também nada interferem, e fica tudo na mesma; ou os qataris vêm com boas ideias, boas intenções e vontade de ajudar, caso em que a mudança foi positiva; ou vêm com más intenções e a mudança fou negativa. Neste momento é impossível dizer qual destas hipóteses será!

Quando ao dinheiro ser qatari ou português isso pouco importa - é dinheiro. O que importa é o que se faz com ele. Esperemos para ver...
Acho que dessas 3 podes eliminar uma. Ninguém investe com más intenções, prejudicar o clube e perder o dinheiro. Para isso não investia.

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

O Beira Mar está espetacular depois do investimento.
O Leiria idem.
Olhanense, Aves, Atlético, Cova da Piedade, Freamunde.

Só alguns exemplos de clubes que não sofreram nada com investidores porque o futebol é um negócio limpinho e esses investimentos são feitos pelo desporto ou pela vertente social, não para servirem outros interesses obscuros.

Ainda ouviremos
Foi no ano 22 que o meu Braga morreu?
Quem não sente não é filho de boa gente.
tiago1992 Equipa Principal
  • *****
  • 1923
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #46 em: 10 de Outubro de 2022, 12:27 »

- Finalmente vemo-nos livre do cancro da Olivedesportos e da SportTV. Espero que se acabe a vassalagem e que rebentem de vez.


Só uma dúvida sobre isto. Esta operação não permite precisamente o contrário? Isto é com a venda das ações não houve uma entrada de capital na Olivedesportos? e já agora não é que isso nos interesse para alguma coisa qual foi o valor da compra/venda alguém sabe?
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5954
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #47 em: 10 de Outubro de 2022, 12:29 »
Ao contrário do que eu achava ainda há pouco tempo parece-me que facilmente o poder de veto do clube na SAD vai à vida, alguns dos comentários podem ser só uma amostra, mas quando se vem falar dos grandes e do seu poder e influência para justificar tudo e mais alguma coisa, parece-me claro que o caminho está mais que aberto. Não que seja grande surpresa, nos últimos anos estamos muito mais perto de ser um grande que sermos diferentes dos grandes. (e não estou a falar em termos desportivos). O ganhar está acima de tudo e o preço a pagar parece que cada vez menos interessa ou vai interessar.
O caminho é longo, vamos ver para onde nos leva.
Dizer que o Catar tem um projeto no PSG é uma piada de mau gosto. Pegar em milhares de milhões de euros e despejar num clube não é projeto nenhum, menos ainda quando se tem provavelmente milhares de milhões de euros de prejuízo. (e ainda conseguiram o feito de perder 2 ligas internas nos últimos anos). Um projeto é algo com pés e cabeça.
Anuncios M
Anuncios M
SCB Monsul
SCB Monsul Equipa Principal
  • *****
  • 1918
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #48 em: 10 de Outubro de 2022, 12:34 »

- Finalmente vemo-nos livre do cancro da Olivedesportos e da SportTV. Espero que se acabe a vassalagem e que rebentem de vez.


Só uma dúvida sobre isto. Esta operação não permite precisamente o contrário? Isto é com a venda das ações não houve uma entrada de capital na Olivedesportos? e já agora não é que isso nos interesse para alguma coisa qual foi o valor da compra/venda alguém sabe?

Eu vejo como um ato de desespero deles. Estão a perder o mercado para a Eleven há vários anos, têm menos assinaturas e precisam desesperadamente de dinheiro para manter direitos de transmissão. Lembrem-se que a DAZN comprou a Eleven.
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320
db1921 Juniores
  • ***
  • 353
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #49 em: 10 de Outubro de 2022, 12:36 »

- Finalmente vemo-nos livre do cancro da Olivedesportos e da SportTV. Espero que se acabe a vassalagem e que rebentem de vez.


Só uma dúvida sobre isto. Esta operação não permite precisamente o contrário? Isto é com a venda das ações não houve uma entrada de capital na Olivedesportos? e já agora não é que isso nos interesse para alguma coisa qual foi o valor da compra/venda alguém sabe?
Vale o que vale, no twitter falavam que esta compra avaliava a SAD em cerca de 80 milhões. Por isso pela parte da Olivedesportos devem ser à volta de 16 milhões.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2022, 12:49 por db1921 »
SCB Monsul
SCB Monsul Equipa Principal
  • *****
  • 1918
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #50 em: 10 de Outubro de 2022, 12:37 »
Ao contrário do que eu achava ainda há pouco tempo parece-me que facilmente o poder de veto do clube na SAD vai à vida, alguns dos comentários podem ser só uma amostra, mas quando se vem falar dos grandes e do seu poder e influência para justificar tudo e mais alguma coisa, parece-me claro que o caminho está mais que aberto. Não que seja grande surpresa, nos últimos anos estamos muito mais perto de ser um grande que sermos diferentes dos grandes. (e não estou a falar em termos desportivos). O ganhar está acima de tudo e o preço a pagar parece que cada vez menos interessa ou vai interessar.
O caminho é longo, vamos ver para onde nos leva.
Dizer que o Catar tem um projeto no PSG é uma piada de mau gosto. Pegar em milhares de milhões de euros e despejar num clube não é projeto nenhum, menos ainda quando se tem provavelmente milhares de milhões de euros de prejuízo. (e ainda conseguiram o feito de perder 2 ligas internas nos últimos anos). Um projeto é algo com pés e cabeça.
Qual é a diferença entre ter a Sundown e a Olivedesportos com 49,9% das acções ou ter o fundo qatari? Nenhuma.
Acrescento, o que é que estes fundos fizeram pelo desenvolvimento do clube nos últimos anos?
Porque é que não podemos ter um modelo de gestão como os clubes alemães? Em que o clube tem 50,1% das acções e os investidores estrangeiros as restantes? Aliás, isso é algo imposto pela própria liga alemã.
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320
Anuncios G
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #51 em: 10 de Outubro de 2022, 12:54 »


Para já ainda estou ambivalente, mas para já operou-se apenas uma mudança de investidor privado, da Olivedesportos para o QSI. Eu nunca vi grande influência da Olivedesportos na gestão da SAD, por isso das três, uma: ou estes também nada interferem, e fica tudo na mesma; ou os qataris vêm com boas ideias, boas intenções e vontade de ajudar, caso em que a mudança foi positiva; ou vêm com más intenções e a mudança fou negativa. Neste momento é impossível dizer qual destas hipóteses será!

Quando ao dinheiro ser qatari ou português isso pouco importa - é dinheiro. O que importa é o que se faz com ele. Esperemos para ver...
Acho que dessas 3 podes eliminar uma. Ninguém investe com más intenções, prejudicar o clube e perder o dinheiro. Para isso não investia.

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

O Beira Mar está espetacular depois do investimento.
O Leiria idem.
Olhanense, Aves, Atlético, Cova da Piedade, Freamunde.

Só alguns exemplos de clubes que não sofreram nada com investidores porque o futebol é um negócio limpinho e esses investimentos são feitos pelo desporto ou pela vertente social, não para servirem outros interesses obscuros.

Ainda ouviremos
Foi no ano 22 que o meu Braga morreu?

O Fundo Soberano do Qatar não é uma qualquer empresa de vão de escada que quer lavar umas centenas de de milhares à custa de um clube de futebol sem qualquer interesse em ter retorno (que foi o que aconteceu nesses exemplos todos). É uma entidade multi-bilionária que em tudo o que mete dinheiro quer retorno e tem uma reputação a manter. E para ter retorno no Braga tem que o fazer crescer. Para além disso todos os exemplos que deste deram quase a totalidade das ações a esses indivíduos e o total controlo da SAD.

Obviamente que jamais aceitarei que o Braga perca poder de controlo na SAD. E portanto esse é um ponto a garantir. Porque por muito que a história dos milhões seja encantadora, o futuro do clube e da SAD tem que ser definido pelos sócios do SC Braga CLUBE.

Fala-se aqui que o PSG não é projeto nenhum. Um clube que estava nas lonas, perto de descer de divisão e que agora ganhou 8 campeonatos em 10 e é dos principais candidatos a ganhar a champions não é um projeto? O que é um projeto então?

E já agora, o Fundo do Qatar não teve retorno com o PSG por ter despejado lá milhões? Acham que a organização do mundial não teve a ver com a influência do Qatar na UEFA e por conseguinte na FIFA por intermédio destes anos todos a controlar o PSG? Ou o retorno que têm com os direitos televisivos da beIN Sports ou na publicidade à Qatar Airways?
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5572
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #52 em: 10 de Outubro de 2022, 13:00 »


Para já ainda estou ambivalente, mas para já operou-se apenas uma mudança de investidor privado, da Olivedesportos para o QSI. Eu nunca vi grande influência da Olivedesportos na gestão da SAD, por isso das três, uma: ou estes também nada interferem, e fica tudo na mesma; ou os qataris vêm com boas ideias, boas intenções e vontade de ajudar, caso em que a mudança foi positiva; ou vêm com más intenções e a mudança fou negativa. Neste momento é impossível dizer qual destas hipóteses será!

Quando ao dinheiro ser qatari ou português isso pouco importa - é dinheiro. O que importa é o que se faz com ele. Esperemos para ver...
Acho que dessas 3 podes eliminar uma. Ninguém investe com más intenções, prejudicar o clube e perder o dinheiro. Para isso não investia.

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

O Beira Mar está espetacular depois do investimento.
O Leiria idem.
Olhanense, Aves, Atlético, Cova da Piedade, Freamunde.

Só alguns exemplos de clubes que não sofreram nada com investidores porque o futebol é um negócio limpinho e esses investimentos são feitos pelo desporto ou pela vertente social, não para servirem outros interesses obscuros.

Ainda ouviremos
Foi no ano 22 que o meu Braga morreu?
Prontos, é começar a preparar mentalmente porque está visto que vamos parar às distritais.
20% da SAD passou de um investidor para outro e por isso agora vai mudar tudo!

E sim esses exemplos todos que deste são claramente bons exemplos... os investidores tinham maioria nem nada.
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
reg107 Juniores
  • ***
  • 379
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #53 em: 10 de Outubro de 2022, 13:15 »
Ao contrário do que eu achava ainda há pouco tempo parece-me que facilmente o poder de veto do clube na SAD vai à vida, alguns dos comentários podem ser só uma amostra, mas quando se vem falar dos grandes e do seu poder e influência para justificar tudo e mais alguma coisa, parece-me claro que o caminho está mais que aberto. Não que seja grande surpresa, nos últimos anos estamos muito mais perto de ser um grande que sermos diferentes dos grandes. (e não estou a falar em termos desportivos). O ganhar está acima de tudo e o preço a pagar parece que cada vez menos interessa ou vai interessar.(...)
Para mim o mais preocupante nesta noticia é isto, sobretudo o que coloquei a negrito. É a mais profunda sensação que a simples suposição de entrada de dinheiro e uma eventual luta pelo campeonato, vai cegar muita gente. Ou muito me engano ou a escolha do SCB SAD por este fundo e não das SAD de fcp, scp ou slb tem em conta precisamente esta fome de "grandeza".
Edgar1921 Equipa Principal
  • *****
  • 1530
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #54 em: 10 de Outubro de 2022, 13:28 »
Achei importante deixar isto aqui.
https://twitter.com/machadoscb/status/1579442064655540225?t=Iyt4Zd2mcoyFKtYkBcmIjw&s=19

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

SCB Monsul
SCB Monsul Equipa Principal
  • *****
  • 1918
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #55 em: 10 de Outubro de 2022, 13:36 »
Achei importante deixar isto aqui.
https://twitter.com/machadoscb/status/1579442064655540225?t=Iyt4Zd2mcoyFKtYkBcmIjw&s=19

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
Isto sim! Isto é que deveria ser alvo de escrutínio desde sempre (falou-se no início e depois caiu em esquecimento).
Preocupa-me muito mais este esquema da Sundown que esta compra da parte da Olivedesportos pelos qataris.
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320
Edgar1921 Equipa Principal
  • *****
  • 1530
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #56 em: 10 de Outubro de 2022, 13:45 »
O que me preocupa aqui é não termos a maioria total da Sad. Dia 29 na AG tem de ser discutido e o salvador tem de explicar muito bem.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3377
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #57 em: 10 de Outubro de 2022, 13:46 »
Ainda é muito cedo para prever o que isto vai dar.

Que não olhemos para este dia como o princípio do fim do "nosso" Braga é tudo o que peço.
Hucry
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #58 em: 10 de Outubro de 2022, 14:21 »
Pelas declarações do Salvador e do Nasser Al Khelaifi dão a entender que haverá investimento na equipa ou que pelo menos algo mudará, vamos ver o que acontece daqui para a frente.

Mas penso que está aqui uma caixa de Pandora.
(S)oon(C)hampion(B)raga
(S)oon(C)hampion(B)raga Equipa Principal
  • *****
  • 8282
  Re: Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD
« Responder #59 em: 10 de Outubro de 2022, 14:28 »
Pelas declarações do Salvador e do Nasser Al Khelaifi dão a entender que haverá investimento na equipa ou que pelo menos algo mudará, vamos ver o que acontece daqui para a frente.

Mas penso que está aqui uma caixa de Pandora.

menos que o mbapé messi e neymar para o trio de ataque não se pode considerar "haver investimento"  ::)
 

Anuncios M