Estando quase a meio da primeira volta (deve ter 32/33 jogos esta época), deixo aqui os dados da primeira volta até agora, comparando com as últimas temporadas:

Como podemos ver, em termos resultadistas não está muito diferente do ano passado, mas há alguns pontos a ter em conta:
1) A nível de golos marcados, estamos no caminho para acabar a primeira volta com aproximadamente 65/70 golos (um registo bom e uma melhoria em relação ao ano passado). Ainda assim, olhando por exemplo para a primeira metade da primeira época do Carlos Carvalhal (e mesmo para a do Sá Pinto/Rúben Amorim), percebe-se que nem sequer é um número de golos marcados assim tão fora do normal, ao ponto de ter por isso que se sacrificar o processo defensivo.
2) Ao contrário do que o treinador possa dizer, é inegável o registo muito negativo a nível de golos sofridos. Aliás, olhando só à liga, já sofremos mais golos esta época do que em toda a primeira ronda a época passada (ainda faltam 9 jogos, incluindo no Dragão e em casa com o Benfica e Guimarães). Estamos inclusive em caminho para, nesse capítulo, termos um registo pior do que na época do Sá Pinto.
Mesmo numa visão mais geral, estamos apenas a 9 golos do registo do ano passado, muito preocupante.
3) Dos 18/19 jogos restantes, faltam jogos com o Benfica, Porto e Guimarães para a liga, e ainda dois jogos com o Real Madrid, um jogo em Nápoles e o U. Berlim em casa. São 7 jogos difíceis/importantes. e 3 deles são fora (Madrid, Nápoles e Porto). Jogos "difíceis" ainda só "despachamos" 3 (Nápoles em casa, Sporting em casa e Berlim fora).
E já desperdiçamos os mesmos pontos com equipas mais "acessíveis" que o ano passado (6): o ano passado perdemos em casa com o Chaves e Casa Pia (e com o Porto fora). Este ano perdemos com o Famalicão em casa e o Farense fora (com o Sporting empatamos em casa o ano passado e este). Não há mais margem para perder pontos nos jogos mais "acessíveis", e para igualar o ano passado temos também que vencer o Benfica em casa.
Portimonense, Estoril, Benfica e Guimarães em casa, Gil Vicente, Arouca, Vizela, Casa Pia e Porto fora. Para igualar o ano passado, só podemos perder 3 pontos nestes jogos.
Claro que este ano há uma coisa que nenhuma das outras épocas teve: Champions. Quer se queira quer não, uma época interna é muito mais fácil de equilibrar sem jogos europeus. Da mesma maneira, jogos da Liga Europa não são jogos da Champions.