Quantcast
ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
2096 Respostas
199034 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #720 em: 22 de Maio de 2023, 00:20 »
O Artur Jorge é, provavelmente, a maior surpresa positiva desta época (ok, o Niakaté e o Victor Gomez andam lá perto).

É inegável a desconfiança com que foi recebida a sua promoção, e é inegável a quantidade de críticas que recebeu durante a época a cada desaire, mesmo depois do início de época que fez.

Tenho que fazer um mea-culpa porque em parte me revejo nesses 2 pontos. O Artur fez um campeonato absolutamente fenomenal. Fora de casa, tirando os 4 jogos mais complicados ganhou-os todos menos ao Boavista. Em casa tivemos aqueles 2 jogos maus contra Chaves e Casa Pia, 2 jogos onde na realidade tivemos oportunidades suficientes para golear, mas de resto ganhamos a toda a gente e 2 empates contra Porto e Sporting (tendo oportunidades de golo para ganhar ambos). + de 100 golos marcados, se não tivermos batido o recorde de numero de jogos sem golos sofridos andámos lá perto. Soube a meio do caminho alterar a estratégia - jogo aqui contra o Benfica onde coloca 3 médios e depois adaptou com a chegada do Bruma para um 4-2-3-1.

É certo que houve pontos onde podíamos ter feito mais. As 2 goleadas em Alvalade, alguns jogos na Liga Europa mal conseguidos, mas... é, também inegável, que o AJ evoluiu MUITO como treinador ao longo desta época. Soube reagir quando tinha que reagir, soube sempre motivar os jogadores e vê-se a forma como a equipa gosta dele.

Um muito sincero obrigado ao Artur por ter cumprido o principal objetivo da época. Ele que já antes nos 5 jogos que tinha feito há umas épocas atrás operou um mini-milagre ao ir buscar um 3º lugar que parecia perdido.

Com uma boa pré-época, com 3/4 aquisições cirúrgicas, com a manutenção dos principais jogadores e com a continuação da sua evolução as coisas podem voltar a correr bem.

Grande Artur! Um exemplo de como conseguir ganhar o seu lugar mostrando muito trabalho, qualidade e ambição. A pulso. Tal como um grande capitão.
« Última modificação: 22 de Maio de 2023, 00:28 por NightHawk »
Satmar
Satmar Equipa Principal
  • *****
  • 2820
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #721 em: 22 de Maio de 2023, 00:34 »
O Artur Jorge é, provavelmente, a maior surpresa positiva desta época (ok, o Niakaté e o Victor Gomez andam lá perto).

É inegável a desconfiança com que foi recebida a sua promoção, e é inegável a quantidade de críticas que recebeu durante a época a cada desaire, mesmo depois do início de época que fez.

Tenho que fazer um mea-culpa porque em parte me revejo nesses 2 pontos. O Artur fez um campeonato absolutamente fenomenal. Fora de casa, tirando os 4 jogos mais complicados ganhou-os todos menos ao Boavista. Em casa tivemos aqueles 2 jogos maus contra Chaves e Casa Pia, 2 jogos onde na realidade tivemos oportunidades suficientes para golear, mas de resto ganhamos a toda a gente e 2 empates contra Porto e Sporting (tendo oportunidades de golo para ganhar ambos). + de 100 golos marcados, se não tivermos batido o recorde de numero de jogos sem golos sofridos andámos lá perto. Soube a meio do caminho alterar a estratégia - jogo aqui contra o Benfica onde coloca 3 médios e depois adaptou com a chegada do Bruma para um 4-2-3-1.

É certo que houve pontos onde podíamos ter feito mais. As 2 goleadas em Alvalade, alguns jogos na Liga Europa mal conseguidos, mas... é, também inegável, que o AJ evoluiu MUITO como treinador ao longo desta época. Soube reagir quando tinha que reagir, soube sempre motivar os jogadores e vê-se a forma como a equipa gosta dele.

Um muito sincero obrigado ao Artur por ter cumprido o principal objetivo da época. Ele que já antes nos 5 jogos que tinha feito há umas épocas atrás operou um mini-milagre ao ir buscar um 3º lugar que parecia perdido.

Com uma boa pré-época, com 3/4 aquisições cirúrgicas, com a manutenção dos principais jogadores e com a continuação da sua evolução as coisas podem voltar a correr bem.

Grande Artur! Um exemplo de como conseguir ganhar o seu lugar mostrando muito trabalho, qualidade e ambição. A pulso. Tal como um grande capitão.
Corroboro das palavras, apenas aponto um aspeto onde acho que o Artur Jorge precisa de evoluir ... comunicação para o exterior muito marcada por lugares comuns.
Sei que isso não faz um treinador, mas é preciso às vezes mostrar tarimba perante a CS, num país onde há três crónicos que dominam quase tudo.
Força Guerreiros!!!
Anuncios M
Anuncios M
Luso Equipa Principal
  • *****
  • 7555
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #722 em: 22 de Maio de 2023, 08:45 »
Concordo que a época acaba por ser positiva ainda assim fica sempre na cabeça as exibições da equipa em jogos mais complicados... A ver se AJ melhora nisso para o ano se continuar senão também nunca faremos nada muito mais que isto.
Gverreiroo Juniores
  • ***
  • 632
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #723 em: 22 de Maio de 2023, 09:16 »
O Artur Jorge acabou por calar muitos adeptos. Um terceiro lugar e uma final da taca de Portugal são exelentes indicadores. A melhorar a meu ver e acredito que seja óbvio é o desempenho da equipa em ambientes adversos. O Braga nesse tipo de jogos apaga-se completamente. Acredito que o fator psicológico necessite de ser trabalhado de outra forma porque se sente que os jogadores vão para esses jogos com "medo". Importante também rever a transição defensiva que nem sempre é a melhor e que contra adversário de outro gabarito se torna mais evidente. Naturalmente nada disto apaga a exelente epoca e trabalho realizado pelo Artur Jorge. Agora tragam o caneco que estou certo que ninguém mais do que o nosso treinador a quererá trazer.
Kilo Equipa Principal
  • *****
  • 4101
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #724 em: 22 de Maio de 2023, 11:50 »
 Nem é um excelente treinador porque conseguiu o que conseguiu, nem seria péssimo se tivesse ficado em 4º lugar e sem presença na final da taça.

 Teve muito mérito na forma como corrigiu vários problemas (graves) que foram vindo ao de cima ao longo da época.

 Conseguiu criar uma dinâmica ofensiva muito interessante em grande parte dos jogos.

 Teve a estrelinha que não me lembro de ver em Braga com mais nenhum treinador.

 Mas tem lacunas e acho que não ser capaz de as corrigir. O momento defensivo é, geralmente, mau. Com a maioria das equipas, a parte ofensiva chega e sobra para sermos claramente superiores e ganhar os jogos. Com as equipas mais fortes ou com equipas agressivas, somos facilmente anulados e até humilhados, pela facilidade com que a nossa "organização defensiva é destruída.

 Mas não há como não atribuir nota positiva à prestação da equipa. E, não sendo elemento definidor das suas qualidades como treinador, é uma forma de avaliar a qualidade da época: Terceiro lugar e final da taça... Não há como não se considerar um ano extraordinário. 
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8112
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #725 em: 22 de Maio de 2023, 11:57 »
Parece que o fraco que não tem nível para isto é o primeiro treinador da história a chegar duas vezes ao pódio.
E a deixar um dos mais caros do mundo 2 vezes para trás  ::)
asoaress21
asoaress21 Juniores
  • ***
  • 369
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #726 em: 22 de Maio de 2023, 12:04 »
Nem é um excelente treinador porque conseguiu o que conseguiu, nem seria péssimo se tivesse ficado em 4º lugar e sem presença na final da taça.

 Teve muito mérito na forma como corrigiu vários problemas (graves) que foram vindo ao de cima ao longo da época.

 Conseguiu criar uma dinâmica ofensiva muito interessante em grande parte dos jogos.

 Teve a estrelinha que não me lembro de ver em Braga com mais nenhum treinador.

 Mas tem lacunas e acho que não ser capaz de as corrigir. O momento defensivo é, geralmente, mau. Com a maioria das equipas, a parte ofensiva chega e sobra para sermos claramente superiores e ganhar os jogos. Com as equipas mais fortes ou com equipas agressivas, somos facilmente anulados e até humilhados, pela facilidade com que a nossa "organização defensiva é destruída.

 Mas não há como não atribuir nota positiva à prestação da equipa. E, não sendo elemento definidor das suas qualidades como treinador, é uma forma de avaliar a qualidade da época: Terceiro lugar e final da taça... Não há como não se considerar um ano extraordinário.
Subscrevo inteiramente o que o Kilo disse, mas reforço que para repetir uma época deste nível ou ambicionar algo mais, seria preciso voltar a ter a "estrelinha" que tivemos em alguns jogos (nunca dura para sempre) e, acima de tudo, corrigir as lacunas apontadas. Essas lacunas não se corrigem apenas com contratações, são questões táticas que cabem ao mister. De qualquer maneira, é uma excelente época e não desmobilizemos agora que ainda temos uma Taça para ganhar!
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #727 em: 22 de Maio de 2023, 16:01 »

 Mas tem lacunas e acho que não ser capaz de as corrigir. O momento defensivo é, geralmente, mau. Com a maioria das equipas, a parte ofensiva chega e sobra para sermos claramente superiores e ganhar os jogos. Com as equipas mais fortes ou com equipas agressivas, somos facilmente anulados e até humilhados, pela facilidade com que a nossa "organização defensiva é destruída.


Se não batemos o recorde de numero de jogos sem sofrer golos andamos lá perto. Percebo o que dizes nos jogos mais complicados, falta ali mais alguma coisa na transição defensiva, mas o que é certo é que não sofremos golos em casa contra Benfica e Porto no campeonato (e só sofremos 2 do Benfica em 3 jogos). Também só sofremos 1 golo do Union Berlin em 2 jogos. Nos outros jogos "normais" fomos sempre uma equipa muito capaz defensivamente.

Obviamente que houve jogos muito maus defensivamente como os 3 contra o Sporting os da Fiorentina, os do St Gilloise e o último contra o Santa Clara.

Acho que principalmente na primeira parte da época faltava mais equilíbrio, ao jogar com 2PL partíamos muito o jogo, depois de estabilizarmos com só 1PL e o Bruma no 11 fomos mais equilibrados.
Anuncios M
Anuncios M
andromeda123 Equipa Principal
  • *****
  • 1418
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #728 em: 22 de Maio de 2023, 17:07 »
A questão é muito simples, o Artur atingiu os objectivos propostos no inicio da época, logo, deve continuar! Esta é a minha opinião, embora eu tenha sido muito crítico com ele naquela altura em que se falou eventualmente da sua saída, tenho que admitir que ele cumpriu os objectivos, e quem cumpre, deve ser premiado!
LeonelP
LeonelP Equipa Principal
  • *****
  • 2707
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #729 em: 22 de Maio de 2023, 18:06 »
Não faz sentido outra coisa que não seja a continuação de Artur Jorge. Digo sempre o mesmo:

- Quarto lugar: dever cumprido
- Terceiro lugar: excelente época
- Segundo lugar: época para os anais da história
- Primeiro lugar: estátua do treinador e presidente à porta do estádio

Bonus final da taça, caso a vençamos é a cereja no topo do bolo.
RuberAlbus
RuberAlbus Equipa Principal
  • *****
  • 3565
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #730 em: 22 de Maio de 2023, 19:53 »
Pode-se não gostar do estilo, mas contra factos não há argumentos. Se vencer a Taça, vai ficar nos anais como uma das nossas melhores épocas até ao momento.

No entanto, há que melhorar (e muito) nos jogos de maior exigência, sobretudo se pensarmos que vamos começar a próxima época as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. Há que ter esperança. O Domingos também foi eliminado pelo Elfsborg e no ano a seguir chegámos à final da Liga Europa.
Anuncios G
vulcano
vulcano Juniores
  • ***
  • 664
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #731 em: 22 de Maio de 2023, 19:57 »
Um dos momentos que não vou esquecer desta época foi a forma como festejou o golo em Paços. Não precisa de nos lembrar em todas as CI que nasceu em Braga etc. é naqueles momentos que percebemos que ele também sente o símbolo.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3509
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #733 em: 23 de Maio de 2023, 14:34 »
Um dos momentos que não vou esquecer desta época foi a forma como festejou o golo em Paços. Não precisa de nos lembrar em todas as CI que nasceu em Braga etc. é naqueles momentos que percebemos que ele também sente o símbolo.

Ele e praticamente toda a equipa. Não sei se o próprio AJ é o responsável por isto (suspeito que sim) mas nota-se uma enorme garra e querer em toda a gente. Mais que noutras épocas pelo menos.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #734 em: 24 de Maio de 2023, 10:35 »
O top 3 era mesmo um objectivo interno desde o arranque da temporada, bem como a vitória na TP (projecto "Missão 2022/2025" noticiado hoje no jornal o jogo)...conquistado o podium nesta temporada e fazendo parte dos objectivos desse tal projecto de AS para o triénio 22/25 fazer melhor na temporada seguinte,  será necessário agir em conformidade com essa ambição e reforçar o plantel com a qualidade necessária para que essa luta seja mesmo possível... é indispensável a contratar 3/4 jogadores (neste número incluo Bruma ou outro  reforço para a AE, DE e DC's) acima da média com entrada directa no onze bem como de algumas segundas linhas, 2/3 (6, 8 e MAD no mínimo ao nível do Iuri),  para as posições que já todos identificámos.

Apesar da excelente temporada tenho que admitir não saber bem o que esperar de AJ para a próxima época porque para além de grandes exibições, várias com goleadas, tivemos também muitas lamentáveis, umas resultaram em derrotas copiosas e outras, contra equipas muito mais fracas, caíram para o nosso lado como poderiam ter caído para o adversário ou ter dado empate, são red alerts que aínda não consigo desligar...ainda assim AJ tem o benefício da duvida porque se conseguiu fazer muitas vezes bem terá na próxima época aínda melhores condições (plantel e experiência) para o replicar com mais regularidade e acima de tudo melhorar nas vertentes em que esteve efectivamente mal por variadas ocasiões (algumas opções incompreensíveis, plano/estratégia de jogo, leitura de jogo e substituições).

Como é evidente não chego ao ponto de dizer que tenhamos chegado aqui apesar de AS mas as exibições e consequentes derrotas caseiras frente a Chaves, Casa Pia, St. Gilloise e Fiorentina; as goleadas no Dragão, em Alvalade em dose dupla e a já referida caseira frente à Fiorentina; bem como mais do que uma mão cheia de jogos  entre casa e fora que acabamos por vencer mas que face ao pouco que fizemos (entradas passivas, sem qualquer intensidade) e desenrolar dos jogos qualquer outro resultado poderia ter acontecido, fica a dúvida.
« Última modificação: 24 de Maio de 2023, 11:58 por Lipeste »
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #735 em: 24 de Maio de 2023, 11:02 »
Os jogos não são fáceis. Achar que vamos ganhar todos os jogos contra os "outros 14" de goleada ou de forma fácil é irrealista, pelo que é normal termos jogos como o de Portimão, Paços ou em casa com o Santa Clara. Também o Porto e o Benfica andaram a ganhar jogos no fim ou à rasquinha tipo o Porto nas últimas 5 ou 6 jornadas ou o Benfica em casa com Santa Clara ou Estoril. Isso é normal. Já nem falo no Sporting que podia bem ter perdido pontos em mais 4 ou 5 jogos seja por sorte ou por ajudas da arbitragem.

A nossa época fora de casa contra os "outros 14" foi fenomenal. Ganhámos 12, empatámos 1 e só perdemos na aldeia e sabemos bem como. Não me lembro de uma época tão boa fora de casa, acho que nem na época do Domingos.

Aquilo que AJ tem que melhorar são os jogos de maior exigência onde muitas vezes a equipa se desequilibrou ou não conseguiu sair a jogar em condições. Mas acredito que já se melhorou algumas coisas desde o jogo do Benfica em casa onde começámos a jogar com mais um médio (seja primeiro em 4-3-3 seja depois em 4-2-3-1). E sim, são precisas 3 ou 4 boas contratações para ajudar nesse ponto.
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8112
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #736 em: 24 de Maio de 2023, 16:14 »
Os jogos não são fáceis. Achar que vamos ganhar todos os jogos contra os "outros 14" de goleada ou de forma fácil é irrealista, pelo que é normal termos jogos como o de Portimão, Paços ou em casa com o Santa Clara. Também o Porto e o Benfica andaram a ganhar jogos no fim ou à rasquinha tipo o Porto nas últimas 5 ou 6 jornadas ou o Benfica em casa com Santa Clara ou Estoril. Isso é normal. Já nem falo no Sporting que podia bem ter perdido pontos em mais 4 ou 5 jogos seja por sorte ou por ajudas da arbitragem.

A nossa época fora de casa contra os "outros 14" foi fenomenal. Ganhámos 12, empatámos 1 e só perdemos na aldeia e sabemos bem como. Não me lembro de uma época tão boa fora de casa, acho que nem na época do Domingos.

Aquilo que AJ tem que melhorar são os jogos de maior exigência onde muitas vezes a equipa se desequilibrou ou não conseguiu sair a jogar em condições. Mas acredito que já se melhorou algumas coisas desde o jogo do Benfica em casa onde começámos a jogar com mais um médio (seja primeiro em 4-3-3 seja depois em 4-2-3-1). E sim, são precisas 3 ou 4 boas contratações para ajudar nesse ponto.
Concordo muito com isto!

E diria mais até se ganhamos jogos à rasquinha e na linha de meta muito se deve essencialmente a dois fatores a crença da equipa e aqui muito mérito para o Artur e o outro é ter a qualidade necessária para resolver isso nesses momentos: Bruma, Horta, Iuri, Vitinha, Abel, Banza,  Djaló, Pizzi.... todos eles à sua maneira lá foram aparecendo perto do final a resolver as coisas. Não é nem nunca vai ser "apenas" sorte.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #737 em: 25 de Julho de 2023, 16:39 »
Artur Jorge em entrevista à sport tv diz que o tema não é tabú e assume que o Braga entra no campeonato com olhos no título de campeão nacional.
« Última modificação: 25 de Julho de 2023, 16:58 por Lipeste »
Luso Equipa Principal
  • *****
  • 7555
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #738 em: 25 de Julho de 2023, 17:15 »
Amanhã às 18h25 na Sport TV+ - Grande entrevista ao Artur Jorge.
Somos Braga! Equipa Principal
  • *****
  • 2754
  Re: ARTUR JORGE - treinador do SCBraga
« Responder #739 em: 25 de Julho de 2023, 17:17 »
Artur Jorge em entrevista à sport tv diz que o tema não é tabú e assume que o Braga entra no campeonato com olhos no título de campeão nacional.
Por norma não gosto deste tipo de declaração.

Agora vai ter que lidar com essa exigência. 

E pior ainda, vai colocar os jogadores sob essa pressão desnecessáriamente.

Gosto mais da postura que teve o Ruben Amorim quando foi campeão no Sporting. Acho que é a postura mais apropriada quando partes com armas inferiores aos demais.

Dito isto, depois da declaração feita, FORÇA ARTUR! Estamos contigo e queremos tanto como tu festejar no final da época.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!
 

Anuncios M