É a segunda vez que te vejo a dizer isto, e discordo completamente! O Estoril tinha um plantel claramente melhor que o Tondela, o Arouca e o Vizela, pelo menos. Um plantel com experiência de primeira liga (Joãozinho, Ferraresi, Patrick William, David Bruno, Lucas Áfrico, Raúl Silva, Geraldes, Romário Baró, Gamboa, Rui Fonte, Meshino, Xavier, Leonardo Ruiz,...) e com vários jovens com muito valor (Bernardo Vital, André Franco, Arthur, Rosier,...).Mas é um contrassenso desleixar o trabalho, se é que isso aconteceu, porque só o iria prejudicar!Com todo o respeito tanto Bruno Pinheiro como Ricardo Soares são claros downgrade face ao Carvalhal. Digo mais se a escolha recair no Pinheiro só significa que o Salvador já estava com isto feito desde Dezembro data que aparentemente o treinador tinha sido sondado pelo Besiktas. Daí para cá o Estoril foi uma aberração completa e mais umas jornadas de campeonato ainda ia lutar para não descer.Provavelmente até pode ter sido o motivo da queda mas ainda assim fizeram um campeonato tranquilo. Com a equipa que tem fez um bom trabalho.
Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
O L. Jardim, quando ficou claro que ia para o nosso clube, ainda arranjou uma desculpa esfarrapada mas ao menos saiu a meio da época do Beira-Mar.
Não estou a ver o Pinheiro tão ingénuo a ponto de "bem, vou para Braga para a próxima época, até lá se ganhar ganhei, não ganhei que se f****".
Não há grandes explicações para o decair da época do Estoril, uma equipa acabada de subir para a Liga principal, um treinador estreante, normal a oscilação. Já muito fez ele, nada mau.
Eu também no início da época fui fã do BP, escrevi aqui no site que o gostaria de ver por cá se o CC saísse agora, como se veio a confirmar.
Mas entre ele e o Ricardo Soares, sinceramente vejo este último como mais consistente no trabalho, se tivesse que escolher era RS sem dúvida.
Contudo, tenho um forte feeling que Rui Vitória vai ser o escolhido... Tem experiência em trabalhar com jovens, já foi feliz aqui no Norte, acho que vai ser esse o caminho escolhido pelo presidente...
O Estoril tinha um plantel muito fraco. o 2º pior da liga depois do do B SAD. Em Novembro ficou sem um central titular (Lucas Áfrico) e em Janeiro sem o melhor jogador (Chiquinho). Já em Agosto tinha ficado sem o melhor médio (Crespo, fez apenas 5 jogos esta época pelo Estoril).
Um plantel tão fraco ficar sem o melhor defesa, melhor médio e melhor avançado é complicado...
É verdade que a 2ª volta deles foi paupérrima (14 pontos, ao nível de descida de divisão) mas até sair o Chiquinho estavam em posição de LE. É normal também que haja descompressão quando vêm que não conseguem dar mais que aquilo mas que também não descem.
Com isto não estou a justificar ou a defender o Bruno Pinheiro, é só uma análise ao que foi a época do Estoril. De facto os nomes que se vão falando na CS são todos tiros no escuro, eu acharia estranho tendo em conta a forma organizada e atempada como foi feita a saída do Carvalhal e definido o início dos trabalhos que o treinador não estivesse já escolhido. Vamos ver...
Perderam o Lucas Áfrico e o Chiquinho, mas não os substituíram com júniores, pois não? Foram buscar o Raúl Silva e o Mboula (que fez mais de 400min na liga espanhola na primeira metade da época), que para a realidade do Estoril são excelentes reforços...
Eu acho que eles na relação da qualidade do plantel com a classificação, acabaram no lugar deles, mais coisa menos coisa, ali naquele conjunto de equipas do 7º ao 13º lugar, todos separados por apenas 2 pontos. Não acho que tenha feito muito com pouco, acho que fez o que o plantel dele permitia, com o bónus de ter tido um Chiquinho endiabrado a decidir alguns jogos na primeira metade da época, o que inflacionou a pontuação. Mas o Estoril nunca foi propriamente um regalo de futebol... Ganhou a fama porque tinha resultados e a ideia era positiva, mas a qualidade de jogo nunca foi nada por aí além.
Concordamos em discordar.
90% da equipa do Estoril deste ano era a mesma do ano passado (e a equipa do ano passado era quase toda composta por jogadores de 2ª liga ou dos sub-23 do Estoril) e perderam os 3 melhores jogadores durante a época, 2 deles vinham do ano passado.
Experiência de primeira liga? O Ferraresi nem titular era no Moreirense, o Áfrico (e que era o melhor central do Estoril até se lesionar) não era titular no Marítimo, o Patrick William rompia bancos no Famalicão, o Meshino andava no banco do Rio Ave, o Gamboa jogou as 2 épocas anteriores na 2ª liga, o Leo Ruiz estava no último classificado da 2ª espanhola depois de jogar no Varzim, o Baró entrava nas taças no Porto. É isto experiência de 1ª liga relevante? Nenhum jogador era titular das suas equipas, equipas essas do campeonato do Estoril (manutenção/meio da tabela).
E nem vamos falar no Joãozinho... uma equipa cujo jogador mais utilizado é o Joãozinho diz muito sobre a falta de qualidade dessa equipa. De longe o pior lateral esquerdo que por aqui passou.
Quem dera ao Estoril ter um Salvador Agra lá na frente depois da saída do Chiquinho. O plantel do Vizela é incomparavelmente superior, tem 2 PL muito melhores que os do Estoril (gosto muito do Rui Fonte mas as lesões deram cabo dele).
O Raúl entre lesões e expulsões quase nem calçou, fez 8 jogos, só em metade cumpriu os 90mn.
Desculpa lá, mas nem parece teu... Não é verdade o que dizes.
Mantiveram 12 jogadores da época passada, isto está longe de ser 90% da equipa.
Sim, experiência de primeira liga... O Ferraresi foi titular 20 vezes no campeonato pelo Moreirense, dentro dos centrais apenas o Rosic foi titular mais vezes. O Lucas Áfrico começou a época com 37 jogos na primeira liga, não é experiência? O Gamboa jogou na 2ª liga recentemente, mas começou a época com 52 jogos na primeira... O Baró entrava nas taças? O Baró tinha 19 jogos de primeira liga e 4 de Champions... É óbvio que não era um titular do Porto, mas também se fosse não ia para o Estoril. Obviamente que estes não eram os mais experientes, mas não são uma equipa de novatos... O Patrick William rompia bancos no Famalicão, mas fez bem mais jogos no Famalicão em cada uma das últimas duas épocas do que no Estoril... O Meshino igual (fez bem mais jogos no Rio Ave que no Estoril). Ou seja, foi buscar suplentes muito utilizados dos outros para o fundo do banco...
Quanto ao Joãozinho, desde quando ser mau aqui serve de medidor? Ele já saiu daqui há 8 anos... E embora não tenha qualidade para este nível, está longe de ser tão fraco que não sirva para uma equipa do meio da tabela em Portugal...
Quanto às comparações, sim, quem dera ao Estoril ter um Salvador Agra... e quem mais do Tondela? Quem dera ao Tondela ter o Franco, o Geraldes, o Gamboa, o Arthur, o Rosier, etc., ou ter de volta o Joãozinho, o David Bruno ou o Xavier, jogadores que eram titulares do Tondela quando lá estavam...
O Arouca tem 8 jogadores que já lá estavam há 2 anos no Campeonato de Portugal, tantos como o Vizela... Em relação à época passada, o Arouca manteve 20 jogadores e o Vizela 18 (o Estoril manteve 12, como disse antes). Os avançados do Vizela são superiores aos do Estoril, concordo, mas é a única posição onde há clara vantagem. O Vizela andou não sei quantos jogos sem centrais disponíveis ou só com 1 central, por exemplo. Dizer que o plantel é incomparavelmente superior, para mim não faz sentido nenhum. Até percebo que possas achar superior, mas "incomparavelmente"?
Enfim, não é muito relevante para o assunto, mas não percebo a tua análise, é só isso. Eu acho que a saída do Chiquinho deixou mais a nú as debilidades de criação coletiva que andaram meia época "mascaradas" pelo rendimento individual dele, não acho que sirva de desculpa para a quebra da equipa, muito sinceramente. A maneira como eles foram completamente amassados em casa pelo B SAD há umas semanas foi vergonhosa...