Vendas como a do Esgaio não me incomodam absolutamente nada: vendemos um jogador banal por um valor inflacionado a um clube que fica à nossa frente... quem me dera que os lagartos gastassem todos os anos 5.5M por 80% do passe de um Esgaio. Além disso, na altura arranjou-se um substituto de qualidade (na minha opinião até era superior) e, neste momento, acho que continuámos bem servidos na lateral direita.
Uma venda como a do Paulinho só me "irritou" por ser em janeiro e pelo facto de um ano e meio depois ainda não se ter contratado um PL decente. Vendemos um bom jogador a um "rival" por um valor inflacionado, mas não é com este tipo de jogadores que o sporting se vai distanciar de nós... quem dera que jogassem com 11 jogadores com a qualidade do Paulinho.
A venda do Galeno também me deixou chateado exatamente pelos mesmos motivos da venda do Paulinho. O Galeno é um bom jogador para o nosso nível, mas é pouco mais que banal para o nível do porto (além de ser muito pouco inteligente, tecnicamente tem várias lacunas). Onde está o problema? Já passaram seis meses e ainda não chegou um substituto para o Galeno quando é óbvio que precisámos de mais um jogador com estas características (acho que o Djaló também vai conseguir ter impacto na equipa) no plantel.
Já o Carmo é um jogador de outro nível, que vai acrescentar qualidade ao Porto (embora sinceramente ache que enquanto dupla, dificilmente a dupla Pepe-Carmo será superior a Pepe-Mbemba) e muito provavelmente vai-lhes dar um bom retorno a nível financeiro. O valor, desta vez, não foi nada inflacionado e nem garantimos uma percentagem para venda futura. Além disso, era um jogador que já tinha algum nome e mercado no estrangeiro. Portanto, na minha opinião, está muito longe de ser uma boa venda!
Vamos ver se vai chegar um substituto em condições... é o mínimo que se exige.
Mesmo sem mais saídas (acredito que pelo menos o Musrati sairá) deveríamos ir buscar pelo menos um centralão e um extremo desiquilibrador. Trocar o Mário por outro avançado também seria bom e ainda podiam fazer algum €€ com o Moura, por exemplo.