O JOAOPC tocou num ponto importante.Se há coisa que gostava muito de saber era mesmo esta, quem foi o principal responsável pela construção do plantel desta época e quando falo em construção falo à relação vendas/compras.
Falamos todos em desinvestimento, mas o problema desta época é que o investimento que fizemos falhou rotundamente: Mário G, Lucas Mineiro, Tiago Esgaio e Chiquinho. A isto junta-se o desaparecimento completo do Piazón. São 5 opções em que 3 vinham para titulares (Tiago, Mário e Chiquinho) e 2 eram alternativas muito fortes no 11. E ainda há o Diogo Leite, que era suposto ser uma boa contratação também... tem jogado pelo que não foi um rotundo falhanço, mas acho que todos esperavam bem mais dele. O nosso plantel no início da época na teoria não era nada mau (e ainda havia o Fábio Martins...), inferior sim ao da época passada porque ficámos sem R Esgaio e Fransérgio, mas não era mau. Agora, quando 4 contratações falham, 3 delas para o 11 titular, é complicado voltar-se a investir em Janeiro...
Aquilo sim que se tem que falar é que o investimento feito nesta época, porque foi sim feito um investimento, foi um completo descalabro. E se no próximo ano fizermos o mesmo erro a coisa vai-se complicar. Temos que contratar pouco mas BEM.
EDIT: E acho que o Salvador naquela entrevista ao Rui Santos onde quase nada disse, a única coisa onde para mim foi claro é na parte em que refutou ter havido desinvestimento dizendo que contratou para os lugares de quem saiu, imputando indiretamente as culpas para o treinador. E é por isto que eu tenho 99% de certeza que o Carvalhal não irá continuar. Não só o Salvador disse de forma "seca" que acabava contrato e depois no fim da época logo se via, como deixou entender que o treinador teria culpas no falhanço das contratações.
Se Carvalhal com 1 ano à frente da equipa, com um esquema tático complemente implementado, reconhecido por todos e profundo conhecedor do plantel que tinha e daquilo que precisava (face às saídas que foi tendo durante o mercado de inverno de 2021 e o de verão seguinte) escolheu as contratações para esta época só posso o achar um autêntico incompetente!
Porque por muito que me digam o contrário dos jogadores que chegaram a Braga no Verão duvido muito que alguém por aqui tivesse grandes expectativas na maioria desse lote (confesso que os únicos que achava que teriam capacidades de chegar cá e se imporem seria o Paulo e o Mário). E mais ainda duvido que alguém achasse que teríamos ficado mais fortes ou no mínimo com qualidade semelhante analisando as vendas e compras.
O Mário G marcou 15 golos no Tondela e foi considerado dos melhores PL do campeonato. O Mineiro foi considerado dos melhores médios do campeonato e o Benfica estava interessado nele. Acho que toda a gente reconhecia qualidade ao Chiquinho para se impor no Braga (se não a titular, pelo menos como boa alternativa ao 11).
Não acho que estes 3 fossem, em teoria, assim tão maus. É normal ter desconfianças no Tiago Esgaio, mas nos outros acho que era +/- expectável que fossem boas adições ao plantel... a realidade é que todos falharam rotundamente. Só o Mineiro tem desculpa porque falhou devido às lesões (mas mesmo assim jogou pouco quando estava em condições).