Uma informação gráfica do post que fiz há uns dias.
Dessas 5 contratações, há 4 imperativas: um central para jogar ao lado do D. Carmo, mais um médio 6/8 e alternativas ao Sequeira e ao Iuri (outro médio de aproximação também acho que falte, mas isso já não acho tão importante).

Olhando à forma como o Braga contrata, e a aqueles que costumam ser os nossos critérios (contratar um de três: ou dentro da Liga, ou portugueses, ou ex-jogadores da liga/clube) tentaria isto no mercado:
- Um central que eu acho que podia dar muito jeito (admitidamente, com um salário possivelmente proibitivo) era o
Rúben Vezo, que está num Levante em vias de descer. Duvido que fosse barato, porque custou-lhes 6M, mas com a descida talvez se conseguisse um bom negócio. Seja como for, acho que está mais do que na hora de investir a sério num bom central, nem que seja o único jogador em que se gasta dinheiro a sério. Outro jogador que me agrada é o
Nehuén Pérez, mas esse, pela idade, deverá ser ainda mais caro.
- Para competir com o Sequeira, acho que uma contratação interessante seria o
Rafa Soares, em fim de contracto com o Guimarães. Fora a satisfação óbvia de lhes roubar um titular e de estar na situação que o Salvador tanto gosta (fim de contracto), acho que é coeso o suficiente a defender e também é bom no apoio na linha, e era uma boa opção para rodar o Sequeira, ou para quando ele está lesionado. De resto, o
Hamache é um jogador muito interessante para a idade que tem.
- Como alternativa ao Iuri, a minha opção continua a ser a mesma que era no ano passado:
Ryan Gauld. O salário dele é obviamente impeditivo, mas não era o primeiro (e certamente não será o último) jogador que passado um ou dois anos a ganhar dinheiro numa liga inferior, volta para uma liga onde possa ser competitivo, sabendo que para isso terá que reduzir o salário (exemplos recentes disso são o Eustáquio ou o nosso André Horta). Falta é saber se quer já voltar ou se quer continuar mais um ano a fazer dinheiro. De resto, o
Kraev anda aí meio perdido mas é um jogador onde lhe vi bastante poencial, e cá dentro
Hélder Ferreira acaba o contracto com o Paços (embora não me encha as medidas), e
Gustavo Sauer ainda terá uns bons 3 ou 4 anos em nível de pico.
- Para o meio campo, honestamente, o que mais há são opções.
Entre o
H. Morita, o
Makouta ou o
I. Camara dentro do mercado interno, tanto temos boas opções caras como low cost.
No mercado externo também há opções boas, e do agrado do Salvador. Aliás, também no Levante há dois (e ambos em fim de contracto):
Pepelu, que ainda tem 23 anos e tem dado nas vistas estes últimos tempos lá,; e
Vukcevic, que traria muita experiência ao plantel (embora não sei como estará a sua forma, leva apenas 200 minutos esta época, e nos 8 jogos que fez só 1 fez foi titular).
- A outra escolha no meio-campo recairia inevitavelmente no
Lincoln, mas admitindo que não é posição prioritária, e que seria preciso ainda um bom investimento, só mesmo com a saída de alguém (um dos Hortas) é que faria sentido o investimento. De resto, não sei se o
Nakajima não seria uma boa oportunidade (tem feito uma boa época no Portimonense, não contará para o Porto, e quererão livrar-se do salário dele).
Claro que haverá uma panóplia de outros jogadores com potencial para jogar cá, mas quando estamos presos pelas condicionantes às quais parecemos estar presos estes últimos anos (jogadores portugueses ou que estão ou estiveram na nossa liga - de preferência em fim de contracto), as opções ficam muito reduzidas.