Quantcast
mercado de verão 2022/2023
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
mercado de verão 2022/2023
4887 Respostas
561020 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3920
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #20 em: 01 de Março de 2022, 18:53 »
Ricardo Soares para treinador e 4 ou 5 reforços de peso. É tudo o que peço na próxima época.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
4 ou 5 é muito pouco! Precisas, no mínimo, de substitutos para o Bruno Rodrigues, o Leite, o Fabiano, o Yan, o Buta, o Gomes, o Vitinha / Abel (podemos manter 1, mas temos de arranjar outro melhor), o Falé / Gonzalez (o mesmo do Abel e Vitinha), o Roger, eventualmente o Musrati, eventualmente o R. Horta, eventualmente o Moura. Precisas de dez reforços dignos desse nome.
Aproveito este último comentário para deixar a minha opinião sobre a constituição do plantel da próxima época.
Se não sair ninguém, claro

GR
Manter

Defesa
DD - Zé Carlos e Fabiano
Centrais - Carmo / Paulo Oliveira / Tormena / contratação / miúdo
DE - Sequeira / contratação ou Buta (eu apostava no buta)

Meio campo
Castro / Musrati / Mineiro / André Horta / Gorby / contratação

Ataque
Extremos - Iuri / Horta / Ruiz / 2 contratações / Roger
PL - Vitinha / contratação / regresso do Mario? / Ruiz

Devíamos considerar 1 ou 2 emprestados DE EQUIPAS ESTRANGEIRAS que venham ser mais valias claras e façam subir o nível da equipa no imediato
Na prática manténs a qualidade do 16 base actual, e mesmo do 11 titular actual. Com essas alterações que referes - e mesmo partindo do princípio que todos seriam titulares indiscutíveis - temos que:

- a DD ficava igual ou pior. Relembro que o Fabiano ficou e o Zé Carlos foi dispensado por ser pior. E mesmo que o Zé Carlos tenha evoluído muito e seja (agora) melhor que o Fabiano, tenho muitas dúvidas que seja melhor que o Yan. Precisamos de um titular de quem o Zé Carlos seja um bom suplente;

- a DE fica pior! Nós começamos com Sequeira e Moura e ficamos com Sequeira e Buta, que não é melhor que o Moura. E mesmo que o Sequeira recupere bem da lesão e seja o titular, já não é novo e vai ter de descansar de vez em quando, o que dá o lugar ao Buta. É curto! Precisas de um jogador para alternar no lugar com o Sequeira;

- DC se jogares com 2 centrais, uma contratação chega, mas se for para jogar com 3 precisas de 2, para os lugares do Leite e do Bruno, e para evitar que tenhas de jogar com o Sequeira e o Fabiano a centrais;

- no meio campo o Gorby precisa de rodar antes de ser opção definitiva. Precisas por isso de outra contratação para o lugar dele; além de que não sei se o Castro aguenta mais um ano.

- nos extremos aceito duas contratações... para o lado esquerdo! Uma para substituir o Galeno e outra para substituir o Moura. Mas também precisas de uma para o lado direito, que não tens alternativa ao Iuri. O R. Horta e o Abel jogam mais pelo meio, como avançados. O Roger e o Gomes podem ficar na B para ir jogando de vez em quando na A, mas ainda têm de comer muitas sopas de cavalo cansado...

- PL é que discordo mais: precisamos de um indiscutível, uma alternativa viável, e uma terceira opção, que pode ser o Vitinha ou o Mário. Precisas de duas contratações. Em caso de necessidade (que com 3 PL no plantel será esporádico) chama-se o Falé (ou outro da formação).

Tudo somado são as tais 10 contratações.
« Última modificação: 01 de Março de 2022, 18:57 por JR1287 »
joaoPC Equipa Principal
  • *****
  • 2434
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #21 em: 01 de Março de 2022, 19:29 »


Ricardo Soares para treinador e 4 ou 5 reforços de peso. É tudo o que peço na próxima época.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
4 ou 5 é muito pouco! Precisas, no mínimo, de substitutos para o Bruno Rodrigues, o Leite, o Fabiano, o Yan, o Buta, o Gomes, o Vitinha / Abel (podemos manter 1, mas temos de arranjar outro melhor), o Falé / Gonzalez (o mesmo do Abel e Vitinha), o Roger, eventualmente o Musrati, eventualmente o R. Horta, eventualmente o Moura. Precisas de dez reforços dignos desse nome.
Aproveito este último comentário para deixar a minha opinião sobre a constituição do plantel da próxima época.
Se não sair ninguém, claro

GR
Manter

Defesa
DD - Zé Carlos e Fabiano
Centrais - Carmo / Paulo Oliveira / Tormena / contratação / miúdo
DE - Sequeira / contratação ou Buta (eu apostava no buta)

Meio campo
Castro / Musrati / Mineiro / André Horta / Gorby / contratação

Ataque
Extremos - Iuri / Horta / Ruiz / 2 contratações / Roger
PL - Vitinha / contratação / regresso do Mario? / Ruiz

Devíamos considerar 1 ou 2 emprestados DE EQUIPAS ESTRANGEIRAS que venham ser mais valias claras e façam subir o nível da equipa no imediato
Na prática manténs a qualidade do 16 base actual, e mesmo do 11 titular actual. Com essas alterações que referes - e mesmo partindo do princípio que todos seriam titulares indiscutíveis - temos que:

- a DD ficava igual ou pior. Relembro que o Fabiano ficou e o Zé Carlos foi dispensado por ser pior. E mesmo que o Zé Carlos tenha evoluído muito e seja (agora) melhor que o Fabiano, tenho muitas dúvidas que seja melhor que o Yan. Precisamos de um titular de quem o Zé Carlos seja um bom suplente;

- a DE fica pior! Nós começamos com Sequeira e Moura e ficamos com Sequeira e Buta, que não é melhor que o Moura. E mesmo que o Sequeira recupere bem da lesão e seja o titular, já não é novo e vai ter de descansar de vez em quando, o que dá o lugar ao Buta. É curto! Precisas de um jogador para alternar no lugar com o Sequeira;

- DC se jogares com 2 centrais, uma contratação chega, mas se for para jogar com 3 precisas de 2, para os lugares do Leite e do Bruno, e para evitar que tenhas de jogar com o Sequeira e o Fabiano a centrais;

- no meio campo o Gorby precisa de rodar antes de ser opção definitiva. Precisas por isso de outra contratação para o lugar dele; além de que não sei se o Castro aguenta mais um ano.

- nos extremos aceito duas contratações... para o lado esquerdo! Uma para substituir o Galeno e outra para substituir o Moura. Mas também precisas de uma para o lado direito, que não tens alternativa ao Iuri. O R. Horta e o Abel jogam mais pelo meio, como avançados. O Roger e o Gomes podem ficar na B para ir jogando de vez em quando na A, mas ainda têm de comer muitas sopas de cavalo cansado...

- PL é que discordo mais: precisamos de um indiscutível, uma alternativa viável, e uma terceira opção, que pode ser o Vitinha ou o Mário. Precisas de duas contratações. Em caso de necessidade (que com 3 PL no plantel será esporádico) chama-se o Falé (ou outro da formação).

Tudo somado são as tais 10 contratações.

Já aqui disse várias vezes que acho que não falte assim tanta qualidade aos nossos jogadores mas sim alguém que os ponha a jogar sem táticas da tanga por isso era contrapudecente mudar agora tudo

DD - não é por ter sido dispensado que é pior. Esse foi um dos erros este ano, dispensar o Zé Carlos que está a fazer uma excelente época no Gil e é considerado um dos melhores DD do campeonato

DE - o Sequeira é dos melhores da liga. Precisas de outro? Talvez, eu acho que o buta pode ser esse jogador

Centrais - claro que é para jogar apenas com 2. Carmo e uma contratação a titulares

Extremo esquerdo - estás demasiado focado na forma de jogar este ano. O Horta sempre foi extremo esquerdo e é aí que eu o ponho e acrescento uma contratação

Extremo direito - Iuri mais contratação e o Roger gostei do que vi quando lá jogou, mas era sempre na perspetiva de jogar apenas e só se os dois estivessem lesionados/castigados

PL - a opção indiscutível como é óbvio concordo totalmente, a alternativa é o Vitinha/Mário e o Ruiz. Depois também depende muito da tática do novo treinador, se quer jogar com nr10 no apoio ou 2 avançados.
Se for com dois o Ruiz é o jogador ideal
Anuncios M
Anuncios M
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8055
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #22 em: 01 de Março de 2022, 19:39 »
Piazon emprestado ao Botafogo até Junho de 2023.

Independentemente de tudo não entendo um empréstimo de ano e meio quando estamos a 2/3 meses de ter uma nova equipa técnica ( espero eu).
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #23 em: 01 de Março de 2022, 19:52 »
Piazon emprestado ao Botafogo até Junho de 2023.

Independentemente de tudo não entendo um empréstimo de ano e meio quando estamos a 2/3 meses de ter uma nova equipa técnica ( espero eu).
Nenhum clube brasileiro teria que interesse por 2/3 meses. Ou ficava até dezembro (fim de época lá) ou meio ano depois quando termina cá.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Edgar1921 Equipa Principal
  • *****
  • 1530
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #24 em: 01 de Março de 2022, 20:26 »
Ricardo Soares para treinador e 4 ou 5 reforços de peso. É tudo o que peço na próxima época.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
4 ou 5 é muito pouco! Precisas, no mínimo, de substitutos para o Bruno Rodrigues, o Leite, o Fabiano, o Yan, o Buta, o Gomes, o Vitinha / Abel (podemos manter 1, mas temos de arranjar outro melhor), o Falé / Gonzalez (o mesmo do Abel e Vitinha), o Roger, eventualmente o Musrati, eventualmente o R. Horta, eventualmente o Moura. Precisas de dez reforços dignos desse nome.
Aproveito este último comentário para deixar a minha opinião sobre a constituição do plantel da próxima época.
Se não sair ninguém, claro

GR
Manter

Defesa
DD - Zé Carlos e Fabiano
Centrais - Carmo / Paulo Oliveira / Tormena / contratação / miúdo
DE - Sequeira / contratação ou Buta (eu apostava no buta)

Meio campo
Castro / Musrati / Mineiro / André Horta / Gorby / contratação

Ataque
Extremos - Iuri / Horta / Ruiz / 2 contratações / Roger
PL - Vitinha / contratação / regresso do Mario? / Ruiz

Devíamos considerar 1 ou 2 emprestados DE EQUIPAS ESTRANGEIRAS que venham ser mais valias claras e façam subir o nível da equipa no imediato
Na prática manténs a qualidade do 16 base actual, e mesmo do 11 titular actual. Com essas alterações que referes - e mesmo partindo do princípio que todos seriam titulares indiscutíveis - temos que:

- a DD ficava igual ou pior. Relembro que o Fabiano ficou e o Zé Carlos foi dispensado por ser pior. E mesmo que o Zé Carlos tenha evoluído muito e seja (agora) melhor que o Fabiano, tenho muitas dúvidas que seja melhor que o Yan. Precisamos de um titular de quem o Zé Carlos seja um bom suplente;

- a DE fica pior! Nós começamos com Sequeira e Moura e ficamos com Sequeira e Buta, que não é melhor que o Moura. E mesmo que o Sequeira recupere bem da lesão e seja o titular, já não é novo e vai ter de descansar de vez em quando, o que dá o lugar ao Buta. É curto! Precisas de um jogador para alternar no lugar com o Sequeira;

- DC se jogares com 2 centrais, uma contratação chega, mas se for para jogar com 3 precisas de 2, para os lugares do Leite e do Bruno, e para evitar que tenhas de jogar com o Sequeira e o Fabiano a centrais;

- no meio campo o Gorby precisa de rodar antes de ser opção definitiva. Precisas por isso de outra contratação para o lugar dele; além de que não sei se o Castro aguenta mais um ano.

- nos extremos aceito duas contratações... para o lado esquerdo! Uma para substituir o Galeno e outra para substituir o Moura. Mas também precisas de uma para o lado direito, que não tens alternativa ao Iuri. O R. Horta e o Abel jogam mais pelo meio, como avançados. O Roger e o Gomes podem ficar na B para ir jogando de vez em quando na A, mas ainda têm de comer muitas sopas de cavalo cansado...

- PL é que discordo mais: precisamos de um indiscutível, uma alternativa viável, e uma terceira opção, que pode ser o Vitinha ou o Mário. Precisas de duas contratações. Em caso de necessidade (que com 3 PL no plantel será esporádico) chama-se o Falé (ou outro da formação).

Tudo somado são as tais 10 contratações.

O Zé Carlos foi dispensado mas sempre foi melhor que o Fabiano.

O Sequeira é claramente titular e o Buta tem qualidade para ser seu suplente.

Próxima época temos de deixar os 3 centrais daí só ser necessário uma contratação para ser titular ao lado de Carmo no centro da defesa.

No meio campo é que vai sempre depender do sistema usado. Se for para jogar com 3 médios Musrati ou o seu substituto, André Horta e Contratação como titulares. Ficando Castro, Mineiro e Gorby como soluções. Fujimoto seria uma solução muito interessante.

Ricardo Horta e Abel Ruiz na esquerda. Medeiros e outra contratação que dê garantias. Sendo necessário usamos a formação.

A ponta de lança colocar o Vitinha como terceira opção é para rir. Acredito eu que vá manter a titularidade mas precisamos de mais alguém para a posição. Falé seria sim a terceira opção.

Antes de qualquer contratação é preciso definir o treinador.




Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
« Última modificação: 01 de Março de 2022, 20:30 por Edgar1921 »
RuberAlbus
RuberAlbus Equipa Principal
  • *****
  • 3496
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #25 em: 01 de Março de 2022, 20:28 »
Moderação, afixem o tópico, sff  ;)
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3920
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #26 em: 01 de Março de 2022, 21:06 »
A ponta de lança colocar o Vitinha como terceira opção é para rir. Acredito eu que vá manter a titularidade mas precisamos de mais alguém para a posição. Falé seria sim a terceira opção.
É para rir porquê? Achas que não há em Portugal 2 melhores que ele?
Eu quero um Braga capaz de lutar pelo pódio. Para isso precisamos de jogadores capazes de jogar nos 3 primeiros. Achas que o Vitinha tem lugar no plantel - já nem digo na equipa - de qualquer um dos 3 primeiros? Achas mesmo que com 11 "vitinhas" conseguimos ficar no top 3? Com 11 "carmos" ou com 11 "musratis", talvez; com 11 "hortas" de certeza! Mas com 11 "vitinhas"??...
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15078
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #27 em: 01 de Março de 2022, 21:10 »
A ponta de lança colocar o Vitinha como terceira opção é para rir. Acredito eu que vá manter a titularidade mas precisamos de mais alguém para a posição. Falé seria sim a terceira opção.
É para rir porquê? Achas que não há em Portugal 2 melhores que ele?
Eu quero um Braga capaz de lutar pelo pódio. Para isso precisamos de jogadores capazes de jogar nos 3 primeiros. Achas que o Vitinha tem lugar no plantel - já nem digo na equipa - de qualquer um dos 3 primeiros? Achas mesmo que com 11 "vitinhas" conseguimos ficar no top 3? Com 11 "carmos" ou com 11 "musratis", talvez; com 11 "hortas" de certeza! Mas com 11 "vitinhas"??...

O Vitinha é muito voluntarioso, muito esforçado, dá tudo o que tem, mas tem algumas limitações, no controlo da bola, sobretudo na receção. Precisamos de um ponta de lança experiente, com provas dadas. O Fábio Abreu, que está em final de contrato, não me desagrada de todo. Se for encontrado um melhor, óptimo!
BRAGA SEMPRE MAIS!
Anuncios M
Anuncios M
joaoPC Equipa Principal
  • *****
  • 2434
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #28 em: 01 de Março de 2022, 21:15 »
A ponta de lança colocar o Vitinha como terceira opção é para rir. Acredito eu que vá manter a titularidade mas precisamos de mais alguém para a posição. Falé seria sim a terceira opção.
É para rir porquê? Achas que não há em Portugal 2 melhores que ele?
Eu quero um Braga capaz de lutar pelo pódio. Para isso precisamos de jogadores capazes de jogar nos 3 primeiros. Achas que o Vitinha tem lugar no plantel - já nem digo na equipa - de qualquer um dos 3 primeiros? Achas mesmo que com 11 "vitinhas" conseguimos ficar no top 3? Com 11 "carmos" ou com 11 "musratis", talvez; com 11 "hortas" de certeza! Mas com 11 "vitinhas"??...
Mas alguém está a falar de 11 vitinhas?
Agora temos de ter toda uma equipa no banco com capacidade para jogar nos 3 á nossa frente?
GverreirodoMinho
GverreirodoMinho Equipa Principal
  • *****
  • 3750
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #29 em: 01 de Março de 2022, 21:28 »
Agora que a época está finalizada (pelo menos a nível de conquistas, porque o 4º lugar está tudo menos seguro, e se já assim é preciso uma revolução, imagine-se com um 5º lugar), deixo algumas notas em relação ao plantel da próxima época:

01) Manter os jogadores chave que têm mercado: Ricardo Horta, Musrati e possivelmente Matheus. Esta é a prioridade número 1. Para além deles, era bom tentar negociar com o City pelo Yan Couto. Um negócio de 2/3M por 50% do passe, e com uma opção de compra futura para o City seria o mais fácil.

02) Mudar o treinador e contratar alguém que se adapte aquilo que o Braga tem para oferecer. Nunca gostei do Carvalhal, dei-lhe o benefício da dúvida e no inicio da época passada até me surpreendeu. Entretanto provou que infelizmente tinha razão, e leva já uns bons meses a mais cá no clube.
O importante será contratar alguém que perceba aquilo que o nosso plantel tem para oferecer, e que não insista, por exemplo, em jogar com 3 centrais quando os centrais são o nosso pior sector, insista em manter só 2 pessoas no meio campo quando não conseguimos jogar pela linha, e insista em jogar pela linha mesmo depois de sair o nosso único jogador capaz de capitalizar nesse tipo de sistema.

03) Dar aos jogadores da camadas jovens aquilo que merecem: espaço para progredir sem a pressão de resultados imediatos na equipa A. Jogadores como o Rodrigo Gomes, o Buta, o Bruno Rodrigues, o Gorby, o Hernani, o Schurrle ou o Falé são jogadores que claramente têm potencial, mas que também claramente não estão preparados (nem têm que estar) para jogar já a este nível. Tentar forçá-los a ter no Braga os resultados que um Braga exige é não só matar o Braga como matar o progresso natural destes jogadores. Assim sendo, os que já estão prontos para a primeira liga, mas não para um Braga (com um Bruno Rodrigues ou um Gorby) podem ser emprestados. O resto que evolua na equipa B e nos sub-23 (que é para isso que elas servem), prontos a ser chamados à equipa principal em caso de necessidade (por lesão, covid ou suspensão).

04) Verdadeiramente colmatar os problemas do plantel, para que hajam 2 opções VÁLIDAS para cada posição., e evitar empréstimos de jogadores dos 3 grandes (ou que tenham opção de compra - válida, não de dezenas de milhões). Sabendo que jogam 11, acredito que 22 jogadores (+3 guarda-redes) seja o número perfeito para um plantel equilibrado (e que permita jogar de várias maneiras diferentes, daí os 2 a mais).
 - O Matheus é o meu GR (e se continuar por mim está óptimo, se não, olhar para o do Gil ou o Samuel Portugal), e com o regresso do Zé Carlos, entre ele, o Yan Couto e o Fabiano, acredito estarmos bem servidos. Continuo a achar imperativo contratar um centralão, para juntar ao Paulo Oliveira, ao Tormena e ao David Carmo (longe com o Leite, nunca fui tão intolerante à lactose), e uma alternativa válida (quiçá até para titular) ao Sequeira, que não vai para novo e tem problemas com lesões todos os anos (gosto do Hamache do Boavista, e o Rafa Soares do Guimarães supostamente termina agora contracto);
 - No meio-campo o Castro não vai para novo, e o Musrati também dificilmente ficará. Assim sendo, a entrada de pelo menos 2 médios é necessidade (3 se perdermos o Musrati). Com um treinador que queira jogar com 3 médios, adicionar ao Musrati, Castro, Mineiro e A. Horta um médio que seja um 10 e um médio que seja um 6/8 dava a profundidade necessário (uma Morita/Lincoln era perfeita, mas gostava de ver o Makouta ou o Camara de volta, e tentar encontrar um acordo com o Porto pelo Nakajima, por exemplo);
 - No ataque, contratar uma alternativa para o Iuri e um substituto do Galeno (ou um avançado, caso o Abel conte para a linha). Samuel Lino para a linha, Musa, Navarro ou Banza para a frente.

05) Caso os jogadores mais importantes queiram sair (a este ponto, quem os culpa?), é imperativo investir A SÉRIO em substitutos, ao contrário do que se fez com o Galeno, o Paulinho ou o Fransérgio. Em caso de venda, é OBRIGATÓRIO encontrar substituto válido para esse jogador (mesmo que tenha que se pagar), por Musrati, R. Horta ou Matheus, por exemplo.

Claro que isto tudo é um exercício em futilidade. Nada disto vai acontecer, o mestre da conferência vai renovar, o Horta e o Musrati vão sair e os substitutos serão emprestados ou a custo zero (para além dos recém crismados, claro).

TL;DR - Os 5 pontos: Manter os jogadores chave, trocar o treinador, tirar das costas dos miúdos a responsabilidade desmedida de carregarem o Braga, preencher o plantel com opções à altura (1 defesa central titular, 1 defesa esquerdo, 2 médios, 1 extremo direito e 1 extremo esquerdo/avançado), e colmatar de forma séria qualquer potencial saída.
« Última modificação: 01 de Março de 2022, 21:33 por GverreirodoMinho »
Sócio 2669.
RuberAlbus
RuberAlbus Equipa Principal
  • *****
  • 3496
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #30 em: 01 de Março de 2022, 21:51 »
Importante também renovar com jogadores como o Tormena e Musrati (e Zé Carlos), que acabam contrato em 2024. Quanto ao Horta, vejo algum dos três a vir cá bater a cláusula, pelo que já estou mentalizado para a sua saída.
Anuncios G
(S)oon(C)hampion(B)raga
(S)oon(C)hampion(B)raga Equipa Principal
  • *****
  • 8282
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #31 em: 01 de Março de 2022, 22:06 »
para os que já andam para ai a falar que o fran navarro seria uma boa opção para o nosso Braga na próxima temporada:

JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3920
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #32 em: 01 de Março de 2022, 22:50 »
A ponta de lança colocar o Vitinha como terceira opção é para rir. Acredito eu que vá manter a titularidade mas precisamos de mais alguém para a posição. Falé seria sim a terceira opção.
É para rir porquê? Achas que não há em Portugal 2 melhores que ele?
Eu quero um Braga capaz de lutar pelo pódio. Para isso precisamos de jogadores capazes de jogar nos 3 primeiros. Achas que o Vitinha tem lugar no plantel - já nem digo na equipa - de qualquer um dos 3 primeiros? Achas mesmo que com 11 "vitinhas" conseguimos ficar no top 3? Com 11 "carmos" ou com 11 "musratis", talvez; com 11 "hortas" de certeza! Mas com 11 "vitinhas"??...
Mas alguém está a falar de 11 vitinhas?
Agora temos de ter toda uma equipa no banco com capacidade para jogar nos 3 á nossa frente?
Se tivessemos, "arriscávamo-nos" a ser campeões; eu gostava! Obviamente sei que isso não é possivel. Mas não significa que tenha de me contentar com 99 se posso ter 100. E acho SINCERAMENTE que conseguimos arranjar melhor. Aliás, acho que ele devia ser emprestado um ano, ganhar rodagem e depois regressar.
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3920
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #33 em: 01 de Março de 2022, 22:59 »
Agora que a época está finalizada (pelo menos a nível de conquistas, porque o 4º lugar está tudo menos seguro, e se já assim é preciso uma revolução, imagine-se com um 5º lugar), deixo algumas notas em relação ao plantel da próxima época:

01) Manter os jogadores chave que têm mercado: Ricardo Horta, Musrati e possivelmente Matheus. Esta é a prioridade número 1. Para além deles, era bom tentar negociar com o City pelo Yan Couto. Um negócio de 2/3M por 50% do passe, e com uma opção de compra futura para o City seria o mais fácil.

02) Mudar o treinador e contratar alguém que se adapte aquilo que o Braga tem para oferecer. Nunca gostei do Carvalhal, dei-lhe o benefício da dúvida e no inicio da época passada até me surpreendeu. Entretanto provou que infelizmente tinha razão, e leva já uns bons meses a mais cá no clube.
O importante será contratar alguém que perceba aquilo que o nosso plantel tem para oferecer, e que não insista, por exemplo, em jogar com 3 centrais quando os centrais são o nosso pior sector, insista em manter só 2 pessoas no meio campo quando não conseguimos jogar pela linha, e insista em jogar pela linha mesmo depois de sair o nosso único jogador capaz de capitalizar nesse tipo de sistema.

03) Dar aos jogadores da camadas jovens aquilo que merecem: espaço para progredir sem a pressão de resultados imediatos na equipa A. Jogadores como o Rodrigo Gomes, o Buta, o Bruno Rodrigues, o Gorby, o Hernani, o Schurrle ou o Falé são jogadores que claramente têm potencial, mas que também claramente não estão preparados (nem têm que estar) para jogar já a este nível. Tentar forçá-los a ter no Braga os resultados que um Braga exige é não só matar o Braga como matar o progresso natural destes jogadores. Assim sendo, os que já estão prontos para a primeira liga, mas não para um Braga (com um Bruno Rodrigues ou um Gorby) podem ser emprestados. O resto que evolua na equipa B e nos sub-23 (que é para isso que elas servem), prontos a ser chamados à equipa principal em caso de necessidade (por lesão, covid ou suspensão).

04) Verdadeiramente colmatar os problemas do plantel, para que hajam 2 opções VÁLIDAS para cada posição., e evitar empréstimos de jogadores dos 3 grandes (ou que tenham opção de compra - válida, não de dezenas de milhões). Sabendo que jogam 11, acredito que 22 jogadores (+3 guarda-redes) seja o número perfeito para um plantel equilibrado (e que permita jogar de várias maneiras diferentes, daí os 2 a mais).
 - O Matheus é o meu GR (e se continuar por mim está óptimo, se não, olhar para o do Gil ou o Samuel Portugal), e com o regresso do Zé Carlos, entre ele, o Yan Couto e o Fabiano, acredito estarmos bem servidos. Continuo a achar imperativo contratar um centralão, para juntar ao Paulo Oliveira, ao Tormena e ao David Carmo (longe com o Leite, nunca fui tão intolerante à lactose), e uma alternativa válida (quiçá até para titular) ao Sequeira, que não vai para novo e tem problemas com lesões todos os anos (gosto do Hamache do Boavista, e o Rafa Soares do Guimarães supostamente termina agora contracto);
 - No meio-campo o Castro não vai para novo, e o Musrati também dificilmente ficará. Assim sendo, a entrada de pelo menos 2 médios é necessidade (3 se perdermos o Musrati). Com um treinador que queira jogar com 3 médios, adicionar ao Musrati, Castro, Mineiro e A. Horta um médio que seja um 10 e um médio que seja um 6/8 dava a profundidade necessário (uma Morita/Lincoln era perfeita, mas gostava de ver o Makouta ou o Camara de volta, e tentar encontrar um acordo com o Porto pelo Nakajima, por exemplo);
 - No ataque, contratar uma alternativa para o Iuri e um substituto do Galeno (ou um avançado, caso o Abel conte para a linha). Samuel Lino para a linha, Musa, Navarro ou Banza para a frente.

05) Caso os jogadores mais importantes queiram sair (a este ponto, quem os culpa?), é imperativo investir A SÉRIO em substitutos, ao contrário do que se fez com o Galeno, o Paulinho ou o Fransérgio. Em caso de venda, é OBRIGATÓRIO encontrar substituto válido para esse jogador (mesmo que tenha que se pagar), por Musrati, R. Horta ou Matheus, por exemplo.

Claro que isto tudo é um exercício em futilidade. Nada disto vai acontecer, o mestre da conferência vai renovar, o Horta e o Musrati vão sair e os substitutos serão emprestados ou a custo zero (para além dos recém crismados, claro).

TL;DR - Os 5 pontos: Manter os jogadores chave, trocar o treinador, tirar das costas dos miúdos a responsabilidade desmedida de carregarem o Braga, preencher o plantel com opções à altura (1 defesa central titular, 1 defesa esquerdo, 2 médios, 1 extremo direito e 1 extremo esquerdo/avançado), e colmatar de forma séria qualquer potencial saída.

Disseste tudo o que eu tentei dizer antes, mas de forma muito melhor! Parabéns, concordo com toda a análise. Até com a parte cínica da futilidade...
Quanto aos jogadores sugeridos, teria algumas escolhas diferentes, mas esses já não seriam maus.
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3920
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #34 em: 01 de Março de 2022, 23:17 »
Também duvido que o Ricardo fique. Esta época ainda chega a melhor marcador de sempre. Já ganhou tudo o que havia para ganhar aqui. Resta agradecer pelo senhor que se tornou, porque eu, como muitos, não lhe adivinhava tanto talento e que se tornasse nem metade do que é hoje. Quanto ao resto, não vou dizer nada, não quero criar expectativas sequer.
Eu sei que sou meio parvo, e sei que o R. Horta pode ganhar, nos próximos 3 ou 4 anos, muito mais do que o que ganha no Braga, mas se eu fosse o presidente apresentava ao Ricardo um contrato de 15 ou 20 anos, para jogar enquanto quiser, e depois de acabar a carreira para fazer o que quisesse - relações públicas, treinador das equipas jovens, coordenador de qualquer coisa ou até embaixador do clube, tipo o Eusébio. Podemos não lhe conseguir pagar o que ele pode ganhar nos próximos anos, mas diluído em 20 anos vonseguimos. E ele fica com a vida resolvida até perto dos 50 anos. Tem tudo para se tornar o jogador mais emblemático da história do Braga.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27834
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #35 em: 02 de Março de 2022, 08:03 »

joaoPC Equipa Principal
  • *****
  • 2434
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #36 em: 02 de Março de 2022, 08:28 »
A ponta de lança colocar o Vitinha como terceira opção é para rir. Acredito eu que vá manter a titularidade mas precisamos de mais alguém para a posição. Falé seria sim a terceira opção.
É para rir porquê? Achas que não há em Portugal 2 melhores que ele?
Eu quero um Braga capaz de lutar pelo pódio. Para isso precisamos de jogadores capazes de jogar nos 3 primeiros. Achas que o Vitinha tem lugar no plantel - já nem digo na equipa - de qualquer um dos 3 primeiros? Achas mesmo que com 11 "vitinhas" conseguimos ficar no top 3? Com 11 "carmos" ou com 11 "musratis", talvez; com 11 "hortas" de certeza! Mas com 11 "vitinhas"??...
Mas alguém está a falar de 11 vitinhas?
Agora temos de ter toda uma equipa no banco com capacidade para jogar nos 3 á nossa frente?
Se tivessemos, "arriscávamo-nos" a ser campeões; eu gostava! Obviamente sei que isso não é possivel. Mas não significa que tenha de me contentar com 99 se posso ter 100. E acho SINCERAMENTE que conseguimos arranjar melhor. Aliás, acho que ele devia ser emprestado um ano, ganhar rodagem e depois regressar.
Pois arriscavamos, mas em vez de teres um orçamento de 20M para salários precisavas para aí de 50M

Quanto a pores a rodar, não acho que seja boa opção nem para ele nem para o clube.
O clube não consegue arranjar ninguém a custo tão baixo (transferência+salário) e ia ter de estar a investir e assim gastava recursos que são precisos para reforçar outras posições. Acho mais importante reforçar as outras posições
Para ele, precisa de jogar numa equipa que esteja 80% do tempo em cima do adversário para puder evoluir naquilo que importa ao Braga e não há muitas em Portugal onde isso fosse possível
bruce Equipa Principal
  • *****
  • 2272
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #37 em: 02 de Março de 2022, 08:56 »
Lê-se aqui muitos sonhos de vários jogadores precisos para varias posições, mas já se viu que se aguentarmos o 4º lugar que não será bem assim as contratações.
O 4º lugar dá ao Salvador ideia e justificação para continuar a apostar na academia, e só entrara 1 ou 2 jogadores. Agora. se começarmos a descer na classificação aí mau é se o Salvador não entende que os jogadores que tem são fracos.
Temos 2 ou 3 jogadores melhores que Rodrigo Gomes, Falé e companhia na equipa B mas retirar los agora da equipa B era suicídio. E a aposta no momento será em jogadores como Falé que nem titulares eram na equipa sub23 e B, pega-se nos menos rodados para encher convocatórias
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #38 em: 02 de Março de 2022, 10:09 »
Os miúdos, enquanto não esgotarem as hipóteses de serem transferidos, não sairão da equipa principal, a não ser que as coisas corram mesmo mal.
Por isso do mercado não espero nada, e o treinador terá de ser alguém que venha para isto, se não for o mesmo.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Hucry
  Re: mercado de verão 2022/2023
« Responder #39 em: 02 de Março de 2022, 10:34 »
Os miúdos, enquanto não esgotarem as hipóteses de serem transferidos, não sairão da equipa principal, a não ser que as coisas corram mesmo mal.
Por isso do mercado não espero nada, e o treinador terá de ser alguém que venha para isto, se não for o mesmo.

Também acho que é isto.

Desconfio que vai haver muita gente desiludida no Verão, este é o novo caminho., Já enunciado por várias partes do SC Braga, do treinador ao coordenador de formação, a única pessoa que não o disse diretamente foi o presidente, mas atualmente, também não há nada que o presidente diga sem floreados ou rodeios.

A tendência é para ficar cada vez mais equilibrado com os que vêm atrás, já o disse e volto a dizer, ao dia de hoje, o Rodrigo Gomes não tinha lugar no Arouca ou Tondela, como pode ter no Braga.. este ano temos apenas o Gil que nos está a morder os calcanhares e o resto dos adversários até dão pena.. para o ano pode haver mais um ou dois Gil's, com esta equipa é impensável lutar pelo terceiro lugar, seja com o Carvalhal ou não, se acho que devíamos jogar mais mesmo com estes jogadores? Sem dúvida. Mas pensar mais que o quarto lugar com este plantel é uma utopia. O Moura, Rodrigo Gomes, Bruno Rodrigues ou Diogo Leite são jogadores que não têm ao dia de hoje qualidade para serem opções regulares no Braga, doa a quem doer, é a mais pura das verdades. E até diria mais alguns como o Abel Ruiz que este ano está numa forma surrealmente má, não tem praticamente uma jogada que se aproveite, se analisarmos o percurso dele cá, já vai para dois anos e meio, foram mais os jogos maus do que os bons, mesmo o Castro que é visto quase como intocável, pouco tem acrescentado em campo, fora dele acrescenta muito mas não o vejo com capacidade para ser titular.

O Braga para elevar o nível a sério precisava de no mínimo ter 4 ou 5 reforços de qualidade inegável para a titularidade, e isso nunca na vida vai acontecer. Até porque temos uma academia para pagar e um estádio para construir, por falar nisso, já à cerca de um mês e meio que o presidente não fala do novo estádio.
 

Anuncios M