Quantcast
TAÇA DE PORTUGAL: SC BRAGA 6-0 SANTA CLARA || 20/11/2021 - 18 HORAS - PRÉ E PÓS-JOGO
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
TAÇA DE PORTUGAL: SC BRAGA 6-0 SANTA CLARA || 20/11/2021 - 18 HORAS - PRÉ E PÓS-JOGO
162 Respostas
29960 Visualizações
0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3952
Segundo ouvi, o Rio Ave vai pôr os bilhetes a 5€ para os seus sócios e a 10€ para os adeptos do Boavista, assumindo o clube a diferença do preço uma vez que tem de ser igual para os dois, não sei se é possível mas ouvi que iam fazer assim.
Possível é, desde que entrem 10€ na conta da FPF não interessa quem os paga. Se o Rio Ave comprar 5k bilhetes tem de pagar 50k € à FPF, e pide vir parte da receita de bilheteira aos sócios e parte da vonta da SAD.

Artigo 84.º
Distribuição da Receita

Os Clubes participantes dividem em partes iguais o valor correspondente a 75% das receitas líquidas dos
jogos da Taça, revertendo os restantes 25% para a FPF, sem prejuízo das exceções previstas nos artigos
anteriores.

@ https://www.fpf.pt/Portals/0/Documentos/RegimentosRegulamentos/REGULAMENTO%20Ta%C3%A7a%20de%20Portugal%20.pdf

ou seja... vamos lá a contas... a ver se eu entendo o negocio... que para já não percebi nada...

vamos supor... a receita final é 1000...

a FPF recebe 25%... logo recebe 250...

o boavista recebe 375...

e o rio ave recebe outros 375...

mas desses 1000... há muitos 5 que foram desse extra da diferença do bilhete entre 5€ e 10€...

a minha duvida é... o rio ave vai receber o que pagou extra???? ou seja... esta cena já parece o negocio das transferencias de juniores entre o bitoria e o fcpÈ e o zboirng e o fcpÊ ;D ;D ;D ;D ;D

ou seja... inflacionar as contas  ::) ::) ::) ::)

É mais ou menos isso, o RA recebe de volta parte do que pagou, e até pode ficar com saldo 0 se receber o mesmo que pagou. Mas não terá receita, que essa seria proveniente do bolso do seu público. Mas não vicia as contas, porque entra dinheiro que também saiu.

Estádio Municipal de Braga

Taça de Portugal

SC Braga
SC Braga
6
0
VS
Santa Clara
Santa Clara
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5628
Isto de ser FPF, UEFA ou FIFA também é uma maravilha de facto.
Não têm trabalho nenhum, custos 0 e no final do dia metem o dinheiro ao bolso.
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
Anuncios M
Anuncios M
(S)oon(C)hampion(B)raga
(S)oon(C)hampion(B)raga Equipa Principal
  • *****
  • 8309
Isto de ser FPF, UEFA ou FIFA também é uma maravilha de facto.
Não têm trabalho nenhum, custos 0 e no final do dia metem o dinheiro ao bolso.

olha que também não é bem assim...

só em taxos, taxinhos e taxolas lá vai o dinheiro todo...

xx para a equipa de arbitragem, xx para os assistentes ao jogo, etc etc etc...

é leres o regulamento e percebes isso

https://www.fpf.pt/Portals/0/Documentos/RegimentosRegulamentos/REGULAMENTO%20Ta%C3%A7a%20de%20Portugal%20.pdf
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16457
Se o preço normal dos bilhetes era 11€ e o Braga já negociou para os por a 7,5€ acho que não se pode criticar muito mais. Podemos criticar o preço base dos bilhetes, mas isso é responsabilidade exclusiva da FPF. Também podemos pretender preços mais baixos, mas se implica uma negociação entre clubes não podemos responsabilizar só o Braga.
Quando a ser o Braga a suportar parte do preço do bilhete, não concordo, que o faça noutros jogos mais importantes que virão, por ex. oferecendo viagens a Guimarães ou ao Dragão.
11 não é preço normal, é preço máximo. Não me recordo nesta fase da taça em nenhum jogo, seja no braga ou noutro lado de se pagar tanto por um bilhete.
Para a liga o máximo também são 93€. Se o Braga meter bilhetes a 60€ ainda está a fazer um favor maior. Parem de pôr paninhos quentes.
Quem não sente não é filho de boa gente.
AMartins
AMartins Equipa Principal
  • *****
  • 3394
Todas as receitas que referes acima, são receitas para a SAD.

As quotas sao exclusivas do clube daí a importância das mesmas para a sustentabilidade do mesmo. E talvez daí também se perceba também o desinteresse dos nossos dirigentes com o número de associados…

Este é o ponto fulcral! Estamos num comboio rumo ao precipício, deslumbrados pela paisagem, mas vamos cair com estrondo.
Não esquecer que nesse comboio já entraram as rendas do clube à SAD pela academia (fase 1), e que não tarda nada entram as rendas pelo usufruto do pavilhão. A todo o gás este comboio!
Guerreiro03 Equipa Principal
  • *****
  • 1717
Acho que as rendas são ao contrário da SAD para o clube

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

José Coelho Juniores
  • ***
  • 432
Não há nada para dizer sobre o jogo? Bem, devem ser favas contadas... para a única questão importante que vejo aqui debatida ser os 2,50 € 'a mais', que supostamente o SCB quer extorquir aos seus sócios que se disponham a 'fazer o favor' de ir ao Estádio ver o jogo. Uau!!!
Claro que o facto do preço não ser fixado exclusivamente pelo SCB não interessa nada; só interessa o facto noutros jogos o FCP e o Benfica terem preços para sócios de 5 a 10 € e o Sporting de 6 a 12 €.
Por uma questão de honestidade intelectual, fico à espera que nos jogos da Liga (onde o preçário é da exclusiva responsabilidade do clube que joga em casa) se façam também as devidas comparações... E, claro, se refira que os sócios até aos 18 anos têm entrada gratuita no nosso Estádio, ao contrário do que sucede no Estádios dos 'estarolas', que aqui serviram de comparação.
---
Sobre o que verdadeiramente interessa, o jogo, espero que a equipa já tenha feito o luto da infame goleada que sofreu na Luz e, jogando com o melhor onze, encare o jogo como deve ser encarado: zero de margem de erro e tentar um resultado que a reabilite psicologicamente junto dos adeptos.
Seguem-se, quase até ao Natal, semanas com 2 jogos e a melhor forma de recuperar é ir ganhando os jogos. Assim espero...
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5992
José por acaso o preço dos bilhetes é deveras mais importante que o jogo, pena que não tenhas percebido isso, não percebes tu e não percebe algum pessoal que vai dizendo amém a tudo (nem sei se é o teu caso, nem é importante para a situação).
O clube vai morrendo todos os dias um pouco, isto numa altura em que consegue os seus melhores resultados da história e por isso é que é importante discutir os preços.
Vais ter mais uma assistência miserável no domingo e isso é mais importante que ganhar ou perder. Todos os dias o clube manda alguém embora.
Os jogos à beira destes pormenores (ou se quiseres pormaiores) vão passando para 2ºplano...
Infelizmente ainda sou do tempo dos 20€ para ver o Bayern, passaram 13 anos e não se aprendeu nada, pelo contrário.
Anuncios M
Anuncios M
darkshines
darkshines Equipa Principal
  • *****
  • 2279
Não há nada para dizer sobre o jogo? Bem, devem ser favas contadas... para a única questão importante que vejo aqui debatida ser os 2,50 € 'a mais', que supostamente o SCB quer extorquir aos seus sócios que se disponham a 'fazer o favor' de ir ao Estádio ver o jogo. Uau!!!
Claro que o facto do preço não ser fixado exclusivamente pelo SCB não interessa nada; só interessa o facto noutros jogos o FCP e o Benfica terem preços para sócios de 5 a 10 € e o Sporting de 6 a 12 €.
Por uma questão de honestidade intelectual, fico à espera que nos jogos da Liga (onde o preçário é da exclusiva responsabilidade do clube que joga em casa) se façam também as devidas comparações... E, claro, se refira que os sócios até aos 18 anos têm entrada gratuita no nosso Estádio, ao contrário do que sucede no Estádios dos 'estarolas', que aqui serviram de comparação.
---
Sobre o que verdadeiramente interessa, o jogo, espero que a equipa já tenha feito o luto da infame goleada que sofreu na Luz e, jogando com o melhor onze, encare o jogo como deve ser encarado: zero de margem de erro e tentar um resultado que a reabilite psicologicamente junto dos adeptos.
Seguem-se, quase até ao Natal, semanas com 2 jogos e a melhor forma de recuperar é ir ganhando os jogos. Assim espero...

São comentários como os teus que levam que hoje em dia o associativismo em Braga esteja quase nas horas da morte!

Perdemos 11 mil sócios. E nas bancadas somos cada vez menos. Com esta direção, isto não vai mudar. Não querem saber.

Continuem a dizer amen a tudo. Quando derem por ela, talvez seja tarde demais!
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3952
Não há nada para dizer sobre o jogo? Bem, devem ser favas contadas... para a única questão importante que vejo aqui debatida ser os 2,50 € 'a mais', que supostamente o SCB quer extorquir aos seus sócios que se disponham a 'fazer o favor' de ir ao Estádio ver o jogo. Uau!!!
Claro que o facto do preço não ser fixado exclusivamente pelo SCB não interessa nada; só interessa o facto noutros jogos o FCP e o Benfica terem preços para sócios de 5 a 10 € e o Sporting de 6 a 12 €.
Por uma questão de honestidade intelectual, fico à espera que nos jogos da Liga (onde o preçário é da exclusiva responsabilidade do clube que joga em casa) se façam também as devidas comparações... E, claro, se refira que os sócios até aos 18 anos têm entrada gratuita no nosso Estádio, ao contrário do que sucede no Estádios dos 'estarolas', que aqui serviram de comparação.
---
Sobre o que verdadeiramente interessa, o jogo, espero que a equipa já tenha feito o luto da infame goleada que sofreu na Luz e, jogando com o melhor onze, encare o jogo como deve ser encarado: zero de margem de erro e tentar um resultado que a reabilite psicologicamente junto dos adeptos.
Seguem-se, quase até ao Natal, semanas com 2 jogos e a melhor forma de recuperar é ir ganhando os jogos. Assim espero...

São comentários como os teus que levam que hoje em dia o associativismo em Braga esteja quase nas horas da morte!

Perdemos 11 mil sócios. E nas bancadas somos cada vez menos. Com esta direção, isto não vai mudar. Não querem saber.

Continuem a dizer amen a tudo. Quando derem por ela, talvez seja tarde demais!
Eu concordo com a maioria das críticas, mas porra, temos que passar anos a fazer as mesmas críticas? Se há tantos descontentes, não há ninguém que se chegue à frente para corrigir isso? Eu não digo amen a tudo, nas mesmo que queira ir rezar para outra freguesia não posso, porque não há alternativa!
"Eles falam, falam e ninguém faz nada!". E é por isso que as pessoas acabam por se fartar de andar sempre a criticar o mesmo e acabam por se acomodar ao que têm. É pena, mas é isso ou andar sempre a lutar contra moinhos de vento. Até que apareça alternativa! Sem alternativa as críticas sao inócuas e só nos desgastam.
José Coelho Juniores
  • ***
  • 432
José por acaso o preço dos bilhetes é deveras mais importante que o jogo, pena que não tenhas percebido isso, não percebes tu e não percebe algum pessoal que vai dizendo amém a tudo (nem sei se é o teu caso, nem é importante para a situação).
O clube vai morrendo todos os dias um pouco, isto numa altura em que consegue os seus melhores resultados da história e por isso é que é importante discutir os preços.
Vais ter mais uma assistência miserável no domingo e isso é mais importante que ganhar ou perder. Todos os dias o clube manda alguém embora.
Os jogos à beira destes pormenores (ou se quiseres pormaiores) vão passando para 2ºplano...
Infelizmente ainda sou do tempo dos 20€ para ver o Bayern, passaram 13 anos e não se aprendeu nada, pelo contrário.

----

Agradeço a franqueza do seu comentário, pois expressa claramente as principais motivações duma boa parte dos que utilizam este fórum: que se lixe a equipa ganhar ou perder; o importante é continuar a minar a confiança dos (cada menos) sócios na Direcção, de forma a criar um ambiente insuportável que abra a porta a um 'brunismo' à moda do Minho.

Como para este peditório não dou, despeço-me deste fórum de forma definitiva.
Anuncios G
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3952
José por acaso o preço dos bilhetes é deveras mais importante que o jogo, pena que não tenhas percebido isso, não percebes tu e não percebe algum pessoal que vai dizendo amém a tudo (nem sei se é o teu caso, nem é importante para a situação).
O clube vai morrendo todos os dias um pouco, isto numa altura em que consegue os seus melhores resultados da história e por isso é que é importante discutir os preços.
Vais ter mais uma assistência miserável no domingo e isso é mais importante que ganhar ou perder. Todos os dias o clube manda alguém embora.
Os jogos à beira destes pormenores (ou se quiseres pormaiores) vão passando para 2ºplano...
Infelizmente ainda sou do tempo dos 20€ para ver o Bayern, passaram 13 anos e não se aprendeu nada, pelo contrário.

----

Agradeço a franqueza do seu comentário, pois expressa claramente as principais motivações duma boa parte dos que utilizam este fórum: que se lixe a equipa ganhar ou perder; o importante é continuar a minar a confiança dos (cada menos) sócios na Direcção, de forma a criar um ambiente insuportável que abra a porta a um 'brunismo' à moda do Minho.

Como para este peditório não dou, despeço-me deste fórum de forma definitiva.
Que exagero!!! Não foi nada disso que o PAF disse!
E quanto ao brunismo à moda do Minho, se calhar já o temos e alguns ainda não deram conta...
GverreirodoMinho
GverreirodoMinho Equipa Principal
  • *****
  • 3773
Mas alguém tem dúvidas que a acessibilidade do jogo para os associados é muito mais importante que o resultado de um jogo?

Podíamos ter ganho 10-0, que o jogo contra o Portimonense seria sempre uma derrota colossal para o clube, porque com esse jogo provavelmente perdeu 2 associados, que valem imensamente mais do que 3 pontos.

Já o disse mil vezes e volto a repetir: o Braga campeão ou na distrital só será o Braga se conseguir manter aquilo que faz do Braga o Braga - os seus adeptos. A partir do momento em que isso se perde, os resultados valem zero.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Sócio 2669.
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15095
José por acaso o preço dos bilhetes é deveras mais importante que o jogo, pena que não tenhas percebido isso, não percebes tu e não percebe algum pessoal que vai dizendo amém a tudo (nem sei se é o teu caso, nem é importante para a situação).
O clube vai morrendo todos os dias um pouco, isto numa altura em que consegue os seus melhores resultados da história e por isso é que é importante discutir os preços.
Vais ter mais uma assistência miserável no domingo e isso é mais importante que ganhar ou perder. Todos os dias o clube manda alguém embora.
Os jogos à beira destes pormenores (ou se quiseres pormaiores) vão passando para 2ºplano...
Infelizmente ainda sou do tempo dos 20€ para ver o Bayern, passaram 13 anos e não se aprendeu nada, pelo contrário.

----

Agradeço a franqueza do seu comentário, pois expressa claramente as principais motivações duma boa parte dos que utilizam este fórum: que se lixe a equipa ganhar ou perder; o importante é continuar a minar a confiança dos (cada menos) sócios na Direcção, de forma a criar um ambiente insuportável que abra a porta a um 'brunismo' à moda do Minho.

Como para este peditório não dou, despeço-me deste fórum de forma definitiva.
Que exagero!!! Não foi nada disso que o PAF disse!
E quanto ao brunismo à moda do Minho, se calhar já o temos e alguns ainda não deram conta...

Bom é meter a cabeça na areia e esperar que os tempos melhorem e que por milagre os 11 mil sócios que saíram voltem a correr, porque, para alguns, afinal a direção tudo tem feito em prol dos sócios, eles é que não conseguem ver. Para esses mesmos, se este presidente sair, que por acaso, não foi capaz de gerir uma empresa, o clube desaparece.
BRAGA SEMPRE MAIS!
LeonelP
LeonelP Equipa Principal
  • *****
  • 2707
O problema nem sequer é dar mais valor aos preços do que resultados. A questão é que não afastar os sócios custava tão pouco, há tantos milhões para tantas coisas. É que já nem peço iniciativas para chamar novos sócios e adeptos, mas ao menos não façam os possíveis e impossíveis para os poucos restantes irem embora.
eumesmo
eumesmo Equipa Principal
  • *****
  • 2051
O problema nem sequer é dar mais valor aos preços do que resultados. A questão é que não afastar os sócios custava tão pouco, há tantos milhões para tantas coisas. É que já nem peço iniciativas para chamar novos sócios e adeptos, mas ao menos não façam os possíveis e impossíveis para os poucos restantes irem embora.
Quem ouviu o presidente na assembleia dizer que ha ente que compra o lugar anual e não vai ver um jogo, sem que isso fosse um problema, sabe que isso nunca vai acontecer.
Infelizmente somos apenas um valor € no orçamento, da SAD e do Clube.


@braços
Eumesmo
"Até desmaio quando vejo que estão a roubar o Sporting de Braga" por D. Rosa
cairense Juvenis
  • **
  • 237
  por acaso relativamente  a minha relação com  S C BRAGA ( quotas , cadeira e alguns jogos com bilhete ) não me sinto de todo explorado . ao contrario de outros aspetos  da nossa vida quotidiana ( combustíveis , carros , autoestradas ,saude em geral , impostos  ,energias , telecomunicações , etc...) onde somos puro e simplesmente "roubados" a descarada e até  gozam com a nossa cara ,  e NINGUEM ESTA PREOCUPADO !! Há aqui muita gente com critica a tudo que mexe no universo  S C BRAGA . e começa a tornar-se muita desagradável ler certos comentários . para terminar estou satisfeito com aquilo que BRAGA me oferece e assim vou continuar a apoiar o clube da minha cidade , orgulhosamente .
(S)oon(C)hampion(B)raga
(S)oon(C)hampion(B)raga Equipa Principal
  • *****
  • 8309
Árbitro: João Pinheiro
Assistentes: Tiago Costa e Luciano Maia
4.º árbitro: Bruno Costa

como podem ver... e acho que com certeza já sabiam... NÃO HÁ VAR neste jogo
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5992
José por acaso o preço dos bilhetes é deveras mais importante que o jogo, pena que não tenhas percebido isso, não percebes tu e não percebe algum pessoal que vai dizendo amém a tudo (nem sei se é o teu caso, nem é importante para a situação).
O clube vai morrendo todos os dias um pouco, isto numa altura em que consegue os seus melhores resultados da história e por isso é que é importante discutir os preços.
Vais ter mais uma assistência miserável no domingo e isso é mais importante que ganhar ou perder. Todos os dias o clube manda alguém embora.
Os jogos à beira destes pormenores (ou se quiseres pormaiores) vão passando para 2ºplano...
Infelizmente ainda sou do tempo dos 20€ para ver o Bayern, passaram 13 anos e não se aprendeu nada, pelo contrário.

----

Agradeço a franqueza do seu comentário, pois expressa claramente as principais motivações duma boa parte dos que utilizam este fórum: que se lixe a equipa ganhar ou perder; o importante é continuar a minar a confiança dos (cada menos) sócios na Direcção, de forma a criar um ambiente insuportável que abra a porta a um 'brunismo' à moda do Minho.

Como para este peditório não dou, despeço-me deste fórum de forma definitiva.
Começar por dizer que não percebeste nada daquilo que eu disse, nem sequer percebes o básico, o clube são os sócios, não é a direção e muito menos é a SAD e Salvador. Sem sócios não há vitórias nem derrotas porque o clube não existe. Tu achas que a direção está acima do clube, eu acho que os sócios estão acima de tudo no clube.
As vitórias só ganham relevância se houve sócios para as festejar.
Na realidade estás a acusar os outros de destruir o clube, quando na realidade é o clube que se autodestroi há anos, é só ter olhos para ver os factos.

A direção se quer confiança tem que trabalhar para tal, por exemplo não expulsando sócios do estádio, não fazendo comunicados a humilha-los publicamente, etc, etc. Isso é que mina a confiança dos sócios.
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
Não há nada para dizer sobre o jogo? Bem, devem ser favas contadas... para a única questão importante que vejo aqui debatida ser os 2,50 € 'a mais', que supostamente o SCB quer extorquir aos seus sócios que se disponham a 'fazer o favor' de ir ao Estádio ver o jogo. Uau!!!
Claro que o facto do preço não ser fixado exclusivamente pelo SCB não interessa nada; só interessa o facto noutros jogos o FCP e o Benfica terem preços para sócios de 5 a 10 € e o Sporting de 6 a 12 €.
Por uma questão de honestidade intelectual, fico à espera que nos jogos da Liga (onde o preçário é da exclusiva responsabilidade do clube que joga em casa) se façam também as devidas comparações... E, claro, se refira que os sócios até aos 18 anos têm entrada gratuita no nosso Estádio, ao contrário do que sucede no Estádios dos 'estarolas', que aqui serviram de comparação.
---
Sobre o que verdadeiramente interessa, o jogo, espero que a equipa já tenha feito o luto da infame goleada que sofreu na Luz e, jogando com o melhor onze, encare o jogo como deve ser encarado: zero de margem de erro e tentar um resultado que a reabilite psicologicamente junto dos adeptos.
Seguem-se, quase até ao Natal, semanas com 2 jogos e a melhor forma de recuperar é ir ganhando os jogos. Assim espero...

São comentários como os teus que levam que hoje em dia o associativismo em Braga esteja quase nas horas da morte!

Perdemos 11 mil sócios. E nas bancadas somos cada vez menos. Com esta direção, isto não vai mudar. Não querem saber.

Continuem a dizer amen a tudo. Quando derem por ela, talvez seja tarde demais!

Se há coisa em que tenho sido sempre crítico desta direção é na relação com os sócios, adeptos e cidade. Já foram vários e longos os posts sobre isso e já foram várias as interações que tive com o clube a dar ideias de como pode, e deve, melhorar as condições dos sócios e adeptos.

No entanto, essa frase a negrito, apesar de perceber o contexto em que é dita, não podia estar mais longe da realidade. Eu conheço o "universo" SC Braga desde inícios dos anos 90. Não posso falar em "sempre" ou "nunca" mas sim desde 1990. E se é certo que na última assembleia só estiveram 300 sócios, um número muito baixo comparando com o número total de sócios que temos, é ainda assim 10x maior que nos anos 90 e 2000. Aliás, a frase está ao contrário, desde 1990 (a partir do qual posso falar) nunca houve tanta gente a se preocupar com o Braga como agora, nunca houve tanta gente a ir às assembleias, a votar contra ou abster-se nos orçamentos, a falar (e criticar) nas redes sociais, a contactar o provedor do sócio (que nem existiam nesse tempo), etc.

Se devia haver mais gente nas assembleias? Sim, devia. Se o clube devia fazer muito mais do que o que faz na relação com sócios e adeptos? Sem dúvida. Que devíamos estar muito mais pujantes na angariação de sócios? É óbvio que sim. E esta direção continua a dar tiros nos pés uns atrás dos outros neste assunto (não me parece que o preço dos bilhetes neste jogo o seja sinceramente...).

Mas é preciso perceber de onde vimos. Há 20/30/40 anos atrás era MUITO mas MUITO pior. As direções não eram escolhidas pelos sócios mas sim pelo presidente da câmara (já que depois eram sempre listas únicas escolhidas a dedo pelo presidente da câmara a apresentarem-se a eleições...), no 1º de Maio éramos 4 ou 5 mil nos jogos normais, quando corria bem. Sei que provavelmente 70% ou 80% de quem cá comenta e de quem vai ao estádio não sabe como era o clube antes de 2006 ou 2007, mas convém saber a história e de onde vimos. Eu não me lembro de haver tanta gente a ir às assembleias e a criticar a direção abertamente como agora. O que é bom, diga-se. Ainda bem que é assim, e deviam ser ainda mais. É assim que a democracia no clube é garantida.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2021, 10:44 por NightHawk »
 

Anuncios M