Quantcast
Captação e fidelização de sócios
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Captação e fidelização de sócios
226 Respostas
42964 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5627
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #40 em: 04 de Junho de 2021, 12:28 »
Uma questão que sempre me suscitou dúvidas.
Tenho familiares (primos) que já chegaram a ser sócios mas à vários anos emigraram para França e pouco tempo depois deixaram de pagar as quotas, deixando consequentemente de ser sócios. Se algum dia pessoas em situações idênticas (diga-se deixar de pagar quotas durante muito tempo) quiserem voltar a tornar-se sócios, têm que pagar todos esses anos que ficaram para trás?
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
reg107 Juniores
  • ***
  • 379
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #41 em: 04 de Junho de 2021, 12:31 »
Isto para mim é tudo muito simples. Se a receita que provem da bilheteira/sócios é pouco relevante no orçamento global do clube, como dizem, porque razão é que se praticam os preços que vemos? Porque razão não se põe as cadeiras anuais e bilhetes mais baratos para os sócios ou até mesmo para adeptos regulares em geral? Preferem ter menos gente no estádio e receber x do que ter o estádio composto a receber o mesmo? O que é que o clube ganha com isso?
Pelo que vejo, o Braga só com o dinheiro que recebe da tv mais as vendas que faz todos os anos tem o orçamento pago, fora patrocínios e receitas de bilheteira/sócios.

É simplesmente ridículo, num país como Portugal se praticarem os preços que praticam mesmo quando se sabe que os clubes dependem muito pouco do valor destas receitas. Os preços poderiam ser quase valores simbólicos e depois sim, se com o passar dos anos houvesse muita procura por bilhetes ou lugares anuais, poderiam aumentar os preços. O modelo de determinação de preços num mercado rege-se pela procura/oferta e a procura em Portugal é muito baixa, logo os preços praticados deviam ser proporcionais à mesma.

Quanto à regularização das quotas é ridículo. Para mim durante o tempo em que adeptos estivessem impedidos de ir ao estádio o clube devia desde logo assumir esse valor. Fazem campanhas da treta, só para inglês, que ajudam o comércio local e mais não sei o quê e depois ignoram completamente o adepto em geral que representa a população da cidade.

À partida serão contas e faturações distintas.
A SAD terá as suas contas e o clube é a quem nós pagamos cotas. Ou seja, o valor global do orçamento que se fala aqui, nada tem a ver com receitas de cotas, porque as vendas de jogadores entram nas contas da SAD.

Não sei se o valor das cotas será assim tão irrelevante para o clube que têm os escalões de formação, e modalidades amadoras para gerir e com orçamentos que não serão assim tão baixos quanto isso.

Não ponho em causa os argumentos de quem exige uma redução de cotas e cadeira anual para continuar como sócio (cada um tem as suas dificuldades e o seu orçamento para gerir), mas tenho sérias dúvidas que isso vá ocorrer em valores significativos, até porque muitas modalidades estão praticamente paradas há um ano, as receitas com patrocinios serão inevitavelmente mais baixas e as cotas dos sócios serão das poucas fontes de receita.

Este problema não será tão grave, do ponto de vista económico para o futebol profissional, embora seja um grande revés num clube que quer dar o passo seguinte. A SAD tem várias formas de se financiar. O problema está nos escalões de formação, no ecletismo do clube e na sua imagem enquanto marca. Aí o dano pode ter consequências para muitos anos.
Anuncios M
Anuncios M
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5627
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #42 em: 04 de Junho de 2021, 12:43 »
Isto para mim é tudo muito simples. Se a receita que provem da bilheteira/sócios é pouco relevante no orçamento global do clube, como dizem, porque razão é que se praticam os preços que vemos? Porque razão não se põe as cadeiras anuais e bilhetes mais baratos para os sócios ou até mesmo para adeptos regulares em geral? Preferem ter menos gente no estádio e receber x do que ter o estádio composto a receber o mesmo? O que é que o clube ganha com isso?
Pelo que vejo, o Braga só com o dinheiro que recebe da tv mais as vendas que faz todos os anos tem o orçamento pago, fora patrocínios e receitas de bilheteira/sócios.

É simplesmente ridículo, num país como Portugal se praticarem os preços que praticam mesmo quando se sabe que os clubes dependem muito pouco do valor destas receitas. Os preços poderiam ser quase valores simbólicos e depois sim, se com o passar dos anos houvesse muita procura por bilhetes ou lugares anuais, poderiam aumentar os preços. O modelo de determinação de preços num mercado rege-se pela procura/oferta e a procura em Portugal é muito baixa, logo os preços praticados deviam ser proporcionais à mesma.

Quanto à regularização das quotas é ridículo. Para mim durante o tempo em que adeptos estivessem impedidos de ir ao estádio o clube devia desde logo assumir esse valor. Fazem campanhas da treta, só para inglês, que ajudam o comércio local e mais não sei o quê e depois ignoram completamente o adepto em geral que representa a população da cidade.

À partida serão contas e faturações distintas.
A SAD terá as suas contas e o clube é a quem nós pagamos cotas. Ou seja, o valor global do orçamento que se fala aqui, nada tem a ver com receitas de cotas, porque as vendas de jogadores entram nas contas da SAD.

Não sei se o valor das cotas será assim tão irrelevante para o clube que têm os escalões de formação, e modalidades amadoras para gerir e com orçamentos que não serão assim tão baixos quanto isso.

Não ponho em causa os argumentos de quem exige uma redução de cotas e cadeira anual para continuar como sócio (cada um tem as suas dificuldades e o seu orçamento para gerir), mas tenho sérias dúvidas que isso vá ocorrer em valores significativos, até porque muitas modalidades estão praticamente paradas há um ano, as receitas com patrocinios serão inevitavelmente mais baixas e as cotas dos sócios serão das poucas fontes de receita.

Este problema não será tão grave, do ponto de vista económico para o futebol profissional, embora seja um grande revés num clube que quer dar o passo seguinte. A SAD tem várias formas de se financiar. O problema está nos escalões de formação, no ecletismo do clube e na sua imagem enquanto marca. Aí o dano pode ter consequências para muitos anos.
Nenhuma modalidade está dependente do que o clube consegue fazer com a bilheteira/sócios no futebol. Se assim fosse todas elas já tinham deixado de existir à muito tempo e nem sequer se falava em maiores investimentos como se tem falado para algumas delas. Mas assumindo que tal era o caso, a questão mantém-se: é melhor ter muita gente e fazer 100€ (valor aleatório) ou ter pouca gente a pagar mais e fazer na mesma 100€?
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
reg107 Juniores
  • ***
  • 379
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #43 em: 04 de Junho de 2021, 13:02 »
Nenhuma modalidade está dependente do que o clube consegue fazer com a bilheteira/sócios no futebol. Se assim fosse todas elas já tinham deixado de existir à muito tempo e nem sequer se falava em maiores investimentos como se tem falado para algumas delas. Mas assumindo que tal era o caso, a questão mantém-se: é melhor ter muita gente e fazer 100€ (valor aleatório) ou ter pouca gente a pagar mais e fazer na mesma 100€?
Eu concordo que os valores da cotas têm que ser revistos, até porque a familia toda paga cotas e no fim acaba por ser mais uma fatura do estilo EDP, Agua e telecomunicações. Sei bem que quando aperta é esta que fica por pagar até dias melhores. E sim mais vale 1000 a pagar 1€ que 100 a 10€.
Aquilo que me parece é que para o clube (não SAD) este valor não é assim tão irrelevante e se é verdade que as modalidade não dependerão unicamente destes valores, como é óbvio, também acho que o futuro delas em muito depende desta receita.

Para mim o maior problema é que é tudo uma caixa preta. Ninguém sabe muito bem quantos sócios se perderam, porquê e quando.
Não sei se o Braga tem departamento de TI mas se tem, ou andam muito ocupados ou são geridos com muito pouca ambição.

Para adotar soluções é preciso conhecer o problema, para isso são precisos dados concretos e não suposições:
 - Quantos sócios emigraram?
 - Quantos sócios correpondentes se perderam?
 - Quantos sócios menores se perderam?
 - Quantos deixaram de pagar cotas? Porquê?
Não paguei de março a dezembro (felizmente apenas por preguiça de ir ao BP), como não havia futebol deixei andar, nesse período ninguém me perguntou porquê. Se o próprio clube não sabe porque razão as pessoas estão a deixar de pagar, deixar de ser sócias, qualquer solução que se invente é um ato de fé. Pode ser que resulte.
Com dados concretos investe tempo e dinheiro com prioridades definidas.

Urge arranjar alguém, preferencialmente uma equipa que trate isto de forma profissional, caso contrário, andaremos sempre ao sabor de qualquer conquista que surja.
D_PAC
D_PAC Equipa Principal
  • *****
  • 1779
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #44 em: 04 de Junho de 2021, 14:05 »
Acabam de lançar um vídeo do Universo Braga, sobre as vantagens de ser sócio. Mas na nossa loja online já é possível comprar artigos com o respectivo desconto de sócio?
#VãoTerDeContarConnosco
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5990
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #45 em: 04 de Junho de 2021, 14:19 »
Uma questão que sempre me suscitou dúvidas.
Tenho familiares (primos) que já chegaram a ser sócios mas à vários anos emigraram para França e pouco tempo depois deixaram de pagar as quotas, deixando consequentemente de ser sócios. Se algum dia pessoas em situações idênticas (diga-se deixar de pagar quotas durante muito tempo) quiserem voltar a tornar-se sócios, têm que pagar todos esses anos que ficaram para trás?
O que conta é a última renumeração. Neste momento quem não ficou na atualização de 2019, agora pode entrar novamente para sócio. Em renumerações anteriores deixavam ficar pessoal com 2, 4, 5 anos de atraso de cotas e até mais. (aconteceu na última por exemplo e acho que era também por isso que o nº de sócios já ia bastante elevado)

No que toca a contas, se o dinheiro não chega fazem o que qualquer pessoa normal faz, cortam na despesa ou tentam aumentar as receitas. Eu ainda me custa entender como é que os clubes (Braga incluído) se estão a aguentar sem público, sem receitas publicidade, etc e mantendo praticamente 100% dos custos. Alguma coisa não bate certo, menos bate quando se olha para alguns dos maiores clubes da europa  e as dificuldades que vivem.
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5627
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #46 em: 04 de Junho de 2021, 14:36 »
Uma questão que sempre me suscitou dúvidas.
Tenho familiares (primos) que já chegaram a ser sócios mas à vários anos emigraram para França e pouco tempo depois deixaram de pagar as quotas, deixando consequentemente de ser sócios. Se algum dia pessoas em situações idênticas (diga-se deixar de pagar quotas durante muito tempo) quiserem voltar a tornar-se sócios, têm que pagar todos esses anos que ficaram para trás?
O que conta é a última renumeração. Neste momento quem não ficou na atualização de 2019, agora pode entrar novamente para sócio. Em renumerações anteriores deixavam ficar pessoal com 2, 4, 5 anos de atraso de cotas e até mais. (aconteceu na última por exemplo e acho que era também por isso que o nº de sócios já ia bastante elevado)

No que toca a contas, se o dinheiro não chega fazem o que qualquer pessoa normal faz, cortam na despesa ou tentam aumentar as receitas. Eu ainda me custa entender como é que os clubes (Braga incluído) se estão a aguentar sem público, sem receitas publicidade, etc e mantendo praticamente 100% dos custos. Alguma coisa não bate certo, menos bate quando se olha para alguns dos maiores clubes da europa  e as dificuldades que vivem.
Obrigado.

Os clubes estão se a aguentar porque à excepção dos estarolas a receita proveniente da bilheteira é quase irrelevante.
As receitas provenientes da publicidade continuam a entrar, pelo menos no futebol, pois os jogos são todos transmitidos na tv e com o público todo em casa é normal que continuem a pagar. Nas outras modalidades, especialmente nos clubes que não têm "tempo de antena", a história já deverá ser bem diferente.
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2710
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #47 em: 07 de Junho de 2021, 15:33 »
Agora que está confirmada a presença de publico apartir da próxima época, para 1/3 da lotação, uma medida no sentido de fidelizar os associados era dar prioridade aos lugares por antiguidade de sócio.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
Anuncios M
Anuncios M
Kwanza99
Kwanza99 Equipa Principal
  • *****
  • 1299
  • Os Kwanzas do Dyego
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #48 em: 07 de Junho de 2021, 16:04 »
Agora que está confirmada a presença de publico apartir da próxima época, para 1/3 da lotação, uma medida no sentido de fidelizar os associados era dar prioridade aos lugares por antiguidade de sócio.

Dar prioridade a quem durante a pandemia cumpriu com os seus deveres de associado, isso sim.
Zauuu ⚔️🔴⚪️
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #49 em: 07 de Junho de 2021, 16:28 »
Acho que se devia pensar também nos sócios que durante a pandemia gostariam de ter cumprido com os seus deveres mas não conseguiram, não esquecer que o COVID não trouxe só jogos sem público nas bancadas, trouxe também desemprego, layoff’s, etc.

O Braga tem, a meu ver, aqui uma oportunidade de mostrar que também olha pelos sócios, que não são apenas um número, hoje podem ser estes sócios a precisar do clube, amanhã pode ser o clube a precisar destes sócios, o importante, na minha opinião, é seguirmos juntos.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
reg107 Juniores
  • ***
  • 379
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #50 em: 07 de Junho de 2021, 17:32 »
Agora que está confirmada a presença de publico apartir da próxima época, para 1/3 da lotação, uma medida no sentido de fidelizar os associados era dar prioridade aos lugares por antiguidade de sócio.

Dar prioridade a quem durante a pandemia cumpriu com os seus deveres de associado, isso sim.
Provavelmente será priorizado quem tinha lugar anual à data da interrupção. Não deverão chegar a 10000, mas não deve andar muito longe.

Enviado do meu Redmi Note 8T através do Tapatalk

Anuncios G
VERMELHO MAGICO
VERMELHO MAGICO Equipa Principal
  • *****
  • 1092
  • O BRAGA SOMOS NÓS
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #51 em: 07 de Junho de 2021, 17:49 »
Acho que se devia pensar também nos sócios que durante a pandemia gostariam de ter cumprido com os seus deveres mas não conseguiram, não esquecer que o COVID não trouxe só jogos sem público nas bancadas, trouxe também desemprego, layoff’s, etc.

O Braga tem, a meu ver, aqui uma oportunidade de mostrar que também olha pelos sócios, que não são apenas um número, hoje podem ser estes sócios a precisar do clube, amanhã pode ser o clube a precisar destes sócios, o importante, na minha opinião, é seguirmos juntos.

Nem mais nem menos.

Embora para alguns possa parecer injusto porque pagou sempre (porque podia) há muita gente que tinha como prioridade alimentar a familia e cortar as "gorduras".
O Braga tem obrigação de estudar bem esta situação e não excluir sócios à balda por falta de pagamento de quotas.

COM RAÇA E LEALDADE
DEFENDO OS CLUBES DA MINHA CIDADE
Hucry
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #52 em: 07 de Junho de 2021, 18:05 »
Compreendo quem possa achar injusto perdoar uma grande parte das dívidas aos sócios que deixaram de pagar, mas penso que poderá haver maneira de compensar os dois lados, é muito importante o Braga arranjar uma maneira viável de não prejudicar ninguém e também de não perder os sócios que deixaram de pagar, pode ser um retrocesso sem retorno para o clube.

Contra mim falo que paguei sempre as cotas durante a interrupção, no entanto, não tenho dúvidas que o SC Braga precisa de toda a massa associativa presente e ativa na vida do clube, penso que poderão fazer isto sem ninguém sair prejudicado, eu não quero ir para o estádio e nem 5000 pessoas termos lá..
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5990
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #53 em: 07 de Junho de 2021, 19:59 »
Agora que está confirmada a presença de publico apartir da próxima época, para 1/3 da lotação, uma medida no sentido de fidelizar os associados era dar prioridade aos lugares por antiguidade de sócio.
O Braga não vende 10mil lugares anuais, por isso neste aspecto a preocupação do clube é zero. Diria que neste momento a preocupação é a oposta, num estádio de 30mil que só pode levar 10 se calhar vai ter 5mil, 6, 7mil.
É rezar para o sorteio ter jogos grandes logo no início para chamar o pessoal de volta.
Não esquecendo que pelo que se vai vendo a pandemia ainda vai andar por aí mais uns tempos.
sam Juvenis
  • **
  • 179
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #54 em: 16 de Julho de 2021, 15:45 »
Peço desculpa se já se falou disso, mas a função pesquisa não está a funcionar.

Alguém já utilizou o desconto de sócio na Unilabs? Sabem como funciona e se se aplica a testes para Covid-19? Não encontro nada no site da Unilabs nem no Google, além do press release do Braga e da indicação de que dá 25% de desconto sobre os preços tabelados no site do Braga.
rei de trunfo
rei de trunfo Juvenis
  • **
  • 183
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #55 em: 16 de Julho de 2021, 15:54 »
Peço desculpa se já se falou disso, mas a função pesquisa não está a funcionar.

Alguém já utilizou o desconto de sócio na Unilabs? Sabem como funciona e se se aplica a testes para Covid-19? Não encontro nada no site da Unilabs nem no Google, além do press release do Braga e da indicação de que dá 25% de desconto sobre os preços tabelados no site do Braga.
Eu já utilizei o desconto para fazer o teste covid na unilabs mostrando apenas o cartão de sócio. O teste com desconto fica por volta dos 75€. Mesmo assim, em Braga, há sítios onde os fazem mais baratos...

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk

sam Juvenis
  • **
  • 179
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #56 em: 16 de Julho de 2021, 16:01 »
Peço desculpa se já se falou disso, mas a função pesquisa não está a funcionar.

Alguém já utilizou o desconto de sócio na Unilabs? Sabem como funciona e se se aplica a testes para Covid-19? Não encontro nada no site da Unilabs nem no Google, além do press release do Braga e da indicação de que dá 25% de desconto sobre os preços tabelados no site do Braga.
Eu já utilizei o desconto para fazer o teste covid na unilabs mostrando apenas o cartão de sócio. O teste com desconto fica por volta dos 75€. Mesmo assim, em Braga, há sítios onde os fazem mais baratos...

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk

Obrigado! Eu vou ter de fazer fora de Braga e num lugar onde a única opção é Unilabs. E, considerando o preço, sempre é um bom desconto.
rei de trunfo
rei de trunfo Juvenis
  • **
  • 183
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #57 em: 16 de Julho de 2021, 16:06 »
Peço desculpa se já se falou disso, mas a função pesquisa não está a funcionar.

Alguém já utilizou o desconto de sócio na Unilabs? Sabem como funciona e se se aplica a testes para Covid-19? Não encontro nada no site da Unilabs nem no Google, além do press release do Braga e da indicação de que dá 25% de desconto sobre os preços tabelados no site do Braga.
Eu já utilizei o desconto para fazer o teste covid na unilabs mostrando apenas o cartão de sócio. O teste com desconto fica por volta dos 75€. Mesmo assim, em Braga, há sítios onde os fazem mais baratos...

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk

Obrigado! Eu vou ter de fazer fora de Braga e num lugar onde a única opção é Unilabs. E, considerando o preço, sempre é um bom desconto.
Sim é sempre uma ajuda. Eu na altura utilizei pouco tempo depois de chegarem os cartões novos. Quando falei do desconto na hora os funcionários da unilabs nem estavam informados e tiveram de telefonar a um superior que, confirmou que tinha direito o desconto. No final tudo se passou bem.

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk

LS
LS Equipa Principal
  • *****
  • 4992
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #58 em: 16 de Julho de 2021, 18:29 »
Peço desculpa se já se falou disso, mas a função pesquisa não está a funcionar.

Alguém já utilizou o desconto de sócio na Unilabs? Sabem como funciona e se se aplica a testes para Covid-19? Não encontro nada no site da Unilabs nem no Google, além do press release do Braga e da indicação de que dá 25% de desconto sobre os preços tabelados no site do Braga.
Eu já utilizei o desconto para fazer o teste covid na unilabs mostrando apenas o cartão de sócio. O teste com desconto fica por volta dos 75€. Mesmo assim, em Braga, há sítios onde os fazem mais baratos...

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk

Obrigado! Eu vou ter de fazer fora de Braga e num lugar onde a única opção é Unilabs. E, considerando o preço, sempre é um bom desconto.
Sim é sempre uma ajuda. Eu na altura utilizei pouco tempo depois de chegarem os cartões novos. Quando falei do desconto na hora os funcionários da unilabs nem estavam informados e tiveram de telefonar a um superior que, confirmou que tinha direito o desconto. No final tudo se passou bem.

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk

Já agora, da para utilizar também numa ressonância magnética?
tiago1992 Equipa Principal
  • *****
  • 1953
  Re: Fidelização de sócios em tempos de pandemia
« Responder #59 em: 30 de Julho de 2021, 00:14 »
Pelos lados dos de espanha dá-se muito mais valor aos sócios do que aqui. E reparem que foi uma coisa pensada e que já estava planeada para o dia do anuncio do regresso dos adeptos as bancadas:

https://www.vitoriasc.pt/pt/news/index/view/informacao-aos-associados-5

Quer se ache ou não as medidas adequadas ou suficientes, pelo menos algo fizeram. E por aqui?
 

Anuncios M