Quantcast
B-SAD 0-1 SC BRAGA - 30-04-2022 - 21H00 - PRÉ-JOGO E PÓS-JOGO
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
B-SAD 0-1 SC BRAGA - 30-04-2022 - 21H00 - PRÉ-JOGO E PÓS-JOGO
114 Respostas
16694 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Eskol Equipa Principal
  • *****
  • 2986
  Re: B-SAD - SC BRAGA - 30-04-2022 - 21H00 - PRÉ-JOGO E PÓS-JOGO
« Responder #100 em: 01 de Maio de 2022, 20:58 »
Sobre o Rodrigo Gomes, que falaram acima, eu acho que ele tem um potencial enorme e vejo nele uma espécie de Ricardo Horta.
O lugar do Rodrigo não é a ala esquerdo como tem sido esta época. Nesse lugar vai cumprindo, até tem estado muito bem defensivamente, mas não é um jogador de largura nem de fazer piscinas o jogo todo. O lugar do Rodrigo é o do Ricardo Horta ou o que fez hoje na primeira parte, onde esteve muito bem. Os 2 lances de perigo nossos na 1ª parte vieram de jogadas individuais dele. É um jogador com muita rapidez com bola nos pés, o que não é muito comum e é um jogador que se desmarca muito bem (por ser rápido) mas ambas facetas não são exploradas se ele jogar a ala esquerdo, porque nem pode ir com bola para dentro nem está numa posição para se desmarcar em profundidade (porque tem é que dar largura). É verdade que não tem grande finta no 1x1, tal como o Ricardo Horta também não tem. Tal como o Ricardo é alguém que aparece muito bem a finalizar (quando joga na posição dele, é ver os jogos dele na B ou nos sub-23).

Dos miúdos todos que têm entrado (o Carmo não conta, já é "jogador feito" para mim) o Rodrigo e o Roger são os que têm maior potencial, mas têm que jogar a médio ofensivo, não a ala esquerdo onde cumprem mas não têm a liberdade para explorar as suas qualidades. O Vitinha pode vir a dar jogador de alto nível também, mas mostra que lhe faltam "bases". Falha muitos controlos, corre mais do que a bola, atrapalha-se. Não sei se estes pontos são corrigíveis. Agora raça tem, é uma autêntica carraça para os adversários e ataca muito bem a profundidade.

Não concordo nada com isto.

Para começar, não o acho nada parecido com o R. Horta... Como disseste, o Rodrigo é um jogador de condução em velocidade e ataque ao espaço, o Ricardo é um jogador associativo que joga bem entre linhas. Sim, o Ricardo também não é propriamente um fantasista de ir para cima do adversário, por isso que modificou a sua forma de jogar e se tornou num jogador mais de corredor central e jogo associativo, sendo muito inteligente na leitura de jogo e nos movimentos, e muito forte na finalização. O Rodrigo não tem nada disto... Dizes que aparece muito bem a finalizar, mas ele nos 16 jogos que tem esta época na equipa principal, nunca conseguiu fazer um único remate em condições, fez 19 remates, que foram na sua grande maioria remates confrangedores onde ou não acertou bem na bola ou ela chegou a morrer à baliza. É certo que tem bons números nas equipas secundárias, mas isso às vezes não é sinónimo de ser bom finalizador, teríamos de ver golo a golo.

Em relação ao jogo de ontem, dizes que os 2 lances de maior perigo na primeira parte vieram de jogadas individuais dele. E como foram ambas as jogadas? Pegou na bola e correu em frente com ela até aparecer um adversário... Numa fez um remate inconsequente (que o GR deles transformou em oportunidade de golo), na outra fez um mau passe para o Moura.

Quanto à posição, ainda que o próprio já tenha dito que estava habituado a jogar sempre à direita e que ainda se estava a adaptar a jogar à esquerda, não pode explicar tudo. Tu dizes que a posição não o favorece, porque ele é um jogador cujas melhores características são a rapidez e a desmarcação na profundidade. Ora, não são precisamente essas as melhores características do Galeno também? E não era esta a posição ideal para ele? A questão é que o Rodrigo faz muito poucos movimentos de desmarcação nas costas da defesa, e quando faz, raramente consegue dominar uma bola que lhe é metida. E quando pede a bola no pé, não consegue fintar um único adversário, pelo que se torna inconsequente. Tu dizes que a posição é má "porque nem pode ir com bola para dentro nem está numa posição para se desmarcar em profundidade", e eu não concordo nada, porque estes eram precisamente os movimentos mais frequentes do jogador que jogou naquela posição antes dele, o Galeno.

Mesmo defensivamente, eu não diria que o Rodrigo tem estado bem, eu acho é que ele é muito abnegado e entrega-se como poucos, mas não se trata de qualidade defensiva, basta ver o jogo de Glasgow. O moço tem muita vontade, mas parece que faz sempre tudo em esforço, e fica-se sempre pelo "quase" em praticamente tudo o que tenta. E por isso, custa-me muito ver esse grande potencial. Pode ser que com um grande "salto" físico, ele venha a conseguir fazer a diferença, e aí sim tornar-se jogador, mas para já não vejo nada que me faça dizer que vai ter um grande futuro. Gosto bem mais do Roger, que apesar de ter mais para crescer (também é bem mais novo), já mostra coisas que o Rodrigo não mostra. Até vou mais longe: vejo mais potencial no Falé do que no Rodrigo, mesmo sabendo que o Falé nem nas equipas secundárias consegue ser figura, mas é a minha opinião. Espero bem estar enganado e que o Rodrigo exploda, mas por agora, não vejo nenhuns sinais disso.

O Rodrigo tem 18 anos. Dezoito. O Horta com 18 anos mostrava mais potencial que o Rodrigo?
O remate da 1ª oportunidade do Rodrigo foi tudo menos inconsequente. Foi à baliza, obrigou o GR a defender e deu uma oportunidade flagrante de golo que o Moura desperdiçou.

A posição de ala esquerdo na forma como a equipa joga com o Carvalhal obriga a que o ala seja um jogador de 1x1 porque é a isso que fica exposto. Dar largura, fazer piscinas para a frente e para trás e ficar 1x1 com o lateral (já que equipa normalmente bascula para um lado e depois abre na esquerda deixando espaço). E o Galeno nisso é muito melhor. Apesar de trapalhão consegue passar pelos adversários. O Rodrigo no 1x1 é de facto muito fraco e isso é um handicap naquela posição. Já agora, o Horta fez algumas vezes essa posição este ano em alguns jogos e sinceramente não fez mais que o Rodrigo, precisamente porque não tem essas características que o Galeno tem. O Roger aí tem mais esse 1x1 mas colocá-lo ali também é queimar o que de melhor ele tem, sair do 1x1 para dentro (e não para fora). A questão defensiva vem precisamente do facto de aquela não ser a posição dele! Em Glasgow, tal como em todos os jogos, pediram-lhe para fechar a ala como um 5º defesa esquerdo! A levar com bolas pelo ar com os calmeirões escoceses em cima! Ele não é ala nem defesa, é um médio ofensivo! O trabalho defensivo a que deveria estar sujeito é totalmente diferente! Se metesses o Horta a cobrir cruzamentos para o 2º poste como um defesa esquerdo ia correr bem!?

Coloquem o Rodrigo entre linhas como 2º avançado a procurar demarcações em profundidade e estou certo que tem tudo para ser um jogador muito acima da média. Relembro novamente, o miúdo só tem 18 anos!

Já agora, e estamos mesmo em desacordo, que potencial é que mostra o Falé? Não faz 1 finta, não tem velocidade, não tem remate acima da média. Tem alguma capacidade de passe e organização de jogo (mas isso temos na B e nos sub-23 aos montes, o Schurrle e o Berna então dão 10-0 ao Falé nisso). O Falé nem nos juniores consegue desequilibrar ao passo que o Rodrigo na B e nos sub-23 era o melhor da equipa. Aqui pode ser mesmo a minha falta de conhecimento técnico, mas eu ainda não consegui ver onde é que o Falé é um jogador diferenciado. Mas também sei que ainda é muito novo e que é preciso lhe dar tempo (e também por isso que acho que ele devia estar a jogar na B ou nos sub-23 para ganhar "calo").
Concordo. É um miúdo de 18 anos, fora de posição, contra adversários europeus e de Primeira Liga.
Ele tem jogado bastante porque aquela posição foi-lhe entregue a ele e ao Moura. Não há mais ninguém. E entre os dois, mais vale que seja o Rodrigo a acumular a maioria dos minutos e experiência a este nível.

Independentemente de quem seja o treinador e qual seja o sistema, mantê-lo nesta situação para o ano seria gestão danosa de um enorme ativo. Tem de passar mais para a frente, mesmo que seja para 2ª opção atrás do Ricardo Horta.
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3982
  Re: B-SAD - SC BRAGA - 30-04-2022 - 21H00 - PRÉ-JOGO E PÓS-JOGO
« Responder #101 em: 01 de Maio de 2022, 21:05 »
É muito difícil avaliar potencial só vendo os jogos, é necessário olhar a muitíssimos mais critérios, incluindo físicos, psicológicos e até emocionais e sociais.
Por isso prefiro avaliar o momento. E, NESTE MOMENTO,  o Rodrigo Gomes ainda é insuficiente para ser titular do Braga.
De futuro, não sei. Mas se eu mandasse, ou se fosse o jogador, preferir rodar noutra equipa menis exigente para ganhar rodagem. Daqui a um ano ou dois já será possível avaliar se tem, ou não, aptidões suficientes para jogar no Braga.
E o mesmo com todos os restantes miúdos da formação.
Anuncios M
Anuncios M
Enorme_Guerreiro
  Re: B-SAD - SC BRAGA - 30-04-2022 - 21H00 - PRÉ-JOGO E PÓS-JOGO
« Responder #102 em: 01 de Maio de 2022, 21:53 »
Sobre o Rodrigo Gomes, que falaram acima, eu acho que ele tem um potencial enorme e vejo nele uma espécie de Ricardo Horta.
O lugar do Rodrigo não é a ala esquerdo como tem sido esta época. Nesse lugar vai cumprindo, até tem estado muito bem defensivamente, mas não é um jogador de largura nem de fazer piscinas o jogo todo. O lugar do Rodrigo é o do Ricardo Horta ou o que fez hoje na primeira parte, onde esteve muito bem. Os 2 lances de perigo nossos na 1ª parte vieram de jogadas individuais dele. É um jogador com muita rapidez com bola nos pés, o que não é muito comum e é um jogador que se desmarca muito bem (por ser rápido) mas ambas facetas não são exploradas se ele jogar a ala esquerdo, porque nem pode ir com bola para dentro nem está numa posição para se desmarcar em profundidade (porque tem é que dar largura). É verdade que não tem grande finta no 1x1, tal como o Ricardo Horta também não tem. Tal como o Ricardo é alguém que aparece muito bem a finalizar (quando joga na posição dele, é ver os jogos dele na B ou nos sub-23).

Dos miúdos todos que têm entrado (o Carmo não conta, já é "jogador feito" para mim) o Rodrigo e o Roger são os que têm maior potencial, mas têm que jogar a médio ofensivo, não a ala esquerdo onde cumprem mas não têm a liberdade para explorar as suas qualidades. O Vitinha pode vir a dar jogador de alto nível também, mas mostra que lhe faltam "bases". Falha muitos controlos, corre mais do que a bola, atrapalha-se. Não sei se estes pontos são corrigíveis. Agora raça tem, é uma autêntica carraça para os adversários e ataca muito bem a profundidade.

Não concordo nada com isto.

Para começar, não o acho nada parecido com o R. Horta... Como disseste, o Rodrigo é um jogador de condução em velocidade e ataque ao espaço, o Ricardo é um jogador associativo que joga bem entre linhas. Sim, o Ricardo também não é propriamente um fantasista de ir para cima do adversário, por isso que modificou a sua forma de jogar e se tornou num jogador mais de corredor central e jogo associativo, sendo muito inteligente na leitura de jogo e nos movimentos, e muito forte na finalização. O Rodrigo não tem nada disto... Dizes que aparece muito bem a finalizar, mas ele nos 16 jogos que tem esta época na equipa principal, nunca conseguiu fazer um único remate em condições, fez 19 remates, que foram na sua grande maioria remates confrangedores onde ou não acertou bem na bola ou ela chegou a morrer à baliza. É certo que tem bons números nas equipas secundárias, mas isso às vezes não é sinónimo de ser bom finalizador, teríamos de ver golo a golo.

Em relação ao jogo de ontem, dizes que os 2 lances de maior perigo na primeira parte vieram de jogadas individuais dele. E como foram ambas as jogadas? Pegou na bola e correu em frente com ela até aparecer um adversário... Numa fez um remate inconsequente (que o GR deles transformou em oportunidade de golo), na outra fez um mau passe para o Moura.

Quanto à posição, ainda que o próprio já tenha dito que estava habituado a jogar sempre à direita e que ainda se estava a adaptar a jogar à esquerda, não pode explicar tudo. Tu dizes que a posição não o favorece, porque ele é um jogador cujas melhores características são a rapidez e a desmarcação na profundidade. Ora, não são precisamente essas as melhores características do Galeno também? E não era esta a posição ideal para ele? A questão é que o Rodrigo faz muito poucos movimentos de desmarcação nas costas da defesa, e quando faz, raramente consegue dominar uma bola que lhe é metida. E quando pede a bola no pé, não consegue fintar um único adversário, pelo que se torna inconsequente. Tu dizes que a posição é má "porque nem pode ir com bola para dentro nem está numa posição para se desmarcar em profundidade", e eu não concordo nada, porque estes eram precisamente os movimentos mais frequentes do jogador que jogou naquela posição antes dele, o Galeno.

Mesmo defensivamente, eu não diria que o Rodrigo tem estado bem, eu acho é que ele é muito abnegado e entrega-se como poucos, mas não se trata de qualidade defensiva, basta ver o jogo de Glasgow. O moço tem muita vontade, mas parece que faz sempre tudo em esforço, e fica-se sempre pelo "quase" em praticamente tudo o que tenta. E por isso, custa-me muito ver esse grande potencial. Pode ser que com um grande "salto" físico, ele venha a conseguir fazer a diferença, e aí sim tornar-se jogador, mas para já não vejo nada que me faça dizer que vai ter um grande futuro. Gosto bem mais do Roger, que apesar de ter mais para crescer (também é bem mais novo), já mostra coisas que o Rodrigo não mostra. Até vou mais longe: vejo mais potencial no Falé do que no Rodrigo, mesmo sabendo que o Falé nem nas equipas secundárias consegue ser figura, mas é a minha opinião. Espero bem estar enganado e que o Rodrigo exploda, mas por agora, não vejo nenhuns sinais disso.

O Rodrigo tem 18 anos. Dezoito. O Horta com 18 anos mostrava mais potencial que o Rodrigo?
O remate da 1ª oportunidade do Rodrigo foi tudo menos inconsequente. Foi à baliza, obrigou o GR a defender e deu uma oportunidade flagrante de golo que o Moura desperdiçou.

A posição de ala esquerdo na forma como a equipa joga com o Carvalhal obriga a que o ala seja um jogador de 1x1 porque é a isso que fica exposto. Dar largura, fazer piscinas para a frente e para trás e ficar 1x1 com o lateral (já que equipa normalmente bascula para um lado e depois abre na esquerda deixando espaço). E o Galeno nisso é muito melhor. Apesar de trapalhão consegue passar pelos adversários. O Rodrigo no 1x1 é de facto muito fraco e isso é um handicap naquela posição. Já agora, o Horta fez algumas vezes essa posição este ano em alguns jogos e sinceramente não fez mais que o Rodrigo, precisamente porque não tem essas características que o Galeno tem. O Roger aí tem mais esse 1x1 mas colocá-lo ali também é queimar o que de melhor ele tem, sair do 1x1 para dentro (e não para fora). A questão defensiva vem precisamente do facto de aquela não ser a posição dele! Em Glasgow, tal como em todos os jogos, pediram-lhe para fechar a ala como um 5º defesa esquerdo! A levar com bolas pelo ar com os calmeirões escoceses em cima! Ele não é ala nem defesa, é um médio ofensivo! O trabalho defensivo a que deveria estar sujeito é totalmente diferente! Se metesses o Horta a cobrir cruzamentos para o 2º poste como um defesa esquerdo ia correr bem!?

Coloquem o Rodrigo entre linhas como 2º avançado a procurar demarcações em profundidade e estou certo que tem tudo para ser um jogador muito acima da média. Relembro novamente, o miúdo só tem 18 anos!

Já agora, e estamos mesmo em desacordo, que potencial é que mostra o Falé? Não faz 1 finta, não tem velocidade, não tem remate acima da média. Tem alguma capacidade de passe e organização de jogo (mas isso temos na B e nos sub-23 aos montes, o Schurrle e o Berna então dão 10-0 ao Falé nisso). O Falé nem nos juniores consegue desequilibrar ao passo que o Rodrigo na B e nos sub-23 era o melhor da equipa. Aqui pode ser mesmo a minha falta de conhecimento técnico, mas eu ainda não consegui ver onde é que o Falé é um jogador diferenciado. Mas também sei que ainda é muito novo e que é preciso lhe dar tempo (e também por isso que acho que ele devia estar a jogar na B ou nos sub-23 para ganhar "calo").

Obviamente que não me lembro das exibições do R. Horta com 18 anos, mas posso dizer que era titular do Setúbal, onde fez 7 golos e 2 assistências em 36 jogos, e aos 19 anos foi vendido ao Málaga, onde fez 3 golos em 37 jogos numa equipa que ficou em 9º em Espanha. Por isso, será justo afirmar que alguma coisa ele tinha de mostrar na altura.

Só em relação ao remate de ontem: foi um remate fraco e à figura, que o GR deixou fugir ao tentar encaixar... Se fosse um remate tão bom, o GR adversário não o tentava encaixar...

Eu até percebo o que dizes. E até concordo que aquela não é a melhor posição para ele, só não concordo nada com os argumentos que deste. Além disso, seja naquela posição ou noutra qualquer, não lhe vejo nada de especial. Estamos de acordo que não é bom no 1x1, e que o R. Horta também não é forte nisso. A questão é: o Rodrigo é fraco, mas insiste e continua a tentar... Isso demonstra falta de inteligência. Mas eu sei porque é que ele tenta e insiste: porque era assim que ele se evidenciava nos sub-23 e na equipa B: bola na frente e ele a passar pelos adversários em corrida. Mas agora tem menos espaço para correr e adversários melhores, e ele então não passa por nenhum.

Na defesa, não é a isso que eu me refiro... Obviamente que ele não tem características para fechar ao 2º poste os cruzamentos. Mas não é a isso que eu me refiro, de todo. Quando eu falo de Glasgow, falo de bola no chão na linha, e ele a ser comido de todas as maneiras e feitios, a perder todas as divididas, a falhar constantemente o posicionamento, etc. Não é verdade que ele seja assim tantas vezes um lateral esquerdo, porque o Braga defende muitas vezes a 4, com o Tormena a fechar na esquerda. E a questão é precisamente a que tu dizes: ele é um médio ofensivo (eu diria avançado até) de origem. No entanto, o único aspeto do jogo onde ele se tem safado é defensivamente (a não ser que tenhas a mesma opinião dum forista anterior que diz que a equipa agora joga melhor por causa dele...), e isso, para um miúdo que é avançado, é constrangedor. Os extremos/avançados de 18 anos com potencial são conhecidos normalmente por serem irreverentes, corajosos a ir para cima, desequilibradores, faltando-lhes normalmente a cultura táctica e o compromisso defensivo. E é isso que a mim me deixa frustrado com o Rodrigo, porque é um jogador cujo melhor elogio que lhe pode ser feito é ser abnegado e comprometido defensivamente... Ter 18 anos não é desculpa para não conseguir fazer um remate em condições ou um cruzamento em condições. E para mim é confrangedor como ele perde todas as divididas, a facilidade com que lhe tiram a bola sem espinhas, etc. Basta olhar para o jogador que joga do lado contrário: 19 anos, tão ou mais franzino que o Rodrigo, e no entanto farta-se de ganhar duelos (não sendo um grande defensor, a diferença para o Rodrigo nos duelos é enorme), finta adversários a torto e a direito, ganha a linha para cruzar, tem força para rematar, etc.

Dando de barato que aquela não é a posição dele, é ainda assim uma posição que lhe permite pisar terrenos avançados, onde ele supostamente se sente mais à vontade. E nem aí ele mostra alguma coisa... Eu acho que se ele der um salto físico a coisa pode melhorar e ele passar a ser um jogador útil. Mas a 2 meses de fazer 19 anos, começa a ficar tarde para dar esse salto. E sem este grande "se", não lhe vejo potencial para grande coisa, muito sinceramente.

Quanto ao Falé, não é que eu ache que ele tem um grande potencial, acho é que o teto dele é mais alto que o do Rodrigo, não sendo alguém que se destaque muito também. Mas eu acho um Falé parecido com o Abel Ruiz: jogadores móveis, com bom toque de bola, inteligentes, sabem jogar de costas para a baliza e jogar com os colegas, mas depois pouco "matadores", fracos no jogo aéreo e pouco intensos nos duelos. Mas eu devolvo-te a pergunta: "mas eu ainda não consegui ver onde é que o Rodrigo é um jogador diferenciado."

Em relação ao Roger, acho que ainda é o que tem de mostrar mais, no sentido que ainda se viu pouco para confirmar o potencial todo, mas por outro lado aquele onde já se viu mais do que nos outros: sem medo de ter a bola e de assumir os lances, vai para cima dos adversários sem medo e consegue passar várias vezes, tem um excelente remate, cruza bem, percebe o jogo tacticamente, etc.. Por outro lado, é aquele que toma piores decisões, que é aquilo que eu estou à espera dum miúdo... O Roger encaixa num jovem talento atacante: irreverência, ousadia, técnica, mas falta de visão, má tomada de decisão, e esse tipo de coisas que se ganham com a idade. Aprender a cruzar/rematar ou a fintar não se aprende depois de sénior, o resto sim.
guerreiro1921 Equipa Principal
  • *****
  • 3054
  Re: B-SAD - SC BRAGA - 30-04-2022 - 21H00 - PRÉ-JOGO E PÓS-JOGO
« Responder #103 em: 01 de Maio de 2022, 22:06 »
Menção honrosa para os nossos adeptos. Num jogo que já não contava para nada, estivemos presentes e com apoio constante ao longo do jogo. Tiveram o prémio no final. Parabéns a quem fez o sacrifício.
Sem dúvida! Apoio top num jogo a feijões, não é para qualquer clube. Parabéns a todos!!

Enviado de meu POT-LX1 usando o Tapatalk
Não éramos muitos, mas os que fomos demos festival, apoio forte e constante e sempre animação na bancada. Até o Matheus veio ter connosco  ;D

É sempre bom ver estes elogios, os sacrifícios que fazemos valem sempre a pena
Edgar1921 Equipa Principal
  • *****
  • 1564
  Re: B-SAD - SC BRAGA - 30-04-2022 - 21H00 - PRÉ-JOGO E PÓS-JOGO
« Responder #104 em: 01 de Maio de 2022, 22:08 »
Menção honrosa para os nossos adeptos. Num jogo que já não contava para nada, estivemos presentes e com apoio constante ao longo do jogo. Tiveram o prémio no final. Parabéns a quem fez o sacrifício.
Sem dúvida! Apoio top num jogo a feijões, não é para qualquer clube. Parabéns a todos!!

Enviado de meu POT-LX1 usando o Tapatalk
Não éramos muitos, mas os que fomos demos festival, apoio forte e constante e sempre animação na bancada. Até o Matheus veio ter connosco  ;D

É sempre bom ver estes elogios, os sacrifícios que fazemos valem sempre a pena
Ontem foi mesmo lindo. Do primeiro ao último minuto sem parar.

https://www.zerozero.pt/video.php?id=1144101

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: B-SAD - SC BRAGA - 30-04-2022 - 21H00 - PRÉ-JOGO E PÓS-JOGO
« Responder #105 em: 01 de Maio de 2022, 22:33 »
(não vou citar senão isto fica gigantesco)
ENORME_GUERREIRO o potencial do Rodrigo vi-o nos sub-23 e na B. É difícil a um miúdo se destacar na equipa A em jogos de topo contra adversários como os da LE e os 3 grandes quando não o metem na posição dele. Se quiseres ver o potencial que ele tem é só tentares ir buscar alguns dos jogos que ele fez na formação. Mas podemos também olhar para o ultimo jogo. Esses 2 lances que falámos olhaste para os erros que ele cometeu: o remate podia ter sido melhor e o passe para o moura foi com muita força. Não reparaste que foi ele que quase sozinho criou ambas as jogadas em condução com a bola a queimar linhas e a chegar a zonas de finalização. Também não reparaste que a tomada de decisão em ambos os lances foi a correta: no 1º tinha tudo para rematar, era a melhor opção, na 2ª fez o passe que tinha que fazer. Na 2ª parte quando voltou ao lugar habitual praticamente desapareceu. Tem 18 anos, é normal falhar um remate ou um passe.

E já agora, o Horta aos 18 anos em Setúbal jogava na posição dele, não jogava a ala com 3 centrais atrás e a ter que fazer piscinas no corredor e defender para 5º defesa. Sim, o Braga de Carvalhal faz muitas vezes isso nos jogos, baixa o Rodrigo para perto da zona do Tormena.

É óbvio que ele vai ter sempre dificuldades a defender, porque ele não é um ala para defender! Aquilo que ele fez foi evoluir numa posição que não era a dele e isso também mostra qualidade e potencial, porque é preciso alguém ter qualidade para se adaptar a uma posição que não é a sua e ser efetivo (aliás, falaste muito do jogo em Glasgow, mas  nos outros jogos todos, e podemos só pensar nos mais recentes, não esteve nada mal a defender, contra Benfica e Porto não sofremos nenhum golo no corredor dele...).

Eu gostei muito de o ter visto jogar na posição dele na 1ª parte e acho que foi o nosso melhor jogador nesse período. E espero que nos últimos 2 jogos, até pelo facto do Iuri estar de fora, continue a jogar ali mas os 90mn. O Moura que fique com a ala ou que se meta lá o Buta.

Não sei se vai dar jogador ou não, mas que vejo ali potencial para um futuro Ricardo Horta, isso vejo.

O Roger fez 16 anos há pouco tempo, é muito novo para estas andanças e muitas vezes (como aconteceu com o Bruno Gama por exemplo) acaba por não ser benéfico queimar tantas etapas. Tanto pode vir a dar um craque mundial como num jogador sem qualquer destaque porque com 16 anos não conseguimos perceber onde está o teto dele nem que tipo de evolução terá. Mas o que vi dele na meia época que fez até se lesionar "assustou-me" no sentido positivo. Tem uma capacidade invulgar de 1x1, remate de longe, finalização e inteligência posicional (ainda que, claro com falhas como a do golo do Marítimo). Para além disso tem uma atitude incrível que chegou ao ponto de em Vizela uma equipa com gente experiente andar a procurar incessantemente o miúdo de 16 anos para ele "decidir" tal foi a dinâmica que ele trouxe à equipa. Mais uma vez foi colocado muitas vezes numa posição que não é a melhor para ele (colocá-lo "apenas" como um ala é perder toda a capacidade de explosão que ele tem no ataque porque tem que andar sempre a vir para trás), mas mesmo aí mostrou uma capacidade invulgar para a idade que tem. Vamos ver como regressa da lesão (foi o pior que lhe podia ter acontecido e pode travar a progressão dele).
« Última modificação: 01 de Maio de 2022, 22:37 por NightHawk »
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6028
  Re: B-SAD - SC BRAGA - 30-04-2022 - 21H00 - PRÉ-JOGO E PÓS-JOGO
« Responder #106 em: 02 de Maio de 2022, 00:08 »
Uma vitória com sabor a dobrar, mais 3 pontos e mais um prego no Bsad. (o Moreirense também se encaminha)
Se ganharmos os 2 jogos que faltam vai acabar por ser uma excelente pontuação no fim da época. (ao contrário do que se estava à espera em certo momento da época, vamos acabar bem melhor que o que começamos.)
easy_scb
easy_scb Equipa Principal
  • *****
  • 6783
  Re: B-SAD - SC BRAGA - 30-04-2022 - 21H00 - PRÉ-JOGO E PÓS-JOGO
« Responder #107 em: 02 de Maio de 2022, 09:48 »
Neste jogo com o B SAD existiram 2 Rodrigos. O da 1ª onde conseguiu ainda mexer com o jogo jogando na frente pela direita. E o Rodrigo da 2ª parte onde encostou à esquerda como ala e ficou uns bons 20m mais longe da baliza. Jogou claramente melhor na 1ª parte.

Sobre o rendimento dos nossos jogadores à esquerda (Moura e Rodrigo), tenho duas considerações:
-o nosso benchmark é claramente Galeno. Temos uma expectativa de que quem jogue ali deverá ser um jogador vertiginoso. A verdade é que Galeno era estupendo quando solicitado nas costas do lateral. Nem Rodrigo nem Moura têm essa capacidade.

-Em ataque continuado o Galeno sentia também muitas dificuldades. A única forma de criar algum desequilíbrio e jogar a bola para a frente era quando Sequeira subia no corredor e baralhava as contas dos defensores fosse com uma desmarcação ou com jogadas de combinações. Moura e Rodrigo também não têm este jogador que ofereça soluções.

O caminho para estes jogadores continuarem a ser opção no plantel é deixarem de ser considerados para esta posição especifica. Moura deveria ser trabalhado no lugar de Sequeira, e Gomes deve ser considerado para jogar no último terço do terreno.
Anuncios M
Anuncios M
Enorme_Guerreiro
  Re: B-SAD - SC BRAGA - 30-04-2022 - 21H00 - PRÉ-JOGO E PÓS-JOGO
« Responder #108 em: 02 de Maio de 2022, 15:38 »
(não vou citar senão isto fica gigantesco)
ENORME_GUERREIRO o potencial do Rodrigo vi-o nos sub-23 e na B. É difícil a um miúdo se destacar na equipa A em jogos de topo contra adversários como os da LE e os 3 grandes quando não o metem na posição dele. Se quiseres ver o potencial que ele tem é só tentares ir buscar alguns dos jogos que ele fez na formação. Mas podemos também olhar para o ultimo jogo. Esses 2 lances que falámos olhaste para os erros que ele cometeu: o remate podia ter sido melhor e o passe para o moura foi com muita força. Não reparaste que foi ele que quase sozinho criou ambas as jogadas em condução com a bola a queimar linhas e a chegar a zonas de finalização. Também não reparaste que a tomada de decisão em ambos os lances foi a correta: no 1º tinha tudo para rematar, era a melhor opção, na 2ª fez o passe que tinha que fazer. Na 2ª parte quando voltou ao lugar habitual praticamente desapareceu. Tem 18 anos, é normal falhar um remate ou um passe.

E já agora, o Horta aos 18 anos em Setúbal jogava na posição dele, não jogava a ala com 3 centrais atrás e a ter que fazer piscinas no corredor e defender para 5º defesa. Sim, o Braga de Carvalhal faz muitas vezes isso nos jogos, baixa o Rodrigo para perto da zona do Tormena.

É óbvio que ele vai ter sempre dificuldades a defender, porque ele não é um ala para defender! Aquilo que ele fez foi evoluir numa posição que não era a dele e isso também mostra qualidade e potencial, porque é preciso alguém ter qualidade para se adaptar a uma posição que não é a sua e ser efetivo (aliás, falaste muito do jogo em Glasgow, mas  nos outros jogos todos, e podemos só pensar nos mais recentes, não esteve nada mal a defender, contra Benfica e Porto não sofremos nenhum golo no corredor dele...).

Eu gostei muito de o ter visto jogar na posição dele na 1ª parte e acho que foi o nosso melhor jogador nesse período. E espero que nos últimos 2 jogos, até pelo facto do Iuri estar de fora, continue a jogar ali mas os 90mn. O Moura que fique com a ala ou que se meta lá o Buta.

Não sei se vai dar jogador ou não, mas que vejo ali potencial para um futuro Ricardo Horta, isso vejo.

O Roger fez 16 anos há pouco tempo, é muito novo para estas andanças e muitas vezes (como aconteceu com o Bruno Gama por exemplo) acaba por não ser benéfico queimar tantas etapas. Tanto pode vir a dar um craque mundial como num jogador sem qualquer destaque porque com 16 anos não conseguimos perceber onde está o teto dele nem que tipo de evolução terá. Mas o que vi dele na meia época que fez até se lesionar "assustou-me" no sentido positivo. Tem uma capacidade invulgar de 1x1, remate de longe, finalização e inteligência posicional (ainda que, claro com falhas como a do golo do Marítimo). Para além disso tem uma atitude incrível que chegou ao ponto de em Vizela uma equipa com gente experiente andar a procurar incessantemente o miúdo de 16 anos para ele "decidir" tal foi a dinâmica que ele trouxe à equipa. Mais uma vez foi colocado muitas vezes numa posição que não é a melhor para ele (colocá-lo "apenas" como um ala é perder toda a capacidade de explosão que ele tem no ataque porque tem que andar sempre a vir para trás), mas mesmo aí mostrou uma capacidade invulgar para a idade que tem. Vamos ver como regressa da lesão (foi o pior que lhe podia ter acontecido e pode travar a progressão dele).

Tens razão que é demais pedir a um miúdo de 18 anos que se destaque na LE e contra os estarolas. Mas ele também jogou contra o Paços de Ferreira, o Tondela, o Santa Clara, o Boavista, o Gil Vicente e o B SAD, e continuou sem se destacar... Em relação aos lances, é certo que ele tem mérito, mas tudo o que ele fez foi correr em frente. No lance do remate ele até parte da ala esquerda (era o Moura quem estava por dentro), pelo que o argumento da posição até perde força. No lance do passe, é o Fabiano quem desequilibra com o passe de calcanhar. É certo que o Rodrigo decide bem nas duas vezes, mas é precisamente isso a que me referia antes: um talento de 18 anos normalmente tem a ousadia, a técnica, a qualidade, e falha no resto. O Rodrigo é o oposto: ele tem a inteligência táctica e a leitura dos momentos, mas falta-lhe o resto. E eu acho que o primeiro caso é o que tem muito mais potencial, porque esta parte da táctica e do compromisso é que se ganha nesta idade, o resto já tem de estar lá...

"Tem 18 anos, é normal falhar um remate ou um passe."
Tens toda a razão, e eu concordo. O que não é normal é não fazer um remate de jeito em 16 jogos, não fazer um cruzamento perigoso, não fazer um passe a rasgar, nada... E a posição desculpa algumas coisas, mas não desculpa tudo. Porque, não sendo a melhor posição para ele, ele aparece muitas vezes no último terço e nunca consegue fazer a diferença, é esse o meu problema com ele.

" falaste muito do jogo em Glasgow, mas  nos outros jogos todos, e podemos só pensar nos mais recentes, não esteve nada mal a defender, contra Benfica e Porto não sofremos nenhum golo no corredor dele...)."
Não é que eu ache que ele é o maior culpado dos golos, longe disso, mas vai lá ver outra vez os 2 golos do Benfica. Nascem ambos de cruzamentos do lado dele, sendo que no primeiro ele não está lá (não sei se tinha de ser ele, mas era do lado onde ele estava a jogar) e é o Tormena que tem de o ir dobrar, chegando atrasado, e no segundo o Diogo Gonçalves passa por ele com demasiada facilidade (ele já estava rebentado, tanto que saiu logo a seguir), apesar da maior parte da culpa ser de outros jogadores e não dele.

Mas o meu melhor argumento é mesmo usar as tuas próprias palavras... Lê o que disseste sobre o Roger, que eu subscrevo totalmente, e aí tens o que eu nunca vi no Rodrigo: assume, vai para cima, desequilibra, tem personalidade... mesmo jogando fora de posição. É óbvio que nem todos os jogadores são iguais, mas este é o tipo de coisas que são normais numa jovem promessa. Ontem vi o Rodrigo Ribeiro do Sporting a entrar e fazer o mesmo: assumir, ir para cima, desequilibrar e criar oportunidades de golo. A sensação que me dá com o Rodrigo é que será como outras jovens promessas que fazem a diferença enquanto são novos, mas depois são medíocres enquanto séniores. Para mim, nem sempre ser o melhor jogador na formação é sinónimo de ser o que tem mais potencial. O Rodrigo era a figura dos sub-23 porque desequilibrava com base na velocidade. Mas apanhando adversários que lhe conseguem limitar muito o uso dessa velocidade, ele torna-se inconsequente.

Por fim, dizer que concordo contigo e que espero que ele jogue no trio da frente mais tempo até ao fim da época, para ver se mostra mais qualquer coisa.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: B-SAD - SC BRAGA - 30-04-2022 - 21H00 - PRÉ-JOGO E PÓS-JOGO
« Responder #109 em: 02 de Maio de 2022, 18:21 »
Uma vitória com sabor a dobrar, mais 3 pontos e mais um prego no Bsad. (o Moreirense também se encaminha)
Se ganharmos os 2 jogos que faltam vai acabar por ser uma excelente pontuação no fim da época. (ao contrário do que se estava à espera em certo momento da época, vamos acabar bem melhor que o que começamos.)
O problema é que já estamos há muitas jornadas arredados da média de pontos que nos poderia permitir acalentar esperanças de estar na luta e poder conquistar um lugar no top 3... a título de curiosidade,, salvo uma ou outra excepção, desde que a Liga voltou a ser jogada com 18 equipas só por uma vez o terceiro lugar foi conquistado com uma media de pontos inferior a 2 pts por jornada...regra geral para acalentar esperanças, pelo top 3, é necessário manter uma média a tocar os 2,2 pts/J (na melhor das hipóteses vamos terminar com 2pts/J e há muito fora dessa luta... já estamos a jogar a feijões há bastantes jornadas mas ainda assim espero termos contribuído decisivamente para a descida do Bsad).

« Última modificação: 02 de Maio de 2022, 18:24 por Lipeste »
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: B-SAD - SC BRAGA - 30-04-2022 - 21H00 - PRÉ-JOGO E PÓS-JOGO
« Responder #110 em: 02 de Maio de 2022, 18:37 »
Uma vitória com sabor a dobrar, mais 3 pontos e mais um prego no Bsad. (o Moreirense também se encaminha)
Se ganharmos os 2 jogos que faltam vai acabar por ser uma excelente pontuação no fim da época. (ao contrário do que se estava à espera em certo momento da época, vamos acabar bem melhor que o que começamos.)
O problema é que já estamos há muitas jornadas arredados da média de pontos que nos poderia permitir acalentar esperanças de estar na luta e poder conquistar um lugar no top 3... a título de curiosidade,, salvo uma ou outra excepção, desde que a Liga voltou a ser jogada com 18 equipas só por uma vez o terceiro lugar foi conquistado com uma media de pontos inferior a 2 pts por jornada...regra geral para acalentar esperanças, pelo top 3, é necessário manter uma média a tocar os 2,2 pts/J (na melhor das hipóteses vamos terminar com 2pts/J e há muito fora dessa luta... já estamos a jogar a feijões há bastantes jornadas mas ainda assim espero termos contribuído decisivamente para a descida do Bsad).

Se ganharmos os 2 jogos que faltam faremos a 3ª melhor pontuação da nossa história. Diria que deveria ser considerada a 4ª porque aquela época do Leonardo Jardim foi a 30 jornadas e a % de pontos foi maior.

Estamos sempre a criticar e a pedir mais, mas infelizmente na nossa história muito poucas vezes fizemos melhor. Há que ter noção de onde partimos e do patamar (principalmente financeiro) onde os outros estão. Esta é uma época que em termos de campeonato vai estar nas nossas melhores de sempre, apesar de não parecer. Isto não é uma opinião, é um facto. O nosso problema é que os outros 3 praticamente não perdem pontos. O Porto só perdeu 11 pontos em 31 jornadas, o Sporting 17 e o Benfica 25. Cada um deles perdeu 3 pontos contra nós (e ganhou outros 3). Por muito que queiramos, é muito difícil perder tão poucos pontos num campeonato. Tem que ser uma época completamente excecional para ficar acima dos 3 se mantiverem esta bitola. O Abel fez 75 pontos, que é uma pontuação fabulosa para o nosso nível e ficou em 4º. Esta época 75 pontos se calhar também não dariam para o 3º lugar (o Benfica tem 71 e pode fazer 77, perdendo com o Porto faz 74 mas também já anda há 3 ou 4 jogos a cumprir calendário, se precisasse dificilmente perderia pontos nos últimos jogos - ou melhor, o sistema não os deixaria perder pontos).
Anuncios G
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: B-SAD - SC BRAGA - 30-04-2022 - 21H00 - PRÉ-JOGO E PÓS-JOGO
« Responder #111 em: 02 de Maio de 2022, 21:23 »
Uma vitória com sabor a dobrar, mais 3 pontos e mais um prego no Bsad. (o Moreirense também se encaminha)
Se ganharmos os 2 jogos que faltam vai acabar por ser uma excelente pontuação no fim da época. (ao contrário do que se estava à espera em certo momento da época, vamos acabar bem melhor que o que começamos.)
O problema é que já estamos há muitas jornadas arredados da média de pontos que nos poderia permitir acalentar esperanças de estar na luta e poder conquistar um lugar no top 3... a título de curiosidade,, salvo uma ou outra excepção, desde que a Liga voltou a ser jogada com 18 equipas só por uma vez o terceiro lugar foi conquistado com uma media de pontos inferior a 2 pts por jornada...regra geral para acalentar esperanças, pelo top 3, é necessário manter uma média a tocar os 2,2 pts/J (na melhor das hipóteses vamos terminar com 2pts/J e há muito fora dessa luta... já estamos a jogar a feijões há bastantes jornadas mas ainda assim espero termos contribuído decisivamente para a descida do Bsad).

Se ganharmos os 2 jogos que faltam faremos a 3ª melhor pontuação da nossa história. Diria que deveria ser considerada a 4ª porque aquela época do Leonardo Jardim foi a 30 jornadas e a % de pontos foi maior.

Estamos sempre a criticar e a pedir mais, mas infelizmente na nossa história muito poucas vezes fizemos melhor. Há que ter noção de onde partimos e do patamar (principalmente financeiro) onde os outros estão. Esta é uma época que em termos de campeonato vai estar nas nossas melhores de sempre, apesar de não parecer. Isto não é uma opinião, é um facto. O nosso problema é que os outros 3 praticamente não perdem pontos. O Porto só perdeu 11 pontos em 31 jornadas, o Sporting 17 e o Benfica 25. Cada um deles perdeu 3 pontos contra nós (e ganhou outros 3). Por muito que queiramos, é muito difícil perder tão poucos pontos num campeonato. Tem que ser uma época completamente excecional para ficar acima dos 3 se mantiverem esta bitola. O Abel fez 75 pontos, que é uma pontuação fabulosa para o nosso nível e ficou em 4º. Esta época 75 pontos se calhar também não dariam para o 3º lugar (o Benfica tem 71 e pode fazer 77, perdendo com o Porto faz 74 mas também já anda há 3 ou 4 jogos a cumprir calendário, se precisasse dificilmente perderia pontos nos últimos jogos - ou melhor, o sistema não os deixaria perder pontos).
É preciso continuar a encurtar distâncias e criar condições para mais orçamento porque sem ele acontece um milagre de vez em quando, apesar de eu achar que com o actual temos a obrigação de superar a média pontual de 2 pts/J.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6028
  Re: B-SAD - SC BRAGA - 30-04-2022 - 21H00 - PRÉ-JOGO E PÓS-JOGO
« Responder #112 em: 03 de Maio de 2022, 00:27 »
Como disse vamos acabar bem melhor que o que começamos. A pontuação final de 68 pontos se acontecer é excelente, mas tivemos muitos jogos fracos, uns com resultados positivos e outros nem tanto. Estes 68 pontos acabam por mostrar que é possível fazer muito mais, os 75 do Abel não ficaram assim tão longe, com mais ou menos dificuldades poderíamos ter chegado lá, são 7 pontos, porque apesar de tudo somos bastante superiores às outras equipas. Pequenos pormenores poderiam ter tornado a época bastante positiva.
Em casa poderemos fazer 34 pontos esta época, mas acho que poderíamos fazer bem mais até aos 40 pontos ou mais um pouco. Em 17 jogos perder o correspondente a 3 jogos jogos parece-me perfeitamente possível. (podem ser os grandes ou outros), se for um ano como este em que ganhamos a 2 dos grandes em casa, então podíamos ir até perto dos 45 pontos em casa, vai ser isso que vai fazer a diferença numa grande época ou nem tanto.
Nós temos que fazer a nossa obrigação, depois os outros logo se vê se falham ou não.
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6028
  Re: B-SAD - SC BRAGA - 30-04-2022 - 21H00 - PRÉ-JOGO E PÓS-JOGO
« Responder #113 em: 03 de Maio de 2022, 10:00 »
Ainda no seguimento do que escrevi acima, em abril fizemos 13 pontos em 15, sendo que ganhamos a Porto e Slb, claro que é difícil manter este registo durante 9 meses, mas é um ponto de partida.
https://www.abola.pt/nnh/2022-05-03/sc-braga-abril-deu-um-empurrao/939235
Hucry
  Re: B-SAD - SC BRAGA - 30-04-2022 - 21H00 - PRÉ-JOGO E PÓS-JOGO
« Responder #114 em: 03 de Maio de 2022, 10:47 »
Tivemos jogos menos conseguidos mas também tivemos jogos que fizemos mais do que suficiente para ganhar, diria até goelar, o jogo com o Guimarães e com o Boavista em casa, fizemos mais do que suficiente para ganhar e só ganhámos 2 pontos... mesmo com o Gil Vicente fazer 0 pontos num jogo que criámos bastantes oportunidades. Foi uma época de altos e baixos, mas podíamos ter passado  facilmente os 70 pontos.
 

Anuncios M