Quantcast
Mudança de nome e atualizar símbolo
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Mudança de nome e atualizar símbolo
31 Respostas
6001 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15095
  Re: Mudança de nome e atualizar símbolo
« Responder #20 em: 18 de Janeiro de 2021, 22:28 »
BRAGA SEMPRE MAIS!
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: Mudança de nome e atualizar símbolo
« Responder #21 em: 19 de Janeiro de 2021, 12:41 »
Nós somos conhecidos lá fora por "SC Braga" e é o termo que mais gosto. Cá chamam sempre de "Sporting de Braga" mas o Braga deveria fazer uma campanha junto da CS para ou nos chamarem "Sporting Clube de Braga" (como fazem com o Porto... chamam-lhes sempre "Futebol Clube do Porto" e não apenas "Porto" ou "Futebol do Porto" ou para nos chamarem "SC Braga".

Eu nisto sou um bocado mais conservador. Eu não mudaria o nome porque é a identidade do clube, e aquando da sua fundação havia muita gente que chamava apenas "Sporting" ao clube. Apenas "forçava" essas 2 denominações que disse acima, porque convencionou-se esse "Sporting de" e não faz sentido, sendo que a marca "SC Braga" tem já um alcance internacional (tanto que o próprio clube, e bem, mudou a designação das redes sociais para "SC Braga").

Quanto ao símbolo também sou um bocado conservador. Acho que pode fazer sentido uma pequena modernização mas mantendo a ideia original (tal como fez o Atlético de Madrid ou mesmo o próprio Barcelona ao longo dos anos: https://stafcbarcelona.wordpress.com/historia-do-escudo/).

A ligação do escudo à cidade parece-me importante porque reforça a identidade do clube como pertencente à cidade, daí que às últimas atualizações com o efeito de luz se calhar mudava só para uma versão com "SC Braga" do género do que o DPAC colocou, precisamente para reforçar a marca.

Parabéns SC Braga!

Anuncios M
Anuncios M
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16467
  Re: Mudança de nome e atualizar símbolo
« Responder #22 em: 19 de Janeiro de 2021, 12:59 »
Nós somos conhecidos lá fora por "SC Braga" e é o termo que mais gosto. Cá chamam sempre de "Sporting de Braga" mas o Braga deveria fazer uma campanha junto da CS para ou nos chamarem "Sporting Clube de Braga" (como fazem com o Porto... chamam-lhes sempre "Futebol Clube do Porto" e não apenas "Porto" ou "Futebol do Porto" ou para nos chamarem "SC Braga".

Eu nisto sou um bocado mais conservador. Eu não mudaria o nome porque é a identidade do clube, e aquando da sua fundação havia muita gente que chamava apenas "Sporting" ao clube. Apenas "forçava" essas 2 denominações que disse acima, porque convencionou-se esse "Sporting de" e não faz sentido, sendo que a marca "SC Braga" tem já um alcance internacional (tanto que o próprio clube, e bem, mudou a designação das redes sociais para "SC Braga").

Quanto ao símbolo também sou um bocado conservador. Acho que pode fazer sentido uma pequena modernização mas mantendo a ideia original (tal como fez o Atlético de Madrid ou mesmo o próprio Barcelona ao longo dos anos: https://stafcbarcelona.wordpress.com/historia-do-escudo/).

A ligação do escudo à cidade parece-me importante porque reforça a identidade do clube como pertencente à cidade, daí que às últimas atualizações com o efeito de luz se calhar mudava só para uma versão com "SC Braga" do género do que o DPAC colocou, precisamente para reforçar a marca.

Parabéns SC Braga!
Não consegues dizer o Futebol do Porto, mas é comum dizer o Porto, o benfica (mais comum que o extenso). Em português não me lembro de se misturar letras e o ultimo nome como é usual noutras linguas como o inglês (onde para certo clube até costumam acrescentar a cidade). A única sigla que me recorde é o PSG .

Já o "sporting de" é habitual quando ao seguir ao "de" vem uma cidade. O sporting de espinho (então no volei pra distinguir da AA Espinho), sporting de tomar, sporting da Covilhã ou o sporting de Gijón (que em espanha é chamado assim ou apenas "Sporting"). Apenas quando não tens uma cidade, não se usa o sporting: Farense, Olhanense, Campomaiorense.

Por lá fora existe o mesmo. Muitos têm city no nome, mas quando se fala em "o city", ou o "united" geralmente são as equipas de Manchester, assim como o Deportivo é o da Corunha.

Ouço muitas vezes Sporting Clube de Braga, Sporting de Braga ou apenas o Braga. Todas elas estão correctas.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Gverreiro pt
Gverreiro pt Juniores
  • ***
  • 635
  • É A TUA AMBIÇÃO!
  Re: Mudança de nome e atualizar símbolo
« Responder #23 em: 19 de Janeiro de 2021, 13:14 »
Clube Cidade de Braga não ficava mal...
Zusco
Zusco Equipa Principal
  • *****
  • 2299
  • Quem não sente não entende
  Re: Mudança de nome e atualizar símbolo
« Responder #24 em: 19 de Janeiro de 2021, 13:33 »


Nós somos conhecidos lá fora por "SC Braga" e é o termo que mais gosto. Cá chamam sempre de "Sporting de Braga" mas o Braga deveria fazer uma campanha junto da CS para ou nos chamarem "Sporting Clube de Braga" (como fazem com o Porto... chamam-lhes sempre "Futebol Clube do Porto" e não apenas "Porto" ou "Futebol do Porto" ou para nos chamarem "SC Braga".


A NEXT tem feito isso, usam quase sempre o nome completo
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16467
  Re: Mudança de nome e atualizar símbolo
« Responder #25 em: 19 de Janeiro de 2021, 16:54 »
Hoje li a seguinte noticia : https://www.abola.pt/nnh/2021-01-18/inter-de-milao-inter-vai-mudar-nome-e-simbolo/875456.
Agora que fazemos 100 anos, seria pertinente lançar o debate para a mudança de nome e atualização de símbolo. o  Inter de Milão é um dos muitos que já o fizeram.  Na minha opinião, devíamos retirar o Sporting Clube do nosso nome. Já uma nova imagem para o símbolo (emblema), tenho mais dúvidas. Qual a vossa opinião ?
https://www.abola.pt/nnh/2021-01-18/inter-milao-nega-mudanca-de-nome/875550
Quem não sente não é filho de boa gente.
ombaiz
ombaiz Equipa Principal
  • *****
  • 1483
  • Quem não sente não entende...
  Re: Mudança de nome e atualizar símbolo
« Responder #26 em: 19 de Janeiro de 2021, 17:30 »


Nós somos conhecidos lá fora por "SC Braga" e é o termo que mais gosto. Cá chamam sempre de "Sporting de Braga" mas o Braga deveria fazer uma campanha junto da CS para ou nos chamarem "Sporting Clube de Braga" (como fazem com o Porto... chamam-lhes sempre "Futebol Clube do Porto" e não apenas "Porto" ou "Futebol do Porto" ou para nos chamarem "SC Braga".


A NEXT tem feito isso, usam quase sempre o nome completo
Neste aspecto quem melhor que nuestros hermanos para perceber o que se passa...eles tem muita cs mas mm assim são e serão denominados Vitória de Guimarães...

É ridiculo, chateia-me sobremaneira o meu clube ser chamado Sporting de Braga...mas é uma luta bastante difícil...
AMartins
AMartins Equipa Principal
  • *****
  • 3403
  Mudança de nome e atualizar símbolo
« Responder #27 em: 19 de Janeiro de 2021, 19:08 »
Em termos de referência prefiro mil vezes que seja apenas Braga do que Sporting de Braga. Nada a ver com sporting lagarto, mas porque simplesmente o nome do clube não é aquele.

Faço sempre questão de referir o clube como Sporting Clube de Braga, sempre que falo com outras pessoas sobre futebol e sobre o nosso clube (não com amigos nem família, aí é só Braga). Sporting de Braga para mim não faz sentido algum e é coisa que nunca disse na vida...então ver a abreviatura “Sp. Braga” é qualquer coisa de ridículo. SC Braga sim!

No caso do Porto, tornou-se tão forçada a tentativa de engrandecimento e de encobrimento do FêCêPê (tão jocosamente dito até aos anos 90) que hoje em dia até enjoa ouvir a referência ao nome completo...já se tornou no “Foculporto”.
Anuncios M
Anuncios M
Gverreiro21
Gverreiro21 Juniores
  • ***
  • 517
  Re: Mudança de nome e atualizar símbolo
« Responder #28 em: 24 de Janeiro de 2021, 03:22 »
O Emblema foi actualizado recentemente: https://www.facebook.com/SCBragaOficial/photos/a.165776473473828/3877518205632951
Na minha opinião ficou perfeito, daqui a 100 anos continuará lindo, embora se possam aceitar pequenos retoques, como está agora parece-me perfeitamente actual.

Raramente me pronuncio aqui no Forum, mas esta não podia deixar passar...
Em relação ao nome só pode ser uma piada de muito mau gosto!!!!! Nem devia merecer comentários... Vi alguns comentários simplesmente pobres de espirito, provido de mentes que simplesmente não devem entender a identidade e a história deste Clube! Comentários de um complexo de inferioridade em relação ao sul que até me deixam brutalmente chocado! Como se o nome "Sporting" fosse apropriação de um só clube, com tantos "sportings" pelo mundo!! Mudavam o nome e a seguir apagavam o nome da história para não se lembrarem??! Que tópico mais despropositado! Já agora, também mudavam o vermelho para outra cor para não conotar com os galináceos do benfica?? Já agora, porque não eliminar este clube e criar um novo?! Que palhaçada!!!!!! Um complexo de inferioridade que nem é digno da alma Braguista!! Presumo que os Fundadores deste Mágico Clube estejam nesta altura às voltas no caixão, com todo o respeito que me merecem! Deixem-se de modas da treta e preocupem-se mais em apoiar o clube! Vocês vêem este tipo de debates nos 3 estarolas?!?! Presumo que naqueles antros de corrupção onde a APAF come, se já andam aos tiros e atropelamentos por muito menos, então alguém que sugerisse isso era fuzilado (obviamente não é o que pretendo nem estou a sugerir tal coisa)! Com isto quero dizer, não sei se deve-se ao aparecimento de novos adeptos talvez pouco esclarecidos sobre a nossa identidade, mas que só neste Clube vejo este tipo de discussões, enquanto os outros defendem a sua identidade com unhas e dentes!! Talvez por esta mesquinhes, este complexo de inferioridade, nem sei o que lhe chamar, ainda não tenhamos conseguido subir de patamar. Já imaginaram esta discussão no seio dos 3 estarolas?! O furacão que não seria! Imagine-se mudar-se o nosso nome, a chacota que não seriamos em Lisboa, seria o gozo completo!!!! Se são Braguistas assumam-se porra!!!! SPORTING CLUBE DE BRAGA, COM MUITO ORGULHO!

Sinceramente, há adeptos do SCB que nem entendo porque o são!
.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2021, 04:11 por Gverreiro21 »
Gverreiro21
Gverreiro21 Juniores
  • ***
  • 517
  Re: Mudança de nome e atualizar símbolo
« Responder #29 em: 24 de Janeiro de 2021, 03:27 »
Discordo completamente de tudo o que foi dito até agora. Mudar para "Warriors" então ... Estamos a falar do Sporting Clube de Braga, clube com várias décadas de história, não de uma marca ou de um clube de râguebi/futebol americano fundado há duas semanas.

O nosso símbolo é o mesmo símbolo que o da cidade só que com cores diferentes. Não há nada a mudar, nem os símbolos religiosos. Braga já existe há mais de dois mil anos e foi uma cidade profundamente religiosa por muito desse tempo. Compreendo que esses símbolos como a Santa Maria ou as quinas com as chagas de Cristo façam confusão a algumas pessoas mas fazem parte da nossa identidade, que se está prestes a tornar centenária. Bem antes de sermos os "Guerreiros do Minho" já éramos os Arcebispos. Retirar isso do símbolo, para mim, iria descaracterizar completamente a nossa "cara". Nunca hei de aceitar que se faça "à Juventus" neste clube.

Quanto a retirar "Sporting" do nome, o que é que sugeriam para substituir ? Não faz muito sentido na minha cabeça. "Sporting" nem sequer é um nome exclusivo do Sporting Clube de Portugal, havendo vários clubes mais antigos com esse nome como o Sporting de Gijón ou o Sporting Bastia.

Para os poucos esclarecidos aqui está bem esclarecido, é uma questão de identidade!
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2021, 03:35 por Gverreiro21 »
Gverreiro21
Gverreiro21 Juniores
  • ***
  • 517
  Re: Mudança de nome e atualizar símbolo
« Responder #30 em: 24 de Janeiro de 2021, 03:30 »
Mudar o nome não faz sentido nenhum. Então por conter sporting? Mas que é isto? Complexo de inferioridade? Porventura algum clube que use sporting (desportivo) no nome é detentor de algum direito sobre o mesmo e restantes "sporting"?

Temos um nome bem bonito, com um significado: clube desportivo de Braga. Warriors? Que sejam guerreiros no campo e não no nome.

Quanto ao símbolo, este tem evoluído e bem a meu ver. Uns gostam, outros não.
Minha opinião pessoal, não sou contra pequenas alterações (estilo, efeito sombre, 3D, ligeiras alterações de cor, inclusão ano fundação, louros etc) mas no essencial deve permanecer conforme está pois feito com um propósito muito claro: identificação clara do clube com a cidade. É o clube de Braga. É o nosso clube.

Há muitas coisas boas a copiar. esta não é o caso.

100% de acordo
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2021, 03:36 por Gverreiro21 »
Anuncios G
Gverreiro21
Gverreiro21 Juniores
  • ***
  • 517
  Re: Mudança de nome e atualizar símbolo
« Responder #31 em: 24 de Janeiro de 2021, 04:19 »
Ganhem juízo, e apoiem mas é o SPORTING CLUBE DE BRAGA
Quem foi buscar esta teoria, morreu por terra: https://www.abola.pt/nnh/2021-01-18/inter-milao-nega-mudanca-de-nome/875550
Mudanças de nome só conheço de clubes falidos, insolventes, ou vendidos! Nós seriamos o primeiro caso por estupidez ou complexo de inferioridade!!
Tenham ORGULHO na IDENTIDADE do SCB
Volto a reiterar, como é possivel ser Bracarense e Braguista e não amar o Clube na sua plenitude?!?!! Estou intrigado, será que alguns também andam a mudar o nome dos pais ou dos avós?!
Eu sou do Inter Milan, mas não gosto do nome do meu clube, que giro! Duvido tremendamente que assim seja,

« Última modificação: 26 de Janeiro de 2021, 02:16 por Gverreiro21 »
 

Anuncios M