Quantcast
UEFA Europa Conference League
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
UEFA Europa Conference League
366 Respostas
52351 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5954
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #120 em: 02 de Agosto de 2022, 23:00 »
As equipas portuguesas não tiveram grande sorte no sorteio, sendo que o Guimarães teve provavelmente o candidato nº 1 a ganhar a prova (pelo menos na teoria), já o ano passado o Paços teve o Tottenham.
 É verdade que no quadro não havia muito por onde escolher, mas havia por ali muitas equipas mais fracas que Villareal e até AZ (que apesar de tudo deixa algo em aberto)

Quanto a Portugal, ainda é muito cedo para fazer cenários relativamente ao final da época. A Holanda é praticamente impossível repetir o ano passado, provavelmente se fizerem metade dos pontos já será bom. Tiveram vários milagres nas 3 provas, desde o AJax que fez quase pleno na champions, ao PSV que foi sendo eliminado e caindo de prova em prova, (começou na champions e acabou na conference) até á conference onde tudo lhes correu bem.
Para já têm o Twente que vai jogar com a Fiorentina, se cair já vai ser diferente do ano passado, e se o Gil conseguir um pequeno milagre, diria que Portugal começaria em vantagem até. Enquanto não houver uma equipa mais fixa em 5º lugar que vá somando pontos até conseguir ser cabeça de série vai ser dificil.
Eskol Equipa Principal
  • *****
  • 2956
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #121 em: 03 de Agosto de 2022, 00:48 »
Havia um lote de equipas que podiam apanhar ou é mesmo sorteio puro e poderia ser qualquer equipa em prova?

https://www.uefa.com/uefaeuropaconferenceleague/draws/
Obrigado.

Pelo que vejo espanhóis mesmo se fosse o Colónia ou a Fiorentina (penso serem estas as outras equipas que podiam calhar) dificilmente passariam, logo não se pode falar em sorte ou azar. No caso do Gil, acho que acabar por ser mais um pouco do mesmo... se as melhores equipas ganharem, como se espera, também não teriam grandes hipóteses.

Se perdermos o lugar para os Países Baixos quantas equipas metemos em cada prova?
Já perdemos, para o ano Portugal só vai meter 5 equipas na UEFA:
Champions - 1x direta e 1x 3ª pré-eliminatória
Liga Europa - 1x Playoff (pode ser que seja direta dependendo de como serão geridas as vagas russas)
Conference - 1x 3ª pré-eliminatória e 1x 2ª pré-eliminatória

Será a última época com esta organização. Para 2024/2025 muda e de certeza que a lista de acessos vai sofrer alterações.
Não perdemos nada.
Arrancamos este ano atrás da Holanda, se o terminamos atrás então na época seguinte perderemos essa vaga (além de outras repercussões em termos de eliminatórias).
Certo, estava-me a seguir pelas pontuações do Kassiesa e não me lembrei que 2017/2018 ainda entrou nas contas de apuramento apesar de agora já ter sido eliminada.
Anuncios M
Anuncios M
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27835
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #122 em: 03 de Agosto de 2022, 08:30 »
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #123 em: 03 de Agosto de 2022, 15:14 »
Quem quase fez o pleno foi o Feyenoord na Conference com 28 pontos. Mas o minimo, 14 pontos conseguidos por AZ e Vitesse são superiores ao que fez o Porto, já para não falar de Paços e Santa Clara que fizeram o possível.

O Porto teve boas hipóteses de passar, cai pra LE que é uma boa forma de conseguir pontos e desiste simplesmente face ao Lyon. Nem tentaram. Depois queixam se dos sorteios (este ano não).
O Braga também de certo modo deveria ter conseguido mais na fase de grupos, compensou com boa campanha que acaba a saber a pouco.

No entanto o benfica (pote 3) foi muito além do que seria expectável. Sporting entrou no pote 1 e eliminou o dortmund, sendo também de certa forma acima das expectativas.

Este ano sporting e benfica (se lá chegar) em condições normais só poderão aspirar a serem terceiros e a terem de ir longe na LE para compensar os pontos.
Há muito a recuperar à Holanda. Eles têm de falar imenso e nós não poderemos falhar.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27835
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #124 em: 04 de Agosto de 2022, 08:05 »
bolanarede.pt

Riga FC 1-1 Gil Vicente FC: Empate adia decisão para Barcelos

A CRÓNICA: REAÇÃO NA SEGUNDA PARTE NÃO FOI SUFICIENTE

Gabriel Henriques Reis

Na estreia em competições oficiais da UEFA, a turma de Barcelos viajou até à Letónia para defrontar o emblema de Riga. Apesar de ter dominado a maior parte dos minutos e a ter claramente mais posse de bola que o adversário, o Gil Vicente FC demonstrou também ao longo de toda a partida uma grande falta de ritmo e capacidade de imprimir velocidade no último terço do terreno, quando comparado com o seu adversário, já numa fase adiantada de competição interna.

Sem qualquer oportunidade criada na primeira parte, pedia-se ao Gil Vicente reação, porque Douglas Aurélio, extremo do Riga com passagens por Portugal, adiantou os letões na frente do marcador ao minuto 17’. Na segunda parte, o Gil mostrou outra cara. Voltou dos balneários mais destemido e depois das alterações promovidas por Ivo Vieira, surgiram o empate,
por Boselli
, e muito mais oportunidades efetivas de golo.

Até fim os pupilos comandados por Ivo Vieira pressionaram o adversário na procura do golo que oferecesse a vitória e maior conforto para a segunda mão, que acabou por não chegar. Fica
tudo por decidir
e a eliminatória ainda em aberto, com todas as possibilidades de seguir em frente para a próxima fase. Fica a ideia de que o Gil Vicente tem, nitidamente, capacidade para levar de vencida a equipa do Riga.

A FIGURA

Kanya Fujimoto – O médio nipónico foi claramente o melhor elemento em campo. Fez jogar toda a sua equipa desde a primeira fase de construção e até ao último terço, onde ofereceu criatividade e promoveu combinações com os colegas mais avançados no terreno. Belíssimo jogo e boa demonstração das suas capacidades técnicas e táticas. Do lado do Riga, Douglas Aurélio e Mikael Soisalo também estiveram em evidência.

O FORA DE JOGO

Mizuki Arai –
O extremo não fez por merecer o voto de confiança para iniciar a partida a titular. Muito inseguro nas suas ações e preso nos movimentos. Percebe-se as dificuldades de entrosamento, mas esperava-se mais de alguém que fica com o pesado fardo de substituir Samuel Lino.

ANÁLISE TÁTICA – RIGA FC

O emblema letão dispôs-se em campo em 4-4-2, com destaque para o poderio e qualidade dos elementos do meio-campo para a frente.

Douglas Aurélio, Soisalo e Marcelo Torres deixaram a defensiva gilista em sobressalto com várias iniciativas que pretendiam servir, na maioria das ocasiões, o avançado Gabriel de Penha. O maior ritmo de jogo acabou por crucificar a equipa portuguesa que parecia ser melhor, mas não acompanhar a velocidade imposta pelo conjunto caseiro.

Apesar de terem a bola durante menos tempo na partida, criaram mais perigo do que o Gil Vicente FC na primeira parte, acumulando mesmo ocasiões para avolumar ainda mais o marcador. Na segunda, os papeis inverteram-se e o domínio passou para o lado português.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

NILS PURINS (6)

RAIVIS JURKOVSKIS (6)

GUSTAVO DULANTO (7)

DOUGLAS BERGQVIST (6)

NGONDA MUZINGA (7)

HRVOJE BABEC (6)

MARCELO TORRES (7)

DOUGLAS AURÉLIO (8)

YURI VAKULKO (6)

MIKAEL SOISALO (8)

GABRIEL RAMOS DA PENHA (6)

SUPLENTES UTILIZADOS

RANGEL (6)

YURI KENDYSH (5)

ANÁLISE TÁTICA – GIL VICENTE FC

O Gil Vicente FC, embora ainda numa fase muito embrionária da temporada, mostrou duas faces ao longo da partida.

No momento de construção organizava-se em 4-4-3 e sem bola e no momento de pressão ao adversário em 4-4-2, com Kanya Fujimoto a juntar-se a Fran Navarro na frente. Percebe-se também a influência que o médio nipónico tem e vai ter durante a temporada no equilíbrio da equipa de Barcelos. Ajuda na construção, surge como o médio mais criativo e irreverente, contribuindo de forma muito preponderante na frente em momento de pressão.

Na primeira parte a equipa esteve ainda algo desligada, em ritmo baixo (natural de pré-época) e à procura das melhores ligações, que raramente apareciam pelos pés dos extremos ou defesas laterais, também eles apagados e pouco interventivos nas ações mais perigosas do Gil Vicente. No arranque da segunda parte, os laterais começaram a envolver-se mais e a subir com perigo e até Boselli começou a explorar terrenos mais interiores. Em alguns momentos, até o jogo direto foi opção viável para a equipa gilista que não se conteve de procurar o empate.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

ANDREW (6)

HENRIQUE GOMES (5)

RÚBEN FERNANDES (6)

LUCAS CUNHA (6)

DANILO VEIGA (5)

KANYA FUJIMOTO (8)

PEDRO TIBA (6)

VÍTOR CARVALHO (7)

MIZUKI ARAI (4)

JUAN MANUEL BOSELLI (7)

FRAN NAVARRO (6)

SUPLENTES UTILIZADOS

KEVIN VILLODRES (5)

MATHEUS BUENO (6)

ALI ALIPOUR (5)

em: https://bolanarede.pt/internacional/liga-conferencia/riga-fc-1-1-gil-vicente-fc-empate-adia-decisao-para-barcelos/
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27835
Enorme_Guerreiro
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #126 em: 04 de Agosto de 2022, 10:08 »
Havia um lote de equipas que podiam apanhar ou é mesmo sorteio puro e poderia ser qualquer equipa em prova?

https://www.uefa.com/uefaeuropaconferenceleague/draws/
Obrigado.

Pelo que vejo espanhóis mesmo se fosse o Colónia ou a Fiorentina (penso serem estas as outras equipas que podiam calhar) dificilmente passariam, logo não se pode falar em sorte ou azar. No caso do Gil, acho que acabar por ser mais um pouco do mesmo... se as melhores equipas ganharem, como se espera, também não teriam grandes hipóteses.

Se perdermos o lugar para os Países Baixos quantas equipas metemos em cada prova?

Não, estás a ver mal. O Vitória era um não cabeça de série no grupo 2, pelo que podia ter apanhado um destes 4 cabeças de série:
1 Neftçi PFK (AZE)/SK Rapid Wien (AUT)
2 FC DAC 1904 Dunajská Streda (SVK)/Fotbal Club FCSB (ROU)
3 Maccabi Tel-Aviv FC (ISR)/Aris Thessaloniki FC (GRE)
4 Villarreal CF (ESP)

O Vitória era o número 6 e o sorteio ditou que o 6 jogava com o 4 nos três grupos de oito (o Villareal no caso deles), mas podia ter saído qualquer número entre o 1 e o 4, ou seja, eles levaram com a fava. O Colónia e a Fiorentina eram o número 4 dos outros grupos de oito, mas nunca poderiam sair ao Vitória porque não estavam no seu grupo. A divisão em grupos acho que também é de certa forma aleatória, tendo apenas em conta o equilíbrio entre coeficientes nos vários grupos (isto é, as 17 equipas com melhor ranking são sempre cabeças de série e têm de ser distribuídas pelos 4 grupos como tal). Eu acho que eles até tiveram sorte no grupo (era provavelmente o lote de cabeças de série mais fraco no conjunto) mas depois levaram com a fava dentro do grupo... O ideal para eles seria que o 6 tivesse emparelhado com o 2, o que os faria jogar provavelmente com o Steaua, que eles ainda recentemente eliminaram.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #127 em: 04 de Agosto de 2022, 19:11 »
Havia um lote de equipas que podiam apanhar ou é mesmo sorteio puro e poderia ser qualquer equipa em prova?

https://www.uefa.com/uefaeuropaconferenceleague/draws/
Obrigado.

Pelo que vejo espanhóis mesmo se fosse o Colónia ou a Fiorentina (penso serem estas as outras equipas que podiam calhar) dificilmente passariam, logo não se pode falar em sorte ou azar. No caso do Gil, acho que acabar por ser mais um pouco do mesmo... se as melhores equipas ganharem, como se espera, também não teriam grandes hipóteses.

Se perdermos o lugar para os Países Baixos quantas equipas metemos em cada prova?

Não, estás a ver mal. O Vitória era um não cabeça de série no grupo 2, pelo que podia ter apanhado um destes 4 cabeças de série:
1 Neftçi PFK (AZE)/SK Rapid Wien (AUT)
2 FC DAC 1904 Dunajská Streda (SVK)/Fotbal Club FCSB (ROU)
3 Maccabi Tel-Aviv FC (ISR)/Aris Thessaloniki FC (GRE)
4 Villarreal CF (ESP)

O Vitória era o número 6 e o sorteio ditou que o 6 jogava com o 4 nos três grupos de oito (o Villareal no caso deles), mas podia ter saído qualquer número entre o 1 e o 4, ou seja, eles levaram com a fava. O Colónia e a Fiorentina eram o número 4 dos outros grupos de oito, mas nunca poderiam sair ao Vitória porque não estavam no seu grupo. A divisão em grupos acho que também é de certa forma aleatória, tendo apenas em conta o equilíbrio entre coeficientes nos vários grupos (isto é, as 17 equipas com melhor ranking são sempre cabeças de série e têm de ser distribuídas pelos 4 grupos como tal). Eu acho que eles até tiveram sorte no grupo (era provavelmente o lote de cabeças de série mais fraco no conjunto) mas depois levaram com a fava dentro do grupo... O ideal para eles seria que o 6 tivesse emparelhado com o 2, o que os faria jogar provavelmente com o Steaua, que eles ainda recentemente eliminaram.
Steau, Aris, Rapid. Qualquer um destes seria melhor que um dos favoritos à vitória na prova.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios M
Anuncios M
Hucry
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #128 em: 04 de Agosto de 2022, 21:56 »
Que treino que os vitos levaram em Split.. só um grande guimas passa este Hadjuk, mas sinceramente, não me acredito.

Os croatas individualmente são bem superiores.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27835
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #129 em: 05 de Agosto de 2022, 07:09 »

Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27835
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #130 em: 05 de Agosto de 2022, 07:41 »

Anuncios G
Enorme_Guerreiro
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #131 em: 05 de Agosto de 2022, 10:58 »
Que treino que os vitos levaram em Split.. só um grande guimas passa este Hadjuk, mas sinceramente, não me acredito.

Os croatas individualmente são bem superiores.

Que banda de música, minha nossa... Honestamente, do que eu vi ontem, só se aproveitam 2 jogadores: o Varela e o André Silva. E isto porque o André Silva, sendo PL, passou o jogo todo a defender, onde esteve muito bem. O resto é uma miséria tão grande...
RuberAlbus
RuberAlbus Equipa Principal
  • *****
  • 3496
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #132 em: 05 de Agosto de 2022, 11:01 »
O Varela é fraquíssimo. Nem para suplente.
Hucry
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #133 em: 05 de Agosto de 2022, 11:11 »
Que treino que os vitos levaram em Split.. só um grande guimas passa este Hadjuk, mas sinceramente, não me acredito.

Os croatas individualmente são bem superiores.

Que banda de música, minha nossa... Honestamente, do que eu vi ontem, só se aproveitam 2 jogadores: o Varela e o André Silva. E isto porque o André Silva, sendo PL, passou o jogo todo a defender, onde esteve muito bem. O resto é uma miséria tão grande...


Entraram todos borrados, a tentar quebrar o ritmo e a levar o jogo para o 0-0.. foram treinados para isso, depois quando tinham oportunidade para sair para o contra-ataque nem sabiam, sem qualquer fio de condução, o objetivo era mastigar o jogo, não havia qualquer jogada treinada (não sei o nível de Moreno, mas ter um adjunto como o João Aroso não ajuda, o lugar dele é a comentar, como treinador é mediocre..) .. um jogo deste estilo contra o Vilarreal e levam 5 ou 6.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2022, 11:13 por O ILUMINADO »
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3920
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #134 em: 05 de Agosto de 2022, 11:25 »
Que treino que os vitos levaram em Split.. só um grande guimas passa este Hadjuk, mas sinceramente, não me acredito.

Os croatas individualmente são bem superiores.

Que banda de música, minha nossa... Honestamente, do que eu vi ontem, só se aproveitam 2 jogadores: o Varela e o André Silva. E isto porque o André Silva, sendo PL, passou o jogo todo a defender, onde esteve muito bem. O resto é uma miséria tão grande...


Entraram todos borrados, a tentar quebrar o ritmo e a levar o jogo para o 0-0.. foram treinados para isso, depois quando tinham oportunidade para sair para o contra-ataque nem sabiam, sem qualquer fio de condução, o objetivo era mastigar o jogo, não havia qualquer jogada treinada (não sei o nível de Moreno, mas ter um adjunto como o João Aroso não ajuda, o lugar dele é a comentar, como treinador é mediocre..) .. um jogo deste estilo contra o Vilarreal e levam 5 ou 6.
E achas que eles chegam ao Villarreal???
Ainda é muito cedo para ver a evolução da equipa, e não sei da valia dos restantes adversários, mas parece-me o pior Guimarães dos últimos anos, equipa para lutar para não descer... A primeira jornada, por incrível que pareça, já vai dizer muito do que será o Guimarães deste ano, pois se perderem em Chaves aquilo começa logo a ferver! Havia alguns líricos que achavam que iam ganhar a Conference... Serem eliminados já e perderem com o Chaves e começa logo a panela de pressão...
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8055
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #135 em: 05 de Agosto de 2022, 11:27 »
A verdadeira valia do tugão ficou provada esta semana, nem contra equipas de Ligas de terceiro plano europeu como são a Croata e a Letã as nossas equipas se superiorizam.

Vamos para 7º lugar e mesmo podendo ser polémico digo ainda bem!

Podemos na maior parte das vezes perder o lugar de LE para o de Conference mas vai acabar a mama para um ou até talvez dois estarolas e pelo menos isso equilibrará mais a nossa luta interna.
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3920
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #136 em: 05 de Agosto de 2022, 11:58 »
A verdadeira valia do tugão ficou provada esta semana, nem contra equipas de Ligas de terceiro plano europeu como são a Croata e a Letã as nossas equipas se superiorizam.

Vamos para 7º lugar e mesmo podendo ser polémico digo ainda bem!

Podemos na maior parte das vezes perder o lugar de LE para o de Conference mas vai acabar a mama para um ou até talvez dois estarolas e pelo menos isso equilibrará mais a nossa luta interna.
Só não concordo totalmente contigo pois isso também dificulta imensamente a nossa eventual participação.
Enorme_Guerreiro
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #137 em: 05 de Agosto de 2022, 12:20 »
A verdadeira valia do tugão ficou provada esta semana, nem contra equipas de Ligas de terceiro plano europeu como são a Croata e a Letã as nossas equipas se superiorizam.

Vamos para 7º lugar e mesmo podendo ser polémico digo ainda bem!

Podemos na maior parte das vezes perder o lugar de LE para o de Conference mas vai acabar a mama para um ou até talvez dois estarolas e pelo menos isso equilibrará mais a nossa luta interna.
Dizeres que o Gil não se superiorizou ao Riga é falso... O Gil foi superior, na segunda parte então encostou-os atrás, bem encostadinhos. Para uma equipa sem 5 dos titulares da época passada, a fazer o seu primeiro jogo oficial contra uma equipa que leva quase 30, empatar fora e a dominar o jogo como dominou, não é de todo um mau indício. Não será fácil certamente, seja quem for o adversário na eliminatória seguinte, mas não dou o Gil como eliminado, acho que podem chegar à fase de grupos.

Quanto ao resto, o nosso problema é os nossos clubes médios não terem arcaboiço para manter a base da equipa. Fazem uma boa época em que atingem a Europa e são inevitavelmente depenados, tendo de construir uma equipa de base. E é compreensível que o façam, porque têm os seus jogadores valorizados e precisam do dinheiro. E não falo só dos Gil Vicentes, Paços de Ferreira, Santas Claras e assim, falo também dos manolos, que não conseguem dois apuramentos europeus seguidos desde 97/98... E sem essa estabilidade, claro que não conseguem ter resultados lá fora, porque quando jogam na Europa, já deixaram de ser a 5ª ou a 6ª melhor equipa cá, já só são a 9ª ou 10ª melhor equipa. Eu tenho a esperança que seja a centralização dos direitos televisivos a trazer essa estabilidade, mas temos de esperar para ver.

Ainda em relação a esta Conference League, também tem faltado alguma sorte a Portugal... O Paços na época passada leva com o Tottenham e ainda lhes ganhou um jogo, não passou nenhuma vergonha. O Santa Clara foi superior ao Partizan na eliminatória, tendo azar na maneira como foi eliminado. E os próprios manolos esta época tiveram azar no sorteio desta e da próxima eliminatória. Atrevo-me a dizer que é mais fácil o caminho do Benfica para a Champions do que o do Vitória para a Conference... Eu até acho que, no geral, os play-off da Conference têm tanta ou mais qualidade que os da Liga Europa. Posto isto, o caminho será sempre difícil, mas pensando a nível nacional, um dia destes vai lá parar o Braga ou um dos estarolas e a probabilidade de fazer pontos aumenta bastante, porque se o caminho para lá chegar é quase tão complicado como o da Liga Europa, uma vez lá dentro a qualidade dos adversários é bastante inferior.
Hucry
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #138 em: 05 de Agosto de 2022, 12:32 »
Eu acho mesmo que chegar a fase de grupos da Conference é mais complicado do que chegar à fase de grupos da Liga Europa.. mais que não seja pelo facto de não haver equipas do top 7 a disputar essas pré-eliminatórias da Liga Europa.

Enquanto na Conference, os sétimos classificados do Top5 europeu: Fiorentina, Vilarreal, West Ham, Nice e Colónia tem que fazer o play-off de acesso à fase de grupos da Conference.

A fase de grupos é que muda completamente o figurino visto que fazem os sorteios dividindo os campeões dos não campeões, ainda no ano passado, via-se equipas como o Alashkert, HJK Helsinquia e Macabi Tel Avive no mesmo grupo da Conference, mas também havia grupos competitivos como Feyenoord, Slavia, Union Berlin ou Tottenham, Rennes, Vitesse.. grupos que não deviam nada ao nosso da Liga Europa.

É uma competição interessante e gostava de ver um dia o que conseguiríamos fazer lá, e ao contrário do que os mais céticos diziam, foi um tremendo sucesso ao nível de mediatismo, bilhética e até socialmente, basta ver como foi festejada pela Roma.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2022, 12:39 por O ILUMINADO »
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8055
  Re: UEFA Europa Conference League
« Responder #139 em: 05 de Agosto de 2022, 13:28 »
A verdadeira valia do tugão ficou provada esta semana, nem contra equipas de Ligas de terceiro plano europeu como são a Croata e a Letã as nossas equipas se superiorizam.

Vamos para 7º lugar e mesmo podendo ser polémico digo ainda bem!

Podemos na maior parte das vezes perder o lugar de LE para o de Conference mas vai acabar a mama para um ou até talvez dois estarolas e pelo menos isso equilibrará mais a nossa luta interna.
Dizeres que o Gil não se superiorizou ao Riga é falso... O Gil foi superior, na segunda parte então encostou-os atrás, bem encostadinhos. Para uma equipa sem 5 dos titulares da época passada, a fazer o seu primeiro jogo oficial contra uma equipa que leva quase 30, empatar fora e a dominar o jogo como dominou, não é de todo um mau indício. Não será fácil certamente, seja quem for o adversário na eliminatória seguinte, mas não dou o Gil como eliminado, acho que podem chegar à fase de grupos.

Quanto ao resto, o nosso problema é os nossos clubes médios não terem arcaboiço para manter a base da equipa. Fazem uma boa época em que atingem a Europa e são inevitavelmente depenados, tendo de construir uma equipa de base. E é compreensível que o façam, porque têm os seus jogadores valorizados e precisam do dinheiro. E não falo só dos Gil Vicentes, Paços de Ferreira, Santas Claras e assim, falo também dos manolos, que não conseguem dois apuramentos europeus seguidos desde 97/98... E sem essa estabilidade, claro que não conseguem ter resultados lá fora, porque quando jogam na Europa, já deixaram de ser a 5ª ou a 6ª melhor equipa cá, já só são a 9ª ou 10ª melhor equipa. Eu tenho a esperança que seja a centralização dos direitos televisivos a trazer essa estabilidade, mas temos de esperar para ver.

Ainda em relação a esta Conference League, também tem faltado alguma sorte a Portugal... O Paços na época passada leva com o Tottenham e ainda lhes ganhou um jogo, não passou nenhuma vergonha. O Santa Clara foi superior ao Partizan na eliminatória, tendo azar na maneira como foi eliminado. E os próprios manolos esta época tiveram azar no sorteio desta e da próxima eliminatória. Atrevo-me a dizer que é mais fácil o caminho do Benfica para a Champions do que o do Vitória para a Conference... Eu até acho que, no geral, os play-off da Conference têm tanta ou mais qualidade que os da Liga Europa. Posto isto, o caminho será sempre difícil, mas pensando a nível nacional, um dia destes vai lá parar o Braga ou um dos estarolas e a probabilidade de fazer pontos aumenta bastante, porque se o caminho para lá chegar é quase tão complicado como o da Liga Europa, uma vez lá dentro a qualidade dos adversários é bastante inferior.
A primeira parte o Riga teve o jogo a seu belo prazer e se o Gil podia ter ganho com falhanços escandalosos na segunda parte o Riga podia ter perfeitamente antes do 1-1 ter chegado ao 2-0. Pode-se dizer que para uns é o primeiro jogo e para outros meio da época mas estamos a falar de uma equipa com metade do valor do plantel do Gil (segundo o TM) de um campeonato completamente banal onde deve provavelmente haver equipas semi profissionais.

O Tugão é uma liga fraca, pouco competitiva e cada vez mais desequilibrada em favor dos mesmos a quem não interessa mudar o rumo das coisas, pelo menos até como eu disse anteriormente a "mama" da LC der para os 3, o que já não será para muito mais tempo. Espero que sinceramente a centralização ajude um pouco nesta questão mas não me parece de todo suficiente.
 

Anuncios M