AZ Alkmar em maus lençóis. A derrota com o Zrinski vai-lhes custar caro.
A Holanda está a ter bastantes dificuldades em pontuar mesmo na liga europa e conference. Só o Feyenoord se tem safado num grupo equilibrado. Era bom que a 2ªvolta continua no mesmo nível.
O problema é que nós, ou se quisermos o Slb está a falhar estrondosamente, era importante o SLb pelo menos ainda chegar à liga europa e nós manter o 3º lugar e conseguir passar as 4 equipas.
É mesmo essa a situação. A prestação neerlandesa está a ir de encontro às minhas expectativas, e para mim continuam claros os sinais de que com a troca no ranking a partir do próximo ano, temos tudo para os ultrapassar em cerca de 3 anos.
O AZ, atual 2º classificado internamente, arrisca-se a ser basicamente eliminado das competições europeias na próxima jornada, caso percam novamente com o Villa (agora fora, depois de levarem 4 em casa) e o Legia ganhe em casa ao Zrinjski. Matematicamente não estariam eliminados, mas o Legia ficaria a 1 ponto da qualificação e o Villa apurado, se não me engano.
O Ajax ainda tem a passagem em aberto, pelo menos a descida à Conference, mas é neste momento último no seu grupo, e na próxima jornada pode ficar pior. Aqui, não se pode descartar a continuação europeia tão cedo, visto que há 3 lugares que garantem continuidade de competição, enquanto no caso do AZ só os 2 primeiros lugares servem.
Na Champions, curiosamente, é onde as coisas estão mais favoráveis para eles... O Feyenoord é líder do grupo, e diria que tem praticamente garantida a continuidade nas competições europeias, apesar de ter uma segunda volta difícil. Já o PSV, apesar de ser último, tem 2 jogos em casa na segunda volta, o último deles contra o Arsenal, que poderá já estar apurado nessa altura. Ainda assim, tudo em aberto ainda, e que bem nos servia que eles ficassem em último.
Quanto a nós, diria que temos 2 equipas com presença na fase a eliminar quase garantida, o Porto e o Sporting, a não ser que os verdes se lembrem agora de perder em casa com o Rakow... Por isso, seja na competição onde estão ou na competição abaixo, diria que ambos estão quase garantidos, e é até bastante provável que ambos se mantenham na competição em que estão, o que é positivo em termos de pontos de bónus, especialmente do Porto. Depois, nós temos "na mão" a continuidade em prova, ainda que não vá ser nada fácil. Contando que o Union perde em Nápoles (o que está longe de estar garantido), chega-nos o empate em casa com o Union, independentemente do resto dos resultados do grupo, para garantir a Liga Europa. Mas mesmo o empate está longe de ser fácil de obter, por isso deixo tudo em aberto para nós. Sonhar com a passagem parece-me já difícil, visto que os jogos teoricamente mais fáceis de roubar pontos aos 2 favoritos já passaram, mas quem sabe? Quanto ao Benfica, claramente a grande desilusão do lado português, num grupo que não se perspetivava ser assim tão difícil. Ainda assim, a desvantagem para o Salzburgo é de apenas 3 pontos e ainda haverá confronto direto. Acho que o Benfica pode acabar com qualquer pontuação entre os 0 e os 9 pontos, nenhuma me chocaria, honestamente. Quer dizer, só ficaria chocado se conseguissem fazer 8 pontos em 3 jogos