Quantcast
B SAD 2-1 SC BRAGA - 06-12-2020 - 20H00 - PRÉ E PÓS-JOGO
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
B SAD 2-1 SC BRAGA - 06-12-2020 - 20H00 - PRÉ E PÓS-JOGO
242 Respostas
25886 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Enorme1921
Enorme1921 Juniores
  • ***
  • 314
  Re: B SAD 2-1 SC BRAGA - 06-12-2020 - 20H00 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #240 em: 08 de Dezembro de 2020, 16:41 »
Muito a dizer, pouca vontade de escrever. Costumo vir cá quase todos os dias, apesar de não comentar tantas vezes quantas aquelas que planeio fazê-lo. Muitas vezes por não querer perder o meu latim em discussões que nada acrescentam (perante comentários absolutamente despropositados que me entristecem ler), noutras porque tudo o que tinha a dizer já foi dito, e não gosto de falar por falar, gosto de o fazer quando tenho algo a acrescentar, e felizmente existem alguns utilizadores do fórum que o fazem de forma exímia, com diferentes opiniões, por vezes apresentando argumentos válidos de ambos os lados da discussão.

Apesar de tudo, hoje vou escrever, e até vou repetir muitas coisas que já foram ditas, especialmente pelo Nightawk e pelo Enorme_Guerreiro (e devo acrescentar que às vezes 90% das vezes que cá venho, é na esperança de ler os teus longos mas bem estruturados e coerentes comentários, com os quais costumo concordar quase na íntegra, discordando apenas em pequenos pormenores; sendo que se vais tirar "férias", o mais certo é eu também reduzir a frequência com a qual visitarei o fórum num futuro próximo).

Quanto ao jogo, nem sei por onde começar. Antes de mais, referir que apesar de tudo o que vem em seguida soar a "choro" (e até o ser, em certa medida), não quero com o rol de desculpas que vou apresentar, absolver a exibição do Braga de culpas, sendo que a principal culpa foi nossa. Independentemente de todas as condicionantes, tínhamos a obrigação de fazer mais e melhor. Infelizmente, existem jogos assim, pois como o Enorme_Guerreiro referiu, ninguém é perfeito, e estes autênticos heróis têm jogado duas vezes por semana, e já foram ganhar à Luz, a Guimarães, e têm apresentado um futebol atractivo e que dá gosto ver. Ao contrário de outras épocas, em que mesmo quando o Braga ganhava, só ficava contente pelo resultado, este Braga dá-me gosto de ver, independentemente do resultado, tal como o do Paulo Fonseca, ou o do Abel, por exemplo. A primeira parte deste jogo não foi exemplo disso, mas a segunda, mesmo depois de ficarmos reduzidos a dez elementos, foi um exemplo de garra e sacrifício, e que merecia ter sido premiada com outro resultado (já o empate seria curto). Contudo, aqui vai a prometida lista de reclamações:

-É inadmissível uma equipa da primeira liga apresentar um relvado com estas condições. Este tipo de campo de batatas só beneficia equipas como a do Belenenses, que privilegia o jogo defensivo e o chutão para a frente, à procura do pontinho. Equipas que gostam de jogar um jogo de posse e construção, como o Braga, vêem as suas ferramentas técnicas bastante diluídas.

-Uma altura o Enorme_Guerreiro disse, e muito bem, que isto não é um complô contra o Braga, e concordo com ele, mas não deixa de ser um azar tremendo que contra nós, os guarda-redes sejam sempre um dos melhores, senão mesmo o melhor em campo. Isto não iliba a nossa falta de pontaria, e concordo com ele quando referiu há uns tempos que houve um jogo (não me recordo se foi contra o Santa Clara ou contra o Famalicão) em que fomos mais nós a atirar bolas à figura do que propriamente defesas de encher o olho por parte do guarda-redes. Contudo, contra o Belenenses, o André Moreira foi buscar bolas bem complicadas. Não temos sorte nenhuma, ao contrário do Sporting, por exemplo, que tem tido muita sorte com as abébias (efeito Rúben Amorim, certamente, também já beneficiamos dele na época passada).

-A arbitragem. E aqui há vários pontos por onde pegar. Não vou acrescentar nada em relação ao golo mal validado, pois já foi dito tudo o que havia a dizer, é completamente escandaloso. Queria apenas acrescentar ao comentário do Enorme_Guerreiro, quando se refere à imprensa, a capa do Record. Na semana passada, "Braga ganha em jogo polémico", sendo que houve um único lance que gerou protestos, nem sequer é 100% claro, e a meu ver, para mim, a única parte clara é que a bola desvia na bota laranja do jogador do Farense, sendo que só não considero claro é como ela lá toca, se de ressalto por corte do Sequeira, se directamente através de um passe intencional, mas seja como for, é fora-de-jogo em qualquer um dos casos. Contudo, o Record não se coibiu daquele título na capa, para dar a imagem de que o Braga é beneficiado. Já na capa de ontem, num jogo em que o lance mais grave que não deixa dúvidas nenhumas (e que não foi único no jogo, mas já lá vou), apenas fazem alusão ao facto de termos perdido, uma dualidade de critérios idêntica à do árbitro, que é a minha seguinte queixa. Para mim, tão ou mais grave que o golo mal anulado, foi a constante inclinação do campo ao longo do jogo. Perdi conta ao número de lances em que os jogadores do Braga estavam somente a existir ao lado dos jogadores do Belenenses, que se atiravam para o chão (por vezes acompanhados de um berro), e o Hélder Malheiro apitava logo; tanto quanto perdi a conta ao número de lances em que eles amarravam e empurravam os nossos jogadores, e o árbitro fazia vista grossa. Podem parecer lances mínimos, mas ajudam imenso a inclinar o campo. O Braga está no ataque? Os jogadores adversários amarram, empurram, e rasteiram os nossos jogadores, segue jogo. Nós cortamos a bola limpinho, ou temos jogadores nossos só a correr ao lado dos jogadores adversários e eles caem no chão? Tentam outra vez a partir de falta inexistente. Isto já para não falar das constantes interrupções de jogo, que foram cortando o nosso ritmo de jogo. Ainda não tinha visto ninguém a falar disto (houve apenas um utilizador, ao qual peço perdão por, de momento, não me recordar de quem foi, que abordou muito ao de leve o tema), e foi o que mais me enervou no jogo de domingo. Então no final foi descarado, perante o domínio do Braga. Lembro-me particularmente de um lance, julgo que a meio campo, em que o Schettine saltou para disputar a bola no ar, nem sequer toca no jogador do Belenenses, e o árbitro apitou logo. E de outro, já mesmo no final, em que o Fransérgio está na ala direita pronto a cruzar a bola, é completamente agarrado mesmo em frente ao árbitro assistente, e nenhum dos árbitros assinala falta, mas depois assinala uma falta do Fransérgio e dá-lhe logo amarelo. Falei nas faltas, mas também houve uma dualidade de critérios nos cartões, e já nem falo da expulsão. Os jogadores do Belenenses iam fugindo aos amarelos entre os pingos da chuva, o que depois os potenciava a perpetuar o jogo agressivo até ao final do jogo, sem qualquer tipo de consequências. O André Moreira demorava séculos de cada vez que batia um pontapé de baliza (já antes de estar a ganhar o fazia), e nem sequer um aviso. Saiu da linha para defender o penalti, mas não viu amarelo (alguém me esclareça esta dúvida, mas julgo ser obrigatório o cartão, pois já vi desempates por penalti em que o GR foi expulso porque já tinha amarelo, e viu o segundo por sair da linha). O Varela também não viu amarelo no lance do penalti após pontapear o Sequeira... A expulsão do David Carmo, não sendo dos lances mais escandalosos que vi serem assinalados contra nós, não deixa de ser muito duvidosa, sendo que o Carmo ainda acerta na bola, e encolhe os pés antes de atingir o jogador do Belenenses. Penso que é muito exagerada a amostragem do cartão vermelho, que o árbitro nem hesitou em mostrar. Finalizar este bloco sobre a arbitragem com o tempo de compensação, mas ao contrário do Hélder Malheiro no jogo, eu vou finalizar o que tenho a dizer. Para começar, é ridículo, num jogo que parou várias vezes para consultar o VAR (expulsão do Carmo, fora-de-jogo claro do jogador do Belenenses que deveria ter demorado 10 segundos a ser decidido, análise do lance de penalti do Braga, repetição do penalti), que teve muitas substituições, que teve muitas interrupções através de faltas, e no qual, apesar de não ter sido de nível Lito, ainda houve algum anti-jogo (sempre que a bola saía, era um dia de juízo para a repor), só foram dados 6 minutos. Absolutamente ridículo. Isto era jogo para, no mínimo dos mínimos, 8 minutos. Se fosse um dos clubes do sistema, teriam sido 10 minutos, e com o árbitro a deixar ir até aos 12 ou mais, se assim fosse necessário consoante o resultado. Não satisfeito, acabou o jogo a 10 segundos do fim (!!!), sendo que o Braga era detentor da posse de bola (!!!), injustificável. Em Guimarães fomos prendados com 7 minutos, sendo que ainda se jogou até quase aos 10, se a memória não me atraiçoa. Estávamos a ganhar, e a jogar com nove jogadores, é normal... Contra o Belenenses estávamos a perder, e a mostrar indicadores de que a qualquer momento poderíamos empatar (e, com mais tempo e o tónico de um hipotético golo, quem sabe ganhar), portanto não deu tempo quase nenhum, perante o que se passou na segunda parte, e nem o deixou terminar. Vergonhoso. Não chegando de perto às arbitragens do jogo da Luz em 2009, nem dos Arcos em 2013, não deixa de ter sido um jogo com demasiadas peripécias contra nós para se considerar que o árbitro e o VAR não tomaram todas as decisões tendo já a intenção premeditada de nos prejudicar. O Braga já começava a prolongar em demasia a sua estadia no pódio, o que não interessa a ninguém. O que, aliado ao choro do Varandas, culminou na vergonha que todos testemunhamos neste jogo.

Gostaria de reiterar que apesar de tudo isto, tivéssemos entrado nós na primeira parte como entramos na segunda, ou, mesmo com aquela primeira parte, tivéssemos tido nós uma pontinha de sorte nas bolas que o André Moreira defendeu, e mesmo apesar de tudo o que referi anteriormente, poderíamos ter ganho o jogo, daí ter dito que apesar de todas as razões de queixa, também nos podemos queixar de nós. Ainda assim, acho que se passa de herói a carrasco demasiado depressa, neste fórum. Não sou contra as críticas, até aprecio que existam diversos pontos de vista, senão nem teria piada visitar o fórum, pois é a diversidade de opiniões que fomenta uma discussão saudável, e de aprazível leitura. O que não tolero são críticas ofensivas e incendiárias. Como já referi mais do que uma vez, os jogadores, equipa técnica, e todos os intervenientes são pessoas, são seres humanos. São passíveis de cometerem erros, e sofrem com eles, arcam com as consequências. Acham, por exemplo, que o Paulinho chegou a casa no domingo e ficou contente porque só marcou de penalti e após repetição? Acham que o Galeno chegou a casa satisfeito por ter errado nas decisões no último terço? Acham que o Carvalhal não chegou a casa a pensar que se calhar podia ter feito uma substituição diferente, ou ter trocado um dos jogadores do onze? Que se apontem os defeitos e se critique de forma civilizada, acho muito bem. Eu posso apontar que teria feito uma substituição diferente, por exemplo, mas falar no fim também é fácil. Se tivesse corrido bem, se calhar ninguém apontava nada. Como um utilizador referiu, o Carvalhal apresentou o onze que tem sido titular porque queria ganhar o jogo, se tivesse rodado dois ou três jogadores, se calhar no fim estavam a questionar a sua ambição, e a dizer que poupou, e que não quis ganhar o jogo. Sejamos é todos civilizados, independentemente da nossa opinião. Já me basta estar com azia do resultado, não preciso de a aprofundar com algumas coisas absolutamente incendiárias que por aqui leio. Não estou a questionar o braguismo de ninguém, como já vi alguns dizerem de forma defensiva. Eu quero acreditar que toda a gente que perde tempo em aqui vir, é do Braga, e vibra à sua própria maneira, e tem a sua forma de ver as coisas, e eu respeito isso. Ninguém é mais braguista que ninguém. Contudo, peço alguma contenção na forma como se expõem alguns pontos de vista. Porque não é por uma opinião ser diferente da minha que a considero roçar no nojento, é pela forma como ela é a apresentada.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2020, 16:53 por Enorme1921 »
RL BRG Iniciados
  • *
  • 24
  Re: B SAD 2-1 SC BRAGA - 06-12-2020 - 20H00 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #241 em: 08 de Dezembro de 2020, 18:52 »
Muito bem enorme_guerreiro!
Assino por baixo.
Parabéns pela lucidez e clareza dos pensamentos.
Acredito piamente que a grande parte dos nossos adeptos são e pensam assim...
Anuncios M
Anuncios M
Satmar
Satmar Equipa Principal
  • *****
  • 2769
  Re: B SAD 2-1 SC BRAGA - 06-12-2020 - 20H00 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #242 em: 08 de Dezembro de 2020, 23:01 »
Muito bem enorme_guerreiro!
Assino por baixo.
Parabéns pela lucidez e clareza dos pensamentos.
Acredito piamente que a grande parte dos nossos adeptos são e pensam assim...

Também acredito nisso. No entanto, há um conjunto de foristas que se limita a criticar por criticar, repetir mensagens entre tópicos, lançar farpas e tentar encontrar protagonismos. Há duas possibilidades, ou se ignora ou se tenta ser o mínimo coerente e não me deixo passar por "nabo" ao comer um comentário incendiário, facioso e muitas vezes apenas popular.
Eu, como a maioria dos que aqui estamos, quero lá saber se o treinador é o Tozé, o Quim ou o Manel, se o lateral esquerdo é o Rodas, o Inácio ou o Alberto, quero é que o Braga ganha e jogue para ganhar.
Quem representa o Braga tem de ter espírito lutador e de compromisso. Até hoje, não tenho provas de nenhum atleta que não o tenha tido, por isso, nem todos são Maradonas e Ronaldos (mesmo estes falham), logo temos que aceitar, mesmo sendo críticos.
Força Guerreiros!!!
 

Anuncios M