Quantcast
NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
14071 Respostas
835530 Visualizações
0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5900 em: 08 de Maio de 2021, 06:59 »
correiodominho.pt

Adeptos preocupados com baixa de forma a 15 dias da final da Taça
Miguel Machado

Acabou a euforia e chega de paninhos quentes. Os Guerreiros do Minho andam “doentes” e isso está a preocupar os adeptos arsenalistas quando se aproxima a passos largos a final da Taça de Portugal, contra o SL Benfica, agendada para daqui a quinze dias, a 23 de Maio, no Estádio Cidade de Coimbra.

A equipa do SC Braga não festeja há três jornadas seguidas, e nos últimos nove encontros apenas ganhou duas vezes e com triunfos tagenciais por 2-1 ao Farense e Boavista, com golos no cair do pano de Sporar.

A denotar fragilidades nesta recta final da temporada, salta ainda à vista a equipa ter sofrido golos em oito dos últimos nove jogos, tendo apenas mantido a baliza de Matheus em branco no empate em Vila do Conde (0-0).

Abaixamento de forma de vários jogadores não deixa ninguém indiferente no universo bracarense, sobretudo porque há ambição de coroar o ano do Centenário com a conquista da Taça de Portugal, que seria a terceira da história do clube, depois de 1966 e 2016.

O próprio treinador Carvalhal já fez soar o alarme no balneário, inclusive no jogo passado com o P. Ferreira, onde fez uma substituição ainda na primeira parte, e ao intervalo fez mais três de uma assentada, algo que nunca tinha feito ao longo da época.
A verdade é que estes mesmos Guerreiros já mostraram capacidade para fazer muito melhor, com um futebol que encantou até na Europa, produzindo muitos golos e exibições de topo.

Todas as equipas têm altos e baixos ao longo de uma época, mas o momento delicado dos Guerreiros só ganha nesta altura maior relevância por o clube estar a duas semanas de disputar a final da Taça de Portugal.
A primeira perda com esta quebra de rendimento da equipa já foi o sonho de ir à Liga dos Campeões e que tinha sido alimentado, com todo o mérito, desde o início da época, mas que começou a evaporar-se a partir da derrota caseira com o Benfica, a 21 de Março, um jogo de má memória dos bracarenses (com queixas da arbitragem).

Já com a posição definida no campeonato, o 4.º lugar, não há grandes dúvidas quanto às prioridades do SC Braga nas próximas duas semanas: trabalhar no duro aproveitar os três jogos que faltam para tentar chegar à Cidade dos Estudantes com a armadura novamente como o aço.

em: https://correiodominho.pt/noticias/adeptos-preocupados-com-baixa-de-forma-a-15-dias-da-final-da-taca/130789
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5901 em: 08 de Maio de 2021, 07:08 »
Jornal de Notícias



Anuncios M
Anuncios M
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5902 em: 08 de Maio de 2021, 09:19 »
Record








Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5903 em: 08 de Maio de 2021, 10:58 »
abola.pt

Ricardo Horta atravessa raro jejum de golos

Ricardo Horta dispensa apresentações. É uma das referências bracarenses - o 10.º jogador com mais jogos na história do clube (228) e 68 golos - um nome incontornável da história recente dos guerreiros, estando diretamente ligado aos muitos sucessos do clube nos últimos anos.


Números positivos que contrastam  com o rendimento atual do avançado de 26 anos, que atravessa um raro jejum de golos desde que chegou ao Minho. Ricardo Horta não marca há oito jogos consecutivos, uma seca que não acontecia desde a época 2018/2019, quando esteve onze partidas seguidas sem festejar.


em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-05-08/sc-braga-ricardo-horta-atravessa-raro-jejum-de-golos/889483/471
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5904 em: 08 de Maio de 2021, 11:00 »
ojogo.pt

Braga: três jogos para evitar marca de pior reta final

A sequência negativa de resultados deixou a equipa num limbo: tanto pode aproximar-se dos melhores registos dos dez últimos jogos desde 2010/11 como terminar com a série mais negra.

É um facto que o Braga entrou em queda nas derradeiras semanas, havendo como prova a contabilização de apenas duas vitórias nas últimas nove jornadas, e isso já levou Carlos Carvalhal a exigir uma reação imediata aos atletas, tal como O JOGO deu conta.

Não só para recuperar algum do prestígio desportivo entretanto beliscado, mas também, e sobretudo, para permitir que a equipa se apresente com os níveis de confiança elevados na final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, no jogo que vai encerrar a temporada. Na tentativa de perceber se existe um padrão do Braga nas retas finais dos campeonatos, O JOGO pesquisou os resultados das últimas dez jornadas das épocas mais recentes (desde 2010/11) e encontrou algumas pistas. A principal é que se a equipa de Carvalhal reencontrar o trilho das vitórias nas três jornadas que restam, então terá um comportamento desportivo em linha com o melhor do passado recente (ver infografia abaixo).

Por outras palavras, se o Braga vencer os jogos com o Gil Vicente, Moreirense e Portimonense, por esta ordem, somará 18 pontos nas últimas dez jornadas, performance apenas suplantada em duas ocasiões nas últimas dez temporadas: 19 pontos em 2010/11 e 23 pontos em 2017/18.

Mas, se ainda vai a tempo de corrigir a trajetória recente de resultados, também é verdade que corre o risco de terminar a época com uma das piores retas finais, isto levando sempre em conta que a comparação é com as últimas épocas. Se a equipa bracarense não voltar a ganhar, então, sim, ficará ao nível da época 2013/14, com apenas dez pontos amealhados na última dezena de partidas, e que resultou num nono lugar final (esse risco não corre). Curiosamente, há um padrão de derrotas nas últimas dez jornadas do campeonato desde 2010/11, ou seja, quatro desaires, o que aconteceu, até ver, em sete épocas, e seis deles em épocas consecutivas.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/braga-tres-jogos-para-evitar-marca-de-pior-reta-final-13698574.html
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5905 em: 08 de Maio de 2021, 11:06 »
bancada.pt

Programa da 32.ª jornada da I Liga

O Sporting está um pequeno passo de reconquistar o título de campeão português de futebol, podendo confirmá-lo na segunda-feira, se o FC Porto não ganhar ao Farense, ou na terça-feira, vencendo em Alvalade o Boavista.

Com três jornadas por disputar, os ‘leões’ (79) têm oito pontos de vantagem sobre os ‘dragões’ (71), pelo que o troféu mais cobiçado do futebol nacional, que escapa aos ‘verdes e brancos’ há 19 anos (desde 2002), está prestes a integrar o palmarés do clube de Alvalade pela 19.ª vez.

Independentemente do que acontecer no Dragão, o Sporting sabe, desde já, que só depende de si próprio para garantir o cetro na sua casa, pelas 20:30 de terça-feira, uma vez que só precisa de dois pontos, pelo que lhe bastará vencer os ‘axadrezados’, que seguem em lugar de ‘play-off’.

Ainda invicta na prova, com 24 vitórias e sete empates, e em busca do primeiro registo de sempre sem derrotas num campeonato a mais de 30 jornadas, a equipa de Rúben Amorim poderá ter como novidade o regresso do lateral direito Pedro Porro, que falhou o triunfo em Vila do Conde (2-0) por lesão.

A importância, para os ‘leões’, do jogo com o Boavista terá muito a ver com que o FC Porto fizer na véspera, pois o título ficará decidido se os ‘dragões’ forem surpreendidos - na verdadeira aceção da palavra - na receção ao também ‘aflito’ Farense (20:15), penúltimo classificado, o que permitiria ao Sporting iniciar os festejos no ‘sofá’.

Se os ‘dragões’ perderem ou empatarem na segunda-feira, ficam automaticamente sem qualquer possibilidade matemática de atingirem o primeiro lugar, quando faltariam dois jogos para o fecho do campeonato, além de poderem ver o Benfica (67 pontos) aproximar-se na tabela.

Por outro lado, em caso de triunfo sobre os algarvios, o FC Porto dá um passo importante para assegurar o segundo lugar e o acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões, já que ficará provisoriamente sete pontos à frente dos ‘encarnados’, que visitam o lanterna-vermelha Nacional, na terça-feira, às 18:00.

O empate no ‘clássico’ da Luz (1-1) deixou as ‘águias’ mais longe da vice-liderança, mas, ao mesmo tempo, ajudou a dilatar a vantagem sobre o Sporting de Braga, quarto colocado, com 59 pontos, que no domingo (20:00) visita o Gil Vicente e que, não vencendo o ‘vizinho’ minhoto, dirá imediatamente ‘adeus’ a qualquer hipótese de ainda resgatar o último posto do pódio.

A ronda 32 abre precisamente no domingo, com o Paços de Ferreira a receber o Marítimo, numa partida na qual os pacenses, com 49 pontos, podem ‘carimbar’ o quinto lugar e a presença na nova Liga Conferência Europa da próxima época, enquanto os insulares (14.º) seguem na luta férrea pela manutenção.

Em caso de triunfo dos ‘castores’, o Vitória de Guimarães (41 pontos) fica fora da luta pela Europa, pelo que o dérbi minhoto que encerra na jornada, na quarta-feira, revestir-se-ia de maior importância para o Famalicão (13.º), que vem dando passos seguros pela manutenção, como sucedeu diante do Santa Clara (1-0).

Portimonense-Moreirense, na segunda-feira, Santa Clara-Rio Ave e Tondela-Belenenses SAD, ambos na terça, são os restantes encontros da 32.ª jornada, todos importantes para as contas da segunda metade da tabela e da manutenção.

Programa da 32.ª jornada:

- Domingo, 09 mai:


Paços de Ferreira - Marítimo, 15:00

Gil Vicente - Sporting de Braga, 20:00

- Segunda-feira, 10 mai:

Portimonense - Moreirense, 18:00

FC Porto - Farense, 20:15

- Terça-feira, 11 mai:

Santa Clara - Rio Ave, 15:00 locais (16:00, horas de Lisboa)

Tondela - Belenenses SAD, 16:00

Nacional - Benfica, 18:00

Sporting - Boavista, 20:30

- Quarta-feira, 12 mai:

Vitória de Guimarães - Famalicão, 20:15

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sporting-pode-fazer-xeque-mate-no-dragao-ou-alvalade-e-festejar-19-anos-depois
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5906 em: 08 de Maio de 2021, 13:14 »
record.pt

António Salvador é candidato único às eleições do Sp. Braga

Prazo para a entrega de listas terminou sem ter surgido oposição ao atual presidente


António Salvador é candidato único às eleições do Sp. Braga, agendadas para o próximo dia 21, dois dias antes da final da Taça de Portugal. O prazo para a entrega das listas terminou e o clube minhoto emitiu uma nota onde dá conta de que não surgiu oposição ao atual presidente, que avança para um novo mandato.

"Findo o prazo para apresentação de candidaturas referentes à eleição dos membros dos órgãos sociais do Sporting Clube de Braga para o mandato e quadriénio referente ao período entre maio de 2021 a maio de 2025 (artigo 92. ºdos Estatutos), constatou-se que apenas uma lista foi apresentada, a lista encabeçada pelo Candidato a Presidente da Direção (e atual Presidente), António Salvador da Costa Rodrigues", pode ler-se no comunicado divulgado no site do Sp. Braga que acrescenta que "será efetuada a verificação da lista e das candidaturas para apurar se as mesmas cumprem todos os requisitos para o efeito". 

António Pedro Peixoto, conhecido como Pli, chegou a ponderar avançar com uma candidatura, a exemplo do que tinha acontecido em 2017, mas acabou por recuar na sua intenção.

Composição da lista:

Presidente da Direção: ANTÓNIO SALVADOR DA COSTA RODRIGUES, sócio n.º 3884

Presidente da Assembleia Geral: JOSÉ MANUEL FERREIRA FERNANDES, sócio n.º 3874

Presidente do Conselho Fiscal: GASPAR VIEIRA DE CASTRO, sócio n.º 6033

Presidente do Conselho Geral: LUÍS MANUEL VIANA MACHADO, sócio n.º 1890

Por André Gonçalves

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/oficial-antonio-salvador-e-o-unico-candidato-as-eleicoes-do-sp-braga?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5907 em: 08 de Maio de 2021, 13:16 »
abola.pt

António Salvador corre sozinho nas eleições

O SC Braga revelou, este sábado, que a lista de António Salvador, atual presidente dos guerreiros, foi a única que está na corrida às eleições do clube para novo mandato.

Comunicado:

«No seguimento da convocatória da Assembleia Geral Eleitoral do Sporting Clube de Braga, Associação Desportiva de Utilidade Pública, NIPC 501346791, com sede no Estádio Municipal de Braga, Parque Norte – Monte Castro, Apartado 12, União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, 4700-087 Braga, a realizar no  FORUM BRAGA, sito em Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves 4715 – 558 Braga, o qual tem condições para o efeito, no dia 21 de Maio de 2021, conforme convocatória devidamente efetuada e publicada para o efeito (artigo 90.º e artigo 56.º e seguintes dos Estatutos do Sporting Clube de Braga, doravante “Estatutos”), foi aberto o respetivo processo eleitoral, o qual se encontra a decorrer.

Findo o prazo para apresentação de candidaturas referentes à eleição dos membros dos órgãos sociais do Sporting Clube de Braga para o mandato e quadriénio referente ao período entre Maio de 2021 a Maio de 2025 (artigo 92.ºdos Estatutos), constatou-se que apenas uma lista foi apresentada, a lista encabeçada pelo Candidato a Presidente da Direcção (e actual Presidente), António Salvador da Costa Rodrigues.

A lista apresentada é composta pelos seguintes elementos (candidatos):

Presidente da Direção: ANTÓNIO SALVADOR DA COSTA RODRIGUES, sócio n.º 3884

Presidente da Assembleia Geral: JOSÉ MANUEL FERREIRA FERNANDES, sócio n.º 3874

Presidente do Conselho Fiscal: GASPAR VIEIRA DE CASTRO, sócio n.º 6033

Presidente do Conselho Geral: LUI´S MANUEL VIANA MACHADO, sócio n.º 1890

Posto isto, nos termos do artigo 93.º dos Estatutos, será efetuada a verificação da lista e das candidaturas para apurar se as mesmas cumprem todos os requisitos para o efeito, nomeadamente, nos termos dos artigos 92.º dos Estatutos.

Em caso afirmativo, oportunamente, será comunicada a aceitação definitiva da lista e das candidaturas. Mais se informa e adianta que, caso assim se confirme, nos termos da da alínea i) da convocatória para a Assembleia Geral Eleitoral de 21 de Maio de 2021, a designação a lista apresentada, por ser a única, será designada como “LISTA A”.

Braga, 8 de maio de 2021

O Presidente da Assembleia Geral,

José Manuel Ferreira Fernandes»

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-05-08/sc-braga-antonio-salvador-corre-sozinho-nas-eleicoes/889503/471
Anuncios M
Anuncios M
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5908 em: 08 de Maio de 2021, 13:18 »
ojogo.pt

Oficial: António Salvador é candidato único às eleições do Braga

Prazo para a entrega de listas terminou e só o atual presidente dos arsenalistas surgiu como candidato.

O Braga anunciou este sábado que só uma lista apresentou candidatura aos órgãos sociais do clube para o mandato compreendido entre 2021 e 2025: a de António Salvador.

O atual presidente arsenalista é, por isso, candidato único nas eleições do emblema minhoto, que estão agendadas para o dia 21 deste mês.

"Findo o prazo para apresentação de candidaturas referentes à eleição dos membros dos órgãos sociais do Sporting Clube de Braga para o mandato e quadriénio referente ao período entre maio de 2021 a maio de 2025 (artigo 92. ºdos Estatutos), constatou-se que apenas uma lista foi apresentada, a lista encabeçada pelo Candidato a Presidente da Direção (e atual Presidente), António Salvador da Costa Rodrigues", pode ler-se na nota emitida pelo Braga.

Os bracarenses acrescentam ainda que "será efetuada a verificação da lista e das candidaturas para apurar se as mesmas cumprem todos os requisitos para o efeito".

De recordar que o antigo futsalista António Pedro Peixoto, mais conhecido por Pli, ainda avaliou a apresentação de uma candidatura, mas acabou por não avançar.

Confira a composição da única lista apresentada:

Presidente da Direção: ANTÓNIO SALVADOR DA COSTA RODRIGUES, sócio n.º 3884 do Braga

Presidente da Assembleia Geral: JOSÉ MANUEL FERREIRA FERNANDES, sócio n.º 3874

Presidente do Conselho Fiscal: GASPAR VIEIRA DE CASTRO, sócio n.º 6033

Presidente do Conselho Geral: LUÍS MANUEL VIANA MACHADO, sócio n.º 1890

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/oficial-antonio-salvador-e-candidato-unico-as-eleicoes-do-braga-13699010.html
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5909 em: 08 de Maio de 2021, 13:19 »
maisfutebol.iol.pt

Ricardo Soares: «O Sp. Braga gosta de ter a bola, mas o Gil também»

Dérbi minhoto realiza-se em Barcelos no domingo


O Gil Vicente recebe o Sp. Braga no domingo, pelas 20 horas, e Ricardo Soares espera um jogo entre duas equipas «a procurar mandar na posse de bola». O Gil vem de uma vitória nos Barreiros e está com 35 pontos, com a manutenção praticamente assegurada. 

«O Sp. Braga não nos vai surpreender. Conhecemos bem o Sp. Braga, conhecemos o processo de jogo do Sp. Braga, o seu ADN. É uma equipa muito bem treinada, para mim é mais fácil analisar uma equipa bem treinada do que uma equipa que tenha mais caos e menos comportamento tático», afirmou Ricardo Soares em conferência de imprensa, neste sábado.

A bola, acrescenta, é a predileção dos Guerreiros do Minho, mas Ricardo Soares avisa que a sua ideia passará também pelo controlo do jogo em posse. 

«O Sp. Braga é uma equipa com muita posse, que quer ter sempre a bola. É uma equipa que tem bons timings de ataque à profundidade, por isso é que é uma grande equipa e está bem treinada. Há um grande trabalho do Carvalhal. O que também quero dizer é que a minha também gosta de ter a bola. Quer ser protagonista, quer ter a bola e tudo iremos fazer para termos nós a bola, mesmo sabendo que o adversário é ambicioso e superior. A ambição de ganhar ninguém nos vai tirar.»

A grande dúvida está no ataque: joga Pedro Marques ou joga Samuel Lino? O avançado emprestado pelo Sporting lesionou-se e ainda está em dúvida. O jovem brasileiro foi titular e resolveu o jogo no Funchal.

«O Pedro Marques e o Samuel, são diferentes. O Pedro Marques segura melhor, é jovem, mas está mais maduro, comparativamente com o Samuel. O Samuel tem potencial enorme, talento incrível, precisa de ser refinado. É preciso dar tempo, deixá-lo crescer. É um jovem que começou a jogar aos 15 anos. Tem eficácia, precisa de conhecer melhor o jogo.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/gil-vicente/ricardo-soares-o-sp-braga-gosta-de-ter-a-bola-mas-o-gil-tambem
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5910 em: 09 de Maio de 2021, 08:55 »
9/5/2021



Anuncios G
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5911 em: 09 de Maio de 2021, 08:57 »
maisfutebol.iol.pt

«Quebra do SC Braga? Há situações culturais a ultrapassar»

Carlos Carvalhal assume o mau momento, mas diz que há muito por ganhar esta época


A queda do Sp. Braga é óbvia. Os Guerreiros do Minho só ganharam um dos últimos cinco jogos e afastaram-se da luta pelo top-3 na Liga. Aos maus resultados associou-se uma exibição muito má contra o Paços de Ferreira. Carlos Carvalhal faz mea culpa e dá explicações.

«Temos que ultrapassar essa barreira [quebra no final das épocas], mudar essa realidade. Queremos acabar de forma diferente do que o Braga fez nos últimos 10 anos e sair por cima no campeonato. Decaímos um bocado e assumimos essa responsabilidade, mas temos capacidade para dar a volta. Andámos em segundo lugar, mas não nos conseguimos estabilizar nessas posições e temos que ver porquê», disse Carvalhal na conferência de imprensa de antevisão à visita a Barcelos.

«Podemos fazer melhor e isso passa pela cultura da exigência. Quando a pontuação já não é significativa, a motivação de defender o Sporting de Braga tem que ser maior do que tudo.»

Carvalhal assume que há «questões culturais a ultrapassar» e uma tendência «inaceitável» de facilitar nesta fase final de desaceleração no campeonato. 

«Neste momento, a fadiga já não se coloca, já aliviámos três ou quatro jogadores, até em termos mentais. Acabou a conversa da fadiga, agora é a conversa do foco, da ambição e de acabar a época bem. Estamos a tempo de escrever a página mais brilhante do Sporting de Braga em 100 anos de história.»

O treinador do Sp. Braga aceitou voltar à má exibição realizada contra o Paços. «Há sempre ilações a tirar nos jogos e tirámos muitas neste jogo. Os jogadores jogaram o jogo cada um por si e isso tem que ser criticado. Já dissecámos o jogo do Paços de Ferreira e, sobretudo na primeira parte, não quer dizer que não tivesse havido atitude, mas o futebol é um desporto coletivo e a atitude passa pela ligação entre todos os elementos.»

O Gil Vicente-Sp. Braga disputa-se no domingo, em Barcelos, às 20 horas.

em:https://maisfutebol.iol.pt/liga/carlos-carvalhal/carvalhal-quebra-do-sp-braga-ha-situacoes-culturais-a-ultrapassar
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5912 em: 09 de Maio de 2021, 09:02 »


O Jogo

“O pro­ble­ma é men­tal”

Car­va­lhal in­sis­te em que a tem­po­ra­da “ain­da po­de ser bri­lhan­te”


A que­bra de ren­di­men­to do Bra­ga ao lon­go das úl­ti­mas se­ma­nas foi um dos te­mas que do­mi­nou a con­fe­rên­cia de Im­pren­sa de Car­los Car­va­lhal, des­ti­na­da a pro­je­tar o jo­go com o Gil Vi­cen­te, e o trei­na­dor fa­lou em ques­tões men­tais pa­ra jus­ti­fi­car a os­ci­la­ção da equi­pa. “Mo­men­to do Bra­ga? Is­to é tu­do men­tal, não há pro­ble­mas de ca­riz fí­si­co. Nun­ca vi um jo­ga­dor do Bra­ga, e po­dia ter acon­te­ci­do, com cãi­bras du­ran­te um jo­go. A ques­tão física não se co­lo­ca, a men­tal sim. Co­mo é pos­sí­vel ter uma ati­tu­de com­pe­ti­ti­va for­tís­si­ma co­mo Rio Ave, mes­mos em ter si­do um gran­de jo­go? Co­mo é pos­sí­vel fa­zer uma das me­lho­res exi­bi­ções da épo­ca com o Bo­a­vis­ta ou fa­zer um jo­go com o Spor­ting de ele­va­da en­tre­ga a ati­tu­de e de­pois cair tan­to? Não tem a ver com ques­tão física ou tá­ti­ca, tem mui­to a ver com o fo­co. A ati­tu­de com­pe­ti­ti­va é, ob­vi­a­men­te, ine­go­ciá­vel”, fri­sou Car­va­lhal, que lan­çou um rep­to à equi­pa. “É ho­ra de re­ver­ter e de vol­tar a ter a am­bi­ção que nos ca­ra­te­ri­zou es­ta épo­ca”.

Pa­ra o trei­na­dor ar­se­na­lis­ta, “a con­ver­sa da fa­di­ga já aca­bou” e, com três jo­gos pe­la fren­te, con­si­de­ra que “ain­da há tem­po pa­ra se con­se­guir es­cre­ver, tal­vez, a pá­gi­na mais bri­lhan­te do Bra­ga em 100 anos de his­tó­ria”. Pa­ra is­so acon­te­cer, o que equi­va­le a so­mar três vi­tó­ri­as até ao fim do cam­pe­o­na­to, há tam­bém uma ques­tão cul­tu­ral que de­ve ser ul­tra­pas­sa­da. “O Bra­ga tem de an­dar sem­pre com a mes­ma pres­são, que é a de ven­cer to­dos os jo­gos e abor­dá-los pa­ra ga­nhar. Foi is­so que fi­ze­mos o ano in­tei­ro, sal­vo um ou ou­tro re­sul­ta­do. Cul­tu­ral­men­te, há coi­sas a ul­tra­pas­sar e, co­mo já vi es­cri­to, nas úl­ti­mas dez épo­cas o Bra­ga não aca­bou no­ve da me­lhor for­ma. Te­mos de ul­tra­pas­sar es­sas bar­rei­ras cul­tu­rais”, apon­tou o trei­na­dor, pe­din­do à equi­pa pa­ra vol­tar a car­re­gar no ace­le­ra­dor. “Te­mos de ti­rar con­clu­sões pa­ra fa­zer me­lhor, al­go que tem a ver com a cultura da exi­gên­cia. Is­so pas­sa por es­te mo­men­to. A mo­ti­va­ção de de­fen­der a ca­mi­so­la do Bra­ga de­ve ser mai­or do que tu­do. Que­re­mos ins­ti­tuir uma cultura ven­ce­do­ra no Bra­ga”.

“Mo­men­to? Is­to é tu­do men­tal, não há pro­ble­mas de ca­riz fí­si­co”
Car­los Car­va­lhal
Trei­na­dor do Bra­ga

em:
https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210509/281818581706730
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5913 em: 09 de Maio de 2021, 09:03 »
O Jogo

To­dos con­tam pa­ra o trei­na­dor


No se­gui­men­to do em­pa­te com o Pa­ços, Car­los Car­va­lhal as­su­miu um tom crí­ti­co em re­la­ção aos jo­ga­do­res, fi­can­do no ar que al­guns po­dem ter per­di­do opor­tu­ni­da­des. “Nin­guém es­tá fo­ra, es­tão to­dos den­tro, mas es­tá o rep­to lan­ça­do. Que­re­mos o má­xi­mo e exi­gi­mos o má­xi­mo”, cla­ri­fi­cou on­tem o trei­na­dor ar­se­na­lis­ta, que afas­tou tam­bém o ce­ná­rio de na pró­xi­ma épo­ca ter um plan­tel mais vas­to. “Não que­ro, por­que a apos­ta vai con­ti­nu­ar a ser na for­ma­ção.Is­so não é ne­go­ciá­vel, nem se­quer ou­so abor­dar es­sa si­tu­a­ção com o pre­si­den­te”.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210509/281814286739434
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5914 em: 09 de Maio de 2021, 09:05 »
O Jogo

“Equi­pa quer ser pro­ta­go­nis­ta”

Ri­car­do So­a­res não es­pe­ra fa­ci­li­da­des de um Bra­ga fra­gi­li­za­do e em pou­pan­ças pa­ra a fi­nal da Ta­ça


“A am­bi­ção de jo­gar olhos nos olhos com o Bra­ga nin­guém nos ti­ra”
Ri­car­do So­a­res
Trei­na­dor do Gil Vi­cen­te

Com o 16º, Bo­a­vis­ta e o 17º, Fa­ren­se, a jo­ga­rem fo­ra con­tra Spor­ting e FC Por­to, res­pe­ti­va­men­te, uma vi­tó­ria do Gil Vi­cen­te na re­ce­ção ao Bra­ga po­de­rá ga­ran­tir a per­ma­nên­cia na Li­ga NOS

Ri­car­do So­a­res des­con­fia de um hi­po­té­ti­co mau mo­men­to do Bra­ga, que já não ven­ce há três jor­na­das, e es­pe­ra um jo­go “di­fí­cil” con­tra uma equi­pa que, an­te­vê, não vai fa­ci­li­tar nem fa­zer pou­pan­ças a pen­sar na fi­nal da Ta­ça de Por­tu­gal.O trei­na­dor do Gil Vi­cen­te, que fa­la­va, on­tem, na con­fe­rên­cia de im­pren­sa de an­te­vi­são do jo­go de ho­je, te­ceu ras­ga­dos elo­gi­os a Car­los Car­va­lhal, que foi seu trei­na­dor no Vi­ze­la, no iní­cio da dé­ca­da, e que “na al­tu­ra”, con­fes­sou o téc­ni­co, já pers­pe­ti­va­va que “no fu­tu­ro se­ria dos gran­des trei­na­do­res do país”. Elo­gi­an­do uma “equi­pa com mui­ta qua­li­da­de in­di­vi­du­al e co­le­ti­va”, que “não se ener­va com bo­la”, não mos­trou, no en­tan­to, me­do, pas­san­do uma men­sa­gem am­bi­ci­o­sa: “A mi­nha equi­pa tam­bém gos­ta de ter a bo­la. Quer ser pro­ta­go­nis­ta do jo­go e tu­do ire­mos fa­zer pa­ra ter­mos a bo­la. A am­bi­ção de jo­gar olhos nos olhos com o Bra­ga nin­guém nos vai ti­rar. Va­mos fa­zer tu­do pa­ra ven­cer, ten­do bo­la, sen­do cer­to que, na mai­or par­te do jo­go, va­mos ten­tar ser efi­ca­zes e de­fen­der”.

Ques­ti­o­na­do por O JO­GO so­bre Pe­dro Mar­ques, que fa­lhou o jo­go na Ma­dei­ra por le­são, sen­do subs­ti­tuí­do por Sa­mu­el Li­no, o me­lhor mar­ca­dor da equi­pa, mas que, des­de da che­ga­da do avan­ça­do em­pres­ta­do pe­lo Spor­ting tem es­ta­do no ban­co, So­a­res con­fir­mou que es­te já par­ti­ci­pou no trei­no de on­tem, es­tan­do a equi­pa téc­ni­ca a ava­li­ar a sua con­di­ção física. Elo­gi­ou a “ma­tu­ri­da­de” e com­ba­ti­vi­da­de do “leão”, em con­tra­pon­to com o po­ten­ci­al, e “ta­len­to in­crí­vel” de Sa­mu­el Li­no, que pre­ci­sa, no en­tan­to, de ser “re­fi­na­do”.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210509/281852941445098
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5915 em: 09 de Maio de 2021, 09:09 »
O Jogo

Passe de Letra

Mi­guel Pe­dro

O Bra­ga foi fun­da­do em 1919 e em 1921 foi cons­ti­tuí­do

A re­vis­ta Bra­ca­ra Au­gus­ta, pu­bli­ca­ção cuja lei­tu­ra re­co­men­do pa­ra quem gos­ta de as­sun­tos re­la­ci­o­na­dos com a his­tó­ria e as tra­di­ções bra­ca­ren­ses, pu­bli­cou mui­to re­cen­te­men­te um ar­ti­go que se­rá de lei­tu­ra obri­ga­tó­ria pa­ra to­dos os que, sen­do ou não adep­tos do SC Bra­ga, se in­te­res­sam pe­lo pas­sa­do da ci­da­de de Bra­ga. O ar­ti­go, da au­to­ria dos meus ami­gos e fer­vo­ro­sos bra­ca­ren­ses, o João Mi­guel Fer­nan­des (que, por ve­zes, co­la­bo­ra co­mi­go na es­cri­ta des­tas cró­ni­cas) e o José Bas­to Ma­cha­do, de­bru­ça-se so­bre a con­tro­ver­sa ques­tão da da­ta de fun­da­ção do SC Bra­ga e, sem que­rer ser “spoi­ler”, pos­so afir­mar que, de­pois des­te ar­ti­go, a ques­tão da ori­gem do nos­so clu­be fi­ca de­fi­ni­ti­va­men­te re­sol­vi­da. O tex­to é o re­sul­ta­do de uma investigação his­tó­ri­ca mui­to ri­go­ro­sa e me­tó­di­ca, bem do­cumen­ta­da e com uma nar­ra­ti­va mui­to flui­da. Fi­co con­ten­te com a con­clu­são dos au­to­res, pois – co­mo se re­fe­re no pró­prio ar­ti­go – sem­pre de­fen­di a da­ta (o ano) de fun­da­ção co­mo sen­do o de 1919, e de­di­quei mes­mo uma des­tas mi­nhas cró­ni­cas ex­clu­si­va­men­te a es­se as­sun­to, ain­da que a mi­nha opi­nião te­nha si­do ali­cer­ça­da no li­vro que o meu pai e o meu tio es­cre­ve­ram so­bre a pre­si­dên­cia do meu avó, José An­tu­nes Gui­ma­rães, de al­gu­mas fo­to­gra­fi­as que o meu pai con­ser­va e da pró­pria his­tó­ria pes­so­al que o meu pai ex­pe­ri­en­ci­ou, pois es­te­ve pre­sen­te nas co­me­mo­ra­ções dos 25 anos do clu­be, em 1944. Mas, ago­ra, o ar­ti­go fun­da­men­ta es­ta mes­ma con­clu­são em pro­vas his­tó­ri­cas do­cumen­tais e nu­ma investigação, co­mo dis­se, de gran­de ri­gor ci­en­tí­fi­co. To­dos de­ve­rão ler, acre­di­tem em mim. Não pos­so dei­xar de sa­li­en­tar du­as idei­as que o ar­ti­go con­tém, que pen­so se­rem mui­to in­te­res­san­tes. A pri­mei­ra é a se­pa­ra­ção con­cep­tu­al en­tre a “fun­da­ção” e a “cons­ti­tui­ção” de uma as­so­ci­a­ção: a “fun­da­ção” diz res­pei­to ao mo­men­to em que um gru­po de pes­so­as se jun­ta com um de­ter­mi­na­do pro­pó­si­to, se or­ga­ni­za in­for­mal­men­te pa­ra ini­ci­ar de­ter­mi­na­da ati­vi­da­de de for­ma as­so­ci­a­ti­va; a “cons­ti­tui­ção” res­pei­ta ao mo­men­to da sua ade­qua­ção for­mal com a or­dem ju­rí­di­ca, is­to é, é o mo­men­to em que a or­dem ju­rí­di­ca re­co­nhe­ce a as­so­ci­a­ção co­mo tal ( ge­ral­men­te li­ga­da a um ato for­mal e ju­rí­di­co, co­mo uma es­cri­tu­ra pú­bli­ca, um re­gis­to, ou ato aná­lo­go). Nes­se sen­ti­do, o SC Bra­ga tem uma da­ta de fun­da­ção (1919) e uma de cons­ti­tui­ção (1921), sen­do que fes­te­jou o seu ani­ver­sá­rio por re­fe­rên­cia à pri­mei­ra até me­a­dos do sé­culo pas­sa­do e, de­pois, co­me­çou a ce­le­brar por re­fe­rên­cia à da­ta da sua cons­ti­tui­ção. Ou­tra con­fir­ma­ção que re­sul­ta, de for­ma in­ci­den­tal, do ar­ti­go é a de que o ter­mo “Spor­ting”, que cons­ta da de­sig­na­ção do SC Bra­ga, na­da tem a ver com o clu­be lis­bo­e­ta. O ter­mo era um an­gli­cis­mo mui­to uti­li­za­do nos clu­bes que se for­ma­vam na épo­ca e sig­ni­fi­ca­va “des­por­ti­vo” (o equi­va­len­te a “clu­be des­por­ti­vo de Bra­ga”). Fi­ca, as­sim, de­fi­ni­ti­va­men­te ar­re­da­da a ideia de que o SC Bra­ga foi cons­ti­tuí­do co­mo uma qual­quer fi­li­al ou que tem al­gum ti­po de ADN par­ti­lha­do com o clu­be de Al­va­la­de.

De­pois do ar­ti­go de João Mi­guel Fer­nan­des e José Bas­to Ma­cha­do, a ques­tão da ori­gem do nos­so clu­be fi­ca de­fi­ni­ti­va­men­te re­sol­vi­da.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210509/281844351510506
« Última modificação: 09 de Maio de 2021, 09:11 por Lipeste »
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5916 em: 09 de Maio de 2021, 09:14 »
ojogo.pt

″O Braga ainda vai a tempo de escrever a página mais brilhante da sua história″

Carlos Carvalhal diz que o clube deve ter uma cultura permanente de exigência e de vitórias e espera ver uma reação enérgica da equipa em Barcelos.

Reação da equipa no jogo com o Gil Vicente: "Espero uma reação positiva, entre o compromisso e a ambição. Na primeira parte do último jogo, sendo o futebol um desporto coletivo, a falta de ligação entre os elementos foi um aspeto importante. Isso foi conversado, houve uma reação boa no trabalho e espero que isso se veja no jogo com o Gil Vicente. O adversário é uma equipa bem organizada e que está a salvo da descida. É sempre difícil jogar com o Gil Vicente, mas o Braga está apostada em conseguir os três pontos".

Momento do Braga: "O Braga tem de andar sempre com a mesma pressão, que é a de vencer todos os jogos, abordando-os sempre para ganhar. Há coisas a melhorar. Nas últimas épocas a equipa não terminou muito bem os campeonatos, é algo cultural que tem de ser ultrapassado. Temos de mudar isto. Assumimos que há uma quebra no rendimento, mas estes são os mesmos jogadores, que já fizeram grandes jogos. Temos de tirar conclusões. É uma questão de cultura de exigência, passa por aí. Tem de haver uma motivação de defender o Braga".

Razões para a quebra de rendimento: "É tudo mental. Não temos problemas de cariz físico. Como é possível a equipa ter uma atitude positiva sem fazer um grande jogo? Como é possível fazer com o Boavista uma dos melhores exibições da época e depois cair tão rapidamente? Tem tudo a ver com o foco, com o mudar de mentalidades e com a cultura de exigência. O Braga tem de ter essa cultura. No jogo com o Rio Ave houve uma atitude fortíssima, por isso não fiquei defraudado com o empate. Essa atitude tem de estar sempre presente. É hora de reverter a situação, de ter foco e ambição, porque o Braga ainda vai a tempo de escrever a página mais brilhante da sua história".

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/carlos-carvalhal-aborda-momento-negativo-do-braga-isto-e-tudo-mental-13699068.html
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5917 em: 09 de Maio de 2021, 09:15 »
ojogo.pt

Carvalhal avisa jogadores do Braga: ″Ninguém está de fora, mas o repto está lançado″

Antes do jogo com o Gil Vicente (domingo), o treinador do Braga analisou o momento negativo da sua equipa - sem vencer há três jogos - e falou no repto lançado aos seus jogadores.

Jogadores com oportunidades perdidas: "Ninguém está de fora, mas o repto está lançado. Queremos o máximo e exigimos o máximo. Há sempre ilações a tirar, individual e coletivamente. Assumi a derrota com o Marítimo e isso não me custou nada. Quando a equipa joga o meu jogo, a responsabilidade é minha. Foi a jogar assim que o Braga chegou a duas finais e encantou o país futebolístico".

Plantel mais extenso na próxima época? "Não quero, porque a aposta tem de ser na formação. Vamos manter essa linha. Espero é não ter uma época com tantas lesões, algo que não é muito normal e sobrecarregou a equipa. Nesta altura, a questão da fadiga já não se coloca, houve gestão de três ou quatro jogadores e essa conversa acabou".

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/carvalhal-avisa-jogadores-do-braga-ninguem-esta-de-fora-mas-o-repto-esta-lancado-13699085.html
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5918 em: 09 de Maio de 2021, 09:16 »
ojogo.pt

Al Musrati potencia a marca Braga: a Líbia invadiu o Minho

Al Musrati deu ao Braga uma vaga de seguidores magrebinos no Facebook: são cerca de 20 mil.

Se Al Musrati costuma normalmente "encher" o campo, fora dele consegue potenciar como poucos a marca Braga. O médio foi contratado esta época a custo zero, depois de ter saído do V. Guimarães sem qualquer proposta de renovação, e mal chegou ao Braga deu origem a uma presença elevada de adeptos da Líbia no Facebook do clube. Nesta altura, num universo de 340 mil seguidores do emblema minhoto na principal rede social, cerca de 20 mil são líbios.

No Twitter e no Instagram a contagem de seguidores do ponto de vista geográfico é mais difícil. Antes da chegada de Al Musrati, o número de líbios no Facebook do Braga era residual ou mesmo nula.
A elevada presença de adeptos da Líbia nas redes sociais do emblema arsenalista dá origem a gostos, partilhas e interações constantes, fazendo do árabe o segundo idioma mais falado no Facebook do clube, com cerca de 50 mil seguidores originários do Magrebe, entrando aqui países como Argélia e Marrocos. Apesar de Al Musrati ser natural de Misrata, a terceira maior cidade do país, metade dos seguidores líbios do clube brcarense são de Trípoli, a capital.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/al-musrati-potencia-a-marca-braga-a-libia-invadiu-o-minho-13700381.html
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Notícias, comentários relativos ao Plantel/Jogadores/Staff do SC Braga
« Responder #5919 em: 09 de Maio de 2021, 09:17 »
abola.pt

Carvalhal: «Queremos acabar de forma diferente»

Carlos Carvalhal quer acabar com a série de resultados menos positiva frente ao Gil Vicente: três jogos seguidos sem ganhar e apenas duas vitórias nas últimas nove jornadas. O treinador do SC Braga ambiciona terminar a época de forma brilhante com a final da Taça de Portugal, em que irá defrontar o Benfica.

«Temos de ultrapassar essa barreira, mudar essa realidade. Queremos acabar de forma diferente do que o Braga fez nos últimos 10 anos e sair por cima no campeonato. Decaímos um bocado e assumimos essa responsabilidade, mas temos capacidade para dar a volta. Andámos em segundo lugar, mas não nos conseguimos estabilizar nessas posições e temos que ver porquê. Podemos fazer melhor e isso passa pela cultura da exigência. Quando a pontuação já não é significativa, a motivação de defender o SC Braga tem de ser maior do que tudo», afirmou o técnico dos guerreiros, em conferência de imprensa.

Sobre a possibilidade de na próxima época ter um plantel com mais opções para fazer face às diversas competições em que participam:

«Esperando que não tenhamos uma época com características como esta, com lesões graves em jogadores chave, isso sobrecarregou quatro ou cinco jogadores, mas na altura olhámos para o rendimento desportivo e a equipa estava a ganhar em catadupa. Neste momento, a fadiga já não se coloca, já aliviámos três ou quatro jogadores, até em termos mentais. Acabou a conversa da fadiga, agora é a conversa do foco, da ambição e de acabar a época bem. Estamos a tempo de escrever a página mais brilhante do SC Braga em 100 anos de história.»

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-05-08/sc-braga-carvalhal-queremos-acabar-de-forma-diferente/889511/471
 

Anuncios M