Quantcast
NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
14071 Respostas
836217 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14000 em: 24 de Março de 2024, 11:32 »
zerozero.pt

Após empate frente ao Uruguai

Álvaro Djaló aos olhos do selecionador basco: «Tem algo especial»


Autor do único golo do País Basco na receção ao Uruguai (1-1), Álvaro Djaló vai convencendo cada vez mais as opiniões do país vizinho, em especial, a de Jagoba Arrasate, selecionador daquela região autónoma espanhola e também do Osasuna.

«Deixou a fasquia elevada. Tem algo especial. Na primeira parte, jogou na posição 9 para atacar as costas da defesa e na segunda parte jogou como extremo. Tem velocidade de execução, prepara o remate rapidamente. É um grande jogador», avaliou o técnico de 45 anos, no rescaldo da partida.

Estreia absoluta na seleção do País Basco e anteriormente pré-convocado para Espanha, Álvaro Djaló começa a dar a conhecer o seu nome no país vizinho, local onde vai competir a partir da próxima época, depois da transferência já confirmada pelo SC Braga para o Athletic.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/noticias/alvaro-djalo-aos-olhos-do-selecionador-basco-tem-algo-especial-/603876
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14001 em: 24 de Março de 2024, 11:35 »
desporto.sapo.pt

UEFA pode aligeirar regra que limitaria participação do SC Braga nas competições europeias

Regras de copropriedade em cima da mesa nas competições da UEFA


A UEFA vai flexibilizar as regras relativas aos grupos que têm como propriedade vários clubes, isto tendo em vista as alterações que vai ser introduzidas das competições.

Já a partir de 2024/25, os clubes que são propriedade comum e que estavam impedidos de jogar na mesma competição de clubes da UEFA, poderão agora jogar em competições diferentes. No caso de United e Nice, ambos sob o controlo de Sir Jim Ratcliffe e da sua empresa INEOS poderiam jogar na Liga dos Campeões enquanto o outro na Liga Europa ou Liga Conferência. O mesmo se passaria no caso do City e o Girona (City Football Gruoup), Leipzig e Salzburgo (Red Bull) ou PSG e SC Braga (Qatar Sports).

Recorde-se que a Qatar Sports entrou no capital social dos bracarenses em outubro de 2022, adquirindo os 21,67 por cento das ações que pertenciam à Olivedesportos, reforçando a sua posição, com 29,60 % no final do ano.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/uefa-pode-aligeirar-regra-que-limitaria-o-sc-braga-nas-competicoes-europeias
Anuncios M
Anuncios M
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14002 em: 25 de Março de 2024, 03:29 »
abola.pt

Roger Fernandes sonha «levantar a taça de campeão pelo SC Braga»

Por
Luís Magalhães

Extremo tem estado em destaque nos arsenalistas e não esconde o desejo de ganhar mais títulos pelo clube; chegou com 13 anos e fez o seu caminho a ouvir o que os mais velhos lhe diziam.

Roger Fernandesatravessa um grande momento no SC Braga, sendo titular há seis jogos consecutivos e esta temporada conta com dois golos e quatro assistências pela equipa principal dos bracarenses. Antes de se ter imposto no onze de Artur Jorge, o jovem extremo foi oscilando entre várias equipas, mas isso não o incomoda nada.

«Jogar pela equipa principal ou pela B, ou pelos juniores, nunca me causou confusão. Para mim, estou sempre a jogar pelo SC Braga. Entro em campo para ajudar os meus companheiros, seja onde for. Sinto-me confortável em todo o lado», revelou no PodNext.

Com somente 18 anos é o mais novo do plantel e por isso tenta assimilar todo o conhecimento que os mais experientes lhe possam transmitir.

«É muito bom poder jogar com estes jogadores, porque sempre foi um sonho. Já estou com o plantel principal há três anos e agora estar a somar minutos, ajudar a equipa e posso dizer que me sinto crescido dentro do campo. Porque, cá fora, gozam comigo todos os dias [risos]», confessou.

Roger ainda pretende fazer muito mais pelo SC Braga: «Levantar a taça de campeão nacional pelo SC Braga e também jogar pela seleção. Portugal ou Guiné- Bissau? Ainda ninguém me chamou ou falou comigo. Mas, já ando a pensar nisso há algum tempo e quando surgir a oportunidade não vou ter problemas em escolher.»

ESTATÍSTICAS

LIGA2023/2024

Jogos - 12
Golos - 1
Assistências - 5
Remates - 16
Remates à baliza - 6

Jogadores mais velhos que já passaram por vários clubes europeus ou que têm um percurso imaculado pelo SC Braga são a sua principal fonte de inspiração, até porque como o próprio admite ainda tem muito para aprender.

«Vou continuar a ser o miúdo desta equipa, gosto de todos eles. Dou-me muito bem com o João [Moutinho], o Pizzi e o Ricardo [Horta]. São todos como irmãos mais velhos. Antes de cada jogo, nos primeiros três em que fui titular, disseram: ‘faz as coisas simples e o teu jogo vai fluir’. Depois já não me diziam nada e fui ter com o Pizzi e disse-lhe que ainda não tinha aprendido tudo e que precisava dos conselhos dele na mesma. Gosto muito quando me corrigem no treino e ouço o que têm para me dizer.»

Roger Fernandes tirou a carta de condução recentemente e, claro, tinha de haver uma história engraçada envolvida, mas sempre com muito apoio por parte dos seus companheiros de equipa:

«Continuo a ser o mesmo miúdo do plantel e gosto muito de estar aqui. Por exemplo, no dia em que fui tirar a carta contei a toda a gente. Gozaram com a situação, mas ao mesmo tempo preocuparam-se comigo. Enviaram-me mensagens para que os avisasse do resultado logo após terminar o exame. Quando acabei e o engenheiro disse que tinha passado, enviei uma fotografia com a licença e disse que já podiam despedir o Horácio [motorista do clube]...»

em: https://www.abola.pt/futebol/noticias/roger-fernandes-sonha-levantar-a-taca-de-campeao-pelo-sc-braga-2024032419462484139
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14003 em: 25 de Março de 2024, 03:42 »
record.pt

Roger: «Sinto-me crescido em campo, mas fora continuo a ser um miúdo»

Extremo do SC Braga quer "continuar a surpreender" e sonha conquistar o campeonato pelos minhotos


Roger tem crescido no SC Braga, como se atesta pela crescente influência na equipa. "Sinto-me crescido dentro de campo, mas fora dele continuo a ser um miúdo porque rasgo-me todos os dias", atirou, num podcast do clube emitido esta tarde. 

O extremo, de 18 anos, quer "continuar a surpreender", sonha conquistar o campeonato pelos minhotos e lembra o seu percurso, pela forma como se tornou "homem cedo demais".

Crescimento
"No campo, posso dizer que para mim é muito bom jogar com eles, contribuir para a equipa, sempre foi um sonho e já cá estou na equipa A há 3 anos. Este ano poder somar estes minutos e ajudar a equipa é muito bom, sinto-me crescido dentro de campo, mas fora dele continuo a ser o miúdo porque rasgo-me todos os dias. [risos]"

Banza
"Ele pode contar comigo, mas ainda mais pode contar com a equipa toda, temos um plantel que joga muito bem, com muita experiência. É difícil, porque tem alguém muito competitivo à frente nos ranking dos golos, mas acredito que o Banza ainda vai lá chegar, ele tem menos jogos, mas acredito que pode contar com a minha ajuda e do plantel."

Recordes pretendidos
"Vários. Quero talvez jogar mais jogos aqui… O Ricardo Horta, todos sabem que é um jogador fantástico, é um finalizador incrível. Estando na área, tu sabes que ele vai fazer golo, enquadra-se com a baliza e sabe rematar. Enquanto ele estiver aqui…"

Jogar na 1.ª Liga, Champions, Liga 3, Youth League na mesma época
"Falta futebol de praia [risos]. Isso para mim nunca foi confuso, sempre foi Braga. É o Braga. Jogar em qualquer equipa foi sempre mais uma oportunidade para brilhar. Tenho conseguido, entro sempre no campo para ajudar, dou-me muito bem com todos. Acabo sempre por me sentir confortável. Aquela vontade de ajudá-los vem naturalmente. Fez-me crescer muito."

Amizade com Serdar
"Não perguntes como é que nós nos entendemos.  [risos] Não ensino o Serdar a falar nada. Falamos por mensagem de voz, ele fala algum português e há coisas que percebes, e ele queixa-se que eu não falo inglês."

Sonhos
"As dificuldades fazem de nós mais fortes. Principalmente fez-me mais forte. Digo isso a mim, às pessoas à minha volta, que eu fui homem cedo de mais. Comecei a assumir responsabilidades, comecei a fazer as coisas direitas, diferente dos miúdos da minha idade, porque eu queria ser diferente. No futebol sabia que se fizesse tudo direito, se fosse responsável, podia conseguir o que queria. Levantar a taça de campeão pelo SC Braga. Jogar um Mundial."

Seleção portuguesa ou guineense
"Não me chamaram para Portugal nem Guiné. Não será decisão muito complicada, já ando a pensar nisso, vai ser uma decisão bem tomada."

O que esperar mais de Roger
"Prefiro continuar a surpreender do que dizer para esperarem algo, vou continuar a ser o mesmo miúdo desta equipa, que gosto muito. Tenho pessoas aqui com quem me dou muito bem, gosto de todos."

Por Record:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sp--braga/detalhe/roger-sinto-me-crescido-em-campo-mas-fora-continuo-a-ser-um-miudo?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

___

«Leite na Guiné era só uma vez por mês»: adaptação de Roger também passou pelos... cereais

Quando assinou o primeiro contrato, quis mandar todo o dinheiro para a sua mãe


Os primeiros tempos de Roger em Braga foram complicados, não só porque durante dois anos não pôde jogar por causa de questões relacionadas com documentação, mas também pela adaptação e necessidade de ser responsável tão novo.

"Foi difícil, chegava a sexta-feira, sentias que treinaste bem durante a semana, mas só os colegas podiam jogar e tu não, foi uma altura difícil. Estava nos sub-15, então para mim sábado e domingo era para jogar na rua", contou. "Nunca tinha comido cereais e deram-me Chocapic, parecia bóias na minha boca. Leite era uma vez por mês na Guiné. Havia, mas eu não tinha condições para aquilo, a diferença começou logo no pequeno almoço", acrescentou, recordando um dia em que foi a um supermercado com 15 euros no bolso, mas regressou para a residência onde estava instalado quando viu as portas fechadas. "Não sabia que as portas se abriam quando te aproximavas", disse, com sorrisos à mistura.

Certo é que Roger Fernandes foi crescendo em Braga e no SC Braga, mas sem se esquecer das raízes. "Quando assinei o primeiro contrato, lembro-me de ter falado com o Hugo Vieira, disse-lhe com tanta emoção que ele me chamou a atenção. Eu disse: 'quero que mandes esse dinheiro todo à minha mãe, em África, que ela precisa mais do que eu'. Ele disse que parte mandava, mas parte dele eu ia precisar para as minhas necessidades", prosseguiu.

"Quero trazer a minha mãe para cá, faz-me falta. Queria tê-la por perto, sempre. É diferente viver aqui. Depende se ela quer, claro. Mesmo estando lá, ela liga-me quase todos os dias", assumiu Roger.

Por Record:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sp--braga/detalhe/leite-na-guine-era-so-uma-vez-por-mes-adaptacao-de-roger-tambem-passou-pelos-cereais?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

___

Roger é o ídolo de Bafatá: «Comprei uma televisão à minha mãe, ela fez duas salas e o bairro vai lá ver os jogos»

Extremo tem quatro irmãos, mas vive em Braga com um deles e um primo e as raízes nunca são esquecidas


Está, por fim, explicada a razão que levou Roger a mandar beijinhos à dona Maria, a sua mãe, no final do jogo com o Estrela da Amadora, no início deste mês. É que até há pouco tempo, a progenitora não tinha possibilidade de ver os jogos do filho no SC Braga. Mas isso mudou em dezembro passado, quando Roger foi à terra natal, Bafatá (Guiné-Bissau).

"O meu bairro gosta muito do SC Braga, e quando fui lá - a minha mãe antes não podia assistir aos jogos - em dezembro consegui comprar uma televisão, canais, condições melhores para ela ver, agora vê todos os jogos. As pessoas do bairro vão lá para casa ver os jogos. A minha mãe fez duas salas, porque entrava muita gente, no dia de jogo, aquele bairro pára todo para ver o SC Braga", contou o jogador do SC Braga, de 18 anos, no podcast do clube. 

Um menino de ouro de Bafatá, mas que não era um exemplo em termos de escolaridade. "Faltava às aulas, não controlava isso. Na Guiné tens um uniforme para a escola que é obrigatório, vais com ele e, se ficar sujo, lavas. Ia jogar com o meu até às 8 da noite, esquecia-me que era para lavar. No dia a seguir estava sujo, levantava-me de manhã, metia na água, tirava a sujidade e ia abanando até à escola até secar, mas não secava totalmente, mas dava para desenrascar", registou ainda Roger.

Por Record:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sp--braga/detalhe/roger-e-o-idolo-de-bafata-comprei-uma-televisao-a-minha-mae-ela-fez-duas-salas-e-o-bairro-vai-la-ver-os-jogos?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

___

Roger tirou a carta e já não usa o 'mata-velhos': «Enganava-me e entrava na auto-estrada...»

Extremo do SC Braga revelou que Al Musrati mudava o carro de sítio porque era leve...


Roger Fernandes foi o protagonista do podcast do SC Braga, emitido este domingo na Next, o canal do clube. O jovem extremo tem 18 anos e... já tem a carta de condução. Mas antes disso, usou o célebre 'mata-velhos'.

"Vim a conduzir para cá e estacionei direitinho", começou por dizer, recordando o dia do exame de condução. "Nervoso não estava, mas não foi assim tão fácil. No fim ficou um pouco difícil. Eu já tinha um 'mata-velhos' há dois anos, mas devolvi, porque o Al Musrati complicava as coisas, o carro era muito leve... Pegavam no carro pela parte de trás e levavam para outro lado do estacionamento e eu chegava do treino e o carro não estava no sítio onde o tinha deixado. Ele pedia ajuda a alguém, ele fazia isso todos os dias. Então devolvi o 'mata-velhos'", atirou o jovem, contando outro episódio insólito.

"Tínhamos treino em Fão da equipa B, ia com esse carro a Fão, às vezes enganava-me e entrava na auto-estrada. Só que o carro não dá para andar na auto-estrada. Os camiões passavam perto de mim com tanta velocidade, buzinavam e o carro abanava. Tinha de encostar, com medo de me despistar", revelou.

"No dia do exame, contei a toda a gente, todos gozavam comigo mas preocupavam-se na mesma, mandaram mensagem para que eu os avisasse quando acabasse o exame de condução", acrescentou Roger.

Por Record:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sp--braga/detalhe/roger-tirou-a-carta-e-ja-nao-usa-o-mata-velhos-enganava-me-e-entrava-na-auto-estrada?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14004 em: 25 de Março de 2024, 03:53 »
ojogo.pt

Roger recorda um jogo pelo Braga: "Saí de campo com sangue em dois dedos"

Roger fala abertamente das suas mutações ao longo da época, onde teve de auxiliar o Braga em oito competições diferentes, da Liga 3 à Champions. E do jogo com Qarabag, no qual jogou 120 minutos e acabei com dedos em sangue

Por
Pedro Cadima

Numa época em que já foi utilizado em oito frentes do Braga, entre provas com a equipa principal e jogos por outros escalões do clube, Roger descomplicou a situação, apesar da necessária mudança de chip entre um embate da Liga 3 e outro da Champions.

Nunca foi coisa que me fizesse confusão. Sempre foi Braga! Jogar em qualquer equipa do Braga era só mais uma oportunidade para brilhar. Entrava em campo para ajudar e dei-me bem com todos, em qualquer equipa. Procurava enquadrar-me. Ir saltando de equipa em equipa fez-me crescer muito", valorizou, medindo diferenças, a começar na responsabilidade. "Acho que é a principal palavra, posso ser mais responsável na equipa A. Quanto ao jogo na equipa B é tudo mais apertado, numa Champions tens mais espaço. Importa é jogar e divertir-me", contou, sem querer antecipar uma vida longa no clube sem colocar em perigos marcas de Ricardo Horta. "Teria de ficar aqui muito tempo e passar números dele para mim! Ele é fantástico e um finalizador incrível. Dentro da área, tu sabes que ele vai fazer golo, os adeptos também sabem. É pela forma como se enquadra, sabe chutar e direcionar a bola", documentou Roger, que chegou a Portugal como fã de Dybala. Via esses jogos grandes da Champions da Juventus e adora-o por ser esquerdino e pela como batia na bola e fazia aquele arco."

O menino de Bafatá falou da experiência hercúlea que esteve no jogo com o Qarabag, realizado no Azerbaijão e definido no último minuto do prolongamento em desfavor do Braga. "Esse foi o jogo onde corri mais quilómetros até hoje, foram 14 ou 15. Saí de campo com sangue em dois dedos. No dia seguinte tive de os furar para sair o sangue. Demos tudo de nós mas não fomos felizes", recordou, citando Moutinho e Víctor Gómez como os guerreiros que habitualmente mandam nos quilómetros por jogo.

Já sobre a escolha que fará entre Portugal e Guiné-Bissau, Roger não deixou dúvidas por quem conta jogar em breve.
"Para mim não vai ser decisão complicada, já ando a pensar há muito tempo e vai ser uma decisão bem tomada. Posso dizer que já estive curioso numa das últimas chamadas dos sub-21, estava ali a ver se saía o meu nome. Mas lembrei-me que ainda não posso, sobram burocracias e há uma regra ainda. Mas alimentei alguma esperança", reconheceu.

em:
https://www.ojogo.pt/4692183740/roger-recorda-um-jogo-pelo-braga-sai-de-campo-com-sangue-em-dois-dedos/

___

Roger destaca-se no Braga: "Comprei uma televisão à minha mãe, que não podia ver os meus jogos"

Roger fala da sua escala em Braga de menino prodígio da formação até à primeira equipa

Por
Pedro Cadima

Com 22 jogos na época, dois golos e quatro assistências, e papel mais destacado no onze nas últimas semanas, Roger é uma estrela em afirmação no Braga, comprovando a fama e as promessas deixadas com recordes alcançados no clube alusivos à sua tenra idade. Agora com 18 anos já se aproxima da emancipação, embora permaneça um menino puro, sem ponta de vaidade ou ego.

No podcast da NEXT, o extremo deixou evidente o seu caráter singelo e veia humilde, dominado por bom-humor. Falou das partidas que o tocavam nos primeiros tempos em que espreitava oportunidades de evoluir no plantel principal. "Eu tinha um mata-velhos que tive de devolver porque o Al Musrati complicava as coisas. Eu treinava, voltava e não via o carro. Era muito leve, ele pedia uma ajuda e levantava o carro e movia-o para outra zona do parque", recordou, entre sorrisos tão genuínos como desconcertantes, alegrando-se por partilhar cada detalhe da forma acelerada como foi amadurecendo com gente graúda a partir dos seus 15 anos.

"Quando estava com as equipas da formação ia nesse carro para Fão mas, por vezes, enganava-me e entrava na autoestrada. Depois passavam camiões por mim a alta velocidade, buzinavam e aquilo abanava imenso. Eu tinha que parar uns 15 minutos porque ficava com algum medo de acidente. Não podia andar na autoestrada com esse veículo", concretizou Roger. "Quando finalizei o exame de condução, o instrutor deu okey, mandei logo foto da licença para o nosso grupo a dizer que já me podiam dividir com o Horácio. Ele é o nosso motorista. Ficaram todos a rir-se!", juntou o atacante, negando qualquer moral adquirida com o peso que vai ganhando internamente. "Sou o mesmo miúdo. É bom estar a jogar com eles, a contribuir. Era um sonho, estou cá há três anos e estar a somar este tempo de jogo é muito bom. Sinto-me crescido dentro do campo mas fora ainda sou um miúdo", brincou Roger, que tem sido obreiro de algumas assistências para Banza.

"Ele pode contar comigo mas mais com toda a equipa. É um plantel forte e experiente mas ele tem alguém muito competitivo à sua frente nos marcadores. Vai ser difícil mas acredito que o Banza pode ser o melhor marcador da Liga. É preciso ver que tem menos jogos, porque foi ao CAN", lembrou o prodígio guineense, falando do impacto desta época e da motivação que cresce para subir ao céu.  "Eu tenho de aproveitar ao máximo todos os dias jogar na equipa principal com jogadores desta dimensão. Tenho de estar feliz aqui, por jogar e treinar com eles", relatou, dando conta daqueles que mais o surpreenderam. "Fiquei muito surpreendido, estava habituado a ver todos pela televisão. De repente passei a treinar com eles e falava disse aos colegas da residência. Era uma diferença tremenda, pareciam todos mais rápidos e mais técnicos. Não imaginava. O André Horta foi o que mais me surpreendeu, pois dava um chuto e saia um passe incrível. Agora admiro muito isso no Pizzi", revelou Roger que partilhou ainda histórias da sua Guiné-Bissau, da sua cidade de Bafatá e do carinho de cada visita à mãe, a quem recentemente enviou um beijo no final de um jogo.

"Sai do coração, acontece no momento", disse. "O meu bairro gosta muito do Braga e fui lá em dezembro e tratei de comprar uma boa televisão à minha mãe, que não podia ver os meus jogos. Também dei melhores condições e ela agora tem duas salas. Recebe toda a gente nos dias que joga o Braga, nomeadamente os miúdos. Tudo a torcer", admitiu Roger.

em: https://www.ojogo.pt/5009553740/roger-destaca-se-no-braga-comprei-uma-televisao-a-minha-mae-que-nao-podia-ver-os-meus-jogos/
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14005 em: 25 de Março de 2024, 03:58 »
ojogo.pt

Sucessão de Scolari: Artur Jorge foi nome especulado no Brasil

Gabriel Milito irá assumir o comando técnico do Atlético Mineiro

Por
Pedro Cadima

No Brasil foi anunciado que Artur Jorge era nome em carteira para o Atlético Mineiro, após a saída de Scolari. A breve consulta de disponibilidade do português não deu grande margem de manobra para o Galo definir em Portugal a sucessão ao experiente Felipão, virando pronta atenção para aquela que foi sempre a sua prioridade: o argentino Gabriel Milito.

Será o antigo central a ser apresentado pelo clube de Minas Gerais, já que Artur Jorge também não mostrou particular abertura para sair do Braga antes do fecho da temporada.

em: https://www.ojogo.pt/1536617068/sucessao-de-scolari-artur-jorge-foi-nome-especulado-no-brasil/
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14006 em: 25 de Março de 2024, 04:02 »
zerozero.pt

Extremo revelou detalhes da sua vida na Guiné

Roger: «Comprei uma televisão à minha mãe e o bairro vai lá a casa ver os jogos»


Roger Fernandes foi o mais recente convidado do Pod'Next, podcast do SC Braga, e abriu o livro relativamente à sua infância na Guiné Bissau e ao amor que tem pela sua mãe.

Após a estreia na temporada 2021/22, o jovem extremo está a viver a sua época de afirmação, somando 22 jogos pela equipa principal, dois golos e quatro assistências. Até dezembro do ano passado, a sua mãe não conseguia ver os seus jogos, mas isso mudou.

«O meu bairro gosta muito do SC Braga e, quando fui lá em dezembro, consegui comprar uma televisão. A minha mãe antes não podia assistir aos jogos, agora vê todos. As pessoas do bairro vão lá para casa ver os jogos. A minha mãe fez duas salas porque entrava muita gente no dia de jogo. Aquele bairro todo para ver o SC Braga.», começou por revelar Roger.

O extremo revelou ainda que é apaixonado por futebol desde tenra idade, a ponto de sujar o seu uniforme escolar e ir com o mesmo molhado para as aulas.

«Na Guiné tens um uniforme para a escola que é obrigatório e, se ficar sujo, lavas. Ia jogar com o meu até às 8 da noite, esquecia-me que era para lavar. No dia a seguir estava sujo, levantava-me de manhã, metia na água, tirava a sujidade e ia abanando até à escola para secar. Não secava totalmente, mas dava para desenrascar», contou, entre risos.

A chegada à cidade de Braga foi um choque para o atleta vindo do bairro de Bafatá. Durante dois anos, não pôde competir devido à documentação. «Foi difícil. Chegava a sexta-feira, sentias que tinhas treinado bem durante a semana, mas só os colegas é que podiam jogar. Estava nos sub-15, para mim sábado e domingo eram para jogar na rua», elaborou o extremo.

O maior problema foi o enorme choque de realidades, pois a vida na Guiné ficou marcada por inúmeras dificuldades financeiras e alimentares: «Nunca tinha comido cereais e deram-me Chocapic, leite era uma vez por mês na Guiné. Havia, mas eu não tinha condições para aquilo. Quando assinei o meu primeiro contrato, lembro-me de ter falado com o Hugo Vieira. Disse-lhe: "Quero que mandes esse dinheiro todo à minha mãe, que ela precisa mais que eu"

Na partida frente ao Estrela, venceu o prémio de homem do jogo, que dedicou «à dona Maria». Agora, Roger Fernandes pretende ter a mãe mais perto de si: «Quero trazer a minha mãe para cá, faz-me falta. Queria tê-la por perto, sempre. Mesmo estando lá, ela liga-me quase todos os dias.»

em: https://www.zerozero.pt/noticias/roger-comprei-uma-televisao-a-minha-mae-e-o-bairro-vai-la-a-casa-ver-os-jogos-/603994
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14007 em: 25 de Março de 2024, 07:47 »
25/3/2024

Anuncios M
Anuncios M
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14008 em: 25 de Março de 2024, 07:47 »



















HenDua
HenDua Equipa Principal
  • *****
  • 1947
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14009 em: 25 de Março de 2024, 08:30 »
Li n'A Bola a entrevista ao Roger Fernandes e mais uma vez o menino esteve impecável. Muito humilde, respeitador e mais uma vez revela grande vontade de aprender. Sempre que o nosso menino dá entrevistas enche-me de orgulho.
Os meus parabéns ao Roger, à família e ao departamento de formação.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14010 em: 25 de Março de 2024, 18:59 »
abola.pt

SC Braga: Zalazar e Djaló já estão de volta

Por
Luís Magalhães

Médio e avançado treinaram esta segunda-feira com a equipa; regresso após compromissos internacionais; jogador uruguaio dispensado do segundo particular com a Costa do Marfim.

Rodrigo Zalazar e Álvaro Djaló já estão de regresso aos trabalhos no SC Braga, tendo integrado o treino desta segunda-feira sob as ordens de Artur Jorge. Os jogadores foram convocados para os compromissos internacionais na presente pausa FIFA, mas regressaram mais cedo ao clube que prepara a deslocação ao terreno do Portimonense, no próximo dia 1 de abril, para a 27.ª jornada da Liga.

O médio uruguaio, de 24 anos, foi dispensado do segundo encontro particular da sua seleção, esta terça-feira, frente à Costa do Marfim, e assim voltou mais cedo a Braga. Já o avançado, igualmente de 24 anos, que atuou pelo País Basco - recorde-se que vai representar o Athletic Bilbao na próxima temporada - e marcou no jogo de preparação, precisamente, frente ao Uruguai, já voltou pois terminou o estágio da seleção basca.

Enquanto, Djaló deve continuar no banco de suplentes - condição que ocupa há cinco jogos consecutivos -, Zalazar pode permanecer no onze, em Portimão. O médio recuperou a titularidade na última partida, frente ao Gil Vicente, após ter passado três encontros como suplente. O extremo perdeu espaço com a afirmação de Roger Fernandes que vai atuando pela direita do ataque e com o regresso de Bruma, após lesão. Já Rodrigo Zalazar tinha perdido o lugar ao lado de João Moutinho para Vítor Carvalho.

O SC Braga ainda anunciou que os bilhetes para a deslocação ao Algarve já estão à venda, assim como divulgou o custo da viagem. Os sócios e adeptos dos arsenalistas podem adquirir ingressos para o jogo a um custo unitário de cinco euros e caso pretendam seguir nos autocarros disponibilizados pelo clube têm de pagar 22 euros.

em: https://www.abola.pt/futebol/noticias/sc-braga-zalazar-e-djalo-ja-estao-de-volta-2024032517551308177
Anuncios G
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14011 em: 25 de Março de 2024, 19:03 »
record.pt

Mesquita Machado de visita à Cidade Desportiva do SC Braga

Antigo presidente da Câmara Municipal e do clube recebeu camisola com o seu nome e o livro do Centenário


Mesquita Machado esteve de visita à Cidade Desportiva do SC Braga a convite de António Salvador. Figura histórica do clube que presidiu entre 1984 e 1988, o antigo presidente da Câmara Municipal de Braga é atualmente membro do Conselho Geral do SC Braga.

O convite de António Salvador estendeu-se também a Domingos Névoa, que acompanhou Mesquita Machado na visita, algo que tem uma explicação, uma vez que estamos a falar dois dois principais impulsionadores da chegada de António Salvador à presidência do SC Braga, em 2003.

Mesquita Machado conheceu as instalações, almoçou na Cidade Desportiva e, no final desta visita de cortesia, foi presenteado por António Salvador com um Livro do Centenário e com uma camisola oficial do SC Braga.

Por Record:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sp--braga/detalhe/mesquita-machado-de-visita-a-cidade-desportiva-do-sp-braga?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais
andromeda123 Equipa Principal
  • *****
  • 1379
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14012 em: 25 de Março de 2024, 19:27 »
record.pt

Mesquita Machado de visita à Cidade Desportiva do SC Braga

Antigo presidente da Câmara Municipal e do clube recebeu camisola com o seu nome e o livro do Centenário


Mesquita Machado esteve de visita à Cidade Desportiva do SC Braga a convite de António Salvador. Figura histórica do clube que presidiu entre 1984 e 1988, o antigo presidente da Câmara Municipal de Braga é atualmente membro do Conselho Geral do SC Braga.

O convite de António Salvador estendeu-se também a Domingos Névoa, que acompanhou Mesquita Machado na visita, algo que tem uma explicação, uma vez que estamos a falar dois dois principais impulsionadores da chegada de António Salvador à presidência do SC Braga, em 2003.

Mesquita Machado conheceu as instalações, almoçou na Cidade Desportiva e, no final desta visita de cortesia, foi presenteado por António Salvador com um Livro do Centenário e com uma camisola oficial do SC Braga.

Por Record:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sp--braga/detalhe/mesquita-machado-de-visita-a-cidade-desportiva-do-sp-braga?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais


Mesquita Machado,Domingos Névoa e Salvador....  cheira-me a esturro!
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14013 em: 26 de Março de 2024, 09:01 »
26/3/2024

Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14014 em: 26 de Março de 2024, 09:03 »















Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14015 em: 26 de Março de 2024, 09:51 »
zerozero.pt

Estivemos à conversa com Carlos Fangueiro

Banza, o congolês que nunca deu descanso: «Simon, já chega, temos família!»

Por
Alexandre Sequeira Ribeiro

Outrora, uma surpresa; um gigante desconhecido, com contornos prometedores, por Famalicão. Agora, uma certeza, sinónimo de golo. O zerozero mergulhou no passado de Simon Banza e foi até às recordações luxemburguesas, onde o congolês registou a primeira grande época como sénior. Os primeiros passos de um matador, contados por quem os assistiu na primeira pessoa.

Os 21 golos em 2023/24 (19 deles no campeonato) fazem de Simon Banza um nome incontornável na atualidade do futebol português e um dos melhores marcadores da prova (na corrida com Viktor Gyökeres). Antes, 2021/2022 foi também relevante: pela primeira vez em solo lusitano, ainda que por empréstimo, Banza marcou 17 golos, numa das temporadas mais prolíficas do congolês.

Contudo, antes do casamento bem-sucedido com Portugal, houve altos e baixos. A estadia em França não foi animadora e, depois da formação em Lens, Banza nunca conseguiu ser o «menino bonito» da equipa principal. Encontrou essa preponderância, numa fase embrionária da carreira, num país vizinho, bem mais pequeno: no Luxemburgo. 

Para conhecer melhor essa fase, que lançou Banza no futebol sénior (aos 21 anos, fez 18 golos em 25 jogos), o zerozero falou com Carlos Fangueiro. O atual treinador principal do Leixões foi, em 2017/18, coordenador técnico do Titus Pétange e assistiu de perto à evolução do congolês.

«Um miúdo com uma vontade incrível»

Bem-disposto e jovial, Fangueiro começou por recordar as negociações pelo avançado e, posteriormente, a altura em que chegou a Pétange: «Fizemos o necessário para tê-lo por empréstimo. Houve a possibilidade de o trazer para o Luxemburgo, para um projeto ideal, tendo em conta a idade que ele tinha. Foi um miúdo que observámos e que encaixava na nossa ideia de jogo. Ele chegou muito interessado, pronto para trabalhar connosco e com uma vontade incrível. Isso ajudou a que tudo corresse bem.»

O «correr bem» até parece simpático, face à qualidade da época que Banza realizou no Luxemburgo, e são os números que o afirmam: «Nessa época, em todas as competições, ele marcou 26 golos. Foi muito fácil.»

«Ele tinha uma grande vontade de trabalhar, era um menino muito interessado. Já era muito alto — para a idade que tinha — e era muito rápido no ataque à profundidade, forte no segurar a bola e no jogo de cabeça. Identificámos esse perfil e era o ideal para nós. Por isso, encaixou na perfeição», afirmou Fangueiro, desvendando a receita para o sucesso de Banza.

 «Era mesmo muito, muito interessado. Ele sabia que eu tinha sido profissional e pedia-me para trabalhar com ele. Como também fui avançado, acho que também lhe ajudei um bocadinho. Ainda assim, sempre se viu que era incrível, tinha uma enorme vontade de trabalhar. Eu dizia-lhe: “Simon, já chega! Mais só amanhã! Temos família, queremos ir descansar”. Isto às 22h/22h30; era incrível. Ele só podia atingir o que atingiu desta forma, era muito sério.»

O nível apresentado foi bom, mas, convenhamos, não pode ser comparado ao atual, no SC Braga, nem que seja pelas diferenças (e exigências) entre os campeonatos. Nesse sentido, Fangueiro nunca duvidou que o nível apresentado no Luxemburgo pudesse ser transportado para outros contextos.

«Muito sinceramente, sempre acreditei. Trabalhei uma época com ele, sei as características que tinha e tem - aprimorou-as ainda mais. Devido a isso tudo, tinha a certeza que ia vingar. Falei com ele, por mensagens, e disse que ia encaixar no futebol português na perfeição. Felizmente, não me enganei. Está a fazer uma época fantástica (não é a primeira) e está a marcar que se farta. Portanto, estou muito feliz com o que conseguiu», confessou

Golo da vitória contra o GD Chaves, bis no Bessa e em Vizela, hat-trick contra o Portimonense e decisivo nas reviravoltas diante de Moreirense e Chaves. A época do Braga apoia-se na capacidade de decisão do congolês, uma característica já visível pelo Luxemburgo: «Ele decidia muitos jogos, sobretudo os mais difíceis. Era ele que resolvia, sem dúvida.»

Neste sentido, há uma questão que se prendeu: cresceu no Titus Pétange e subiu de contexto; está a crescer no SC Braga... Estará pronto para um patamar ainda maior?

«Acho que sim, muito sinceramente. Por vários motivos: por ele, que tem qualidade para isso. Por estar a marcar muitos golos, o que é sempre um aliciante. Por fim, por estar numa montra fantástica, que é o SC Braga. Pela junção dessas três coisas, acredito que pode muito bem ser vendido e jogar por objetivos ainda maiores que os atuais», apontou.

em: https://www.zerozero.pt/noticias/banza-o-congoles-que-nunca-deu-descanso-simon-ja-chega-temos-familia-/604080
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14016 em: 26 de Março de 2024, 13:27 »


Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14017 em: 26 de Março de 2024, 17:55 »
abola.pt

SC Braga: Borja e Serdar prontos para Portimão

Por
Luís Magalhães

Lateral-esquerdo ainda não está a 100 por cento, mas deve recuperar a tempo; central turco já se treina com normalidade.

Cristián Borja e Serdar vão ser opções para a Artur Jorge na 27.ª jornada da Liga, em que o SC Braga visita o reduto do Portimonense, no próximo dia 1 de abril. O central turco, de 21 anos, já trabalha com normalidade, depois de ter passado alguns dias sob observação atenta do departamento médico, devido ao traumatismo crânio-facial que sofreu na útlima partida, frente ao Gil Vicente. O defesa foi ‘atropelado’ pelo companheiro de equipa Matheus e o guarda-redes também está totalmente apto.

Já o lateral-esquerdo colombiano, que ainda está a contas com um problema muscular no gémeo direito, é recuperável para o confronto em Portimão. O defesa, de 31 anos, foi mesmo dispensado dos encontros particulares da seleção da Colômbia para os quais tinha sido convocado.

Ainda a trabalhar com limitações e, muito provavelmente, vão ficar fora da próxima partida dos bracarenses continuam Adrián Marín (joelho direito), Paulo Oliveira e Ricardo Horta, estes dois com problemas musculares na coxa direita.

em: https://www.abola.pt/futebol/noticias/sc-braga-borja-e-serdar-prontos-para-portimao-2024032617312983971
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14018 em: 27 de Março de 2024, 09:18 »
27/3/2024

Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14019 em: 27 de Março de 2024, 09:19 »

















 

Anuncios M