Caros amigos:
Não vou aqui discutir se os 10 mil de ontem eram afinal 13 mil…
Para mim, que tive bilhete rasgado(como muitos outros) e olhando para a bancada braguista , claramente diria eu estavamos , no minimo, 10-11 mil bracarenses.
Mas mesmo assim, muito pouco…. Memso muito pouco….
Os mais velhos lembram-se que Pimenta Machado disse um dia que um clube com menos de 100 mil sócios dificilmente seria campeão. E precisaria de estádios cheios.
Ora, precisamente algo que o Braga não tem e que – pasme-se – dificilmente terá. Sobretudo a parte do “estádio cheio”…
Tirando casos de excelente relação de clubes com a região e tendo em conta a densidade demográfica da mesma ( muito importante mas que se esquece quando se procura tirar ilações), o sucesso desportivo de uma agremiação ou o seu momento desportivo está diretamente relacionado com a assistencia aos jogos.
Mostrem-me bom circo e eu lá estarei. È esta a máxima que deveria nortear e que norteia o impeto do adepto quando se prepara para assistar a jogos do seu clube.
Ora , o SCB há anos consecutivos que tem dadao “bom circo” com executantes de nível e com objectivos cumpridos na maior parte das épocas. Aliás, tivemos algumas brilhantes mas nessa altura andavamos pelos 15 mil na Pedreira.
Tenho para mim que a meta atingível seriam os 20 mil por jogo em média. Diretamente proporcional à valia da equipa e aquilo que ela vai conquistando.
Mas inacreditavelmente não vejo isso acontecer!
Nos últimos anos fomos de uma final europeia a vencedor de taças. Conseguimos sair da “lojinha dos 300” para a venda de milhões. Saimos do tradicional 6 a 10 lugar para um constante 4º. Não conseguimos ainda ferir os 2 primeiros mas roçamos os calcanhares do terceiro ( o leaõ moribundo que o sistema continua a querer manter como se ainda fosse o clube dos 5 violinos…).
E continuamos a ter assistencias a roçar os “direitos minimos” hipotecando o tal “grito” que o clube urge dar e que só com o sustentáculo de público poderá dar.
Ontem, num dia histórico estivemos aquém – mais uma vez – do esperado. No sábado, logo se verá…
O certo é que a performance da equipa e sua ascendencia aos lugares cimeiros não encontra eco no apoio do seu público. Ao contrário de muitos locais e do que a lógica faria pressupor.
Já se tentou muita coisa. Inclusivé um Presidente a picar-nos ao dizer que deviamos olhar para o clube do lado de lá do picoto…
Tenho para mim um aideia clara: os constrangimentos do estádio representam cerca de mil, dois mil espetadores a menos que preferem ficar por casa em vez de se aventurarem pelos caminhos da pedreira. Os horários dos jogos e a podridão dos meandros do futebol fastam tb muitos potenciais adeptos. Mas isto é comum em todos e com o mal dos outros podemos nós bem…
O que faz falta então?
A SAD encolhe a cabeça e diz que desde preços simbólicos a abertura de portas aos mais novos tudo tenta.
Não me parece que seja verdade.
A SAD não está a procurar a verdade nem está a conseguir compreender a verdade e a forma de combater este absentismo.
Vejamos: para a SAD a ideia de ter uma equipa brilhante, com bons valores e numa boa posição da tabela classificativa seria mais do que suficiente para encher o estádio.
Errado!
Para mim, a SAD parece aquele diretor comercial eu diz ter o melhor produto do mercado e depois não vende. Refugia-se ma ideia da excelencia do produto sem saber as verdadeira srazões porque não vende.
Ora é esta atitude de rever projetos, condicionalismos, obstáculos que falta à SAD.
Se não vende o produto ( mais assistencias) não pode continuamente dizer que tem o melhor do mercado e que a culpa é do público ou do comprador (adepto). Estas desculpas levariam rapidamente à demissão de um qualquer responsável de vendas!
Ora sendo o futebol cada vez mais um mercado identico a muitos outros em que se vende um produto…
Assim, é urgente que a SAD repense o que tem vindo a fazer neste desiderato. Já algumas vez foi feita uma análise com rigor cientifico ( entrevistas e inquéritos) para se conhecer o real problema?Porque os bracarenses não se viram para o seu clube? Qual a verdadeira razão? Alguém sabe? Podemos ter uma ideia mas nunca saberemos se o estádio, a politiquice, a violencia, os acessos, o afastamento do futebol, a existencia de outros espetaculos na cidade, etc, etc retiram os potenciais adeptos do estádio.
A UM já foi chamada a dar o seu contributo através do dep de Ciencias Socias e estatistica?alguém já estudou este tema com rigor? Afinal somos ou não uma terra de biclubistas? Alguém já esteve interessado em desmistificar este “mito” com rigor?
Não podemos olhar para o lado. E a SAD NÃO PODE OLHAR PARA O LADO.
Não temos a aissit~encia que merecemos por falha de algo que urge descobrir. Com rigoe, estudo cientifico / sociológico, com alternãncia de marketing e inovação. E muita inteligência!.
DE QUE ESTAMOS Á ESPERA?
Não vou aqui discutir se os 10 mil de ontem eram afinal 13 mil…
Para mim, que tive bilhete rasgado(como muitos outros) e olhando para a bancada braguista , claramente diria eu estavamos , no minimo, 10-11 mil bracarenses.
Mas mesmo assim, muito pouco…. Memso muito pouco….
Os mais velhos lembram-se que Pimenta Machado disse um dia que um clube com menos de 100 mil sócios dificilmente seria campeão. E precisaria de estádios cheios.
Ora, precisamente algo que o Braga não tem e que – pasme-se – dificilmente terá. Sobretudo a parte do “estádio cheio”…
Tirando casos de excelente relação de clubes com a região e tendo em conta a densidade demográfica da mesma ( muito importante mas que se esquece quando se procura tirar ilações), o sucesso desportivo de uma agremiação ou o seu momento desportivo está diretamente relacionado com a assistencia aos jogos.
Mostrem-me bom circo e eu lá estarei. È esta a máxima que deveria nortear e que norteia o impeto do adepto quando se prepara para assistar a jogos do seu clube.
Ora , o SCB há anos consecutivos que tem dadao “bom circo” com executantes de nível e com objectivos cumpridos na maior parte das épocas. Aliás, tivemos algumas brilhantes mas nessa altura andavamos pelos 15 mil na Pedreira.
Tenho para mim que a meta atingível seriam os 20 mil por jogo em média. Diretamente proporcional à valia da equipa e aquilo que ela vai conquistando.
Mas inacreditavelmente não vejo isso acontecer!
Nos últimos anos fomos de uma final europeia a vencedor de taças. Conseguimos sair da “lojinha dos 300” para a venda de milhões. Saimos do tradicional 6 a 10 lugar para um constante 4º. Não conseguimos ainda ferir os 2 primeiros mas roçamos os calcanhares do terceiro ( o leaõ moribundo que o sistema continua a querer manter como se ainda fosse o clube dos 5 violinos…).
E continuamos a ter assistencias a roçar os “direitos minimos” hipotecando o tal “grito” que o clube urge dar e que só com o sustentáculo de público poderá dar.
Ontem, num dia histórico estivemos aquém – mais uma vez – do esperado. No sábado, logo se verá…
O certo é que a performance da equipa e sua ascendencia aos lugares cimeiros não encontra eco no apoio do seu público. Ao contrário de muitos locais e do que a lógica faria pressupor.
Já se tentou muita coisa. Inclusivé um Presidente a picar-nos ao dizer que deviamos olhar para o clube do lado de lá do picoto…
Tenho para mim um aideia clara: os constrangimentos do estádio representam cerca de mil, dois mil espetadores a menos que preferem ficar por casa em vez de se aventurarem pelos caminhos da pedreira. Os horários dos jogos e a podridão dos meandros do futebol fastam tb muitos potenciais adeptos. Mas isto é comum em todos e com o mal dos outros podemos nós bem…
O que faz falta então?
A SAD encolhe a cabeça e diz que desde preços simbólicos a abertura de portas aos mais novos tudo tenta.
Não me parece que seja verdade.
A SAD não está a procurar a verdade nem está a conseguir compreender a verdade e a forma de combater este absentismo.
Vejamos: para a SAD a ideia de ter uma equipa brilhante, com bons valores e numa boa posição da tabela classificativa seria mais do que suficiente para encher o estádio.
Errado!
Para mim, a SAD parece aquele diretor comercial eu diz ter o melhor produto do mercado e depois não vende. Refugia-se ma ideia da excelencia do produto sem saber as verdadeira srazões porque não vende.
Ora é esta atitude de rever projetos, condicionalismos, obstáculos que falta à SAD.
Se não vende o produto ( mais assistencias) não pode continuamente dizer que tem o melhor do mercado e que a culpa é do público ou do comprador (adepto). Estas desculpas levariam rapidamente à demissão de um qualquer responsável de vendas!
Ora sendo o futebol cada vez mais um mercado identico a muitos outros em que se vende um produto…
Assim, é urgente que a SAD repense o que tem vindo a fazer neste desiderato. Já algumas vez foi feita uma análise com rigor cientifico ( entrevistas e inquéritos) para se conhecer o real problema?Porque os bracarenses não se viram para o seu clube? Qual a verdadeira razão? Alguém sabe? Podemos ter uma ideia mas nunca saberemos se o estádio, a politiquice, a violencia, os acessos, o afastamento do futebol, a existencia de outros espetaculos na cidade, etc, etc retiram os potenciais adeptos do estádio.
A UM já foi chamada a dar o seu contributo através do dep de Ciencias Socias e estatistica?alguém já estudou este tema com rigor? Afinal somos ou não uma terra de biclubistas? Alguém já esteve interessado em desmistificar este “mito” com rigor?
Não podemos olhar para o lado. E a SAD NÃO PODE OLHAR PARA O LADO.
Não temos a aissit~encia que merecemos por falha de algo que urge descobrir. Com rigoe, estudo cientifico / sociológico, com alternãncia de marketing e inovação. E muita inteligência!.
DE QUE ESTAMOS Á ESPERA?