Quantcast
[Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
[Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
514 Respostas
87092 Visualizações
0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3377
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #460 em: 10 de Maio de 2022, 20:06 »
https://www.risco.org/projects/estadio-1-de-maio_92
Tem aqui umas coisas que talvez algum pessoal ainda não tenha visto do projeto, cortes e alçados, mais renders e uma maquete.

Até dói de ver. Pode-se dizer que é caro, e barato não seria, mas sendo próximo destas imagens, ficaríamos com um estádio fantástico, melhor do que eu peço até (eu só gostava de ter 4 bancadas como qualquer estádio normal).
Carvalhux
Carvalhux Equipa Principal
  • *****
  • 2065
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #461 em: 10 de Maio de 2022, 21:46 »
https://www.risco.org/projects/estadio-1-de-maio_92
Tem aqui umas coisas que talvez algum pessoal ainda não tenha visto do projeto, cortes e alçados, mais renders e uma maquete.

Até dói de ver. Pode-se dizer que é caro, e barato não seria, mas sendo próximo destas imagens, ficaríamos com um estádio fantástico, melhor do que eu peço até (eu só gostava de ter 4 bancadas como qualquer estádio normal).
Qual é o sentido daquele buraco na bancada? É para VIPs verem o jogo de pé?
Anuncios M
Anuncios M
Aquiles Equipa Principal
  • *****
  • 1224
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #462 em: 10 de Maio de 2022, 23:18 »
Boas,
O estádio actual não é nem nunca foi funcional, para a função que deveria desempenhar.
Proporcionar boas condições aos adeptos, é a principal função de um estádio e isso não existe no actual.
O projecto de renovação do 1º de Maio, parece-me mesmo muito bom.
É acolhedor quanto baste, pelo menos nas imagens.
Quanto á capacidade deveria ser menor do que o actual, mas ter previsto um plano B, para o caso de se justificar aumentar.
A questão do estacionamento é facil de resolver, uma vez que na zona existe muito espaço para criar estacionamento subterrâneo, que depois pode ser rentabilizado com outras actividades, dependendo dos restantes equipamentos a instalar.
O próprio estádio com estas condições terá possibilidade de ser casa de mais espectáculos além do futebol, que no actual é impossível.
O argumento da CMBraga de que não se pode mexer no 1º de Maio, é uma treta. Não estamos a falar do Mosteiro dos Jerónimos, construído há séculos e de forma manual em pedra. Estamos a falar de um estádio realizado nos anos 60, cuja estrutura é betão e que tirando os degraus em pedra e o traço exterior que no projecto se mantém, nada tem de especial...
Mas não basta o estádio, é preciso que o município se desenvolva e que Braga pense em crescer para os 400.000 habitantes.
A verdade é que a Cidade está parada no tempo e nada é pensado para o seu desenvolvimento futuro. Gastamos a fazer passeios a plantar mecos, em festas da treta, mas desenvolvimento económico e por consequência estrutural e social é zero.
Se crescermos em população, se crescermos economicamente, se crescermos com um estádio digno do século XXI, aí outros voos serão possíveis para o nosso SC Braga.

Venha daí um novo estádio!
(S)oon(C)hampion(B)raga
(S)oon(C)hampion(B)raga Equipa Principal
  • *****
  • 8282
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #463 em: 10 de Maio de 2022, 23:28 »
Boas,
O estádio actual não é nem nunca foi funcional, para a função que deveria desempenhar.
Proporcionar boas condições aos adeptos, é a principal função de um estádio e isso não existe no actual.
O projecto de renovação do 1º de Maio, parece-me mesmo muito bom.
É acolhedor quanto baste, pelo menos nas imagens.
Quanto á capacidade deveria ser menor do que o actual, mas ter previsto um plano B, para o caso de se justificar aumentar.
A questão do estacionamento é facil de resolver, uma vez que na zona existe muito espaço para criar estacionamento subterrâneo, que depois pode ser rentabilizado com outras actividades, dependendo dos restantes equipamentos a instalar.
O próprio estádio com estas condições terá possibilidade de ser casa de mais espectáculos além do futebol, que no actual é impossível.
O argumento da CMBraga de que não se pode mexer no 1º de Maio, é uma treta. Não estamos a falar do Mosteiro dos Jerónimos, construído há séculos e de forma manual em pedra. Estamos a falar de um estádio realizado nos anos 60, cuja estrutura é betão e que tirando os degraus em pedra e o traço exterior que no projecto se mantém, nada tem de especial...
Mas não basta o estádio, é preciso que o município se desenvolva e que Braga pense em crescer para os 400.000 habitantes.
A verdade é que a Cidade está parada no tempo e nada é pensado para o seu desenvolvimento futuro. Gastamos a fazer passeios a plantar mecos, em festas da treta, mas desenvolvimento económico e por consequência estrutural e social é zero.
Se crescermos em população, se crescermos economicamente, se crescermos com um estádio digno do século XXI, aí outros voos serão possíveis para o nosso SC Braga.

Venha daí um novo estádio!

loooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool

nem o porto tem 400 mil habitantes ;D ;D ;D ;D ;D ;D

o "porto cidade"(o território que a camara municipal manda) tem +/- o mesmo numero de habitantes da cidade braga que é +/- 180 mil...

lisboa tem 545 923 habitantes (censo de 2021) ...

tu não tens noção desculpa lá  ;D ;D ;D ;D ;D ;D

se braga tivesse 400 mil habitantes era "área metropolitana de Braga" como é lisboa e porto... e isso fazia com que fosse tudo habitação entre/dentro da área famalicão/guimarães/barcelos/vila verde/povoa de lanhoso com a cidade de braga no centro... fosse tudo habitação ou quase como é nas áreas metropolitanas de lisboa e porto...

pensa nisso  ;) ;D

EDIT: ou para manter mais ou menos o mesmo tamanho que tem atualmente a cidade virava-se para arranha céus com 50 e 100 andares tipo os que tem na américa em nova York e assim
« Última modificação: 10 de Maio de 2022, 23:43 por (S)oon(C)hampion(B)raga »
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3377
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #464 em: 11 de Maio de 2022, 01:21 »
https://www.risco.org/projects/estadio-1-de-maio_92
Tem aqui umas coisas que talvez algum pessoal ainda não tenha visto do projeto, cortes e alçados, mais renders e uma maquete.

Até dói de ver. Pode-se dizer que é caro, e barato não seria, mas sendo próximo destas imagens, ficaríamos com um estádio fantástico, melhor do que eu peço até (eu só gostava de ter 4 bancadas como qualquer estádio normal).
Qual é o sentido daquele buraco na bancada? É para VIPs verem o jogo de pé?

Que seja. Mesmo com isso é incomparavelmente melhor ao que temos.
(S)oon(C)hampion(B)raga
(S)oon(C)hampion(B)raga Equipa Principal
  • *****
  • 8282
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #465 em: 11 de Maio de 2022, 01:59 »
https://www.risco.org/projects/estadio-1-de-maio_92
Tem aqui umas coisas que talvez algum pessoal ainda não tenha visto do projeto, cortes e alçados, mais renders e uma maquete.

Até dói de ver. Pode-se dizer que é caro, e barato não seria, mas sendo próximo destas imagens, ficaríamos com um estádio fantástico, melhor do que eu peço até (eu só gostava de ter 4 bancadas como qualquer estádio normal).
Qual é o sentido daquele buraco na bancada? É para VIPs verem o jogo de pé?

Que seja. Mesmo com isso é incomparavelmente melhor ao que temos.

fala-se tanto dos maus acessos e condições do EMB a pessoas com mobilidade reduzida se calhar é para isso... eu não sei... é apenas uma ideia/sugestão do que fazer, ou o para que é, aquele espaço
Kwanza99
Kwanza99 Equipa Principal
  • *****
  • 1298
  • Os Kwanzas do Dyego
Zauuu ⚔️🔴⚪️
Kiki Juvenis
  • **
  • 109
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #467 em: 11 de Maio de 2022, 15:31 »
Boa tarde.

Estou convicto que o projecto de remodelação do Estádio 1º de Maio, com excepção da sua excelente localização, não é de todo o recinto desportivo que necessitamos.
Um estádio novo deveria ter em conta uma lotação mais ajustada à nossa realidade (15 mil pessoas no máximo com possibilidade de crescimento no futuro), que resolvesse de imediato o problema da vinda de muitos adeptos dos 3 eucaliptos que só nos causam problemas e afastam pessoas do futebol e, também, que se apresentasse em todos os jogos com as bancadas praticamente preenchidas na sua totalidade, contribuindo para um ambiente mais festivo, atractivo e que nos fizesse ter realmente um factor casa. As bancadas devem ficar o mais próximo possível do relvado (torna a experiência de jogo mais interessante) e as coberturas devem realmente ser eficientes. O futebol é um desporto de outono/inverno e o factor chuva não pode afastar as famílias do estádio.

Mas antes de qualquer projecto/intenção, temos de perceber se o mesmo é viável ou não. Não podemos endividar o clube e pôr em risco a nossa existência. Antes do estádio, encaro como ainda mais prioritário a aquisição por parte do clube dos 51% da SAD.
Anuncios M
Anuncios M
Aquiles Equipa Principal
  • *****
  • 1224
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #468 em: 11 de Maio de 2022, 23:01 »
Entretanto, no local previsto para o Estádio do centenário, arrancaram obras de terraplanagem...
(S)oon(C)hampion(B)raga
(S)oon(C)hampion(B)raga Equipa Principal
  • *****
  • 8282
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #469 em: 11 de Maio de 2022, 23:44 »
Entretanto, no local previsto para o Estádio do centenário, arrancaram obras de terraplanagem...

é o novo Aldi  ;) ;D
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #470 em: 15 de Maio de 2022, 13:38 »
Boa tarde.

Estou convicto que o projecto de remodelação do Estádio 1º de Maio, com excepção da sua excelente localização, não é de todo o recinto desportivo que necessitamos.
Um estádio novo deveria ter em conta uma lotação mais ajustada à nossa realidade (15 mil pessoas no máximo com possibilidade de crescimento no futuro), que resolvesse de imediato o problema da vinda de muitos adeptos dos 3 eucaliptos que só nos causam problemas e afastam pessoas do futebol e, também, que se apresentasse em todos os jogos com as bancadas praticamente preenchidas na sua totalidade, contribuindo para um ambiente mais festivo, atractivo e que nos fizesse ter realmente um factor casa. As bancadas devem ficar o mais próximo possível do relvado (torna a experiência de jogo mais interessante) e as coberturas devem realmente ser eficientes. O futebol é um desporto de outono/inverno e o factor chuva não pode afastar as famílias do estádio.

Mas antes de qualquer projecto/intenção, temos de perceber se o mesmo é viável ou não. Não podemos endividar o clube e pôr em risco a nossa existência. Antes do estádio, encaro como ainda mais prioritário a aquisição por parte do clube dos 51% da SAD.

Partilho da opinião das bancadas junto do relvado e da cobertura eficiente (principalmente para estádios localizados no Minho/Norte) assim como da importância dos 51% da SAD, só não concordo com um estádio com apenas 15000 lugares seja a melhor solução para nós. Estão se for um estádio onde os adeptos adversários fiquem numa bancada atrás de uma baliza ocupando grande parte dela, como acontece por exemplo em Guimarães, Paços, Moreira ou Gil Vicente, ainda menos lugares teremos disponíveis.

Sou a favor que se encontre as melhores soluções para termos sempre o estádio bem composto e com grandes ambientes, só não acho que a melhor solução para tal seja reduzir aos lugares, acho que a melhor solução é irmos para um estádio que puxe a ir aos jogos complementando com uma estratégia eficaz de curto, médio e longo prazo de captação e fidelização de adeptos/sócios que, na minha opinião, tem faltado há muito tempo.

Percebo que hoje o futebol concorre com muitas outras ocupações, mas olhando ao potencial de crescimento dos nossos adeptos/sócios (as muitas crianças e jovens bracarenses/braguistas de hoje) e também ao número de habitantes na cidade/região (segundos os últimos censos Braga é das cidades que tem mais crescido em população), acho que pode ser um erro reduzir aos lugares do estádio. Creio também que estamos todos um pouco escaldadados com o sentimento que a estrutura do actual estádio nos dá, com aquela bancada superior "deserta", as cadeiras cinzentas que parece que ainda realçam mais os lugares vazio. No antigo 1º de Maio, que também leva cerca de 30 000, não me dava tanto essa sensação de estádio demasiado grande, pelo menos a mim.

Até acho sensata a solução de fazer o estádio de forma faseada, primeiro para os 15 000 e depois ir aumentando mas acredito que o que se fizer agora é o que vai ficar por muitos e longos anos… não tou a ver a fazermos agora para 15000 e daqui a, por exemplo, 10 anos voltar a investir para mais lugares.
« Última modificação: 15 de Maio de 2022, 14:17 por Legião »
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
Anuncios G
Magicobraga20 Equipa Principal
  • *****
  • 1168
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #471 em: 15 de Maio de 2022, 14:01 »
Entao o objectivo é crescermos em massa adepta e querem diminuir a capacidade do estadio, temos de ter é um estadio com melhores acessos e condições para se ver os jogos, porque sinceramente o nosso é capaz de ser o pior nesse aspeto
100%SCB Equipa Principal
  • *****
  • 8008
  • Quando o erro for só erro o SC Braga será campeão!
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #472 em: 15 de Maio de 2022, 14:35 »
20 mil lugares é mais do que suficiente, até podiam fazer com 22 mil para ter uma margem de 2000 lugares para os visitantes (adeptos + alguma margem de segurança).
FORÇA BRAGA
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5954
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #473 em: 15 de Maio de 2022, 14:55 »
O futebol não vai atrair muitos mais adeptos nos próximos anos com ou sem novo estádio. Os grandes jogos e os grandes momentos talvez, mas os jogos normais é fácil ver que não. Os 15mil seria no limite, seria para termos sempre próximo de cheio, os 20mil seria a pensar nos grandes momentos e os 30mil seria para a loucura, desperdício (seria fazer algo que em 20 anos encheu 2 ou 3 vezes) e anormalidade. Com 15mil criar-se-ia a ideia até de escassez em alguns jogos o que faria com que a procura pudesse ser maior, mas o principal seria sempre o ambiente, ter um estádio cheio é sempre muito mais atrativo. É muito diferente ter 12 ou 13mil em 15mil do que ter esse número em 20mil. (em todo o caso eu faria à volta de 20mil ou por aí, até se desse para outros eventos)
Fidelis et Antiqva
Fidelis et Antiqva Juvenis
  • **
  • 243
  • Sócio 6127
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #474 em: 15 de Maio de 2022, 15:10 »
20 mil lugares é mais do que suficiente, até podiam fazer com 22 mil para ter uma margem de 2000 lugares para os visitantes (adeptos + alguma margem de segurança).
Também acho. Mesmo havendo um crescendo da nossa massa associativa no futuro, acho que nunca teremos uma média acima de 20mil para justificar um estádio com 30mil lugares.
Forza Ragazzi!
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3377
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #475 em: 15 de Maio de 2022, 20:35 »
Pedir um estádio pouco maior que o do Gil Vicente (que eu aprecio bastante por acaso) é subestimar bastante a nossa massa adepta. Entre 20 e 22 mil lugares seria o ideal. É preciso não esquecer que mesmo que os resultados não melhorem, um estádio novo, com melhores acessos e mais conforto que o actual vai ser sempre mais atractivo para o público (para além de existir também o factor "novidade").

No entanto nada disto importa. Creio que vamos levar com o elefante cinzento mais uns bons anos.
Kiki Juvenis
  • **
  • 109
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #476 em: 16 de Maio de 2022, 14:17 »
Compreendo perfeitamente o desejo dos associados de um estádio que ronde os 20/25 mil pessoas. Eu até gostaria de mais, mas temos de sair da bolha e olhar de forma abrangente para o assunto.
Factores exógenos ao clube:
- Desporto português viciado e pouco atractivo;
- Horários dos jogos a pensar nos telespectadores e não nos adeptos;
- Legislação que castra a festa e promove a teatralização do jogo; 
- Polícia que transforma qualquer evento de massas num cenário de guerra;

Factores endógenos:
- Direcção conivente com os horários televisivos (grande parte fonte de rendimento da SAD provém daí, os adeptos são acessórios para os administradores da parte empresa do clube);
- Temos 18 mil associados. Se regularmente conseguirmos atrair aos estádio 2/3 deste bolo (em Portugal seria excelente), são 12 mil pessoas para já. Se crescermos sustentadamente num prazo de 10 anos e tivermos cerca de 22 mil associados e 2/3 sempre presentes dá uma média de (14 a 15 mil pessoas).

Portanto, se tivermos 14/15 mil pessoas sempre presentes, num estádio fechado com boa acústica, não tenham dúvidas que seremos o melhor clube de portugal em termos de factor casa.   
(S)oon(C)hampion(B)raga
(S)oon(C)hampion(B)raga Equipa Principal
  • *****
  • 8282
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #477 em: 12 de Junho de 2022, 15:25 »
Entao o objectivo é crescermos em massa adepta e querem diminuir a capacidade do estadio, temos de ter é um estadio com melhores acessos e condições para se ver os jogos, porque sinceramente o nosso é capaz de ser o pior nesse aspeto







https://twitter.com/elonmusk/status/1529193812949614594

DEPOIS ESPANTAM-SE QUE CADA VEZ HAJA MENOS GENTE NO ESTÁDIO MUNICIPAL DE BRAGA(em particular) E NAS BANCADAS DO FUTEBOL EM GERAL...

nem levem a mal... eu já estou a dizer isto faz ANOS... só estou a dizer... mas a mim ninguém em liga... a ver se ligam ao dono da Tesla, Space X, etc e tal...  ;)
Viriato
Viriato Juniores
  • ***
  • 583
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #478 em: 12 de Junho de 2022, 15:27 »
 ::)
joelvm
joelvm Equipa Principal
  • *****
  • 1703
  • We are SCBraga!!!
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #479 em: 13 de Junho de 2022, 11:54 »
Numa altura em que se fala de falta de recursos, haver um decréscimo populacional não me parece nada mau
 

Anuncios M