Quantcast
[Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
[Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
514 Respostas
87746 Visualizações
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3954
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #220 em: 02 de Novembro de 2021, 22:32 »
https://rum.pt/news/nao-estao-reunidas-as-condicoes-para-a-concretizacao-do-projeto-do-sporting-de-braga

Ui , o que o homem foi dizer. Foi arranjar ainda mais lenha para se queimar

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

Mas esta é a resposta mais óbvia e quase obrigatória! Já há uns dias aqui disse que, sendo monumento nacional, pouco ou nada se pode mudar! Mesmo que a Câmara quisesse, o IPPC nunca iria permitir, pelo que o projecto do Braga, por muito interessante que possa ser, não passa nos organismos estaduais de protecção de património.
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #221 em: 02 de Novembro de 2021, 22:57 »
O EMB já é um monumento de interesse nacional? Deve ser mais premiado do que o 1o Maio, é uma obra de arte pelo que deduzo que venha a ser considerado monumento de interesse nacional.

Para mim, é deitar abaixo os 2 e construir um que valha a pena. Os (i)responsáveis pelo património que tratem de resolver o problema do estádio ao abandono. Em breve, aquilo fica como o coliseu de Roma, pode ser que atraia mais turistas (como os que vão a Braga ver o EMB).

O que se valoriza num estádio de futebol? Conforto,  acessibilidade e que mais?
Sócio nº 2014
Anuncios M
Anuncios M
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #222 em: 02 de Novembro de 2021, 22:58 »
https://rum.pt/news/nao-estao-reunidas-as-condicoes-para-a-concretizacao-do-projeto-do-sporting-de-braga

Ui , o que o homem foi dizer. Foi arranjar ainda mais lenha para se queimar

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

Penso que teria sido útil perguntar a seguir à resposta do Ricardo Rio, nesse caso, o que acha de ser contruído um terceiro estádio na cidade ou se tem outra alternativa.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
SCB Monsul
SCB Monsul Equipa Principal
  • *****
  • 1918
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #223 em: 02 de Novembro de 2021, 23:04 »
https://rum.pt/news/nao-estao-reunidas-as-condicoes-para-a-concretizacao-do-projeto-do-sporting-de-braga

Ui , o que o homem foi dizer. Foi arranjar ainda mais lenha para se queimar

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

Penso que teria sido útil perguntar a seguir à resposta do Ricardo Rio, nesse caso, o que acha de ser contruído um terceiro estádio na cidade ou se tem outra alternativa.

Ele não tem de achar nada. Se o investimento é privado (do clube) ele não tem de dizer nada sobre um terceiro estádio. Agora sobre o 1º de maio obviamente que o projeto megalómano e desadequado não é viável atendendo a designação do imóvel. Qualquer pessoa consegue ver isso excepto os senhores do quero, posso e mando.
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #224 em: 02 de Novembro de 2021, 23:12 »
https://rum.pt/news/nao-estao-reunidas-as-condicoes-para-a-concretizacao-do-projeto-do-sporting-de-braga

Ui , o que o homem foi dizer. Foi arranjar ainda mais lenha para se queimar

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

Penso que teria sido útil perguntar a seguir à resposta do Ricardo Rio, nesse caso, o que acha de ser contruído um terceiro estádio na cidade ou se tem outra alternativa.

Ele não tem de achar nada. Se o investimento é privado (do clube) ele não tem de dizer nada sobre um terceiro estádio. Agora sobre o 1º de maio obviamente que o projeto megalómano e desadequado não é viável atendendo a designação do imóvel. Qualquer pessoa consegue ver isso excepto os senhores do quero, posso e mando.

Tem, porque se pressupõe que a construção de um novo estádio seja no concelho que ele preside, pelo que tera de estar consagrado em PDM. Da mesma forma que o 1o de Maio, ou qualquer outra coisa, foi designado de uma forma pode deixar de ser designado. Aliás, basta começar a dizer que o 1o de Maio é um resquício do bolor Salazarista na cidade e uma qualquer ligação à Igreja que veremos logo muito boa gente propor a sua demolição. Eu se fosse presidente do Braga enveredava por aqui.
Sócio nº 2014
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2710
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #225 em: 02 de Novembro de 2021, 23:17 »
https://rum.pt/news/nao-estao-reunidas-as-condicoes-para-a-concretizacao-do-projeto-do-sporting-de-braga

Ui , o que o homem foi dizer. Foi arranjar ainda mais lenha para se queimar

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

Penso que teria sido útil perguntar a seguir à resposta do Ricardo Rio, nesse caso, o que acha de ser contruído um terceiro estádio na cidade ou se tem outra alternativa.
Um terceiro estádio!? Está tudo maluco... a alternativa que o presidente da camara teria que dar é o clube adquirir o Municipal por um preço simbólico, o resto são megalomanias que podem colocar o clube de rastos para muitas décadas...
A opção de remodelar o 1º de Maio teria sido a melhor opção à 20 anos atrás, mas não foi essa opção, foi construído o Municipal, que ainda está a ser pago.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16458
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #226 em: 02 de Novembro de 2021, 23:35 »
https://rum.pt/news/nao-estao-reunidas-as-condicoes-para-a-concretizacao-do-projeto-do-sporting-de-braga

Ui , o que o homem foi dizer. Foi arranjar ainda mais lenha para se queimar

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

Penso que teria sido útil perguntar a seguir à resposta do Ricardo Rio, nesse caso, o que acha de ser contruído um terceiro estádio na cidade ou se tem outra alternativa.
Um terceiro estádio!? Está tudo maluco... a alternativa que o presidente da camara teria que dar é o clube adquirir o Municipal por um preço simbólico, o resto são megalomanias que podem colocar o clube de rastos para muitas décadas...
A opção de remodelar o 1º de Maio teria sido a melhor opção à 20 anos atrás, mas não foi essa opção, foi construído o Municipal, que ainda está a ser pago.
Acho que é  isso que quer  forçar: a compra do EMB pelo Braga.
Quem não sente não é filho de boa gente.
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5994
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #227 em: 02 de Novembro de 2021, 23:46 »
O 1º de Maio só terá interesse público se estiver de pé!
Acredito que mesmo com essa condicionante é possível fazer um estádio moderno ali.

Quando às contas o que me preocupa são os derrapanços e os interesses por detrás de uma construção destas. Se estivéssemos perante gente com uma seriedade inquestionável não teria qualquer problema em dizer que era um projeto ambicioso e que seria fantástico para o clube, mas basta olhar para o municipal onde metade foi feita por pessoal que hoje lidera a SAD para ver até onde podemos chegar. Aqui é que estará o problema.
Além do óbvio, o clubes não gera receitas para o que gasta, quando mais para projetos deste nível, vivemos bem acima das possibilidades. e só as muitas receitas extraordinárias permitem aguentar o barco.
Isto como disse antes é um projeto a 10 anos ou mais, nem sei o porquê de ter aparecido hoje do nada.
Anuncios M
Anuncios M
Hugo_89
Hugo_89 Juvenis
  • **
  • 100
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #228 em: 03 de Novembro de 2021, 00:06 »
https://rum.pt/news/nao-estao-reunidas-as-condicoes-para-a-concretizacao-do-projeto-do-sporting-de-braga

Ui , o que o homem foi dizer. Foi arranjar ainda mais lenha para se queimar

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

Penso que teria sido útil perguntar a seguir à resposta do Ricardo Rio, nesse caso, o que acha de ser contruído um terceiro estádio na cidade ou se tem outra alternativa.
Um terceiro estádio!? Está tudo maluco... a alternativa que o presidente da camara teria que dar é o clube adquirir o Municipal por um preço simbólico, o resto são megalomanias que podem colocar o clube de rastos para muitas décadas...
A opção de remodelar o 1º de Maio teria sido a melhor opção à 20 anos atrás, mas não foi essa opção, foi construído o Municipal, que ainda está a ser pago.

Percebo a ideia e partilho do receio do impacto que o custo de um novo estádio / remodelação do 1º de Maio terá no futuro do clube. O problema é que a aquisição do EMB pelo clube terá um efeito semelhante. Para além das inúmeras limitações que estão à vista de todos (cuja correcção/limitação terá um custo), o EMB tem custos de manutenção elevadíssimos. Só a substituição das ancoragens danificadas da bancada poente certamente custará mais que o Abel Ruiz. Quantos milhões terão que ser gastos nos próximos 10/20 anos para manter o EMB utilizável?

Estamos numa situação em que qualquer solução terá um custo elevado para o clube, com a agravante de que não temos assim tanto tempo para encontrar soluções. Sem investimento, o EMB continuará a degradar-se ao ponto de eu duvidar se ele durará os 12 anos que ainda nos restam de concessão, e certamente nem a câmara nem o clube estarão dispostos a fazer esse investimento antes de ser tomada uma decisão definitiva.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2021, 00:11 por Hugo_89 »
Guerreiro03 Equipa Principal
  • *****
  • 1717
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #229 em: 03 de Novembro de 2021, 08:11 »
O 1* de Maio ao contrário do que já vários foristas disseram, não é monumento nacional, é monumento de interesse público . Se não intervencionado nos próximos anos ainda vai passar a " ruínas de interesse público"

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk
« Última modificação: 03 de Novembro de 2021, 08:31 por Guerreiro03 »
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #230 em: 03 de Novembro de 2021, 08:15 »
https://rum.pt/news/nao-estao-reunidas-as-condicoes-para-a-concretizacao-do-projeto-do-sporting-de-braga

Ui , o que o homem foi dizer. Foi arranjar ainda mais lenha para se queimar

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

Penso que teria sido útil perguntar a seguir à resposta do Ricardo Rio, nesse caso, o que acha de ser contruído um terceiro estádio na cidade ou se tem outra alternativa.

Ele não tem de achar nada. Se o investimento é privado (do clube) ele não tem de dizer nada sobre um terceiro estádio. Agora sobre o 1º de maio obviamente que o projeto megalómano e desadequado não é viável atendendo a designação do imóvel. Qualquer pessoa consegue ver isso excepto os senhores do quero, posso e mando.

Tem, porque se pressupõe que a construção de um novo estádio seja no concelho que ele preside, pelo que tera de estar consagrado em PDM. Da mesma forma que o 1o de Maio, ou qualquer outra coisa, foi designado de uma forma pode deixar de ser designado. Aliás, basta começar a dizer que o 1o de Maio é um resquício do bolor Salazarista na cidade e uma qualquer ligação à Igreja que veremos logo muito boa gente propor a sua demolição. Eu se fosse presidente do Braga enveredava por aqui.

Acho que tem, além do PDM, estamos a falar do Braga, uma das maiores instituições da cidade e um dos seus maiores embaixadores, se não mesmo o maior, com todo o respeito, não estamos a falar de um novo hipermercado ou algo do género. O que está aqui em causa, a meu ver, vai muito além do estádio, no fundo é do crescimento do clube que se está a falar e quanto maior for o Braga maior a probabilidade da cidade beneficiar com isso.

Tenho para mim que o que for decidido num futuro próximo relativamente ao estádio, voltar ao 1º de Maio ou fazer um novo (tirando a hipótese de ficar no Municipal por tudo que se sabe), é o que perdurara durante largos anos, não é uma decisão qualquer, acho que todos os envolvidos devem sentar à mesa na procura da melhor solução para todos.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
Anuncios G
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5629
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #231 em: 03 de Novembro de 2021, 10:02 »
Sinceramente não sei o que é o município ganha em não aceitar uma proposta como esta. Prefere gastar 10M só porque sim (que na realidade não vão resolver coisa nenhuma) do que encontrar uma solução definitiva para aquele 'monumento' e espaço envolvente? Prefere ter, dentro de poucos anos, dois estádios a cair de podre e sem rentabilidade nenhuma?

Já agora, alguém tem acesso à noticia completa? Se não houver acordo para o 1º de Maio, Braga tem plano para a construção de um novo estádio
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2710
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #232 em: 03 de Novembro de 2021, 10:03 »
https://rum.pt/news/nao-estao-reunidas-as-condicoes-para-a-concretizacao-do-projeto-do-sporting-de-braga

Ui , o que o homem foi dizer. Foi arranjar ainda mais lenha para se queimar

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

Penso que teria sido útil perguntar a seguir à resposta do Ricardo Rio, nesse caso, o que acha de ser contruído um terceiro estádio na cidade ou se tem outra alternativa.
Um terceiro estádio!? Está tudo maluco... a alternativa que o presidente da camara teria que dar é o clube adquirir o Municipal por um preço simbólico, o resto são megalomanias que podem colocar o clube de rastos para muitas décadas...
A opção de remodelar o 1º de Maio teria sido a melhor opção à 20 anos atrás, mas não foi essa opção, foi construído o Municipal, que ainda está a ser pago.

Percebo a ideia e partilho do receio do impacto que o custo de um novo estádio / remodelação do 1º de Maio terá no futuro do clube. O problema é que a aquisição do EMB pelo clube terá um efeito semelhante. Para além das inúmeras limitações que estão à vista de todos (cuja correcção/limitação terá um custo), o EMB tem custos de manutenção elevadíssimos. Só a substituição das ancoragens danificadas da bancada poente certamente custará mais que o Abel Ruiz. Quantos milhões terão que ser gastos nos próximos 10/20 anos para manter o EMB utilizável?

Estamos numa situação em que qualquer solução terá um custo elevado para o clube, com a agravante de que não temos assim tanto tempo para encontrar soluções. Sem investimento, o EMB continuará a degradar-se ao ponto de eu duvidar se ele durará os 12 anos que ainda nos restam de concessão, e certamente nem a câmara nem o clube estarão dispostos a fazer esse investimento antes de ser tomada uma decisão definitiva.
Um novo estádio, ou a remodelação do 1º de Maio, também terá custos de manutenção, obviamente que no inicio não deverão ser elevados, mas o tempo não perdoa...

Acho que existe algum exagero quando se diz que o EMB não dura mais que uma dúzia de anos, ou que a sua manutenção custa mais que construir um novo, era necessário quantificar muito bem os custos associados a cada uma das opções em aberto, seja na remodelação do 1º de Maio, construção de um novo ou manutenção do EMB, para não tomar decisões que mais tarde o clube se venha a arrepender.

Depois existe uma 4ª opção que não é tida em conta, porque não tomar em consideração o prolongamento do contrato de concessão do EMB por mais tempo? Porquê que o clube precisa de ser detentor de um estádio? Qual a necessidade de colocar em risco a sua situação financeira por várias décadas, quando pode chegar a acordo com a CMB para ter uma situação mais equilibrada para ambas as partes?
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8084
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #233 em: 03 de Novembro de 2021, 10:57 »
A CMB estima em 10M em obras de requalificação o Braga aponta para 60M na reconstrução do estádio. Será que a coisa não pode ficar por ali a meio? E o clube assumir esses custos com a doação dos terrenos?

Sinceramente eu não percebo nada de arquitectura e de requalificações mas a estrutura do actual 1º de Maio é algo que me agrada não me incomoda nada a pista que era tão usual nos estádios de antigamente. Será que uma requalificação da estrutura, colocação de cadeiras, uns camarotes e uma cobertura não poderia ficar mais em conta? Um estádio que ainda hoje acho uma boa inspiração é o de Berlim e a pista de atletismo dá lhe um brilho especial.
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #234 em: 03 de Novembro de 2021, 11:08 »
Sinceramente não sei o que é o município ganha em não aceitar uma proposta como esta. Prefere gastar 10M só porque sim (que na realidade não vão resolver coisa nenhuma) do que encontrar uma solução definitiva para aquele 'monumento' e espaço envolvente? Prefere ter, dentro de poucos anos, dois estádios a cair de podre e sem rentabilidade nenhuma?

Já agora, alguém tem acesso à noticia completa? Se não houver acordo para o 1º de Maio, Braga tem plano para a construção de um novo estádio

Se o projeto do SCB não é aceite pela Direção Geral do Património, como diz o presidente da Câmara, há pouco que a Câmara possa fazer a não ser ter que lá enterrar dinheiro só para o manter de pé. É uma estupidez porque ninguém olha para o interesse público na ótica do dinheiro lá gasto à sorte. Se o projeto mantém as partes patrimoniais chave como são a fachada, a torre e a zona da maratona, deveria haver algum tipo de flexibilidade para defender os contribuintes de mais um gasto sem nexo só para manter de pé um edifício sem o dotar de condições para a prática da atividade a que se predispõe.

A ideia de um 3º estádio, para mim como munícipe, é uma aberração tal que nem sequer quero considerá-la como possível e só a percebo como forma de argumentação nestas negociações entre SCB e CMB. A não ser que seja feita à custa de se mandar o EMB abaixo. Mas tendo em conta que esse é também património de interesse público, ou seja outro monumento, não me parece que vá acontecer.

Também me parece que o que o Presidente da CMB quer é que fique o SCB com o EMB. Só que também não sei se o pode fazer libertando-o do contrato com o arquiteto que basicamente não deixa mexer em nada. Mas aí entram outros fatores. A manutenção do EMB deverá ser um balúrdio nos próximos anos devido às ancoragens e mesmo que lá se gastasse 20 ou 30 milhões em melhorias como novos acessos, parques de estacionamento do lado da poente (rua s. martinho), elevadores, cadeiras, bares, espaços de lazer, etc nunca seria um caso ótimo, seria sempre um remedeio. Mas em termos de rentabilização do espaço público, de minimização dos gastos públicos, redução dos gastos do próprio clube (gastar 30 em vez de 60) e da ligação com a academia que fica logo ao lado faz muito mais sentido. No longo prazo não sei se seria a melhor tomada de decisão para o clube (devido aos tais custos de manutenção).



Hugo_89
Hugo_89 Juvenis
  • **
  • 100
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #235 em: 03 de Novembro de 2021, 11:18 »
https://rum.pt/news/nao-estao-reunidas-as-condicoes-para-a-concretizacao-do-projeto-do-sporting-de-braga

Ui , o que o homem foi dizer. Foi arranjar ainda mais lenha para se queimar

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

Penso que teria sido útil perguntar a seguir à resposta do Ricardo Rio, nesse caso, o que acha de ser contruído um terceiro estádio na cidade ou se tem outra alternativa.
Um terceiro estádio!? Está tudo maluco... a alternativa que o presidente da camara teria que dar é o clube adquirir o Municipal por um preço simbólico, o resto são megalomanias que podem colocar o clube de rastos para muitas décadas...
A opção de remodelar o 1º de Maio teria sido a melhor opção à 20 anos atrás, mas não foi essa opção, foi construído o Municipal, que ainda está a ser pago.

Percebo a ideia e partilho do receio do impacto que o custo de um novo estádio / remodelação do 1º de Maio terá no futuro do clube. O problema é que a aquisição do EMB pelo clube terá um efeito semelhante. Para além das inúmeras limitações que estão à vista de todos (cuja correcção/limitação terá um custo), o EMB tem custos de manutenção elevadíssimos. Só a substituição das ancoragens danificadas da bancada poente certamente custará mais que o Abel Ruiz. Quantos milhões terão que ser gastos nos próximos 10/20 anos para manter o EMB utilizável?

Estamos numa situação em que qualquer solução terá um custo elevado para o clube, com a agravante de que não temos assim tanto tempo para encontrar soluções. Sem investimento, o EMB continuará a degradar-se ao ponto de eu duvidar se ele durará os 12 anos que ainda nos restam de concessão, e certamente nem a câmara nem o clube estarão dispostos a fazer esse investimento antes de ser tomada uma decisão definitiva.
Um novo estádio, ou a remodelação do 1º de Maio, também terá custos de manutenção, obviamente que no inicio não deverão ser elevados, mas o tempo não perdoa...

Acho que existe algum exagero quando se diz que o EMB não dura mais que uma dúzia de anos, ou que a sua manutenção custa mais que construir um novo, era necessário quantificar muito bem os custos associados a cada uma das opções em aberto, seja na remodelação do 1º de Maio, construção de um novo ou manutenção do EMB, para não tomar decisões que mais tarde o clube se venha a arrepender.

Depois existe uma 4ª opção que não é tida em conta, porque não tomar em consideração o prolongamento do contrato de concessão do EMB por mais tempo? Porquê que o clube precisa de ser detentor de um estádio? Qual a necessidade de colocar em risco a sua situação financeira por várias décadas, quando pode chegar a acordo com a CMB para ter uma situação mais equilibrada para ambas as partes?

Estou totalmente de acordo quando à necessidade de avaliar os custos de cada uma das opções antes de se tomada uma decisão. É de bom senso que assim seja, e esses dados deveriam ser colocados à deliberação dos sócios.

Quanto ao prolongamento da concessão, é claro que essa é uma opção a ter em conta. O clube não tem que ser proprietário de um estádio, tem apenas que dispor de um estádio que sirva as suas necessidades. No entanto, nesse caso, alguém teria que arcar com os encargos das intervenções de que o EMB necessita. Se seria a câmara, o clube, ou os dois, teria de ser algo a negociar entre as duas partes. E isto já sem falar da ideia da câmara em referendar a venda do EMB (que dificilmente resultará em algo, não acredito que apareça algum comprador).
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #236 em: 03 de Novembro de 2021, 11:32 »
Espero que o Braga não caia na asneira de refazer o projecto nos moldes em que Rio/CMB parece estar disponível para o aceitar (manter pista olímpica e manutenção integral da traça do estádio, incluindo as dimensões das bancadas tal como estão)...manter a pista olímpica e as bancadas a tamanha distância do relvado é, para mim, motivo mais que suficiente para o SCB desistir desse projecto.

É polémico mas, para mim, apesar de no passado até ter tido uma opinião um pouco diferente, não faz qualquer sentido manter a classificação de património de interesse público o estádio 28/1° de Maio e com isso inviabilizar a sua remodelação, transformando-o num estádio moderno tal como foi no seu tempo.

Convém lembrar à pequenez de alguns que à força lhe querem atribuir a importância que não tem e a classificação que nunca deveria ter tido que ainda faltam dois milénios para poder ser comparado a um apêndice de Coliseu de Roma...em minha opinião, apesar de espelhar um determinado tempo (português e europeu) o 28)1° de Maio é apenas um estádio que serviu o seu propósito (extra propaganda) ao longo de décadas mas que tal como muitos outros equipamentos ficou obsuleto para o continuar a servir de acordo com as exigências do séc XXI (ir à bola, às compras, ao cinema, ao escritório, etc....), a não ser que a CMB pretenda que apenas sirva uma pequenina parte do seu propósito, o atletismo.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2021, 11:38 por Lipeste »
LS
LS Equipa Principal
  • *****
  • 4992
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #237 em: 03 de Novembro de 2021, 11:34 »
Outra questão, que ainda não vi ninguém escrever, é que a localização do 1º de Maio, não é tão mais central que a do EMB ou se preferirem, não é tão central como à 20 anos atrás.
Em 20 anos a cidade cresceu para todos os lados menos para o lado do 1º de Maio. A zona do 1º de Maio é a mais velha da cidade, precisa urgentemente de reabilitação.
O futuro estará para os lados do rio Cávado, zona do Nova Arcada, ao longo da variante.
O projeto é bonito, a nostalgia é tentadora, o estádio pode ser funcional e ter todas as comunidades do séc. XXII, mas em termos de localização iríamos regredir.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2021, 11:35 por LS »
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #238 em: 03 de Novembro de 2021, 11:34 »
Transformá-lo ou demuli-lo para costruir uma estação de serviço também não me parece bem...
Hucry
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #239 em: 03 de Novembro de 2021, 11:48 »
Outra questão, que ainda não vi ninguém escrever, é que a localização do 1º de Maio, não é tão mais central que a do EMB ou se preferirem, não é tão central como à 20 anos atrás.
Em 20 anos a cidade cresceu para todos os lados menos para o lado do 1º de Maio. A zona do 1º de Maio é a mais velha da cidade, precisa urgentemente de reabilitação.
O futuro estará para os lados do rio Cávado, zona do Nova Arcada, ao longo da variante.
O projeto é bonito, a nostalgia é tentadora, o estádio pode ser funcional e ter todas as comunidades do séc. XXII, mas em termos de localização iríamos regredir.


Concordo completamente. Diria que a localização do EMB se tem centralizado nos últimos tempos e a tendência é clara, o crescimento da zona urbana em direção ao Cávado (Palmeira, Dume, Frossos, Merelins, Real,..), e são claramente as áreas que têm melhores condições para esse crescimento.

Daqui a 10/15 anos, o EMB será mais central que o primeiro de Maio, não duvido disso.
 

Anuncios M