Quantcast
[Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
[Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
514 Respostas
87103 Visualizações
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Observador
Observador Equipa Principal
  • *****
  • 2718
  [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« em: 25 de Novembro de 2019, 10:05 »
Deixo uma sondagem para avaliação do fórum.

Faz 2 semanas fomos surpreendidos com as declarações do nosso presidente do clube que afirmou "As pessoas gostam do EMB". Será bem assim?
Curioso que nas tertúlias com vários sócios, muita gente está farta do EMB e de toda a sua envolvência e segurança (ou falta dela).
Será o EMB um inibidor ao crescimento do clube? Será a inércia da direção do clube um problema maior que o estádio?
Será que neste jogo do empurra entre o clube e a autarquia quem está a ser prejudicado são os seus associados e o clube?
Deveria este assunto ser discutido e votado numa assembleia geral do clube o mais rápido possível?
O clube tem condições para pagar um estádio novo?
Gostava ter um estádio na casa das 18 mil pessoas, aconchegado e funcional, com as bancadas "em cima" do relvado, será isso um dia uma realidade?
« Última modificação: 25 de Novembro de 2019, 10:09 por Observador »
OBracarense Juvenis
  • **
  • 131
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #1 em: 25 de Novembro de 2019, 10:28 »
A verdade é que é um tema que vai ter que ser discutido nos próximos tempos.
Vamos ter o referendo e o que daí vem, se a resposta dos munícipes for para a venda do estádio, o SC.Braga tem que começar a pensar numa alternativa.

Ficar com 3 estádios pode parecer descabido, mas se o 1º de Maio está a ficar em ruínas, no caso de venda do Municipal, passará para as mãos de privados.
Será viável a reabilitação do 1º de Maio? Quais os custos? Um estádio com uma distância tão longe do relvado, já não se usa nos dias de hoje, estacionamento e ligações também não são as melhores. Como dar a volta a estas questões?

Um estádio novo só do clube, onde seria construído?  Não temos muitos terrenos relativamente centrais para a construção de um estádio.
Seriam os terrenos da academia usados para esta construção?

São muitas questões que se levantam...até lá continuamos cada vez com assistências em casa mais miseráveis.





Anuncios M
Anuncios M
joelvm
joelvm Equipa Principal
  • *****
  • 1703
  • We are SCBraga!!!
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #2 em: 25 de Novembro de 2019, 10:56 »
Se a alternativa for remodelar o 1º de Maio ou construir um novo no seu local, então sim.
Se a alternativa for construir mais um estádio nos arredores, então o problema mantém-se e faz pouco sentido.
Eskol Equipa Principal
  • *****
  • 2956
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #3 em: 25 de Novembro de 2019, 12:31 »
Esta é uma pergunta muito complicada e não me parece que haja propriamente uma resposta certa, nem uma resposta que gere consenso dentro dos adeptos.

Neste momento acho que não há hipotese nenhuma do Braga pensar numa coisa dessas. A construção da Cidade Desportiva representa um custo brutal para os quais ainda nem sequer há valores definidos ao certo. E até esta estar paga, andar a entrar noutras brincadeiras é assinar a sentença de morte. O nosso clube não tem uma rede de segurança como os sportings desta vida que podem estourar milhões à vontade praticamente sem consequências.
De qualquer das maneiras, e considerando que num futuro a médio/longo prazo o Braga decidiria efetivamente construir um estadio, teria de ser algo mesmo muito bem pensado, todos os pormenores teriam de ser tidos em conta. E sinceramente, não tenho confiança que as pessoas responsáveis fossem fazê-lo. A Cidade Desportiva já está a ser o circo que todos sabemos, imaginem agora um estádio para servir a equipa principal.


No entanto, há uma questão de que me lembrei no outro dia e gostava de saber a opinião de outras pessoas. A segunda fase da Cidade Desportiva ainda contempla o tal estádio de 5000 pessoas? Pergunto genuinamente, porque com tantas trocas e baldrocas já perdi o fio à meada. Não seria benéfico para o clube pegar nos requisitos minimos da UEFA (e da Liga) e fazer um estudo de quanto custaria dotar esse novo estádio com os mesmos? Sei que há muitos extras a ter em conta (alguns com custos significativos), mas a titulo de exemplo, a lotação minima exigida é só 7500 pessoas.
O Braga não sabe o que o futuro reserva. Um novo senhorio pode não querer renovar contrato. A CMB, não vendendo o estádio, pode decidir não fazer mais intervenções e o espaço fica sem condições para receber jogos de futebol. Vai ficar o Braga sem abrigo? Vai estar dependente da CMBarcelos? (o estadio do Gil pode receber jogos da UEFA?) Vai para o Bessa?
Isto podem parecer preocupações que para já não têm grande valor, mas é preciso começar a planear o futuro. Este pequeno estádio não seria uma solução permanente, mas pelo menos daria ao clube alguma segurança.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #4 em: 25 de Novembro de 2019, 12:48 »
É só esperar mais uns anos e o tal estádio 5000 já chega. Ou então joga se em Fao.

Dinheiro para estadio novo não há, no neio da cidade desportiva seria engraçado ter os SD e NN andar a passear lá pelo meio.

Quanto à questão do referendo é fácil prever o que irá acontecer com 99% de certeza: reduzida participação, vence o sim e ninguém quer comprar.
No entanto mesmo que fosse vendido ia interessar ter o SCB lá a jogar não? Ou prevê-se que a renda suba?

Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #5 em: 25 de Novembro de 2019, 12:52 »
Sim, pensando apenas nos problemas que este estádio tem trazido para o clube e para a cidade, acho que devemos procurar outra solução. Não está em causa os méritos arquitectónicos da obra mas olhando para ele só como nosso estádio tem sido um entrave ao crescimento do clube.

Relativamente a fazer um novo ou remodelar  o 1º de Maio, é uma decisão que deve ser baseada o mais possível em estudos aprofundados, tendo por base o melhor para o clube e para a cidade. O 1º de Maio resolve os problemas que se verificam no EMB e pode ser uma boa opção para o futuro do clube? Há algum sítio na cidade que desse para fazer um novo estádio? É melhor ou pior que a zona do 1º de Maio? Daqui a 10, 15 anos continua a ser uma boa solução? Custos envolvidos? Como será o financiamento? Haverá alguma grande marca interessada em ser parceira na construção do novo estádio? Estas e outras perguntas devem ser respondidas antes de se tomar uma decisão.

Outra questão é se avançarmos para um novo estádio seja construído de raiz seja, se possível, remodelando o 1º de Maio qual a capacidade que deve ter?
Na minha opinião, será um erro construir um estádio com menos de 30 000 lugares, construir um com mais também não acho necessário. Acho que reduzir o número de lugares é comprar um problema para o futuro e podemos estar daqui a uns anos a dizer que precisamos de outro. Um estádio com essa capacidade não é demais se este for convidativo, de fácil acesso, com fun zone, confortável etc. temos exemplos de estádios que custaram bem menos que o EMB e cumprem estes requisitos.

Não devemos cometer o erro de ir pelo caminho mais fácil, ou seja, para ter o estádio bem composto reduzimos aos lugares, temos adeptos, cidade e região para ter um estádio para esta capacidade e no futuro quando as muitas crianças braguistas de hoje crescerem teremos ainda mais.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2021, 21:06 por Old School »
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5572
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #6 em: 25 de Novembro de 2019, 12:54 »

No entanto, há uma questão de que me lembrei no outro dia e gostava de saber a opinião de outras pessoas. A segunda fase da Cidade Desportiva ainda contempla o tal estádio de 5000 pessoas? Pergunto genuinamente, porque com tantas trocas e baldrocas já perdi o fio à meada. Não seria benéfico para o clube pegar nos requisitos minimos da UEFA (e da Liga) e fazer um estudo de quanto custaria dotar esse novo estádio com os mesmos? Sei que há muitos extras a ter em conta (alguns com custos significativos), mas a titulo de exemplo, a lotação minima exigida é só 7500 pessoas.
O Braga não sabe o que o futuro reserva. Um novo senhorio pode não querer renovar contrato. A CMB, não vendendo o estádio, pode decidir não fazer mais intervenções e o espaço fica sem condições para receber jogos de futebol. Vai ficar o Braga sem abrigo? Vai estar dependente da CMBarcelos? (o estadio do Gil pode receber jogos da UEFA?) Vai para o Bessa?
Isto podem parecer preocupações que para já não têm grande valor, mas é preciso começar a planear o futuro. Este pequeno estádio não seria uma solução permanente, mas pelo menos daria ao clube alguma segurança.
Concordo. Acho que onde se faz um estádio de 5000 também se faz facilmente um de 7500 ou mais um pouco.
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
cairense Juvenis
  • **
  • 237
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #7 em: 25 de Novembro de 2019, 13:12 »
  construir um estádio novo sem duvida , o EMB esta um estádio sombrio , mais propicio a afugentar adeptos  .
construir um estádio  central , com bons  acessos ,com outras valências ( escritórios , clinicas , lojas  e com o mínimo de 30  mil lugares . senão  adeus crescimento .
Anuncios M
Anuncios M
darkshines
darkshines Equipa Principal
  • *****
  • 2279
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #8 em: 25 de Novembro de 2019, 13:32 »
A lotação ideal seria 15/20 mil, com a possibilidade e deixar ja o estadio preparado para um futuro aumento.

Por exemplo, o estadio do Gil, sempre cheio , cria grande ambiente. Ou quem nao se lembra do antigo Mario Duarte (Beira Mar) - 12 mil lugares, era dos locais mais dificeis para se jogar.

Não me parece que fosse dificil conseguir financiamento para isto, ate porque algo bem pensado, estruturado e de pequena media dimensao ficaria a um custo bastante reduzido . Formas de financiamento? É so puxar pela cabeça e aproveitar o contexto de taxas de juros super baixas na europa. Se mantivermos um orçamento dentro do que temos, e uma presença regular nas fases competições europeias, e conseguir vender 1/2 jogadores da Academia por época, facilmente conseguimos pagar o estadio.

Alguem tem ideia do custo total de recentes estadios de pequena/media dimensão?
-> Atalanta - 40 milhoes, 24 mil lugares - http://stadiumdb.com/news/2019/04/italy_atalanta_begins_reconstruction_tomorrow
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5572
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #9 em: 25 de Novembro de 2019, 14:12 »
Na eventualidade de o Braga algum dia construir um novo estádio só pedia que o projecto fosse entregue a uma empresa/arquitecto de fora. Aqui em Portugal é tudo a ver quem consegue meter mais dinheiro ao bolso, uma derrapagemzinha aqui outra ali e chega ao fim o orçamento é, no mínimo, 50% superior ao que se estipula inicialmente. No entanto, duvido muito que tal aconteça se quem está actualmente no "poder" se mantiver até esse dia.
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
Viriato
Viriato Juniores
  • ***
  • 583
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #10 em: 25 de Novembro de 2019, 14:48 »
Não sendo no 1° de maio, para mim o local ideal seria nos terrenos em frente à UM. No entanto os preços aí devem ser exorbitantes.
Anuncios G
100%SCB Equipa Principal
  • *****
  • 8008
  • Quando o erro for só erro o SC Braga será campeão!
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #11 em: 25 de Novembro de 2019, 14:54 »
É demolir o Minho Center e fazer um estádio  ;D ;D ;D
FORÇA BRAGA
bstrider Equipa Principal
  • *****
  • 1494
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #12 em: 25 de Novembro de 2019, 15:22 »
Não sendo no 1° de maio, para mim o local ideal seria nos terrenos em frente à UM. No entanto os preços aí devem ser exorbitantes.

Estive a ver por alto, e a área útil desses terrenos é inferior comparativamente com o EMB e a sua envolvente (estacionamento e alameda, principalmente). Para além do congestionamento do trânsito existente nessa zona durante a semana no final do dia, não me parece uma opção melhor que a atual para jogos à semana.

Não fiz nenhum estudo nem uma análise muito ponderada, mas continuo a achar que o estádio está bem localizado, simplesmente não há esforço em melhorar coisas como estacionamento, iluminação, bares de apoio, etc porque isso obriga a um investimento em algo que pouco retorno traz a CURTO prazo. Apesar da boa localização, o EMB não é um estádio de futebol (desconfortável pelo facto de ser aberto, tem duas palas que de pouco servem, é muito alto e por isso obriga a subir muitas escadas, não permite uma boa separação entre adeptos da casa e adversários). E esse problema só se resolve deitando abaixo e fazendo um novo, coisa que nunca vai acontecer, por causa do custo, porque para isso o Braga tinha de o comprar, depois mandar abaixo e fazer um novo no lugar deste... Fazer outro estádio noutra localização é muito complicado: primeiro, pelo investimento, segundo, porque não encontro localizações perto do centro de Braga que ofereça melhores acessos, estacionamento, etc (até pode haver, mas não sei onde). O Estádio 1º de Maio é uma mera ilusão. Além do investimento na reformulação quase total do estádio, requeria a compra dos terrenos adjacentes do pavilhão Flavio Sá Leite e do campo ao lado para criar espaço de acesso ao estádio (uma espécie de alameda e fun zone), requeria a compra de terrenos para estacionamento e ainda por cima não é melhor que o EMB em termos de acessos. Se houvesse um paradigma diferente na cidade em termos de mobilidade talvez resultasse. Neste momento seria mais um nó criado...
bstrider Equipa Principal
  • *****
  • 1494
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #13 em: 25 de Novembro de 2019, 15:23 »
É demolir o Minho Center e fazer um estádio  ;D ;D ;D

Se os brasileiros não vão ao estádio, então o estádio vai aos brasileiros  ::) ;D ;D
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5954
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #14 em: 25 de Novembro de 2019, 15:39 »
Não sendo no 1° de maio, para mim o local ideal seria nos terrenos em frente à UM. No entanto os preços aí devem ser exorbitantes.

Os terrenos são interessantes, mas seria meter o estádio no caos... um jogo à 6ªf e metade do povo não chegava ao estádio nem a tempo da 2ªparte.
O estádio deve ser o mais central possível, o melhor que se arranja é o 1º de Maio. Podia nascer para Nogueira, para Gualtar, ou até para Ferreiros Sequeira mas iria sempre ter o problema que tem este, em que mais de metade das pessoas têm que obrigatoriamente passar no centro da cidade para chegar ao estádio, já não falando nas equipas de fora que vêm todas de Sul e deve ser tido em conta.
O 1ª de Maio em termos de localização é em minha opinião excelente, sem comparação com o Municipal em que toda a gente acaba quase obrigatoriamente por ter que ir pela circular urbana. Pode ter alguma dificuldade de estacionamento, mas não será maior que a que temos hoje.
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #15 em: 25 de Novembro de 2019, 15:49 »
Acrescento um ponto ao tema, na altura que se falou da localização da feira semanal li que a estrada nacional junto ao estádio iria ser descontinuada e estava prevista uma pequena revolução naquela zona da cidade com vista a melhorar o trânsito, não sei se vai avançar nem que implicações isso teria para a eventualidade do Braga regressar ao 1º de Maio, deixo aqui uma notícia que tocou no assunto:

https://ominho.pt/braga-vai-descontinuar-estrada-nacional-de-acesso-a-guimaraes/
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5572
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #16 em: 25 de Novembro de 2019, 16:01 »
Não sei se é verdade ou não mas à uns tempos (não sei se aqui no fórum ou noutro sitio) tinha ouvido dizer que o Braga tinha comprado uns terrenos perto da Volvo.
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
Eskol Equipa Principal
  • *****
  • 2956
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #17 em: 25 de Novembro de 2019, 16:12 »
A construir um novo estádio, teria de ser sempre na periferia. Ponto. Estamos em 2019, uma cidade como Braga simplesmente não tem terrenos disponíveis no centro para uma obra dessas. Olhando um bocadinho para o Maps, espaço com terrenos vazios vejo Nogueira, Sequeira, Maximinos já quem vai para Semelhe e a preferida da malta.... Dume/Palmeira  ;D (aliás, esta parece-me a melhor opção das que mencionei).

Acredito que a renovação do 1º de Maio seja a melhor opção, mas não é assim tão simples. A localização é excelente, mas continuam a não haver acessibilidades. Jogos ao fim-de-semana à tarde para deixar o carro longe, ir passear para o centro e depois ir à bola são raros. Temos de pensar na nova realidade: jogos à noite durante a semana e malta a sair do trabalho a correr. Qualquer forista que viva em Braga sabe bem a situação que se vive em termos de trânsito, imaginem agora o caos que seria ao haver bola no 1º de Maio às 20h numa segunda de chuva, por exemplo. A cidade simplesmente entupia. Seria preciso investimento em infraestruturas e uma completa reformulação daquela zona. Não digo que seja impossível, mas mais uma vez, é preciso ser muito bem pensado e planeado.
Ah, e por amor de Deus, se efetivamente se tentar reformular o 1º de Maio e for para manter a estrutura circular, transformem aquilo numa arena ao estilo alemão e não num estádio (o nome é apenas uma tecnicalidade, mas eu acho que se percebe o que eu quero dizer). Estamos no Minho e o futebol é um desporto de Inverno, pensem no conforto dos adeptos.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2019, 16:14 por Eskol »
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5572
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #18 em: 25 de Novembro de 2019, 16:25 »
Acredito que a renovação do 1º de Maio seja a melhor opção, mas não é assim tão simples. A localização é excelente, mas continuam a não haver acessibilidades. Jogos ao fim-de-semana à tarde para deixar o carro longe, ir passear para o centro e depois ir à bola são raros.
Eu acho que o problema de estacionamento facilmente era resolvido caso se remodelasse o 1º de Maio, bastava abrir o parque do Altice Forum.
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
BracaraAvgvsta1994
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #19 em: 25 de Novembro de 2019, 16:32 »
Acredito que a renovação do 1º de Maio seja a melhor opção, mas não é assim tão simples. A localização é excelente, mas continuam a não haver acessibilidades. Jogos ao fim-de-semana à tarde para deixar o carro longe, ir passear para o centro e depois ir à bola são raros.
Eu acho que o problema de estacionamento facilmente era resolvido caso se remodelasse o 1º de Maio, bastava abrir o parque do Altice Forum.

É um pandemónio para sair sempre que há eventos
 

Anuncios M