Excelente discussão se tem vindo a desenrolar, felizmente há tópicos que interessam todos os adeptos com todo o tipo de boa argumentação
Depois de tanta argumentação é difícil acrescentar muito mais, indo directamente à conclusão e havendo uma sondagem aproveitaria dois dos últimos posts aqui feitos do forista Gallego e de HenDua entre outros e concordando com o exposto não tenho grandes dúvidas que aquilo que mais defende os interesses do clube no longo prazo é a continuidade no EMB e com remodelações de fundo.
Sobre o Primeiro de Maio - parece-me que o agitar recente deste projecto por parte da direcção tem que ver com dois momentos distintos, primeiro como proposta eleitoral (que acabou por não ter oposição) e agora no pós eleições no município de Braga e com o melhorar da pandemia, talvez antevendo que a questão volte à agenda camarária.
Concordo com a mera existência do projecto (e até de outros como terceiro estádio) e que funcione, como me parece ser o caso, como forma de aumentar o poder negocial do clube no processo.
Qualquer bluff negocial tem que dispor de uma "bomba atómica" como esta e que em última análise seja mesmo levado a sério por todos, esperemos que não seja necessário
Percebe-se que este estádio desperte saudosismo em muitos mas sejamos honestos e as memórias dos melhores momentos desportivos estão no novo estádio.
Parece-me que a melhor opção seria começar com uma simples limpeza de bancadas e cadeiras nas centrais como já houve na tribuna e valorização da parte monumental exterior, uma pintadela e uma boa iluminação.
Os interiores dependeriam da utilização a dar mas acho que aquela zona tem tudo para se tornar numa zona nobre da cidade do picoto à ponte, natureza, restaurantes e até algum comércio, mas não me parece que um estádio utilizado uma vez por semana e com uns mamarrachos de apoio sirvam grande coisa nesse propósito.
O Braga poderia continuar a utilizar o estádio no atletismo e nalguns jogos menores e com pouco público expectável, houve (Ajax por exemplo) e há (HJK Helsínquia, creio que S. Paulo ou outro do Brasil) que utilizam dois estádios, não sei como funcionam os regulamentos nesse aspecto.
Outra hipótese mais radical seria renovar o estádio só até ao final da curva e demolir a central restante, ficava-se assim com um anfiteatro enorme aberto sobre o parque para inúmeras actividades.