Sinceramente não sei o que é o município ganha em não aceitar uma proposta como esta. Prefere gastar 10M só porque sim (que na realidade não vão resolver coisa nenhuma) do que encontrar uma solução definitiva para aquele 'monumento' e espaço envolvente? Prefere ter, dentro de poucos anos, dois estádios a cair de podre e sem rentabilidade nenhuma?
Já agora, alguém tem acesso à noticia completa? Se não houver acordo para o 1º de Maio, Braga tem plano para a construção de um novo estádio
Se o projeto do SCB não é aceite pela Direção Geral do Património, como diz o presidente da Câmara, há pouco que a Câmara possa fazer a não ser ter que lá enterrar dinheiro só para o manter de pé. É uma estupidez porque ninguém olha para o interesse público na ótica do dinheiro lá gasto à sorte. Se o projeto mantém as partes patrimoniais chave como são a fachada, a torre e a zona da maratona, deveria haver algum tipo de flexibilidade para defender os contribuintes de mais um gasto sem nexo só para manter de pé um edifício sem o dotar de condições para a prática da atividade a que se predispõe.
A ideia de um 3º estádio, para mim como munícipe, é uma aberração tal que nem sequer quero considerá-la como possível e só a percebo como forma de argumentação nestas negociações entre SCB e CMB. A não ser que seja feita à custa de se mandar o EMB abaixo. Mas tendo em conta que esse é também património de interesse público, ou seja outro monumento, não me parece que vá acontecer.
Também me parece que o que o Presidente da CMB quer é que fique o SCB com o EMB. Só que também não sei se o pode fazer libertando-o do contrato com o arquiteto que basicamente não deixa mexer em nada. Mas aí entram outros fatores. A manutenção do EMB deverá ser um balúrdio nos próximos anos devido às ancoragens e mesmo que lá se gastasse 20 ou 30 milhões em melhorias como novos acessos, parques de estacionamento do lado da poente (rua s. martinho), elevadores, cadeiras, bares, espaços de lazer, etc nunca seria um caso ótimo, seria sempre um remedeio. Mas em termos de rentabilização do espaço público, de minimização dos gastos públicos, redução dos gastos do próprio clube (gastar 30 em vez de 60) e da ligação com a academia que fica logo ao lado faz muito mais sentido. No longo prazo não sei se seria a melhor tomada de decisão para o clube (devido aos tais custos de manutenção).