Quantcast
[Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
[Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
514 Respostas
87087 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
bstrider Equipa Principal
  • *****
  • 1494
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #20 em: 25 de Novembro de 2019, 16:42 »
Acredito que a renovação do 1º de Maio seja a melhor opção, mas não é assim tão simples. A localização é excelente, mas continuam a não haver acessibilidades. Jogos ao fim-de-semana à tarde para deixar o carro longe, ir passear para o centro e depois ir à bola são raros.
Eu acho que o problema de estacionamento facilmente era resolvido caso se remodelasse o 1º de Maio, bastava abrir o parque do Altice Forum.

Ok, mas e chegar lá num dia da semana, ao final do dia? Como já disseram, para os fins de semana (melhor ainda se fosse durante a tarde) se calhar nem era problema, mas durante a semana era ver o pessoal a chegar aos jogos na segunda parte... Acho que muita coisa teria de mudar mesmo... Mais transportes coletivos, menos jogos à semana a horas de congestionamento, principalmente...

EDIT:
Outro contra do 1º de Maio é a pista de atletismo! Sei que deve ser das poucas pistas em Braga (senão a única), mas ter um estádio com uma pista entre bancada e relvado tira muita coisa ao ambiente, seja uma arena ou um estádio... Eu só vi jogos de pré-época do Braga (equipa principal) no 1º de Maio, porque ainda sou novo e o meu primeiro jogo foi exatamente na inauguração do EMB, mas as experiências que tive não foram muito impactantes em termos de ambiente, não é a mesma coisa...  Sei que temos de respeitar o atletismo e dar condições mas espero que se alguma vez o Braga voltar ao 1º de Maio, seja sem pista. Não estaria o EMB capaz de no futuro ser um estádio universitário?

Transformação do Olympic Stadium em Londres no estádio do West Ham
https://www.youtube.com/watch?v=Gqk6IepLdKc
« Última modificação: 25 de Novembro de 2019, 16:55 por antoniodias »
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5572
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #21 em: 25 de Novembro de 2019, 16:50 »
Acredito que a renovação do 1º de Maio seja a melhor opção, mas não é assim tão simples. A localização é excelente, mas continuam a não haver acessibilidades. Jogos ao fim-de-semana à tarde para deixar o carro longe, ir passear para o centro e depois ir à bola são raros.
Eu acho que o problema de estacionamento facilmente era resolvido caso se remodelasse o 1º de Maio, bastava abrir o parque do Altice Forum.

É um pandemónio para sair sempre que há eventos
Normal. Não deve haver um estádio que tenha espaço para estacionamento perto e não seja um caos após o jogo ter terminado.
A questão aqui é mesmo haver espaço para estacionar e nisso o Altice Forum resolvia a questão porque quanto ao resto é impossível encontrar uma solução, aqui ou em qualquer parte do mundo em que um estádio se situe no centro de uma cidade.

Ok, mas e chegar lá num dia da semana, ao final do dia? Como já disseram, para os fins de semana (melhor ainda se fosse durante a tarde) se calhar nem era problema, mas durante a semana era ver o pessoal a chegar aos jogos na segunda parte... Acho que muita coisa teria de mudar mesmo... Mais transportes coletivos, menos jogos à semana a horas de congestionamento, principalmente...
Chegava-se como se chegava quando íamos antigamente para o 1º de Maio. Havia muito menos espaço e não entrava ninguém na segunda parte... Se antigamente com menos espaço para estacionar o pessoal chegava lá a horas porque razão é que agora não haveria de chegar com ainda mais espaço para estacionar? Já para não falar que haveria muita mais gente a deslocar-se a pé ou de transportes públicos se voltássemos a jogar no 1º de Maio.
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
Anuncios M
Anuncios M
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2671
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #22 em: 25 de Novembro de 2019, 18:10 »
Sei que vou contra a opnião da maioria, mas entre renovar o 1º de Maio, ou construir um novo, não seria mais fácil e economicamente mais viável dotar o EMB de melhores condições para os adeptos( mais elevadores, melhores acessos, melhor serviço de bares de  apoio, etc... ) ficando este sob alçada do clube, e o 1º de Maio sob alçada do Município?
Acabariam as 'guerras' entre clube e câmara relativamente a este assunto, além de que, mudar de novo para o 1º de Maio era só para trocar de problemas, pois as acessibilidades, a pista de atletismo e o custo da remodelação seriam os novos entraves.
Quanto a construir um novo, só depois da academia estar completamente paga e construída, para que com o tempo voltar a ter o devido desafogo financeiro para levar a cabo outra empreitada… coisa que não me parece possível a curto prazo...
« Última modificação: 25 de Novembro de 2019, 18:13 por Arsenalista »
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #23 em: 25 de Novembro de 2019, 19:02 »
Esqueçam lá isso. Não há dinheiro para nada. Nem a câmara tem dinheiro nem o clube/SAD.

A única exceção podia ser o tal investidor privado existir (coisa que duvido) e querer de facto rentabilizar o EMB com o Braga a jogar lá. De resto, nem daqui a 30 anos temos um estádio novo ou renovado.

O 1º de maio vai acabar por ficar ao abandono assim que a nossa equipa feminina sair de lá.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #24 em: 25 de Novembro de 2019, 19:09 »
Acredito que a renovação do 1º de Maio seja a melhor opção, mas não é assim tão simples. A localização é excelente, mas continuam a não haver acessibilidades. Jogos ao fim-de-semana à tarde para deixar o carro longe, ir passear para o centro e depois ir à bola são raros.
Eu acho que o problema de estacionamento facilmente era resolvido caso se remodelasse o 1º de Maio, bastava abrir o parque do Altice Forum.

É um pandemónio para sair sempre que há eventos
Normal. Não deve haver um estádio que tenha espaço para estacionamento perto e não seja um caos após o jogo ter terminado.
A questão aqui é mesmo haver espaço para estacionar e nisso o Altice Forum resolvia a questão porque quanto ao resto é impossível encontrar uma solução, aqui ou em qualquer parte do mundo em que um estádio se situe no centro de uma cidade.

Ok, mas e chegar lá num dia da semana, ao final do dia? Como já disseram, para os fins de semana (melhor ainda se fosse durante a tarde) se calhar nem era problema, mas durante a semana era ver o pessoal a chegar aos jogos na segunda parte... Acho que muita coisa teria de mudar mesmo... Mais transportes coletivos, menos jogos à semana a horas de congestionamento, principalmente...
Chegava-se como se chegava quando íamos antigamente para o 1º de Maio. Havia muito menos espaço e não entrava ninguém na segunda parte... Se antigamente com menos espaço para estacionar o pessoal chegava lá a horas porque razão é que agora não haveria de chegar com ainda mais espaço para estacionar? Já para não falar que haveria muita mais gente a deslocar-se a pé ou de transportes públicos se voltássemos a jogar no 1º de Maio.
Tu agora não voltarias há 15 anos atrás.
Tu agora tens mais carros e as pessoas menos dispostas a andar a pé.
Terias mais pessoas a ir a pé/transportes mas o acesso e estacionamento seria péssimo.

A fazer a zona melhor seria Nogueira provavelmente. Os adversários viriam de sul e nós de norte, em sentido contrário ao transito dessa hora.

Sobre investir no EMB seria o ideal, mas por mais que gastes e melhores a situação, ficará sempre longe das facilidades de um estádio sex xxi: falta de acesso todo estádio por exemplo.

Uma coisa que poderia melhorar os acessos ao estádio principalmente quem vem de fora  e Braga Sul seria fazer realmente a ligação do Nova  Arcada a Sequeira (A3). Julgo que para além do estádio seria benéfico pra cidade sobretudo para desviar quem vai pra amares/vila verde e também bom para acessos às zonas industriais (uma estupidez de planeamento ter tantas micro zonas industriais em vez de um polo centralizado junto a AE e via férrea

Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
asdf Iniciados
  • *
  • 45
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #25 em: 25 de Novembro de 2019, 21:12 »
Como melhorar drasticamente o EMB:
1- acabar a 2a fase da cidade desportiva, pelo menos o pavilhão bilheteiras e bares.
2-Remover os portoes e usar toda aquela subida da nascente para parque de estacionamento, marcando os lugares como deve ser para evitar chiquespertos.
3- Aumentar um pouco a cobertura do estadio, de forma a esta abrigar pelo menos a nascente inferior como deve ser.
Fazer um novo estádio é muito má ideia, pois é demasiado caro, e haverá sempre muitos deslizes....
Cão Vadio
Cão Vadio Equipa Principal
  • *****
  • 1280
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #26 em: 26 de Novembro de 2019, 09:34 »
Como melhorar drasticamente o EMB:
1- acabar a 2a fase da cidade desportiva, pelo menos o pavilhão bilheteiras e bares.
2-Remover os portoes e usar toda aquela subida da nascente para parque de estacionamento, marcando os lugares como deve ser para evitar chiquespertos.
3- Aumentar um pouco a cobertura do estadio, de forma a esta abrigar pelo menos a nascente inferior como deve ser.
Fazer um novo estádio é muito má ideia, pois é demasiado caro, e haverá sempre muitos deslizes....
O 3º ponto está excelente! "(...)de forma a esta abrigar pelo menos a nascente inferior como deve ser" ??? Uma boa forma de encher o estádio, era acabar com a poente, porque nunca está lá ninguém..!!
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #27 em: 26 de Novembro de 2019, 10:40 »
Como melhorar drasticamente o EMB:
1- acabar a 2a fase da cidade desportiva, pelo menos o pavilhão bilheteiras e bares.
2-Remover os portoes e usar toda aquela subida da nascente para parque de estacionamento, marcando os lugares como deve ser para evitar chiquespertos.
3- Aumentar um pouco a cobertura do estadio, de forma a esta abrigar pelo menos a nascente inferior como deve ser.
Fazer um novo estádio é muito má ideia, pois é demasiado caro, e haverá sempre muitos deslizes....
O 3º ponto está excelente! "(...)de forma a esta abrigar pelo menos a nascente inferior como deve ser" ??? Uma boa forma de encher o estádio, era acabar com a poente, porque nunca está lá ninguém..!!
Passa-se a cobertura da poente, toda para a nascente

Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios M
Anuncios M
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5954
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #28 em: 26 de Novembro de 2019, 11:18 »
A variante prevista do nova arcada ao leclerc será importante, o problema é que se calhar quando ela nascer o municipal já estará quase em fim de vida!
O ponto 2 citado acima do estacionamento, pelos dias de hoje já quase acontece, primeiro eram os carros dos seguranças, hoje em dia penso que depois de fecharem o parque inferior por segurança, também os carros dos camarotes ficam na alameda.

O estacionamento será sempre um problema se tivermos 25/30mil no estádio, agora não o deveria ser com 10mil e no municipal é.

kokas
kokas Juniores
  • ***
  • 462
  • 2020 - 31 Anos de Sócio
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #29 em: 26 de Novembro de 2019, 12:29 »
Não sendo no 1° de maio, para mim o local ideal seria nos terrenos em frente à UM. No entanto os preços aí devem ser exorbitantes.

A minha escolha nesses terrenos. O ideal.
30.000 simples, funcional e confortável.
Ginásios, lojas, clínicas, restauração !!  S
Seria FANTÁSTICO
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #30 em: 26 de Novembro de 2019, 13:10 »
Não sendo no 1° de maio, para mim o local ideal seria nos terrenos em frente à UM. No entanto os preços aí devem ser exorbitantes.

A minha escolha nesses terrenos. O ideal.
30.000 simples, funcional e confortável.
Ginásios, lojas, clínicas, restauração !!  S
Seria FANTÁSTICO


Creio que se estão a referir a este local assinalado em cima, certo?

Penso que em relação ao 1º de Maio poderia ter vantagens e desvantagens, mas sem grandes análises pensando só num local e outro, parece-me que a zona do 1º de Maio poderia ser melhor a nível de estacionamento (contando com o parque do Altice Forum), transportes públicos e para quem vaí a pé do centro da cidade.

Outra coisa, tinha ideia que era para aí que estava projectado o Inovation Arena mas não tenho a certeza.


« Última modificação: 26 de Novembro de 2019, 13:13 por Old School »
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
Anuncios G
Observador
Observador Equipa Principal
  • *****
  • 2718
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #31 em: 26 de Novembro de 2019, 13:55 »
Estádio do AZ Alkmaar.
17500 lugares
Custo : 38M€


bstrider Equipa Principal
  • *****
  • 1494
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #32 em: 26 de Novembro de 2019, 13:55 »
Não sendo no 1° de maio, para mim o local ideal seria nos terrenos em frente à UM. No entanto os preços aí devem ser exorbitantes.

A minha escolha nesses terrenos. O ideal.
30.000 simples, funcional e confortável.
Ginásios, lojas, clínicas, restauração !!  S
Seria FANTÁSTICO


Creio que se estão a referir a este local assinalado em cima, certo?

Penso que em relação ao 1º de Maio poderia ter vantagens e desvantagens, mas sem grandes análises pensando só num local e outro, parece-me que a zona do 1º de Maio poderia ser melhor a nível de estacionamento (contando com o parque do Altice Forum), transportes públicos e para quem vaí a pé do centro da cidade.

Outra coisa, tinha ideia que era para aí que estava projectado o Inovation Arena mas não tenho a certeza.

Voltei a olhar melhor para o google maps e tentei fazer umas medições, que podem não estar muito corretas porque foram a olho. Os resultados foram:
- Estádio municipal de Braga + parque de estacionamento da entrada poente + alameda + parque de estacionamento ao lado da bilheteira aproximam-se de uma área de 70000 m2
- Terreno ao lado da Universidade do Minho (apresentado na imagem acima) ronda os 80000 m2, mantendo o Mcdonalds mas deitando abaixo os pavilhoes (aparentemente abandonados pelo que consegui ver no google street view).

Desta forma, admito que estava errado quando referi que não haveria espaço suficiente para um estádio nesse terreno. Quanto à questão de valores não me vou pronunciar porque não faço ideia... Quanto às acessibilidades, a única coisa que posso dizer é que todos os dias a partir das 17h30, o congestionamento é moderado a forte, e com paragem de camionetas e autocarros ainda torna mais complicado. Em termos de estacionamento, se os alunos já têm dificuldades a arranjar um lugar fora dos parques da Universidade, com jogos a meio da semana, com certeza que ia ser quase impossível. Se também fosse comprado o terreno mais à frente, adjacente à avenida General Carrilho da Silva Pinto para estacionamento, a questão do estacionamento poderia ficar facilitada.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2019, 13:59 por antoniodias »
Eskol Equipa Principal
  • *****
  • 2956
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #33 em: 26 de Novembro de 2019, 17:44 »
Estádio do AZ Alkmaar.
17500 lugares
Custo : 38M€
Mais alguns exemplos:
Groningen / 22550 lugares / 45.5M€


MSV Duisburg / 31500 lugares / 43M€


Augsburg / 30660 lugares / 45M€


Rapid Viena / 28000 lugares / 53M€



FC Magdeburg / 25910 lugares / 31M€


Austria Vienna / 17500 lugares / 42M€ (renovação) / a bancada Norte ainda tem os escritórios do clube e os dormitórios da academia


Apesar de algumas destas construções já não serem propriamente recentes, para termo de comparação, todas elas são mais novas que o EMB.
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #34 em: 26 de Novembro de 2019, 18:20 »
Há um novo conceito de estádio que está a surgir em Itália que se propõe a romper com o que é feito até hoje. São estádios feitos em madeira, ecológicos, modulares (vai sendo aumentada a capacidade consoante a necessidade dos clubes) e com custos de construção mais baratos que os tradicionais, são tipo isto:



Não sei se este conceito se vai afirmar nem que problemas poderão trazer a longo prazo, deixo aqui um artigo que aborda este novo tipo de estádio se alguém quiser ver:

https://www.autodesk.com/redshift/modular-stadium-construction/

« Última modificação: 26 de Novembro de 2019, 18:44 por Old School »
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
100%SCB Equipa Principal
  • *****
  • 8008
  • Quando o erro for só erro o SC Braga será campeão!
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #35 em: 26 de Novembro de 2019, 18:22 »
Um estádio como o do AZ (com as bancadas mais próximas do relvado) seria fantástico. Inclusive a lotação entre os 17500 e os 20000 é o ideal.

Por norma, os melhores ambientes são em estádios que não passam os 20000/30000.

Mas obviamente isto é tudo uma utopia, pelo menos a médio prazo.
FORÇA BRAGA
anti-lampioes
anti-lampioes Equipa Principal
  • *****
  • 1209
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #36 em: 26 de Novembro de 2019, 19:33 »
https://earth.app.goo.gl/6TiddH atrás do colégio dos órfãos  em Maximinos perto da estação via rápida autocarros a toda a hora perto do centro
« Última modificação: 26 de Novembro de 2019, 19:36 por anti-lampioes »
bstrider Equipa Principal
  • *****
  • 1494
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #37 em: 26 de Novembro de 2019, 20:00 »
https://earth.app.goo.gl/6TiddH atrás do colégio dos órfãos  em Maximinos perto da estação via rápida autocarros a toda a hora perto do centro
Dava à volta de 75000 M2 esse terreno, com medições a olho no Google Maps...
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #38 em: 26 de Novembro de 2019, 20:24 »
Onde é que vão buscar uns 45M para se fazer isso? E ficamos com 2 monos na cidade a cair de velhos?

Pode ser um sonho, mas é completamente irrealista, quer financeiramente quer estruturalmente.

Dificilmente alguém pega no EMB, e se isso acontecer só uma equipa de futebol lhe dá retorno.

O 1⁰ de Maio vai acabar ao abandono. Poderia fazer sentido para outros clubes mais pequenos da cidade, uso público dos munícipes (vide estádio do Luxemburgo) e para atletismo, mas a câmara dificilmente arranja 10M para enterrar lá para evitar que ele caia aos pedaços.
Uma completa remodelação para o Braga lá jogar esbarra nos 40M ou 50M necessários, para além de comungar de muitos dos problemas de acessibilidades e trânsito (neste caso, ainda é pior que o EMB a não ser que gastem mais uns 10M a mudar toda a infraestrutura rodoviária à volta)

Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk
Observador
Observador Equipa Principal
  • *****
  • 2718
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #39 em: 26 de Novembro de 2019, 20:40 »
Primeiro passo: os amigos Rodrigues e névoa doarem o terreno entre a UM e o Mac.

A seguir, ABB, DST e Britalar fazem uma doação de material de construção....
 

Anuncios M