Quantcast
Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga
16 Respostas
3888 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno

Uma sondagem divulgada este sábado pelo jornal Correio da Manhã revela que 1,5% dos portugueses são adeptos do SC Braga, o quarto clube no país com mais simpatizantes.

A sondagem elaborada pela Intercampus colocou a equipa bracarense em quarto lugar nas preferências dos portugueses, seguindo-se o Vitória SC, que reuniu 0,8% das intenções de simpatia por parte dos sondados.

No topo desta sondagem, com quase metade das intenções, está o campeão nacional Benfica, com 46% de simpatizantes em Portugal. Segue-se FC Porto, com 24,7% do total e em terceiro o Sporting CP, com 23,8%.

De destacar que o Benfica reúne quase tantos adeptos como os restantes clubes todos juntos.


Em https://ominho.pt/15-dos-portugueses-sao-do-braga/

As sondagens valem o que valem mas mesmo que tenha alguma margem de erro que é natural não deixa de retratar uma realidade. Estes números vão de encontro aquilo que alguns foristas têm dito e no qual me incluo de que o Braga tem mais adeptos do que, por vezes, se quer passar na opinião pública onde muitos insistem em passar a mensagem que o Braga não tem adeptos, o Braga tem adeptos e muitos e acredito que com as crianças e jovens braguistas que hoje se vê a tendência será crescer ainda mais.

O que infelizmente também é verdade, e temos de ter a humildade de o perceber, é que o clube não tem tido a capacidade de levar pelo menos uma percentagem maior deste universo braguista ao estádio, e porquê que isso acontece? Na minha opinião, a resposta está na incapacidade que o clube tem tido ao longo dos anos de trabalhar os seus adeptos e a marca Braga.

Continuo achar que para um clube como o Braga, numa cidade e região com a dimensão em que está inserido, ter um estádio para 30 000 adeptos não é demasiado e acho um erro se um dia avançarmos para um novo estádio e tiver menos capacidade que isso, o que tem faltado é a capacidade de levar os adeptos ao estádio, se isso já tivesse sido feito desde há vários anos acredito que as nossas médias de espectadores hoje já seriam bem maiores, a boa notícia é que ainda pode ser trabalhado e mais vale tarde do que nunca.

Penso que a  solução passa por boas performances desportivas que são sempre importantes para arrastar mais adeptos e um melhor trabalhar da questão dos adeptos e o do braguismo, que, a meu ver, tem de ser através de um departamento de marketing competente e focado em trabalhar a captação e fidelização de adeptos e a sua ida ao estádio.

Que se aproveite este tipo de notícias para trabalhar os adeptos a marca Braga e o braguismo.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2019, 15:35 por Old School »
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
enormeBRAGA
enormeBRAGA Equipa Principal
  • *****
  • 6506
  • QUEM NÃO SENTE NÃO ENTENDE
  Re: Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga
« Responder #1 em: 02 de Novembro de 2019, 17:40 »
A ***** da azia que vai nas redes sociais, por causa disto. Lovin it...


Sent from my Mi A2 using Tapatalk

#VãoTerDeContarConnosco
Anuncios M
Anuncios M
dioogo Equipa Principal
  • *****
  • 1613
  • SCB esta é a tua legião...
  Re: Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga
« Responder #2 em: 02 de Novembro de 2019, 18:01 »
Convém lembrar que isto é baseado na opinião de 604 pessoas maiores de 18 anos. Não sei como conseguem fazer uma sondagem baseado num número tao pequeno comparado a população portuguesa.
"Perderemos batalhas, mas jamais perderemos a guerra"
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga
« Responder #3 em: 02 de Novembro de 2019, 18:15 »
Convém lembrar que isto é baseado na opinião de 604 pessoas maiores de 18 anos. Não sei como conseguem fazer uma sondagem baseado num número tao pequeno comparado a população portuguesa.

Certo, de qualqauer das formas são empresas especializadas que estão habituadas a fazer este tipo de sondagens, é normal que tenha margem de erro, para cima ou para baixo. É daquelas que se dissessem que o 4º clube com mais adeptos era o Guimarães se calhar já poucos iam questionar visto como tem sido alimentado o mito ;), não tou a dizer que era o teu caso, mas para se perceber a ideia.

Bom era o Braga aproveitar estes dados e este tipo de notícias para as trabalhar de forma a levar mais gente para o clube, para o estádio, assim como patrocinadores, etc.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2019, 18:22 por Old School »
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
kiko scb Equipa Principal
  • *****
  • 1025
  Re: Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga
« Responder #4 em: 02 de Novembro de 2019, 20:53 »
A mim interessa-me é o número de sócios activos e o número de presentes no estádio e que seguem a equipa. Isso sim. O resto... É o resto.
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5954
  Re: Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga
« Responder #5 em: 02 de Novembro de 2019, 21:15 »
Atendendendo à especificidade do adepto de futebol em Portugal uma sondagem destas, com este número de contatos  tem um valor igual a zero. Serve para entreter o pessoal nas redes sociais, imagino os espanhóis a azia que ficam!!
Se lhe quiserem dar algum valor atendendo aos números em comparação com um Slb nós ter 10mil no estádio já é muito bom.
No fim o que importa é os sócios pagantes e claro os números dentro do estádio, pois sem esses não existe clube.
Cão Vadio
Cão Vadio Equipa Principal
  • *****
  • 1280
  Re: Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga
« Responder #6 em: 02 de Novembro de 2019, 21:28 »
Costuma haver uma margem de erro divulgada neste tipo de sondagem. No entanto, não tenho dúvida alguma que sempre tivemos mais preferência, mesmo no que respeita a cidadãos não Bracarenses, em relação aos “espanhóis”. Eles estão restrictos ao publicozinho deles, nada mais, e porquê? Pq não fazem mais nada senão andar a “medir pilas” connosco. Nós sempre tivemos mais objectivos. Somos tb uma equipa intrometida e q compete com os “3 ajudados do costume”, desde á muitos anos atrás. Isso é um pau de dois bicos, ou seja, não agrada a gregos e troianos..!! Tira-nos, mas tb nos dá simpatizantes. Em espanha, é tudo uma cambada de benfiquistas , aonde pelo meio sobressaem uns poucos milhares de fundamentalistas vitorianos anti-Braga. Para resumir; nunca tive dúvidas que eles são uma minoria. Só que a CS, pelo ódio que nos tem, faz questão de superiorizar o fanatismo e o número de adeptos desta vergonhosa equipa , que não tem personalidade nem identidade. Parecem mais uns vendidos e subjugados, tipo os caxineiros.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2019, 22:34 por Cão Vadio »
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga
« Responder #7 em: 02 de Novembro de 2019, 21:45 »
No contexto da política todas as sondagens em Portugal são baseadas numa amostra dessa magnitude. E normalmente não erra por muito porque é na realidade baseado num histórico e um estudo científico que define as tendências. Por exemplo, já se sabe que há determinadas regiões, ou secções de voto que normalmente seguem sempre o resultado final, daí que isso é extrapolado para fazer sondagens. No contexto da política, em Portugal, uma sondagem entre 300 a 600 pessoas normalmente está alinhada com a realidade (com uma margem de erro a rondar os 5%).

O contexto aqui é outro, não é política é futebol e como não me lembro de haver um histórico de sondagens é normal que o estudo possa ter uma margem de erro maior.

De qualquer forma, é um dado estatístico relevante, tal como qualquer sondagem bem feita o é. Aliás, o facto de em 600 pessoas numa amostra por todo o país termos o dobro de adeptos dos vizinhos é sim um facto relevante. E sinceramente não me surpreende. Adeptos simpatizantes temos e sempre tivemos mais que eles, da mesma forma que temos mais sócios. A questão dos adeptos no estádio é diferente. É como em Portugal 80% das pessoas serem católicas mas nem metade dessas vai à missa.

Um bom departamento de marketing, como uma SAD como a nossa deveria ter, já devia ter feito um estudo semelhante na região para perceber quem é simpatizante, quem é sócio, quem vai ao estádio e a frequência, porque isso é fulcral para se perceber o tipo de campanhas necessárias. Um bom departamento de marketing também usaria esta sondagem a seu favor e colocava isto num pedestal e criava uma campanha em cima disto.

Até digo mais, mesmo que este estudo fosse completamente errado ou insignificante (que não será, a intercampus tem uma reputacao bastante boa em sondagens), é obrigação de um bom departamento de marketing usar isso como uma verdade provada e trabalhar em cima dela (os partidos políticos assim o fazem para criar tendências nos eleitores).

Se nós não aproveitamos os dados a nosso favor, quem vai?
« Última modificação: 02 de Novembro de 2019, 21:56 por NightHawk »
Anuncios M
Anuncios M
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga
« Responder #8 em: 02 de Novembro de 2019, 23:05 »
Quando abri o tópico era para mais do que dar destaque à sondagem, que também é importante, é mais para realçar essa realidade na qual acredito e que este tipo de notícias, com mais ou menos margem de erro, vem reforçar que é de haver muito braguista para ser trabalhado, ou seja, esses que têm um carinho pelo clube mas que ainda não são "militantes" e, na minha opinião, pouco são estimulados a ser. Tem a palavra o clube em primeiro perceber porque muitos não vão ao estádio e depois definir uma estratégia para os trazer e que quando venham tenham uma boa experiência de maneira a que vejam com bons olhos a ideia de voltar.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
Somos Braga! Equipa Principal
  • *****
  • 2670
  Re: Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga
« Responder #9 em: 02 de Novembro de 2019, 23:13 »
A mim interessa-me é o número de sócios activos e o número de presentes no estádio e que seguem a equipa. Isso sim. O resto... É o resto.
Estás enganado. Esse resto é de extrema importância. O valor da marca Benfica não está nos 60.000 que vão ao estádio...

Enviado do meu VTR-L09 através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!
joaomf
joaomf Equipa Principal
  • *****
  • 2565
  • Nós somos gverreiros!
  Re: Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga
« Responder #10 em: 03 de Novembro de 2019, 01:03 »
Vi em tempos num livro (creio que era o livro "Serrado, R. and Serra, P.; História do futebol português: Uma análise social e cultural"; 2014), a informação que temos mais adeptos que eles. A sondagem que serviu de base era anteior a 2014.
Vou procurar esses dados e divulgar aqui.
Anuncios G
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27835
  Re: Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga
« Responder #11 em: 03 de Novembro de 2019, 14:54 »
Essa sondagem poderá vir a valer mais alguns milhõ€s em publicidade e numa futura negociação dos direitos televisivos centralizados...ainda que não esteja bem certo que venhamos a encaixar mais do que os actuais €10M, antes pelo contrário, a não ser que o pacote centralizado venha a ser negociado por um valor bem superior ao actual somatório dos 18 clubes que se cifra, mais milhão menos milhão, em aproximadamente €200M...convém também ter resultados desportivos pois as classificações na I Liga e prestações europeias dos ultimos cinco a dez anos, para além do histórico mais alargado, juntamente com o número de adeptos, serão os principais itens a ter em conta para a distribuição do dinheiro dos direitos televisivos.
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga
« Responder #12 em: 04 de Novembro de 2019, 21:16 »
Não acredito nessa sondagem mas só pela azia do outro lado do monte já vale a pena.

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Sócio nº 2014
joaomf
joaomf Equipa Principal
  • *****
  • 2565
  • Nós somos gverreiros!
  Re: Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga
« Responder #13 em: 05 de Novembro de 2019, 11:03 »
Vi em tempos num livro (creio que era o livro "Serrado, R. and Serra, P.; História do futebol português: Uma análise social e cultural"; 2014), a informação que temos mais adeptos que eles. A sondagem que serviu de base era anteior a 2014.
Vou procurar esses dados e divulgar aqui.

A sondagem a que me refiro foi encomendada em 1992, pelo jornal "A Bola" à Marktest.
O SCBraga era já, nesse altura, o quarto clube português com mais adeptos.
Era o clube com mais adeptos no distrito de Braga.
Era aliás o único clube, para além dos 3 estarolas, que liderava as preferências num distrito.
No distrito de Braga, o V. Guimarães era o 4. º clube com mais adeptos, à frente do Sporting.

Quem quiser ver mais detalhes, leia as páginas 179 a 184 do seguinte livro:
Serrado, R. and Serra, P.; História do futebol português: Uma análise social e cultural", vol. II, 2014
Kwanza99
Kwanza99 Equipa Principal
  • *****
  • 1298
  • Os Kwanzas do Dyego
  Re: Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga
« Responder #14 em: 05 de Novembro de 2019, 11:07 »
Vi em tempos num livro (creio que era o livro "Serrado, R. and Serra, P.; História do futebol português: Uma análise social e cultural"; 2014), a informação que temos mais adeptos que eles. A sondagem que serviu de base era anteior a 2014.
Vou procurar esses dados e divulgar aqui.

A sondagem a que me refiro foi encomendada em 1992, pelo jornal "A Bola" à Marktest.
O SCBraga era já, nesse altura, o quarto clube português com mais adeptos.
Era o clube com mais adeptos no distrito de Braga.
Era aliás o único clube, para além dos 3 estarolas, que liderava as preferências num distrito.
No distrito de Braga, o V. Guimarães era o 4. º clube com mais adeptos, à frente do Sporting.

Quem quiser ver mais detalhes, leia as páginas 179 a 184 do seguinte livro:
Serrado, R. and Serra, P.; História do futebol português: Uma análise social e cultural", vol. II, 2014

Muito bom! Obrigado!
Zauuu ⚔️🔴⚪️
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga
« Responder #15 em: 07 de Novembro de 2019, 23:00 »
Jmf, consegues partilhar a ficha técnica dessa sondagem de a bola?

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Sócio nº 2014
(S)oon(C)hampion(B)raga
(S)oon(C)hampion(B)raga Equipa Principal
  • *****
  • 8282
  Re: Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga
« Responder #16 em: 14 de Outubro de 2021, 20:52 »
infelizmente na "lusofonia" e "Diáspora" tuga é que não há números

mas que eu tenha já visto... o clube tem casas/filiais... em frança, suiça, canada... pelo menos esses 3 países sei que há...

mas não há dados para contabilizar o numero de tugas pelo mundo que é Braguista né????...

infelizmente ainda anda no tempo da roda quadrada as sondagens tugas...  ::) ::) ::) >:( >:( >:( >:(
 

Anuncios M