Uma sondagem divulgada este sábado pelo jornal Correio da Manhã revela que 1,5% dos portugueses são adeptos do SC Braga, o quarto clube no país com mais simpatizantes.
A sondagem elaborada pela Intercampus colocou a equipa bracarense em quarto lugar nas preferências dos portugueses, seguindo-se o Vitória SC, que reuniu 0,8% das intenções de simpatia por parte dos sondados.
No topo desta sondagem, com quase metade das intenções, está o campeão nacional Benfica, com 46% de simpatizantes em Portugal. Segue-se FC Porto, com 24,7% do total e em terceiro o Sporting CP, com 23,8%.
De destacar que o Benfica reúne quase tantos adeptos como os restantes clubes todos juntos.
Em https://ominho.pt/15-dos-portugueses-sao-do-braga/
As sondagens valem o que valem mas mesmo que tenha alguma margem de erro que é natural não deixa de retratar uma realidade. Estes números vão de encontro aquilo que alguns foristas têm dito e no qual me incluo de que o Braga tem mais adeptos do que, por vezes, se quer passar na opinião pública onde muitos insistem em passar a mensagem que o Braga não tem adeptos, o Braga tem adeptos e muitos e acredito que com as crianças e jovens braguistas que hoje se vê a tendência será crescer ainda mais.
O que infelizmente também é verdade, e temos de ter a humildade de o perceber, é que o clube não tem tido a capacidade de levar pelo menos uma percentagem maior deste universo braguista ao estádio, e porquê que isso acontece? Na minha opinião, a resposta está na incapacidade que o clube tem tido ao longo dos anos de trabalhar os seus adeptos e a marca Braga.
Continuo achar que para um clube como o Braga, numa cidade e região com a dimensão em que está inserido, ter um estádio para 30 000 adeptos não é demasiado e acho um erro se um dia avançarmos para um novo estádio e tiver menos capacidade que isso, o que tem faltado é a capacidade de levar os adeptos ao estádio, se isso já tivesse sido feito desde há vários anos acredito que as nossas médias de espectadores hoje já seriam bem maiores, a boa notícia é que ainda pode ser trabalhado e mais vale tarde do que nunca.
Penso que a solução passa por boas performances desportivas que são sempre importantes para arrastar mais adeptos e um melhor trabalhar da questão dos adeptos e o do braguismo, que, a meu ver, tem de ser através de um departamento de marketing competente e focado em trabalhar a captação e fidelização de adeptos e a sua ida ao estádio.
Que se aproveite este tipo de notícias para trabalhar os adeptos a marca Braga e o braguismo.