Quantcast
SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
190 Respostas
18266 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
100%SCB Equipa Principal
  • *****
  • 8008
  • Quando o erro for só erro o SC Braga será campeão!
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #180 em: 04 de Novembro de 2019, 18:24 »
A questão é mesmo essa.

São erros individuais de posicionamento, todos eles (e nao um erro tecnico ou uma paragem por falta de concentração). Falamos aqui de 4 ou 5 erros individuais de posicionamento de 4 ou 5 jogadores diferentes, isto é sistémico... ninguém compreende corretamente o posicionamento defensivo!

Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk
Exatamente.
O segundo golo do Famalicão é incompreensível!

1- Tendo maior valia que o adversário (e mesmo que não tivéssemos) e estando com mais um homem, eles nunca podem sair a jogar como fizeram! Temos de obriga-lós a bater na frente e aí, com Pablo, Viana, Palhinha e Agbo não podemos perder nem primeira nem segundas bolas.

2- Ao meter o Agbo, deveríamos ter passado a defender num 4-5-1, de forma a tapar todos os caminhos. Se era para continuar em 4-4-2, então o Sá Pinto foi burro ao tirar o Paulinho que é um jogador pressionante e deixar o A. Horta.

3- A nossa linha média (médios e alas) está constantemente mal posicionada! Todos os jogadores não sabiam quem marcar e que zona cobrir. O Galeno nem fechou dentro, nem fora. O Agbo não tapou nenhuma linha de passe, tal como, o Palhinha. E, o Trincão devia estar a fechar mais dentro. Já agora, a “pressão” do Wilson é de rir...

4- A partir do momento que algo falha e os nossos jogadores não conseguem travar os adversários antes que estes entrem no “último quarto” do campo, não sabemos como reagir e sofremos sempre com isso.

Eu é que ainda não aprendi a colocar imagens aqui (no telemóvel deve ser mais complicado, suponho) mas o posicionamento dos jogadores do Famalicão era mau. E, mesmo assim, nós conseguimos sofrer um golo porque o nosso (com 11) é pior ainda.

Concluo dizendo que mesmo que os resultados melhorem (é difícil serem piores na Liga... até podiam meter um cone no banco que pior que isto, é complicado), creio que estes problemas nunca vão desaparecer.

PS- Já não há desculpas para o Trincão não ser titular (ou pelo menos ter meia hora por jogo). A sua inteligência na definição, qualidade de recepção, passe, drible e cruzamento... cuidado! Se melhorar na meia distância, tem tudo para vir a ser um jogador de topo!
FORÇA BRAGA
Braga United
Braga United Juniores
  • ***
  • 430
  • LAMACAES COUNTY
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #181 em: 04 de Novembro de 2019, 19:24 »
Não sei se repararam ontem mas a certa altura o sá pintas chega a dizer q NÃO SABE COMO GERIR ESTA SITUAÇÃO, SÃO MUITOS JOGOS (leia-se, muitas frentes...), o homem está desesperado, isto é muita areia p/ aquela cabeça, não se esqueçam q este génio vem do competitivíssimo campeonato polaco onde inclusivamente, além da Liga Europa durar 1 ou 2 eliminatórias, tem uma interrupção p/ Inverno... Mas de quem foi a ideia de ir buscar este homem??? ah, um empresário qqer, é verdade, já q o "presidente" anda à deriva de quem lhe dá $$$, só...
GALLAECIA NW IBERIA
Anuncios M
Anuncios M
Magicobraga
Magicobraga Equipa Principal
  • *****
  • 10504
  • Saci Colorado
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #182 em: 04 de Novembro de 2019, 19:32 »
A questão é mesmo essa.

São erros individuais de posicionamento, todos eles (e nao um erro tecnico ou uma paragem por falta de concentração). Falamos aqui de 4 ou 5 erros individuais de posicionamento de 4 ou 5 jogadores diferentes, isto é sistémico... ninguém compreende corretamente o posicionamento defensivo!

Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk
Exatamente.
O segundo golo do Famalicão é incompreensível!

1- Tendo maior valia que o adversário (e mesmo que não tivéssemos) e estando com mais um homem, eles nunca podem sair a jogar como fizeram! Temos de obriga-lós a bater na frente e aí, com Pablo, Viana, Palhinha e Agbo não podemos perder nem primeira nem segundas bolas.

2- Ao meter o Agbo, deveríamos ter passado a defender num 4-5-1, de forma a tapar todos os caminhos. Se era para continuar em 4-4-2, então o Sá Pinto foi burro ao tirar o Paulinho que é um jogador pressionante e deixar o A. Horta.

3- A nossa linha média (médios e alas) está constantemente mal posicionada! Todos os jogadores não sabiam quem marcar e que zona cobrir. O Galeno nem fechou dentro, nem fora. O Agbo não tapou nenhuma linha de passe, tal como, o Palhinha. E, o Trincão devia estar a fechar mais dentro. Já agora, a “pressão” do Wilson é de rir...

4- A partir do momento que algo falha e os nossos jogadores não conseguem travar os adversários antes que estes entrem no “último quarto” do campo, não sabemos como reagir e sofremos sempre com isso.

Eu é que ainda não aprendi a colocar imagens aqui (no telemóvel deve ser mais complicado, suponho) mas o posicionamento dos jogadores do Famalicão era mau. E, mesmo assim, nós conseguimos sofrer um golo porque o nosso (com 11) é pior ainda.

Concluo dizendo que mesmo que os resultados melhorem (é difícil serem piores na Liga... até podiam meter um cone no banco que pior que isto, é complicado), creio que estes problemas nunca vão desaparecer.

PS- Já não há desculpas para o Trincão não ser titular (ou pelo menos ter meia hora por jogo). A sua inteligência na definição, qualidade de recepção, passe, drible e cruzamento... cuidado! Se melhorar na meia distância, tem tudo para vir a ser um jogador de topo!
Porque é que nao joga o ricardo Horta por dentro com o Galeno e Trincão nas alas?

Com isso ja nos víamos livres do fransergio e Novais e ja encaixava-mos o Trincão.
bstrider Equipa Principal
  • *****
  • 1494
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #183 em: 04 de Novembro de 2019, 19:56 »
A questão é mesmo essa.

São erros individuais de posicionamento, todos eles (e nao um erro tecnico ou uma paragem por falta de concentração). Falamos aqui de 4 ou 5 erros individuais de posicionamento de 4 ou 5 jogadores diferentes, isto é sistémico... ninguém compreende corretamente o posicionamento defensivo!

Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk
Exatamente.
O segundo golo do Famalicão é incompreensível!

1- Tendo maior valia que o adversário (e mesmo que não tivéssemos) e estando com mais um homem, eles nunca podem sair a jogar como fizeram! Temos de obriga-lós a bater na frente e aí, com Pablo, Viana, Palhinha e Agbo não podemos perder nem primeira nem segundas bolas.

2- Ao meter o Agbo, deveríamos ter passado a defender num 4-5-1, de forma a tapar todos os caminhos. Se era para continuar em 4-4-2, então o Sá Pinto foi burro ao tirar o Paulinho que é um jogador pressionante e deixar o A. Horta.

3- A nossa linha média (médios e alas) está constantemente mal posicionada! Todos os jogadores não sabiam quem marcar e que zona cobrir. O Galeno nem fechou dentro, nem fora. O Agbo não tapou nenhuma linha de passe, tal como, o Palhinha. E, o Trincão devia estar a fechar mais dentro. Já agora, a “pressão” do Wilson é de rir...

4- A partir do momento que algo falha e os nossos jogadores não conseguem travar os adversários antes que estes entrem no “último quarto” do campo, não sabemos como reagir e sofremos sempre com isso.

Eu é que ainda não aprendi a colocar imagens aqui (no telemóvel deve ser mais complicado, suponho) mas o posicionamento dos jogadores do Famalicão era mau. E, mesmo assim, nós conseguimos sofrer um golo porque o nosso (com 11) é pior ainda.

Concluo dizendo que mesmo que os resultados melhorem (é difícil serem piores na Liga... até podiam meter um cone no banco que pior que isto, é complicado), creio que estes problemas nunca vão desaparecer.

PS- Já não há desculpas para o Trincão não ser titular (ou pelo menos ter meia hora por jogo). A sua inteligência na definição, qualidade de recepção, passe, drible e cruzamento... cuidado! Se melhorar na meia distância, tem tudo para vir a ser um jogador de topo!
Porque é que nao joga o ricardo Horta por dentro com o Galeno e Trincão nas alas?

Com isso ja nos víamos livres do fransergio e Novais e ja encaixava-mos o Trincão.
Exato.
Só falta mesmo rotação nas laterais e defesas centrais a sério.
100%SCB Equipa Principal
  • *****
  • 8008
  • Quando o erro for só erro o SC Braga será campeão!
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #184 em: 04 de Novembro de 2019, 21:17 »
A questão é mesmo essa.

São erros individuais de posicionamento, todos eles (e nao um erro tecnico ou uma paragem por falta de concentração). Falamos aqui de 4 ou 5 erros individuais de posicionamento de 4 ou 5 jogadores diferentes, isto é sistémico... ninguém compreende corretamente o posicionamento defensivo!

Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk
Exatamente.
O segundo golo do Famalicão é incompreensível!

1- Tendo maior valia que o adversário (e mesmo que não tivéssemos) e estando com mais um homem, eles nunca podem sair a jogar como fizeram! Temos de obriga-lós a bater na frente e aí, com Pablo, Viana, Palhinha e Agbo não podemos perder nem primeira nem segundas bolas.

2- Ao meter o Agbo, deveríamos ter passado a defender num 4-5-1, de forma a tapar todos os caminhos. Se era para continuar em 4-4-2, então o Sá Pinto foi burro ao tirar o Paulinho que é um jogador pressionante e deixar o A. Horta.

3- A nossa linha média (médios e alas) está constantemente mal posicionada! Todos os jogadores não sabiam quem marcar e que zona cobrir. O Galeno nem fechou dentro, nem fora. O Agbo não tapou nenhuma linha de passe, tal como, o Palhinha. E, o Trincão devia estar a fechar mais dentro. Já agora, a “pressão” do Wilson é de rir...

4- A partir do momento que algo falha e os nossos jogadores não conseguem travar os adversários antes que estes entrem no “último quarto” do campo, não sabemos como reagir e sofremos sempre com isso.

Eu é que ainda não aprendi a colocar imagens aqui (no telemóvel deve ser mais complicado, suponho) mas o posicionamento dos jogadores do Famalicão era mau. E, mesmo assim, nós conseguimos sofrer um golo porque o nosso (com 11) é pior ainda.

Concluo dizendo que mesmo que os resultados melhorem (é difícil serem piores na Liga... até podiam meter um cone no banco que pior que isto, é complicado), creio que estes problemas nunca vão desaparecer.

PS- Já não há desculpas para o Trincão não ser titular (ou pelo menos ter meia hora por jogo). A sua inteligência na definição, qualidade de recepção, passe, drible e cruzamento... cuidado! Se melhorar na meia distância, tem tudo para vir a ser um jogador de topo!
Porque é que nao joga o ricardo Horta por dentro com o Galeno e Trincão nas alas?

Com isso ja nos víamos livres do fransergio e Novais e ja encaixava-mos o Trincão.
Concordo. Já defendo isso há muito tempo... e creio que até hoje cheguei a referir isso noutro post
FORÇA BRAGA
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #185 em: 04 de Novembro de 2019, 21:42 »
Os nossos problemas são os mesmos desde a pré época. Equipa muito mal posicionada e jogadores com apoios quase sempre trocados e isso é válido tanto a defender como a atacar. Para além disto não sabemos ter bola, nunca temos um jogo controlado e parece que adversário vai acabar sempre por marcar (o que acontece quase sempre). Sá Pinto não dá mais do que isto, está visto. Temos equipa para muito mais a nível interno e o nosso desempenho lá fora é matéria de estudo. Devemos ser caso unico, pois temos mais vitórias na Europa do que na liga.

O que fazer? Não sei.

Para quem dizia que era fácil substituir Abel aí está a prova.

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Sócio nº 2014
Bracarus
Bracarus Equipa Reservas
  • ****
  • 807
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #186 em: 04 de Novembro de 2019, 22:08 »
Estes espaços de opinião, são um antro de escárnio e mal dizer, mais a mais, quando se usa um pseudónimo. Mas não fujo à autocrítica, pois sei que muitas vezes o aproveito.

Isto para dizer que é fácil falar mal de A ou B nestas circunstâncias e os visados, tem que ter muita pachorra para ler o que se escreve. Não gostava de vestir a sua pele.

Posto isto, vamos lá à soda cáustica:
- RSP não percebe nada disto. Não sabe gerir os tempos de jogo, não sabe por a equipa a defender, não sabe por a equipa a atacar, não sabe segurar um meio campo, não sabe valorizar os jogadores.
- nós próprios já desvalorizamos o plantel, com insultos a vários jogadores. O Paulinho parece um tolinho à frente à procura de uma bola que não lhe chega
- o jogo do SCBraga assenta em lateralizar a bola e centrar, centrar, centrar. Sem sequer haver o cuidado de ter gente suficiente para poder cabecear a bola. Resultado ? Ataques inconsequentes, sempre controlados pelas defesas contrárias
- o SCBraga não tem um plano B de jogo. Não sabe mais que isto e o nosso futebol, é isto. E vai continuar a ser com o RSP. Aliás, o seu discurso ontem na conferência de imprensa mostra que ele não sabe mais. (Ainda ?) Não tem cultura futebolística para gerir uma equipa. Foi por isso que fracassou antes e está a fracassar em Braga.
- o nosso jogo assente também um desgaste tremendo para os jogadores, que correm que se fartam, mas infelizmente é o tal futebol de controlo e posse de bola, mas de pouco ou nenhum perigo. Acabamos a jogar com adversários que estão sempre mais frescos que nós, porque se desgastam muito menos
- Sim, nem tudo é culpa do RSP, porque os nossos centrais são uma merd@. Do pior que se tem visto por cá, e por onde passaram já tantos e tantos bons centrais...Nem, Moisés, Nunes, Anderson, sei lá...que saudades
- obviamente as arbitragens são um permanente bota a baixo, e ainda vimos como oferecem um penalti ao guimarães em M.Cónegos, e nos sonegam aquela barbaridade. mas não há braguista algum, que já valorize os roubos, que são recorrentes anos a fio. Com a agravante de que este ano, o clube e bem, se desmarcou desses vigaristas que gerem a liga, sobretudo por esse corrupto do Proença (que tanto nos gamou como árbitro !) 
- claro que temos tido também alguma infelicidade, mas a sorte também se procura. Já cansa ouvir a mesma treta do azar contra o sp lisboeta, maritímo, setúbal, boavista ou mesmo slb (que tendo perdido 0-4, o jogo podia ter sido bem diferente). Para mim, o azar já era. É azelhice
- Salvador e os seus pares (não sei quais, nem sei se serão todos). O SCBraga está a ser gerido por mercenários,cujo fim é o gravete. Estão-se nas tintas para os resultados. Ou melhor. Estes são os meios necessários para atingir os fins, que é o gravete. Se o clube ganhar qualquer coisa, é treta, porque o que hoje interessa é mesmo ganhar gravete. O clube é um antro e uma plataforma de rodagem de jogadores, ora uns encostados sabe-se lá onde, e outros para realizar mais valias assim que possível. Pior. Salvador está agarrado à SAD e a SAD agarrada a ele. Ninguém tem hoje capacidade de o por fora dali e ele só sairá quando quiser. Isto a mim, preocupa-me. Gosto de ver o clube como ele é hoje, tenho que lhe dar mérito no que fez, mas não me esqueço de ir ver jogos ao 1º de maio à chuva, de ter um cobrador a vir a casa recber as quotas recortadas de uma pasta que assustava pelo tamanho, ou de ir á velhinha sede ali no campo da vinha comprar um bilhete para um jogo fora. lembro-me de ir oara o 1º de maio, de guarda chuva na mão, sem as paneleirices de hoje não o poder usar e de entrar no estádio, de mão dada a um desconhecido fingindo ser seu filho. Hoje, vejo o SCBraga repleto de mamões, de quadros e de técnicos a contribuir para umafolha salarial que assutaria qualquer braguista
- se havia ano em que podíamos ser campeão, era este. O futebol do porto ou slf mete dó. Claro que eles tem os homens do apito, mas o futebol horroroso deles, deixa os adeptos em desespero e em convulsão. O sp lisboeta está a caminho de ser um 2º belenenses e relegar-se para meio da tabela. E a coisa só não é pior, porque é um clube infiltrado no poder e repleto de corruptos, capazes de subornar adversários, como se viu em Paços de Ferreira
- por fim, digo que nem sei se o RSP veio para aqui por vontade do salvador, mas antes lhe ter sido imposto. Sim, imposto, porque isto de se depender do gravete, também tem estes ossos do ofício e tem de se engolir muito sapo. Como aliás já nos tinha sido imposto há muitos anos um jesualdo ferreira, para quem se lembra. Isto, porque nenhum de nós sabe ao certo, hoje, qual a manobra de salvador em despedir o RSP sem consequências que nos sejam visíveis a olho nu. O salvador por muito menos, já despedira outros treinadores por aqui e nem tinha dado avisos, como ontem deu.... E esta deve ser a pior época que me lembre pelo menos dos últimos 15 anos ou mais....
- termino : Pedro Emanuel, que se falou na saída do Abel, despediu-se hoje do Almeria, como se tinha despedido antes na arábia saudita, mais coisa menos coisa, quando saíu o Abel daqui. Coincidências talvez.
Enorme_Guerreiro
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #187 em: 05 de Novembro de 2019, 10:22 »
A questão é mesmo essa.

São erros individuais de posicionamento, todos eles (e nao um erro tecnico ou uma paragem por falta de concentração). Falamos aqui de 4 ou 5 erros individuais de posicionamento de 4 ou 5 jogadores diferentes, isto é sistémico... ninguém compreende corretamente o posicionamento defensivo!


Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk

Ok, és capaz de ter razão, percebo o que dizes.
Eu ainda queria acreditar que eram falhas individuais, mas de facto devo estar errado, infelizmente. É que o 1º golo do Famalicão não precisa de treino defensivo, qualquer jogador deve saber defender um lance daqueles, e no entanto houve um adversário a ficar sozinho por falta de compensação. Mas se calhar até foi mais fruto do posicionamento ofensivo, em que o Palhinha estava muito adiantado e o A. Horta veio sempre a correr atrás sem marcar nada nem ninguém.

Mas eu até acho que a coordenação entre o quarteto defensivo e entre estes e o Palhinha tem funcionado bem na globalidade, acho é que as ajudas chegam muitas vezes tarde. Acho que é unânime que o Esgaio tem subido muito de rendimento, já não deixa o fosso nas suas costas que deixava no início da época, e isso demonstra algum trabalho. Acho que a nossa linha defensiva está constantemente bem alinhada, fazendo bem a chamada "linha do fora-de-jogo", acho que o Bruno Viana tem melhorado (pior que o início de época também era difícil) e neste jogo já conseguiu várias antecipações e vários cortes bons. Mas acima de tudo, acho que o problema não está tanto nos defesas (apesar de não serem jogadores de excelência, longe disso), mas sim na falta de ajudas, sendo que ambos os golos do Famalicão são exemplo disso: os defesas são apanhados já em situações de desequilíbrio, ou seja, já estão em "cheque" quando o jogo chega à zona deles, fazendo com que eles não ganhem sempre os lances. Ainda ontem o RPO.CASTRO dizia para irmos buscar os defesas do Setúbal ou do Boavista, mas eu não tenho dúvidas que qualquer um dos nossos centrais, até o Lucas, se sentiria super confortável a defender como os centrais do Setúbal e do Boavista, que defendem "de cadeirinha", como se costuma dizer, encostados lá atrás, de frente para os lances, e só a aliviar (basta observar o Zainadine do Marítimo para perceber o tipo de jogador que falo). O problema dos nossos centrais é que têm de jogar subidos, com espaço nas costas e à frente, visto que as linhas não estão tão juntas. Aí é que é difícil e é onde eles sentem mais dificuldades, principalmente o Pablo. Por outro lado, o Pablo é muito forte a jogar "de cadeirinha", onde aí raramente perde um lance de cabeça e é muito agressivo a atacar a bola. Bastou ver a super defesa do Boavista ontem a jogar mais subida, que até o Ricardo Costa ia marcando um auto-golo depois duma reposição de bola do GR adversário, enquanto o Artur Jorge fez mais um bom jogo, porque lá está, jogar atrás "encostado" ao GR é a praia dele.
Anuncios M
Anuncios M
Kwanza99
Kwanza99 Equipa Principal
  • *****
  • 1298
  • Os Kwanzas do Dyego
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #188 em: 05 de Novembro de 2019, 10:58 »
A questão é mesmo essa.

São erros individuais de posicionamento, todos eles (e nao um erro tecnico ou uma paragem por falta de concentração). Falamos aqui de 4 ou 5 erros individuais de posicionamento de 4 ou 5 jogadores diferentes, isto é sistémico... ninguém compreende corretamente o posicionamento defensivo!


Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk

Ok, és capaz de ter razão, percebo o que dizes.
Eu ainda queria acreditar que eram falhas individuais, mas de facto devo estar errado, infelizmente. É que o 1º golo do Famalicão não precisa de treino defensivo, qualquer jogador deve saber defender um lance daqueles, e no entanto houve um adversário a ficar sozinho por falta de compensação. Mas se calhar até foi mais fruto do posicionamento ofensivo, em que o Palhinha estava muito adiantado e o A. Horta veio sempre a correr atrás sem marcar nada nem ninguém.

Mas eu até acho que a coordenação entre o quarteto defensivo e entre estes e o Palhinha tem funcionado bem na globalidade, acho é que as ajudas chegam muitas vezes tarde. Acho que é unânime que o Esgaio tem subido muito de rendimento, já não deixa o fosso nas suas costas que deixava no início da época, e isso demonstra algum trabalho. Acho que a nossa linha defensiva está constantemente bem alinhada, fazendo bem a chamada "linha do fora-de-jogo", acho que o Bruno Viana tem melhorado (pior que o início de época também era difícil) e neste jogo já conseguiu várias antecipações e vários cortes bons. Mas acima de tudo, acho que o problema não está tanto nos defesas (apesar de não serem jogadores de excelência, longe disso), mas sim na falta de ajudas, sendo que ambos os golos do Famalicão são exemplo disso: os defesas são apanhados já em situações de desequilíbrio, ou seja, já estão em "cheque" quando o jogo chega à zona deles, fazendo com que eles não ganhem sempre os lances. Ainda ontem o RPO.CASTRO dizia para irmos buscar os defesas do Setúbal ou do Boavista, mas eu não tenho dúvidas que qualquer um dos nossos centrais, até o Lucas, se sentiria super confortável a defender como os centrais do Setúbal e do Boavista, que defendem "de cadeirinha", como se costuma dizer, encostados lá atrás, de frente para os lances, e só a aliviar (basta observar o Zainadine do Marítimo para perceber o tipo de jogador que falo). O problema dos nossos centrais é que têm de jogar subidos, com espaço nas costas e à frente, visto que as linhas não estão tão juntas. Aí é que é difícil e é onde eles sentem mais dificuldades, principalmente o Pablo. Por outro lado, o Pablo é muito forte a jogar "de cadeirinha", onde aí raramente perde um lance de cabeça e é muito agressivo a atacar a bola. Bastou ver a super defesa do Boavista ontem a jogar mais subida, que até o Ricardo Costa ia marcando um auto-golo depois duma reposição de bola do GR adversário, enquanto o Artur Jorge fez mais um bom jogo, porque lá está, jogar atrás "encostado" ao GR é a praia dele.

Então a nossa super estrutura tem que saber identificar e contratar jogadores com essa capacidade e desenvolvê-los. Não basta só dizer "eu quero, mas quero mesmo muito!" e depois não ter capacidade para o fazer. E aí está o grande problema desta época (ou será da nossa atualidade), falta de estratégia e planeamento.

Como tu dizes e bem, esta equipa tem capacidade para jogar na "cadeira" e é efetivamente nesse papel que tem conseguido os resultados mais interessantes. Agora para jogar e ganhar no nosso campeonato só isso não chega. E até posso aceitar que não haja capacidade para atacar alvos de transferência, mas se a partir do momento que se diz "vamos a jogo com este plantel", então tem que se pensar como é que se vai fazer nos jogos onde temos de estar subidos e como é que vamos contrariar as debilidades dos nossos defesas que não têm capacidade de jogar subidos. Isto é trabalho do treinador. E o Abel nisto, quer queiram, quer não queiram dava 20-0, e até se acabava por enterrar em jogos onde tinha de se sentar na "cadeira" (que eram poucos).

Do ponto de vista ofensivo a abordagem tem sido boa (até pela qualidade que dispomos nos jogadores dos setores mais avançados), mas infelizmente parece-me que o RSP não está (ou nem quer) a saber adaptar o seu modelo de jogo de acordo com os jogadores que tem.

Parecia que íamos entrar num ciclo positivo e podemos estar prestes a cair num buraco. Espero que não.

Força Braga!
Zauuu ⚔️🔴⚪️
Enorme_Guerreiro
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #189 em: 05 de Novembro de 2019, 12:21 »
A questão é mesmo essa.

São erros individuais de posicionamento, todos eles (e nao um erro tecnico ou uma paragem por falta de concentração). Falamos aqui de 4 ou 5 erros individuais de posicionamento de 4 ou 5 jogadores diferentes, isto é sistémico... ninguém compreende corretamente o posicionamento defensivo!


Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk

Ok, és capaz de ter razão, percebo o que dizes.
Eu ainda queria acreditar que eram falhas individuais, mas de facto devo estar errado, infelizmente. É que o 1º golo do Famalicão não precisa de treino defensivo, qualquer jogador deve saber defender um lance daqueles, e no entanto houve um adversário a ficar sozinho por falta de compensação. Mas se calhar até foi mais fruto do posicionamento ofensivo, em que o Palhinha estava muito adiantado e o A. Horta veio sempre a correr atrás sem marcar nada nem ninguém.

Mas eu até acho que a coordenação entre o quarteto defensivo e entre estes e o Palhinha tem funcionado bem na globalidade, acho é que as ajudas chegam muitas vezes tarde. Acho que é unânime que o Esgaio tem subido muito de rendimento, já não deixa o fosso nas suas costas que deixava no início da época, e isso demonstra algum trabalho. Acho que a nossa linha defensiva está constantemente bem alinhada, fazendo bem a chamada "linha do fora-de-jogo", acho que o Bruno Viana tem melhorado (pior que o início de época também era difícil) e neste jogo já conseguiu várias antecipações e vários cortes bons. Mas acima de tudo, acho que o problema não está tanto nos defesas (apesar de não serem jogadores de excelência, longe disso), mas sim na falta de ajudas, sendo que ambos os golos do Famalicão são exemplo disso: os defesas são apanhados já em situações de desequilíbrio, ou seja, já estão em "cheque" quando o jogo chega à zona deles, fazendo com que eles não ganhem sempre os lances. Ainda ontem o RPO.CASTRO dizia para irmos buscar os defesas do Setúbal ou do Boavista, mas eu não tenho dúvidas que qualquer um dos nossos centrais, até o Lucas, se sentiria super confortável a defender como os centrais do Setúbal e do Boavista, que defendem "de cadeirinha", como se costuma dizer, encostados lá atrás, de frente para os lances, e só a aliviar (basta observar o Zainadine do Marítimo para perceber o tipo de jogador que falo). O problema dos nossos centrais é que têm de jogar subidos, com espaço nas costas e à frente, visto que as linhas não estão tão juntas. Aí é que é difícil e é onde eles sentem mais dificuldades, principalmente o Pablo. Por outro lado, o Pablo é muito forte a jogar "de cadeirinha", onde aí raramente perde um lance de cabeça e é muito agressivo a atacar a bola. Bastou ver a super defesa do Boavista ontem a jogar mais subida, que até o Ricardo Costa ia marcando um auto-golo depois duma reposição de bola do GR adversário, enquanto o Artur Jorge fez mais um bom jogo, porque lá está, jogar atrás "encostado" ao GR é a praia dele.

Então a nossa super estrutura tem que saber identificar e contratar jogadores com essa capacidade e desenvolvê-los. Não basta só dizer "eu quero, mas quero mesmo muito!" e depois não ter capacidade para o fazer. E aí está o grande problema desta época (ou será da nossa atualidade), falta de estratégia e planeamento.

Como tu dizes e bem, esta equipa tem capacidade para jogar na "cadeira" e é efetivamente nesse papel que tem conseguido os resultados mais interessantes. Agora para jogar e ganhar no nosso campeonato só isso não chega. E até posso aceitar que não haja capacidade para atacar alvos de transferência, mas se a partir do momento que se diz "vamos a jogo com este plantel", então tem que se pensar como é que se vai fazer nos jogos onde temos de estar subidos e como é que vamos contrariar as debilidades dos nossos defesas que não têm capacidade de jogar subidos. Isto é trabalho do treinador. E o Abel nisto, quer queiram, quer não queiram dava 20-0, e até se acabava por enterrar em jogos onde tinha de se sentar na "cadeira" (que eram poucos).

Do ponto de vista ofensivo a abordagem tem sido boa (até pela qualidade que dispomos nos jogadores dos setores mais avançados), mas infelizmente parece-me que o RSP não está (ou nem quer) a saber adaptar o seu modelo de jogo de acordo com os jogadores que tem.

Parecia que íamos entrar num ciclo positivo e podemos estar prestes a cair num buraco. Espero que não.

Força Braga!

Concordo, mas eu até acho que o Bruno Viana e o Raúl são bons no controlo da profundidade, e foi essa a dupla das duas últimas épocas. Além do Raúl ser o patrão que tem faltado muitas vezes e de ser 20 vezes melhor com bola do que qualquer outro. Mas claro que tem os seus defeitos, como a agressividade excessiva e as entradas estúpidas que faz. Mas fazendo o balanço, em condições é naturalmente um titular desta equipa.

Quanto ao "identificar e contratar jogadores com essa capacidade e desenvolvê-los", não é assim tão fácil e a razão prende-se com o nosso orçamento. A nossa prospeção assenta maioritariamente no mercado nacional, e aí não é fácil avaliar essa capacidade nos jogadores, visto que são poucas as equipas que jogam com espaço nas costas, e as que o fazem são nossas rivais, pelo que não conseguimos ir lá buscar os jogadores. Jogadores como o Mathieu, o Tapsoba, o Ruben Dias e o Pepe são excelentes nesses aspectos, mas estão naturalmente fora do nosso alcance. E identificar centrais com essas características nas outras equipas não é fácil. O Rúben Semedo, o Roderick ou o Nehuen Perez também têm essas características e poderiam ter estado ao nosso alcance no verão passado, mas agora são alvos difíceis. Nós ainda tentamos ir a outros mercados baratos, nomeadamente aos balcãs, mas depois dos flops Rosic, Lukic, Arghus (brasileiro, mas veio da Eslovénia para cá), Miljkovic, Bakic (que não veio de lá, mas é de lá) e até o próprio Stojiljkovic, se calhar vamos deixar de ir lá buscar jogadores... O único que se safou cá foi o Vukcevic, que é mais a excepção que confirma a regra do que outra coisa. Por isso que não é assim tão fácil, apesar de ter de ser feito.
Observador
Observador Equipa Principal
  • *****
  • 2718
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #190 em: 05 de Novembro de 2019, 12:26 »
Algumas considerações sobre  este jogo.

 - A bancada dos adeptos do adversário parecia ter mais que 1500 pessoas, cedemos mais de 5% da lotação? Se sim, e quando lá formos vai ser igual a percentagem?
 - Um grupinho deles (agora são todos os Famalicão (mito V2.0)) tentou uma brincadeira vinda do parque da Decatlhon, mais uma vez apareceu a autoridade para malhar nos sócios do Braga, muitos deles que iam a entrar e nem se tinham apercebido de nada.
 - Aquela alameda cada vez mais parece um cenário de um filme de terror, tudo as escuras cheia de folhas no chão, é preciso coragem para entrar por ali.
 - A empresa 2045 continua a dar cartas, já não sei se por incompetência ou por maldade, todos os jogos são regras diferentes, o clube parece não se importar muito.
 - Torniquetes avariados na nascente mais uma vez, como contaram a assistência oficial?
 - O Braga foi roubado em campo por um senhor que já nos tirou de ida ao jamor em 2007 por uma mão parecida, ou que ainda na época passada nos roubou o sonho do titulo dando a vitória ao Porto, este senhor na sua armadura de grande arbitro tem um ódio de morte ao Braga.
 - Nos resumos que a liga e a sporttv disponibilizou omitem o penalty roubado ao Braga.
 - O clube não pode (podia) ficar calado em relação ao roubo, o adversário em 4 dias foi beneficiado contra o Gil e Braga, dará jeito ao sistema?
 - O speaker devia interagir e dar prémios antes do jogo também na nascente (como é obvio), aquela pergunta sobre qual teria sido a maior goleada perante o Fama tem tiques de estarolismo.
 - O ecrã podia ser usado para tanta coisa de promoção do Braguismo mas não é usado para porra nenhuma.
 - Agora tirando as entradas das equipas em ambas as partes, não se houve um música do clube nas colunas, é surreal.
 - Nos dias de chuva forte como neste jogo, a bancada nascente superior devia ser aberta aos sócios como era antigamente, toda a gente sabe que até á fila 18/20 chove perfeitamente, muita gente com cadeira nestas filas já nem vai pois tem poucas hipóteses de fugir a uma molha.
 - Agora está algum diretor  (dos 350 que o Braga tem) a ler isto e a perguntar "Sócios? Alguém sabe o que é isso?"
 - Os nossos apanha bolas são uns anjinhos de primeira, empatados a perder mal um bola saia pela linha do fundo é logo outra para dentro da pequena área, os nossos deixam os redes confortavelmente ir buscar as bolas a Dume.
 - Tenho receio que todos estes pontos sejam desculpas da minha parte, pois afinal está tudo bem.
 - A deslocação a espanha não devia estar já em marcha?
« Última modificação: 05 de Novembro de 2019, 12:30 por Observador »
 

Anuncios M