O clube tem de ganhar a capacidade de conseguir levar os adeptos ao estádio, olhar para dentro e perceber onde tem falhado e implementar uma estratégia de curto, médio e longo prazo. O nosso estádio não é grande para a cidade/região onde está inserido, o que tem faltado é conseguir levar os adeptos ao estádio, mesmo assim, parabéns a todos os presentes na bancada, juntos na luta rumo ao Jamor.
Lida esta mensagem até parece de fácil solução este problema evidente. As estratégias são boas se conduzirem à conquista dos objetivos, pelo que havendo soluções que possam ajudar devem ser transmitidas.
Uma solução passa por chamar a comunidade brasileira ao estádio, oferendo, por exemplo, o lugar anual este ano a quem se fizer sócio. Mas isoladamente esta proposta de pouco serve.
Numa coisa estamos de acordo: parabéns a quem esteve no estádio. Estive e gostei. Mas é preciso melhorar a eficácia atacante.
Ninguém disse que era fácil, disse que era exequível, é diferente. Quanto a propostas acho que este forum tem tido a capacidade de apresentar muitas, umas melhores outras piores naturalmente mas no limite acho que nem precisamos de inventar nada é estudar casos de sucesso no marketing desportivo e tentar adaptar à nossa realidade.
- Baixar as cotas de 10€ para 5€ tanto para homens como para mulheres.
- criar paks de sócio apelativos para oferecer nos aniversários ou natal (foi assim que me tornei sócio já há mais de 15 anos)
- Lugares anuais gratuitos até aos 18 anos e a partir dos 60 anos/reforma
- Estender o lugar anual a todas as competições
- Criar uma cultura de “obrigatoriedade” dos atletas da formação do clube assistirem aos jogos da equipa principal, quase como se fosse um treino.
- Promover os jogos, aliciar os atletas das outras modalidades do clube a irem ao estádio.
- Continuar a colocar os lugares anuais mais baratos no “setor ultra” e alargar à poente superior.
- Reduzir a lotação do estádio eliminando os setores laterais do mesmo (aqueles “mini” setores onde hoje por exemplo se encontram as gverreiras) tanto em cima como em baixo, aproveitando o espaço para dar um colorido maior as bancadas e/ou aumentar as receitas com publicidade. Diminuindo a lotação, diminuímos também assim o número de lugares disponíveis para o adversário, os tais 5%.
- Cadeiras de lugar anual com vinheta com nome e número de sócio.
- melhorar bares e oferta
- dinamizar intervalos (ex. Sorteio de camisola todos os jogos - rifas)
- criar fan Zone coberta dentro do portão do estádio (fast food, vending, merchandising, guarda-objetos, ecrãs, mesas e cadeiras presas ao chão...)
- aumentar estacionamento nas zonas envolventes (ex. Comprar terreno ao lado da decathlon e criar um parque de estacionamento pago de alguns andares de apoio ao estádio e cidade desportiva)
- criar fan zone poente inferior de baixo do relvado, junto ao parque.
- Mais treinos abertos ao público, pelo menos 1. Aumentando a proximidade ao adepto. Ex. 1.º treino do ano no Futebol Clube do Porto
- criar o caminho guerreiro para o estádio (ideia da lista do pli)
- Fazer da zona envolvente do estádio um parque da cidade com floresta autóctone, retirar os eucaliptos da zona da poente, criando um espaço aberto com ciclovia e circuito de manutenção.
...
Muitas destas coisas podem ser feitas junto com a 2ª fase da cidade desportiva e muitas mais ideias devidamente estudadas podem ser dadas por nós adeptos e serem viáveis e importantes para o clube.