Quantcast
Primeira Liga - Nossos adversários
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Primeira Liga - Nossos adversários
7227 Respostas
817944 Visualizações
0 Membros e 10 Visitantes estão a ver este tópico.
(S)oon(C)hampion(B)raga
(S)oon(C)hampion(B)raga Equipa Principal
  • *****
  • 8331
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4940 em: 10 de Maio de 2023, 23:21 »
Provavelmente não há verbas nem apoios suficientes para a logística que isso envolve, levar uma comitiva a Bósnias ou Macedónias fica uma fortuna, dá para pagar vários salários.

O VSC que supostamente é a quinta equipa em Portugal vê-se lixado para manter os salários em dia, as equipas vivem maioritariamente com a corda ao pescoço, tudo o que fuja daquela rotina de gastos, ficam logo apertados.

se não estou em erro nessas fases de pré eliminatórias também se ganha bom dinheiro por vitoria ou empate...

e também passagem de eliminatoria dá uns trocos valentes...

atenção que estamos a falar de equipas que algumas delas tem orçamento de 2... 3 milhões para a temporada toda...

e ganhar uns 300 ou 400 mil por passar uma pré-eliminatoria já representa uma boa fatia do orçamento...

atenção a isso...

o mal é a preparação fisica...

também se nota no nosso Braga... por exemplo esta temporada notou-se contra a fiorentina...

e também nos 3 eucaliptos se notou nas competições europeias... e nota normalmente todas as temporadas...

em termos tecnicos e táticos reconheço que nós em Portugal estamos muito acima da média europeia e até mundial...

em termos de preparação física Portugal está prai a meio para fundo da tabela num top 20 na minha opinião...  ::)
« Última modificação: 10 de Maio de 2023, 23:58 por (S)oon(C)hampion(B)raga »
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6023
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4941 em: 11 de Maio de 2023, 00:53 »
O que fica complicado as equipas não é ir a Europa, é verem sair os melhores jogadores e treinador sempre que se apuram, que é igual a época boa. Se estás equipas tivessem mais meios, centralização, certamente já não venderiam os jogadores todos e estariam muito melhor preparados para a época seguinte.

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

Obviamente que o grande problema reside essencialmente nisto, as equipas perdem alguns dos seus melhores valores e normalmente também o treinador.
A que acresce que no geral estas são equipas que lutam para não descer ano sim ano não, seja Paços, Aves, Rio Ave (que nos últimos 10 anos até tem 4 presenças europeias e só desceu numa dessas), Arouca, Santa Clara, Moreirense, Chaves, Estoril, etc, etc. São equipas instáveis na 1ªliga.
Só para verem o quanto não faz sentido a teoria do ir à europa e depois descem ou têm dificuldades, nos últimos 2 anos da liga o 7º classificado foi Moreirense e Santa Clara (que no ano antes os dois tinham ficado em 8 e 9). Em 17-18 foi o Chaves. Será que podemos dizer que ficar em 7º dá descida no ano seguinte ou coisa do género? Para mim não. Será só coincidência? Claro que é.
Só nos últimos 5 anos vamos para 3 clubes que ficaram em 7º lugar e desceram. São mais que aqueles que foram à europa e desceram no ano seguinte em toda a história da liga provavelmente.
Andar com teorias que ir à europa é um problema e como consequência as equipas no ano seguinte descem para mim não tem qualquer fundamento como causa/consequência. Não é por ter acontecido 1 vez ou 2 que alguma vez será uma regra.
As dificuldades são inerentes aos clubes em causa, todos eles antes e depois da europa andaram ou vão andar pela 2ªdivisão. Excepção ao Guimarães que desceu há 17 ou 18 anos, todas as outras vão descendo e subindo.
Menos ainda serve dizer que não têm condições. Se uma equipa da liga portuguesa não tem condições, o que dizer das centenas de equipas de ligas abaixo da liga portuguesa? Uma equipa da Islândia, Irlanda do Norte do Luxemburgo, das Ilhas Faroé tem melhores condições que um Chaves?
Questões financeiras menos sentido faz, ser eliminado no play off da conference dá 750mil euros. A 3ªpré eliminatória dá 350mil euros.

O Chaves o maior problema penso que tem a ver com o Estádio que penso não poderia ser usado na europa, só por aí percebo a não inscrição.

O problema do Vitória, do Braga, do Slb do Porto, etc é que gastam mais que aquilo que recebem... acho que todos gostávamos de viver assim, ganhar 10 e poder gastar 20 todos os meses e o dinheiro caía do céu. Resulta até um dia...
Anuncios M
Anuncios M
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16533
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4942 em: 11 de Maio de 2023, 08:08 »
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/chaves/detalhe/chaves-abdica-de-inscricao-na-uefa-nao-temos-estrutura-para-abracarmos-um-projeto-dessa-dimensao?ref=HP_1BucketDestaquesPrincipais

Esta é a verdadeira realidade do futebol português. A grande maioria dos clubes não está preparado para jogar lá fora sem prejudicar a sua sustentabilidade na 1ª liga.
Sinceramente apesar de entender os motivos não concordo com este tipo de decisões, concordo ainda menos com o "timing" com que são anunciadas na reta final de campeonato, ou esperavam pelo final ou diziam logo no inicio. No entanto se fosse adepto do Chaves sentiria me extremamente frustrado com esta decisão, primeiro não são todos os anos que o Chaves tem uma oportunidade de pisar palcos europeus (a única vez que lá foram já vai quase à 35 anos), segundo ver uma equipa com as condições do Arouca a ter essa capacidade e oportunidade deixaria me a pensar muito e por fim apesar de achar que já não vai afetar muito este tipo de comunicações em cima da reta da meta podem desvirtuar muita coisa.

Que me lembre é a segunda equipa que "recusa" ir à Europa a poucas jornadas do fim de época e o grande beneficiário por coincidência (??) tem sido o mesmo.

O Arouca quando foi à Europa desceu. O Rio Ave na última vez que foi à Europa desceu. O Paços e o Santa Clara no ano passado estiveram muito tremidos na primeira parte do campeonato até terem boas sequências na 2ª volta (o Santa Clara era último à 12ª jornada com 1 vitória), ambos tiveram que mudar de treinador e o Gil esta época só não está com a água ao pescoço porque os 3 últimos se calhar são dos piores 3 últimos das últimas épocas. Também já vai com 3 treinadores esta época. O normal é a 3 jornadas do fim o antepenúltimo andar perto dos 30 pontos (o Gil tem 31), o Marítimo tem 23. Os espanhóis quase sempre que vão à europa não se qualificam no ano seguinte (ou seja, não cumprem os objetivos na liga).

Isto não pode ser só coincidência.
Basta recuar uns meses para encontrar estas mesma história, é como aquela da pulga, vão cortando pernas, mandam a pulga saltar e ela continua a saltar. Quando cortam.as pernas todas, mandam na saltar e ela já não salta. Conclusão: quando se cortam as pernas todas, a pulga fica surda.

Aqui é o mesmo.
O facto de os clubes abaixo do Braga estarem muito próximos, e de tanto estarem na luta pela manutenção como pela Europa, não significa nada.
O facto de terem de vender os seus melhores jogadores, alguns sem capacidade alguma de gerir as suas saídas (o Braga precisa das receitas mas consegue escolher quem vender e tem alguma capacidade para dizer a um jogador para esperar mais um ano), e quando têm boas épocas então perderem meia equipa, não interessa para a análise.

O Famalicão quase foi à europa. No ano seguinte andou lá por baixo. Foi por quase ter ido à europa. Tivesse ido, teria baixado mesmo?

Ou tens clubes que além de viverem nos limites (ou para lá dos limites) não têm estrutura nem capacidade de fazer épocas constantes? Mais próximos do Braga de 2000 que do Braga de 2008
Quem não sente não é filho de boa gente.
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4943 em: 11 de Maio de 2023, 12:51 »
Mas então estás a dar razão ao presidente do Chaves. E a mim. Não tem condições para ir à Europa. Ponto.

Se as nossas equipas todas abaixo do Braga sempre que fazem boas épocas vendem os melhores e quando começam uma época tanto podem fazer uma boa época como lutar para não descer devido a terem todas parcos recursos então não têm, de facto, condições para jogar nas competições europeias. E sendo assim é-lhes muito mais fácil não ir e preparar a época normalmente do que tentar investir em ir e depois prejudicarem-se no campeonato interno devido a terem que começar a época mais cedo, terem mais jogos no início etc. Foi o que o presidente do Chaves fez. Foi o que o Moreirense fez. Não vale a pena falar do Aves que esses nem condições para ficar na liga tinham. O presidente do Rio Ave quando subiu disse claramente que era preciso garantir a sustentabilidade do clube na 1ª liga antes de dar passos maiores. Se ele acaba este campeonato em 6º será que ia à Liga Europa depois do que aconteceu há 2 anos? Tenho dúvidas depois daquele discurso no dia da subida.

São TODOS os clubes portugueses mal geridos? Estão TODOS na falência? Mas se estão então concordam que não têm condições para ir à Europa... certo? Mais uma vez dão razão ao presidente do Chaves...

Que razão então têm presidentes de clubes para decidir não ir à Europa? O que é que eles ganham em rejeitar ir se segundo as vossas opiniões é igual ir ou não ir em termos desportivos internos mas seria fantástico em termos desportivos e financeiros externamente? Se é assim tão bom para o clube ou adeptos porque raio é que 2 presidentes de clubes decidem prescindir disso? Acham que eles não gostavam de ver o clube que presidem jogar na Europa?

Eu adoro quando os factos apontam para uma tendência absolutamente clara, mas o pessoal tenta arranjar 1001 desculpas e razões para contrariar os factos.
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8096
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4944 em: 11 de Maio de 2023, 13:09 »
Mas então estás a dar razão ao presidente do Chaves. E a mim. Não tem condições para ir à Europa. Ponto.

Se as nossas equipas todas abaixo do Braga sempre que fazem boas épocas vendem os melhores e quando começam uma época tanto podem fazer uma boa época como lutar para não descer devido a terem todas parcos recursos então não têm, de facto, condições para jogar nas competições europeias. E sendo assim é-lhes muito mais fácil não ir e preparar a época normalmente do que tentar investir em ir e depois prejudicarem-se no campeonato interno devido a terem que começar a época mais cedo, terem mais jogos no início etc. Foi o que o presidente do Chaves fez. Foi o que o Moreirense fez. Não vale a pena falar do Aves que esses nem condições para ficar na liga tinham. O presidente do Rio Ave quando subiu disse claramente que era preciso garantir a sustentabilidade do clube na 1ª liga antes de dar passos maiores. Se ele acaba este campeonato em 6º será que ia à Liga Europa depois do que aconteceu há 2 anos? Tenho dúvidas depois daquele discurso no dia da subida.

São TODOS os clubes portugueses mal geridos? Estão TODOS na falência? Mas se estão então concordam que não têm condições para ir à Europa... certo? Mais uma vez dão razão ao presidente do Chaves...

Que razão então têm presidentes de clubes para decidir não ir à Europa? O que é que eles ganham em rejeitar ir se segundo as vossas opiniões é igual ir ou não ir em termos desportivos internos mas seria fantástico em termos desportivos e financeiros externamente? Se é assim tão bom para o clube ou adeptos porque raio é que 2 presidentes de clubes decidem prescindir disso? Acham que eles não gostavam de ver o clube que presidem jogar na Europa?

Eu adoro quando os factos apontam para uma tendência absolutamente clara, mas o pessoal tenta arranjar 1001 desculpas e razões para contrariar os factos.
Se é assim como dizes e se tirando os 4 primeiros não há condições para ir à Europa (só vejo coisas destas a acontecer no tugão visto que nem os Riga, nem os Víkingur Reykjavík, nem os Paide LM, nem os Breidablik abdicam de ir à europa) porque raio toda a gente chora com a queda no ranking da UEFA de Portugal? Acho que há aqui uma grande incoerência em algumas coisas. Se só temos nivel para ter na Europa 4 clubes com capacidade para a jogar e competir talvez mais vale ir para um 9º ou 10º lugar e colocarmos lá sempre os mesmos 4 visto que os outros não tem capacidade para lá ir nem fazem muita questão disso.
« Última modificação: 11 de Maio de 2023, 13:13 por SEMPRESCB »
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16533
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4945 em: 11 de Maio de 2023, 13:47 »
É ver o histórico de participações das equipas portuguesas nas fases fe qualificação. Na maior parte dos anos nenhuma equipa (5º e 6º) se tem qualificado para a fase de grupos.
Mesmo o Braga nos últimos 10 anos tem 2 eliminações e julgo que 2 apuramentos (restantes são entradas diretas). E cada vez é mais difícil, e mais difícil para um Chaves do que um campeão da Islândia ou da Albânia.
As primeiras fases de qualificação da Liga conferência são acessíveis. Chega ao playoff e temos adversários mais difíceis que algumas equipas da champions. Os campeões dos países mais fracos, jogam entre si.

A liga portuguesa não é competitiva, as equipas sabem que não são competitivas lá fora e que as hipóteses de sucesso são diminutas.

E sabem que na Liga será uma luta para sobreviver quer joguem a Europa quer não. Vão perder os jogadores quer vão à europa quer abdiquem. Têm receitas ínfimas comparadas com o top 5 quer vão à europa quer abdiquem. Os jogadores contratados, com maior risco do quem tem orçamento superior, irão acertar ou falhar quer vão à europa quer abdiquem.

As equipas portuguesas não são mal geridas. A liga portuguesa é mal gerida. É extremamente desiquilibrada e tem permitido que os clubes que beneficiam desse desiquilíbrio tenham um desempenho superior ao que deveriam ter e que no ranking se dê a ideia de que a nossa liga é a 6a ou 7a melhor liga quando isso está longe da verdade.

Uma liga em que as equipas até na taça de Portugal jogam com equipas secundárias porque "o nosso objetivo é o campeonato"? Uma liga em 8 equipas não têm em média mais de 4 mil espectadores (inflacionadas pelos jogos grandes)?
Quem não sente não é filho de boa gente.
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8096
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4946 em: 11 de Maio de 2023, 13:56 »
É ver o histórico de participações das equipas portuguesas nas fases fe qualificação. Na maior parte dos anos nenhuma equipa (5º e 6º) se tem qualificado para a fase de grupos.
Mesmo o Braga nos últimos 10 anos tem 2 eliminações e julgo que 2 apuramentos (restantes são entradas diretas). E cada vez é mais difícil, e mais difícil para um Chaves do que um campeão da Islândia ou da Albânia.
As primeiras fases de qualificação da Liga conferência são acessíveis. Chega ao playoff e temos adversários mais difíceis que algumas equipas da champions. Os campeões dos países mais fracos, jogam entre si.

A liga portuguesa não é competitiva, as equipas sabem que não são competitivas lá fora e que as hipóteses de sucesso são diminutas.

E sabem que na Liga será uma luta para sobreviver quer joguem a Europa quer não. Vão perder os jogadores quer vão à europa quer abdiquem. Têm receitas ínfimas comparadas com o top 5 quer vão à europa quer abdiquem. Os jogadores contratados, com maior risco do quem tem orçamento superior, irão acertar ou falhar quer vão à europa quer abdiquem.

As equipas portuguesas não são mal geridas. A liga portuguesa é mal gerida. É extremamente desiquilibrada e tem permitido que os clubes que beneficiam desse desiquilíbrio tenham um desempenho superior ao que deveriam ter e que no ranking se dê a ideia de que a nossa liga é a 6a ou 7a melhor liga quando isso está longe da verdade.

Uma liga em que as equipas até na taça de Portugal jogam com equipas secundárias porque "o nosso objetivo é o campeonato"? Uma liga em 8 equipas não têm em média mais de 4 mil espectadores (inflacionadas pelos jogos grandes)?
Lá está é questão para dizer que não adamos em 6º ou 7º a fazer nada por muito que possa doer a muita gente.

Agora não posso compreender como uma equipa que desportivamente pode ter uma hipótese que não teve nos últimos 40 anos e abdica dela porque não tem condições no estádio ou porque simplesmente não acha que está preparada. Para mim é não só uma falta de ambição grande como uma falta de respeito pela massa adepta. Qual será a moral até de um jogador que está numa equipa que consegue uma qualificação europeia e lhe dizem que não a vai poder jogar porque o clube não se quer inscrever?
« Última modificação: 11 de Maio de 2023, 13:58 por SEMPRESCB »
Enorme_Guerreiro
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4947 em: 11 de Maio de 2023, 14:19 »
Mas então estás a dar razão ao presidente do Chaves. E a mim. Não tem condições para ir à Europa. Ponto.

Se as nossas equipas todas abaixo do Braga sempre que fazem boas épocas vendem os melhores e quando começam uma época tanto podem fazer uma boa época como lutar para não descer devido a terem todas parcos recursos então não têm, de facto, condições para jogar nas competições europeias. E sendo assim é-lhes muito mais fácil não ir e preparar a época normalmente do que tentar investir em ir e depois prejudicarem-se no campeonato interno devido a terem que começar a época mais cedo, terem mais jogos no início etc. Foi o que o presidente do Chaves fez. Foi o que o Moreirense fez. Não vale a pena falar do Aves que esses nem condições para ficar na liga tinham. O presidente do Rio Ave quando subiu disse claramente que era preciso garantir a sustentabilidade do clube na 1ª liga antes de dar passos maiores. Se ele acaba este campeonato em 6º será que ia à Liga Europa depois do que aconteceu há 2 anos? Tenho dúvidas depois daquele discurso no dia da subida.

São TODOS os clubes portugueses mal geridos? Estão TODOS na falência? Mas se estão então concordam que não têm condições para ir à Europa... certo? Mais uma vez dão razão ao presidente do Chaves...

Que razão então têm presidentes de clubes para decidir não ir à Europa? O que é que eles ganham em rejeitar ir se segundo as vossas opiniões é igual ir ou não ir em termos desportivos internos mas seria fantástico em termos desportivos e financeiros externamente? Se é assim tão bom para o clube ou adeptos porque raio é que 2 presidentes de clubes decidem prescindir disso? Acham que eles não gostavam de ver o clube que presidem jogar na Europa?

Eu adoro quando os factos apontam para uma tendência absolutamente clara, mas o pessoal tenta arranjar 1001 desculpas e razões para contrariar os factos.
Percebo o teu ponto, mas tendo a concordar mais com o RPO.CASTRO, ainda que cada caso seja um caso. Mas no geral, não me parece que fazer 2 ou 4 jogos em Agosto sejam a justificação para que no ano seguinte se comprometa o campeonato...

Vou falar de casos específicos:

O Rio Ave de Carvalhal garantiu a qualificação europeia com Matheus Reis, Musrati, Diogo Figueiras, Diego Lopes, Piazón, Nuno Santos, Taremi, etc. Na época seguinte, perdeu o treinador e estes jogadores todos, é óbvio que a equipa se vai ressentir...

O Famalicão, nessa mesma época, lutou com o Rio Ave pela Europa até à última jornada. Duma época para a outra perdeu Nehuen Perez, Roderick, Pote, Racic, F. Martins, Toni Martinez, etc., e na época seguinte garantiu a manutenção bem próximo do fim. Fez mais 6 pontos que o Rio Ave.

Será que foram os 3 jogos que o Rio Ave fez na qualificação que ditaram a descida?

Na minha opinião, o grande problema aqui é o de não saber gerir os ativos, o que não é fácil também. É óbvio que os jogadores querem dar um salto após uma boa época, mas depois não se pode culpar a Europa, quando se vende a equipa e se começa do zero. Se começas do zero, é óbvio que não começas no mesmo patamar. Podes-me dizer que os clubes precisam de vender, o que é uma verdade óbvia. Mas será que precisam de vender tantos jogadores? Porque quando ficam em 10º, sobrevivem sem vender tanto, porque é que quando vão à Europa precisam de vender meia equipa? E a mim parece-me que a chave está aqui: é preciso que estas equipas tentem manter a base duma época para a outra, fazendo 2/3 boas vendas, e daí virá como consequência a estabilização num nível mais alto. Foi assim que se fez o Braga de Salvador, ou não? Agora, quando o projeto passa por rentabilizar financeiramente ao máximo um plantel, aí fica difícil ter continuidade, obviamente. O Braga ficando em 3º este ano, se no Verão vender Niakaté, Musrati, Ricardo Horta e Abel para ir buscar jogadores sem provas dadas a este nível, vai partir como candidato ao pódio ou desce na probabilidade dum bom lugar? E é um bocado isto que se passa com o resto das equipas portuguesas atrás de nós, incluindo os espanhóis. Se ainda estivéssemos a falar de participações em fase de grupos, com viagens e desgaste dum plantel curto ao longo de vários meses, até entendo. Mas não são 2 ou 4 jogos nas pré-eliminatórias que justificam uma descida de divisão.
Anuncios M
Anuncios M
Hucry
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4948 em: 11 de Maio de 2023, 14:20 »
Em relação ao estádio, não me parece sinceramente que seja um problema.

Lembro que ainda no ano passado o Bodo Glimt jogou toda a Conference League, e nomeadamente os quartos de final da prova contra a AS Roma, no seu estádio, Aspmyra Stadion,  que tem capacidade para 8.000 pessoas, que não é em nada superior ao Municipal de Chaves, e ainda para mais, tem um sintético medonho.
« Última modificação: 11 de Maio de 2023, 14:22 por O ILUMINADO »
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16533
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4949 em: 11 de Maio de 2023, 14:43 »
É ver o histórico de participações das equipas portuguesas nas fases fe qualificação. Na maior parte dos anos nenhuma equipa (5º e 6º) se tem qualificado para a fase de grupos.
Mesmo o Braga nos últimos 10 anos tem 2 eliminações e julgo que 2 apuramentos (restantes são entradas diretas). E cada vez é mais difícil, e mais difícil para um Chaves do que um campeão da Islândia ou da Albânia.
As primeiras fases de qualificação da Liga conferência são acessíveis. Chega ao playoff e temos adversários mais difíceis que algumas equipas da champions. Os campeões dos países mais fracos, jogam entre si.

A liga portuguesa não é competitiva, as equipas sabem que não são competitivas lá fora e que as hipóteses de sucesso são diminutas.

E sabem que na Liga será uma luta para sobreviver quer joguem a Europa quer não. Vão perder os jogadores quer vão à europa quer abdiquem. Têm receitas ínfimas comparadas com o top 5 quer vão à europa quer abdiquem. Os jogadores contratados, com maior risco do quem tem orçamento superior, irão acertar ou falhar quer vão à europa quer abdiquem.

As equipas portuguesas não são mal geridas. A liga portuguesa é mal gerida. É extremamente desiquilibrada e tem permitido que os clubes que beneficiam desse desiquilíbrio tenham um desempenho superior ao que deveriam ter e que no ranking se dê a ideia de que a nossa liga é a 6a ou 7a melhor liga quando isso está longe da verdade.

Uma liga em que as equipas até na taça de Portugal jogam com equipas secundárias porque "o nosso objetivo é o campeonato"? Uma liga em 8 equipas não têm em média mais de 4 mil espectadores (inflacionadas pelos jogos grandes)?
Lá está é questão para dizer que não adamos em 6º ou 7º a fazer nada por muito que possa doer a muita gente.

Agora não posso compreender como uma equipa que desportivamente pode ter uma hipótese que não teve nos últimos 40 anos e abdica dela porque não tem condições no estádio ou porque simplesmente não acha que está preparada. Para mim é não só uma falta de ambição grande como uma falta de respeito pela massa adepta. Qual será a moral até de um jogador que está numa equipa que consegue uma qualificação europeia e lhe dizem que não a vai poder jogar porque o clube não se quer inscrever?
Comecei por dizer ontem que compreendo a posição do Chaves embora não necessariamente concorde.
A não ser que tenha conhecimento de uma situação concreta que vai trazer dificuldades acrescidas para a próxima época (seja ordem financeira ou desportiva) eu não abdicaria de uma hipótese de montra, de trazer a Europa aos adeptos.
Leio alguns adeptos (estrangeiros) de clubes que dizem que se falharem a liga dos campeões europeus preferem não ir a competição nenhuma e discordo. Termos caído pra conferência foi mau mas não disputar nada é pior.

Queria clarificar um pouco minha declaração anterior: equipas portuguesas extra top 4 são pouco competitivas porque têm poucos recursos.
Olhando para o ranking a diferença de orçamentos entre a 6a portuguesa ou a 6a belga é gritante. Face aos orçamentos que temos e falta de experiência e e estabilidade os poucos resultados conseguidos até são excelentes.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Hucry
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4950 em: 11 de Maio de 2023, 15:00 »
É ver o histórico de participações das equipas portuguesas nas fases fe qualificação. Na maior parte dos anos nenhuma equipa (5º e 6º) se tem qualificado para a fase de grupos.
Mesmo o Braga nos últimos 10 anos tem 2 eliminações e julgo que 2 apuramentos (restantes são entradas diretas). E cada vez é mais difícil, e mais difícil para um Chaves do que um campeão da Islândia ou da Albânia.
As primeiras fases de qualificação da Liga conferência são acessíveis. Chega ao playoff e temos adversários mais difíceis que algumas equipas da champions. Os campeões dos países mais fracos, jogam entre si.

A liga portuguesa não é competitiva, as equipas sabem que não são competitivas lá fora e que as hipóteses de sucesso são diminutas.

E sabem que na Liga será uma luta para sobreviver quer joguem a Europa quer não. Vão perder os jogadores quer vão à europa quer abdiquem. Têm receitas ínfimas comparadas com o top 5 quer vão à europa quer abdiquem. Os jogadores contratados, com maior risco do quem tem orçamento superior, irão acertar ou falhar quer vão à europa quer abdiquem.

As equipas portuguesas não são mal geridas. A liga portuguesa é mal gerida. É extremamente desiquilibrada e tem permitido que os clubes que beneficiam desse desiquilíbrio tenham um desempenho superior ao que deveriam ter e que no ranking se dê a ideia de que a nossa liga é a 6a ou 7a melhor liga quando isso está longe da verdade.

Uma liga em que as equipas até na taça de Portugal jogam com equipas secundárias porque "o nosso objetivo é o campeonato"? Uma liga em 8 equipas não têm em média mais de 4 mil espectadores (inflacionadas pelos jogos grandes)?
Lá está é questão para dizer que não adamos em 6º ou 7º a fazer nada por muito que possa doer a muita gente.

Agora não posso compreender como uma equipa que desportivamente pode ter uma hipótese que não teve nos últimos 40 anos e abdica dela porque não tem condições no estádio ou porque simplesmente não acha que está preparada. Para mim é não só uma falta de ambição grande como uma falta de respeito pela massa adepta. Qual será a moral até de um jogador que está numa equipa que consegue uma qualificação europeia e lhe dizem que não a vai poder jogar porque o clube não se quer inscrever?
Comecei por dizer ontem que compreendo a posição do Chaves embora não necessariamente concorde.
A não ser que tenha conhecimento de uma situação concreta que vai trazer dificuldades acrescidas para a próxima época (seja ordem financeira ou desportiva) eu não abdicaria de uma hipótese de montra, de trazer a Europa aos adeptos.
Leio alguns adeptos (estrangeiros) de clubes que dizem que se falharem a liga dos campeões europeus preferem não ir a competição nenhuma e discordo. Termos caído pra conferência foi mau mas não disputar nada é pior.

Queria clarificar um pouco minha declaração anterior: equipas portuguesas extra top 4 são pouco competitivas porque têm poucos recursos.
Olhando para o ranking a diferença de orçamentos entre a 6a portuguesa ou a 6a belga é gritante. Face aos orçamentos que temos e falta de experiência e e estabilidade os poucos resultados conseguidos até são excelentes.


É verdade.
Mas a Bélgica tem um vasto leque de equipas já bem batidas e com bastante histórico, digamos que o sexto costuma andar à volta do Gent, Genk, Standard Liége.. equipas já muito batidas, com muitos adeptos e com uma estrutura muito mais cimentada.
Anuncios G
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8096
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4951 em: 11 de Maio de 2023, 15:16 »
Mas isso de ter um leque maior de equipas mais batidas nestas andanças é normal mais não seja até por uma questão histórica, por exemplo diria que do Top 10 senão mesmo Top 20 das Ligas Europeias, Portugal há de ser a Liga com menos equipas com o titulo de campeão nacional no seu palmarés, era um bom estudo para se fazer.

Só na Bélgica esta época em 18 equipas 9 já foram campeãs nacionais (Genk, Union St. Gilloise, Royal Antwerp, Club Brugge, Gent, Standard Liège, Cercle Brugge,    Anderlecht, KV Mechelen) mesmo com um domínio histórico mais marcante de Anderlecht e Brugge isto acontece. O momento no futebol é cíclico quase em todo lado menos em Portugal e todos sabemos o porquê.
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6023
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4952 em: 11 de Maio de 2023, 17:36 »
É ver o histórico de participações das equipas portuguesas nas fases fe qualificação. Na maior parte dos anos nenhuma equipa (5º e 6º) se tem qualificado para a fase de grupos.
Mesmo o Braga nos últimos 10 anos tem 2 eliminações e julgo que 2 apuramentos (restantes são entradas diretas). E cada vez é mais difícil, e mais difícil para um Chaves do que um campeão da Islândia ou da Albânia.
As primeiras fases de qualificação da Liga conferência são acessíveis. Chega ao playoff e temos adversários mais difíceis que algumas equipas da champions. Os campeões dos países mais fracos, jogam entre si.

A liga portuguesa não é competitiva, as equipas sabem que não são competitivas lá fora e que as hipóteses de sucesso são diminutas.

E sabem que na Liga será uma luta para sobreviver quer joguem a Europa quer não. Vão perder os jogadores quer vão à europa quer abdiquem. Têm receitas ínfimas comparadas com o top 5 quer vão à europa quer abdiquem. Os jogadores contratados, com maior risco do quem tem orçamento superior, irão acertar ou falhar quer vão à europa quer abdiquem.

As equipas portuguesas não são mal geridas. A liga portuguesa é mal gerida. É extremamente desiquilibrada e tem permitido que os clubes que beneficiam desse desiquilíbrio tenham um desempenho superior ao que deveriam ter e que no ranking se dê a ideia de que a nossa liga é a 6a ou 7a melhor liga quando isso está longe da verdade.

Uma liga em que as equipas até na taça de Portugal jogam com equipas secundárias porque "o nosso objetivo é o campeonato"? Uma liga em 8 equipas não têm em média mais de 4 mil espectadores (inflacionadas pelos jogos grandes)?
Lá está é questão para dizer que não adamos em 6º ou 7º a fazer nada por muito que possa doer a muita gente.

Agora não posso compreender como uma equipa que desportivamente pode ter uma hipótese que não teve nos últimos 40 anos e abdica dela porque não tem condições no estádio ou porque simplesmente não acha que está preparada. Para mim é não só uma falta de ambição grande como uma falta de respeito pela massa adepta. Qual será a moral até de um jogador que está numa equipa que consegue uma qualificação europeia e lhe dizem que não a vai poder jogar porque o clube não se quer inscrever?

Basicamente recebe o prémio dele que está no contrato e se tiver qualidade vai procurar outras paragens.
O Presidente do Chaves disse isto:
"explica que tal «se deve à falta de condições», sobretudo no que diz respeito ao estádio, «a carecer de enormes melhoramentos», mas também no que toca «à ausência de receitas».
«É uma questão orçamental. Os valores a investir não são cobertos pelas receitas, que são baixas e não justificam a nossa aposta», afirma Francisco Carvalho. «Se calhar, daqui a quatro ou cinco anos estaremos em condições de o fazer, mas não agora», junta."
https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/986976?fb=1&fbclid=IwAR1kOnp_LESHKqCLvOYgGiO1kKlxp8DIuqE_cj2lfgOYfKma7kPaGeQn-xk

Como disse acima o problema é só um, o estádio e nada mais que isso. A não ser que o Braga esteja a gastar 4 ou 5 milhões de euros em viagens na europa e ninguém saiba. Ou então será que daqui a 4 ou 5 anos já não dá prejuízo ir à europa e já não podem descer de divisão?
Eles precisam basicamente de gastar uns milhões no estádio senão têm que vir jogar a Guimarães e aí acredito que não seja valorizado nem pelo adepto.
Porque jogar em julho ou Agosto competições europeias em Chaves seria casa cheia com certeza.

O pessoal está a falar dos outros países, mas na realidade os principais abaixo de nós têm todos sido miseráveis... seja Holanda, Bélgica, Russia, Turquia, nisso aí nem podemos queixar de Portugal, porque os outros foram no geral nas últimas 2 décadas bem piores que nós, mesmo os Bragas lá do país. Melhoraram nos últimos 2 ou 3 anos, e deu-se conta essencialmente devido á conference league.
Em todo o caso acredito que Portugal mais ano menos ano vai conseguir lá meter equipas e com resultados, com um nada mais de sorte nos sorteios e chegam lá.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16533
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4953 em: 11 de Maio de 2023, 20:14 »
Comparando com os outros países que estão mais perto do ranking verifica que na Liga dos campeões temos um resultado extraordinário, acima do que seria esperado, enquanto as segundas linhas estão bastante abaixo relativamente aos outros países, que são reflexo da liga extremamente desiquilibrada que temos.


Quem não sente não é filho de boa gente.
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6023
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4954 em: 12 de Maio de 2023, 00:16 »
Nos próximos anos vamos fazer mais pontos na liga conference de certeza absoluta. Algumas das segundas linhas dos outros países são equipas relativamente fortes porque se apuram menos equipas, nós para o ano iremos ter equipas mais fortes lá quase de certeza, além de ter equipas mais fortes na liga europa que no limite podem cair para a conference. Se tudo correr normalmente voltaremos ali a 2010 ou por aí onde até chegamos a finais europeias.

Não deixa de ser incrível que Portugal tem na champions quase tantos pontos como França, Holanda e Bélgica juntas! Sendo que a França tem o PSG por exemplo.
« Última modificação: 12 de Maio de 2023, 00:18 por PAF »
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16533
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4955 em: 12 de Maio de 2023, 08:48 »
Nos próximos anos vamos fazer mais pontos na liga conference de certeza absoluta. Algumas das segundas linhas dos outros países são equipas relativamente fortes porque se apuram menos equipas, nós para o ano iremos ter equipas mais fortes lá quase de certeza, além de ter equipas mais fortes na liga europa que no limite podem cair para a conference. Se tudo correr normalmente voltaremos ali a 2010 ou por aí onde até chegamos a finais europeias.

Não deixa de ser incrível que Portugal tem na champions quase tantos pontos como França, Holanda e Bélgica juntas! Sendo que a França tem o PSG por exemplo.
A primeira parte é totalmente verdade: ter 6 equipas castiga nos em vez de 5 como a Holanda, e a França tem 6 mas todas têm mais fase de grupos garantidas. Ao voltarmos a 5 equipas ficamos na posição que a Holanda.

Contudo a perspectiva de subida no ranking não é tão linear por causa da mudança dos formatos das competições europeias, sobretudo da Champions que passará a ter 10 jogos na fase de grupos e deixa de ter equipas a cair pra a LE, julgo que a LE passará a ter 8 jogos na fase fe grupos também.
Parece-me, à semelhança das alterações anteriores-com excepção da criação da Conference League, que ajudou imenso a Holanda e a Bélgica Holanda- com esta mudança será mais difícil alterar as posições do ranking.

Mas é especulação.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4956 em: 12 de Maio de 2023, 09:50 »
E qualquer dia a UEFA introduz um coeficiente a multiplicar pelos pontos relativos às vitórias e empates para cada uma das três competições, só para não haver sequer a mínima possibilidade de ameaças ao instalado top 5/6 (algo do gênero: na LC ptsX1, na EL ptsX0,75, na CL ptsX0,5)..desconfio muito que isto possa mesmo vir a acontecer, a vir que seja daqui a três ou mais temporadas quando Portugal recuperar o lugar perdido no ranking.
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6023
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4957 em: 12 de Maio de 2023, 12:28 »
Nos próximos anos vamos fazer mais pontos na liga conference de certeza absoluta. Algumas das segundas linhas dos outros países são equipas relativamente fortes porque se apuram menos equipas, nós para o ano iremos ter equipas mais fortes lá quase de certeza, além de ter equipas mais fortes na liga europa que no limite podem cair para a conference. Se tudo correr normalmente voltaremos ali a 2010 ou por aí onde até chegamos a finais europeias.

Não deixa de ser incrível que Portugal tem na champions quase tantos pontos como França, Holanda e Bélgica juntas! Sendo que a França tem o PSG por exemplo.
A primeira parte é totalmente verdade: ter 6 equipas castiga nos em vez de 5 como a Holanda, e a França tem 6 mas todas têm mais fase de grupos garantidas. Ao voltarmos a 5 equipas ficamos na posição que a Holanda.

Contudo a perspectiva de subida no ranking não é tão linear por causa da mudança dos formatos das competições europeias, sobretudo da Champions que passará a ter 10 jogos na fase de grupos e deixa de ter equipas a cair pra a LE, julgo que a LE passará a ter 8 jogos na fase fe grupos também.
Parece-me, à semelhança das alterações anteriores-com excepção da criação da Conference League, que ajudou imenso a Holanda e a Bélgica Holanda- com esta mudança será mais difícil alterar as posições do ranking.

Mas é especulação.
Não estava a contar com essa alteração dos formatos.
Em todo o caso acho que sairemos sempre beneficiados. Mais jogos na champions é mais pontos para Portugal e menos para a Holanda, não tendo hipótese de cair para a liga europa reduzem a hipótese de fazer pontos. Se acontecer o mesmo na liga europa (não conheço bem o formato) igual. Em liga europa e em Champions as equipas tugas são mais fortes que holandesas. E vamos dividir os pontos por 5 e não por 6. Mas é só daqui a um ano...
A Holanda safou unicamente e só na conference e teve equipas que começaram na champions e acabaram na conference no mesmo ano, coisa que acho não faz sentido nenhum. Até pode acontecer ao Braga para o ano.
O que diz o Lipeste tem alguma razão de ser, se nada for feito países como Portugal e Holanda podem chegar aos big five, porque vão fazer muitos pontos em provas menores. Sendo que com 8 jogos a dificuldade aumenta na champions para os pequenos países, há mais espaço para erros dos grandes clubes como PSG e Juventus este ano no grupo do Slb, ou o Barcelona.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16533
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4958 em: 12 de Maio de 2023, 14:14 »
Não estava a contar com essa alteração dos formatos.
Em todo o caso acho que sairemos sempre beneficiados. Mais jogos na champions é mais pontos para Portugal e menos para a Holanda, não tendo hipótese de cair para a liga europa reduzem a hipótese de fazer pontos. Se acontecer o mesmo na liga europa (não conheço bem o formato) igual. Em liga europa e em Champions as equipas tugas são mais fortes que holandesas. E vamos dividir os pontos por 5 e não por 6. Mas é só daqui a um ano...
A Holanda safou unicamente e só na conference e teve equipas que começaram na champions e acabaram na conference no mesmo ano, coisa que acho não faz sentido nenhum. Até pode acontecer ao Braga para o ano.
O que diz o Lipeste tem alguma razão de ser, se nada for feito países como Portugal e Holanda podem chegar aos big five, porque vão fazer muitos pontos em provas menores. Sendo que com 8 jogos a dificuldade aumenta na champions para os pequenos países, há mais espaço para erros dos grandes clubes como PSG e Juventus este ano no grupo do Slb, ou o Barcelona.
Passam a ser 8 jogos na champions e na Liga europa e 6 na conferência.
São abandonadas as fases de grupos e passa a liga única no "sistema suíço" e deixa de haver recaídas da fase de grupos para a competição abaixo, mantendo-se essas "repescagens" nas fases de qualificação.

Fica o link
https://rankinguefa.pl/wp-content/uploads/2022/10/202206_pec-presentation_to-send.pdf
Ainda não está 100% fechado (os 4 lugares extra sobretudo).

A Holanda teve bastante pontos ao longos do anos do Ajax, a única equipa de champions. Com esta mudança qualquer equipa faz 2 jogos contra equipas de cada pote, portanto aumentam as hipóteses de fazerem pontos só por terem mais uma equipa, podendo depois apanhar um grande com pouca pressão para se apurar ou já apurado e somar mais uma vitória. Passar à fase de playoff não deverá ser assim impossível: 8 passam aos oitavos, 16 ao playoff. São muitos lugares.

Mas sim, a Holanda não fez pontuação extraordinária até aparecer a ECL. Mesmo no ano em que o Sporting nem à liga europa vai e o Ajax vai à Liga Europa (longe) fazem ligeiramente menos pontos que nós.
Entra a ECL e eles fazem prestações excepcionais e nós 0. A Holanda falha o 5º da França por um triz.

Acho que os pontos de bónus entre as competições devem mudar. Ganhar a ECL não pode ser igual a uns QF ou SF da Champions. Parece me é que vai mudar na altura que menos nos dará jeito.

Mas no cenário para o futuro o que me deixa apreensivo é a prestação portuguesa nas qualificações. Na liga dos campeões, face à inexistência dos big 4, somos dos maiores.
Na EL e na ECL, apanhamos esses (também tem havido falta de sorte com tanto clube) ou equipas já com várias jornadas nas pernas.
É que depois de entrar acho que passamos, mas não parece descabido o 3º ou 4º da nossa liga serem eliminados da qualificação da liga Europa se tiverem de a fazer (o 4º em 2024 faz de certeza).
« Última modificação: 12 de Maio de 2023, 18:19 por rpo.castro »
Quem não sente não é filho de boa gente.
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6023
  Re: Primeira Liga - Nossos adversários
« Responder #4959 em: 12 de Maio de 2023, 18:01 »
Basicamente vamos ter que esperar para ver o que vai dar. Eu acredito nas equipas tugas, e se tivermos só 5 e conseguirmos meter as 5 acredito que faremos excelentes pontuações. Mesmo só com 4 as expectativas serão boas.
A Holanda com mais equipas haverá sempre mais uma com menos qualidade e maior probabilidade de apanhar uma equipa boa nas eliminatórias.
Os pontos já deviam ter mudado à muito. A conference não devia sequer ter pontos bónus, ou então aumentar os pontos da champions por vitória na champions para 4, liga Europa 3 e conference 2.
A liga Europa desde que a vitória passou a dar  champions e penso aumentou os prémios melhorou bastante o interesse.
 

Anuncios M