A ideia de o jogo ter obrigatoriamente X tempo de jogo útil seria interessante mas demoraria muito tempo até ser implementada (permissão e critérios).
De implementação fácil e imediata seria:
- os árbitros darem obrigatoriamente 1 minuto por cada substituição;
- o quarto árbitro colocar o cronômetro a trabalhar sempre que o árbitro interrompesse o jogo por um jogador estar caído, para um jogador ser assistido, para a amostragem de cartões e sempre que apitasse falta, parando essa contagem assim que o árbitro apitasse para que o mesmo fosse retomado e assim sucessivamente.
No final de cada uma das das partes o quarto árbitro passava a informação ao árbitro relativa ao somatório dos minutos de paragem de jogo (por falta, assistência, amostragem de cartões e substituições), seriam esses os minutos de descontos correspondentes a cada uma das partes (X na primeira e Y na segunda).
Independentemente da solução certo é que tal como está não pode continuar.
Impossível de implementar é essa ideia de cronometro. Em vez de 1h30 iríamos ter quase 3h de jogo!
Parar o cronômetro como acontece no andebol seria impossível mas iniciar a contagem nas situações que referi não me parece que assim viesse a ser (ficaria sempre muito longe dos180' de jogo).
Se os jogos da I Liga tem em média cerca de 51% de tempo útil, correspondentes a 46' de 90', bastaria os jogos passarem a ter cerca de 15 de descontos pois, mantendo-se para esses 15' a mesma percentagem de 51% de tempo de jogo útil verificada nos 90', passaríamos assim ter 46':+ 7,7' de jogo utili, cerca de 52,7' totais e ao nível das ligas com mais minutos de jogo utili na Europa, como abaixo se pode constatar.
A seguir à liga sueca surge a Liga dos Campeões com 60,2% e em terceiro está a Liga holandesa (58,6%). A Bundesliga segue em quarto com 58,5%, a liga italiana em sétimo com 57,8% e a Liga Europa em nono (57,1%). A Premier League está na décima terceira posição com 56,5%, a Ligue 1 dois lugares depois (56,1%) e, a fechar as principais ligas europeias, a La Liga em 17º com 55,8% de tempo últil de jogo.