Quantcast
NOTÍCIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 21/07
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
NOTÍCIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 21/07
2 Respostas
2286 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Bruno3429 Equipa Principal
  • *****
  • 12966
  NOTÍCIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 21/07
« em: 21 de Julho de 2019, 09:32 »
Sá Pinto: «Temos de criar mais e definir melhor»
Técnico realça aspetos a afinar, confiando que a equipa estará pronta para a Liga Europa
 
Ao longo do estágio no Algarve, o Sp. Braga fez quatro jogos e não marcou qualquer golo nos dois últimos, diante do Marítimo e do Milwall. Ricardo Sá Pinto não duvida que a equipa "chegará bem ao primeiro jogo oficial", mas elencou alguns aspetos a melhorar que se prendem, em parte, com o rendimento ofensivo.

"Temos de melhorar no último terço, temos de saber criar mais e definir melhor contra equipas exigentes, que é o que vamos encontrar na Liga Europa. Sem golos não podemos ganhar jogos. Temos de saber gerir melhor os ritmos de jogo", afirmou o treinador, de 46 anos, reconhecendo que a equipa minhota ainda não está no nível ideal, em termos físicos.

Os guerreiros terão, a partir de agora, pouco mais de duas semanas para preparar a terceira pré-eliminatória da Liga Europa. "Esta equipa tem muito por onde crescer, muito para dar e não vai ser em três semanas que vamos ver tudo. Não vai ser fácil. Nem mesmo obtendo um bom resultado, que sei que vamos conseguir na Liga Europa, iremos relaxar ou adormecer. É um processo contínuo que dura meses. O caminho tem de ser este", frisou.

E enquanto Sá Pinto lima arestas, o mercado continua de portas abertas. "Até ao final do mercado acontecem mil e uma coisas. Para já, estou contente com este grupo. Tenho visto coisas de que gosto, mas não sei se será só com este grupo que vamos trabalhar. Poderá vir o Caju, como é sabido, não sei se não virá mais alguém. Temos sempre espaço para jogadores que acrescentem valor. Se surgir uma oportunidade e se tivermos capacidade, vamos equacionar", disse, lembrando que ainda não tomou decisões sobre o número final de jogadores ou eventuais dispensas: "Na próxima semana vamos informar os jogadores sobre as decisões que tomarmos sobre isso."

Baliza não terá moeda ao ar

Matheus, Tiago Sá e o reforço Eduardo. São estas as três opções de Sá Pinto para a baliza, depois de uma semana em que Tiago Pereira saiu para a Académica. "Tenho três titulares. Não vai ser moeda ao ar. Vou tentar ser o mais justo possível com todos eles, pois merecem jogar. É uma decisão complicada para mim enquanto treinador, mas também satisfatória, porque tenho três bons guarda-redes e confio igualmente em todos", assinalou o treinador dos minhotos. Refira-se, a propósito, que Matheus foi titular nos testes com a Oliveirense, Milwall e Lille; Tiago Sá foi aposta inicial ante Varzim e Marítimo; e Eduardo começou contra o Portimonense.

Eduardo no lote de capitães

O guarda-redes Eduardo é um dos reforços para a nova temporada e salta diretamente para o lote de capitães de equipa. "Ainda não está definida a hierarquia. São eles Wilson Eduardo, Fransérgio, Matheus, Esgaio e acrescentei o Eduardo, por razões óbvias. É super respeitado no balneário e no clube. Tem uma mensagem forte para passar aos colegas do que é estar no Sp. Braga e em equipa. Confio em todos eles", comentou Ricardo Sá Pinto.

Relação franca com grupo

Sá Pinto destacou a importância do estágio no sentido de conhecer melhor cada jogador. "Foi muito rico nesse aspeto, de perceber o que cada um tem como objetivo e eu próprio perceber as características de cada jogador", apontou o treinador, enaltecendo a sua adaptação rápida ao clube. "Sou uma pessoa muito fácil de perceber, não só na ideia de jogo. Eles percebem por que é que estamos a fazer certo exercício, nenhum deles tem dúvidas sobre o caminho que estamos a traçar. Tenho uma relação franca com os jogadores. Sei que por vezes não vão concordar com as minhas decisões, é normal. Eles sabem que estou sempre disponível para eles, têm o meu telefone, a porta do gabinete está aberta. Estou muito satisfeito com esta relação", disse.

Variabilidade nas táticas

No capítulo tático, Sá Pinto sublinhou que "o esquema inicial ainda não está definido" para o arranque oficial da temporada. No entanto, o 4x2x3x1 foi o mais trabalhado.

"Os sistemas que experimentámos são muito dinâmicos. O 4x2x3x1 foi muito testado no estágio, mas isso não me preocupa, pois os jogadores hoje conseguem adaptar-se e ainda vamos ter três semanas para trabalhar as dinâmicas que queremos. Importante para mim são as dinâmicas e comportamentos ofensivos. Mobilidade, criação de linhas de passe, jogo curto e apoiado. Isso é a nossa dinâmica de jogo. Vou trabalhar sempre mais do que um sistema, portanto vai haver variabilidade", explicou o treinador arsenalista, num balanço do estágio de pré-temporada.

Por Francisco Laranjeira e André Gonçalves

Caju chegou à Pedreira para os exames
Lateral esquerdo brasileiro contratado ao Santos

Caju, lateral-esquerdo de 24 anos, já se encontra na cidade dos arcebispos a ultimar os pormenores antes de ser apresentado como jogador do Sp. Braga. Como já noticiámos, o brasileiro assina por quatro temporadas e a SAD arsenalista desembolsa 350 mil euros que seguem para o Santos, emblema de São Paulo que ficará ainda com 15% de uma futura transferência.

Ora, Caju só irá concluir os indispensáveis exames médicos amanhã, pelo que é uma questão de horas até ser anunciado nos meios de comunicação dos bracarenses.

Quem já o fez foi o Santos. O Peixe divulgou, na noite de sexta-feira e via redes sociais, ter acertado a venda do jogador ao Sp. Braga, tendo ainda agradecido o empenho de Caju ao longo de vários anos. Na época passada, recorde-se, Caju jogou nos cipriotas do Apoel, emprestado pelo Santos.

Record
Bruno3429 Equipa Principal
  • *****
  • 12966
  Re: NOTÍCIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 21/07
« Responder #1 em: 21 de Julho de 2019, 09:35 »
“Sabemos o compromisso e exigência do clube e temos de estar alinhados”
Ricardo Anselmo

Ricardo Sá Pinto esteve vários minutos à conversa com os jornalistas para fazer um primeiro balanço do estágio no Algarve. não deixou nada por dizer e começou por falar do grupo que encontrou quando chegou e do que espera da relação com o mesmo.

Sá Pinto é um treinador feliz com aquilo que tem à disposição e, apesar de ter chegado a Braga já com a pré-época em andamento, não teve problemas em adaptar-se da melhor maneira ao grupo de trabalho. “Eu adaptei-me bem o grupo, naquilo que é a sua essência, da alegria, do convívio, da comunicação. Isto está tudo muito bem definido. A este nível, a organização do SC Braga é muito boa e é fácil não nos desgastarmos com algumas coisas que já estão institucionalizadas”, realçou, prosseguindo.

“Quando há regras e organização, é muito fácil o treinador adaptar-se ao grupo e vice-versa”, salientou, garantindo ainda que não é um treinador muito difícil de perceber. “Os meus jogadores percebem o que estamos a faer [ideia de jogo] e em termos de liderança sou democrático. Sabemos do compromisso e da exigência do clube e, portanto, todos nós temos de estar alinhados nesse sentido”, disse.

O diálogo, para Sá Pinto, é também imprescindível. “Sou uma pessoa que gosta de conversar e entender os jogadores. Sou frontal e não utilizo terceiros para passar mensagens. Sou frontal com eles e sei que muitas podem não aceitar ou concordar com as minhas opções, o que é normal, mas o que quer quero é que me demonstrem em cada treino e em cada jogo, no campo, com grande convicção, que merecem mais oportunidades”, frisou.
É uma relação, acima de tudo, saudável a que Sá Pinto pretende cimentar. “Eles sabem que se não estiverem satisfeitos ou não compreenderem alguma coisa têm o meu número e o meu gabinete sempre disponível para os receber”, concluiu.

Número 1 da hierarquia ainda não está definido

Sá Pinto aproveitou o lote de capitães que já vinha da época passada e, face à saída de Marcelo Goiano, aproveitou para juntar ao quarteto que o nome do consagrado Eduardo. “Por razões óbvias”, explica.
Ainda assim, o número um desta hierarquia ainda não está definido, simplesmente porque o técnico deposita total confiança em cada um dos cinco jogadores para envergar a braçadeira de campitão. A seu tempo, essa decisão será tomada.

“Ainda não está escolhido [o campitão], só está definido o lote de capitães: Wilson, Fransérgio, Esgaio, Eduardo e Matheus. Mantive os que estavam no ano passado e acrescentei o Eduardo por razões óbvias. Muitos anos de clube, super respeitado dentro do balneário, conhece bem a cultura do clube e tem uma mensagem forte para passar aos colegas daquilo que é saber estar no Braga e em equipa e acho que é merecedor de ser um dos nossos capitães. Ainda não está definido quem é capitão mas confio igualmente em qualquer um. Todos eles têm tido um comportamento exemplar e até agora merecem levar a braçadeira”, afirmou o técnico. Ao que tudo indica, Wilson pode ser a escolha inicial.

Correio do Minho
Anuncios M
Anuncios M
Bruno3429 Equipa Principal
  • *****
  • 12966
  Re: NOTÍCIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 21/07
« Responder #2 em: 21 de Julho de 2019, 15:30 »
SÁ PINTO COM «ESPAÇO PARA JOGADORES QUE ACRESCENTEM VALOR»
Pascoal Sousa

No balanço do estágio do SC Braga no Algarve, Sá Pinto tirou notas positivas, mas assume que quer mais no futuro, abrindo a porta à entrada de pelo menos mais um reforço.

«Estou contente com este grupo, mas poderá vir mais alguém. Tenho sempre espaço para jogadores que acrescentem valor. Se tivermos a oportunidade de contratar um jogador desses, vamos fazê-lo», revela, deixando para a próxima semana decisões quanto ao «número final» de atletas do plantel.

Nos jogos de preparação, o SC Braga jogou com mais frequência em 4x2x3x1. Mas pode não ser o sistema tático definitivo, até porque a prioridade no Algarve foi «conhecer muito bem as características de cada jogador».

«Estive muito tempo fora e não basta observar alguns jogos, como fiz» explica, complementando: «Para mim o sistema tático é dinâmico. Posso começar o jogo num determinado sistema, mas depois pode haver grande variabilidade ao longo dos jogos. Agora, não posso mudar a toda a hora, não é isso; a questão é que o sistema tático inicial ainda não está definido e não estou preocupado com isso. Hoje em dia os jogadores adaptam-se facilmente. O importante são as dinâmicas e os comportamentos e é isso que estamos a trabalhar.»

O treinador diz, também, estar completamente sintonizado com António salvador.

«O presidente não me pediu nada com que não me identificasse. Este é um clube muito ambicioso e eu também sou uma pessoa ambiciosa. Estamos em sintonia perfeita.  Provavelmente podemos discordar aqui ou acolá no futuro, mas isso para mim nunca será um problema. Haverá oportunidades de debatermos um assunto, ou seja, as coisas normais no futebol. Mas sou uma pessoa com ideias muito próprias, para aquilo que quero do jogo do SC Braga, e acredito muito nelas. Os jogadores também acreditam nessas ideias. Agora temos de ir melhorando», avisa.

A Bola
 

Anuncios M