Eu só não percebo é como os espanhóis, não sendo cabeças de série, conseguem ter eliminatórias com equipas bem mais fracas que as nossas.
Qual é o interesse de ser cabeça de série se é assim?
Há uma nota no site da UEFA que explica o porquê de serem cabeças-de-série: "Os coeficientes dos clubes são agora determinados pela soma de todos os pontos amealhados nos cinco anos anteriores ou pelo coeficiente da federação no mesmo período - o que for mais alto.". Os nossos vizinhos tinham um coeficiente do clube de 5.000, no entanto o coeficiente de Portugal dá-lhes 9.646, fazendo com que sejam cabeças-de-série. Apesar de a pontuação deles estar bem longe da nossa, não se esqueçam que nós somos dos cabeças-de-série "mais altos" (somos 46º do ranking europeu, empatados com Inter, Celtic, Copenhaga e Marselha).
Esta regra serve para fazer com que equipas como o Wolverhampton, o Eintracht, o Torino, o Strasbourg e o Espanyol sejam cabeças-de-série, apesar de alguns deles não terem nenhum ponto nos últimos 5 anos. É justo? Talvez não... Mas da nossa óptica até é bom, porque se eles não fossem cabeças-de-série, seriam possíveis adversários para nós, o que não seria nada bom...
É difícil perceber estes sorteios da Liga Europa.
Como o ano passado, se eliminássemos o Zorya jogaríamos com o Leipzig, qual é a lógica disto? Não somos cabeças de série e o Leizpig também não é?
Podemos passar esta eliminatória e ter que levar um com Frankfurt no play-off? Não tem lógica. A verdade é que nos últimos sorteios da liga Europa tem acontecido isto.
No ano passado, nós éramos os cabeças-de-série e o Leipzig não, precisamente porque ainda não estava implementada a regra que mencionei acima. No início da época passada, o Leipzig tinha ido apenas uma vez às competições europeias, logo a sua pontuação não chegava para ser cabeça-de-série. Este ano isso mudou, por isso que o Eintracht, apesar de só ter ido uma vez às competições europeias nos últimos 5 anos, acaba por ser cabeça-de-série, assim como o Torino.
Espanyol, Strasbourg e Wolverhampton não têm qualquer ponto nos últimos 5 anos, pelo que o seu coeficiente individual seria 0. No entanto, com esta nova regra, são também eles cabeças-de-série.
Para mais explicações, é favor contactar o serviço de dúvidas de pontuações da UEFA, que dá pelo nome de rpo.castro
