Provavelmente vamos começar a próxima época atrás da Holanda, embora neste momento só estão 0,6 pontos à frente. Vai depender do que Braga e Porto fizerem. Eles devem continuar com 1 ou 2 na conference league. No entanto o que importa é como acabas a próxima época ( já que nesta já está definido), e até lá acho que "facilmente" Portugal acabará à frente da Holanda, é quase impossível repetirem o que fizeram este ano. Todas as equipas em prova na liga conferência, sendo que o PSV foi caindo sucessivamente da Champions até à liga conferência e o Vitesse até passou quando estava praticamente eliminado, por causa do covid no Tottenham e ainda foi buscar mais pontos. Tudo lhes saiu bem.
Portugal precisa de meter 1 ou 2 equipas na conference league, se o conseguir, as coisas acho que vão correr bem.
https://kassiesa.net/uefa/data/method5/crank2022.html
A passagem do benfica, para mim inesperada, fez a diferença: o benfica foi buscar 4 pts (1 empate, 2 vitória mais 1 bonus) enquanto o ajax levou apenas 1.
O Braga tb contribuiu com as 2 vitórias (sheriff e monaco) e o ponto de bonus. É esta a diferença para a conference, os pontos de bónus.
E volto a repetir, o Vitesse estava em posição de passagem na última jornada. O Tottenham teria de ter vencido o Rennes, quando o Rennes fez uma fase grupos boa enquanto o Tottenham fez uma fase grupos fraca.
Tal como tínhamos falado antes, lá conseguimos minimizar os danos, até ver. Ainda assim, continua a ser muito improvável não começar a próxima época entre 1 a 2 pontos atrás deles no ranking. Imaginando que o Braga amanhã passa, mas até perde o jogo, e o Porto ganha e passa a eliminatória, esses pontos dariam para basicamente igualarmos a pontuação deles no início da próxima época. O problema é que amanhã haverá certamente equipas neerlandesas a pontuar também, e nas próximas eliminatórias eles terão sempre vantagem. Porque o Benfica é muito provável que não pontue mais, ou que faça no máximo 1 ponto (assumindo que não lhe sai um Villareal/Lille, caso um destes surpreenda hoje). Nós, passando, ou nos sai o Rangers, ou então também me parece muito difícil fazer mais que 1/2 pontos. O Porto, tem primeiro que dar a volta amanhã, e depois dependerá muito do campeonato, eu acho. Se o Sporting perde pontos e a vantagem aumenta, eu acho que o Conceição se "atira" para ganhar as duas. Se, pelo contrário, a coisa no campeonato aperta nem que seja um bocadinho, eu acho que ele abdica da Liga Europa. Do outro lado, temos uma equipa praticamente apurada (Feyenoord) e as outras 3 com tudo em aberto. Passando mais que 2 equipas do lado de lá, acho que a tendência será a diferença aumentar e aproximarmo-nos dos 2 pontos de desvantagem no início da próxima época. Se, por outro lado, passam apenas 2 equipas (ou até 1) e na próxima eliminatória levam com Leicester e Roma, por exemplo, a coisa já pode ser mais favorável para nós. Acho que muito se decide amanhã.
No entanto, gostava de salientar aqui uma coisa, que também já foi aqui previamente discutida: não é Portugal que está a fazer uma época abaixo, bem pelo contrário, a época dos Países Baixos é que está a ser fenomenal e pouco vista. Esta é já a melhor época de Portugal nos últimos 5 anos, alavancada nas melhores prestações dos últimos 5 anos por Benfica e Braga, e pela 2ª melhor do Sporting no mesmo período. Apenas o Porto está abaixo do normal (9 pontos contra os 17,5 pontos de média nas últimas 4 épocas), sendo que ainda não está eliminado e por isso pode ainda recuperar.
Na próxima época, precisamos de meter pelo menos uma equipa na Conference League, e que dê uma ajuda com alguns pontitos.