Quantcast
FUTEBOL FEMININO - Época 2023/24
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
FUTEBOL FEMININO - Época 2023/24
1418 Respostas
245543 Visualizações
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Observador
Observador Equipa Principal
  • *****
  • 2716
  FUTEBOL FEMININO - Época 2023/24
« em: 21 de Junho de 2019, 14:00 »
O SC Braga ficou a conhecer, esta sexta-feira, os seus adversários na Fase de Qualificação para a Liga dos Campeões Feminina. As Gverreiras do Minho estão inseridas no Grupo 7, onde coabitam, também, o Apollon Ladies FC, o SK Sturm Graz e o Rigas Futbola Skola.
Este grupo será realizado, entre os dias 7 e 13 de agosto, em Riga (Letónia).
As Gverreiras do Minho marcam, assim, a sua estreia na fase de qualificação da maior competição europeia de clubes de Futebol Feminino.
Apenas passa o primeiro.
« Última modificação: 03 de Junho de 2023, 14:36 por Observador »
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16371
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #1 em: 21 de Junho de 2019, 17:22 »
Coloco aqui o post colocado no topico da épocaque findou.

A liga austríaca está mais conceituada, tanto que mete duas equipas, mas às custas do campeão St. Paullen. O Sturm Graz é vice-campeão há já vários anos, participou há 2 anos e ficou pela qualificação apenas derrotada pelo Apollon.

A equipa Letã é uma habitué, já ano passado recebeu o grupo de qualificação e volta a receber este ano (costumam ficar em ultimo).

O Apollon é crónico campeão cipriota e costuma limpar sempre a fase de qualificação. Ano passado foi vice-campeão e o campeão passou sendo eliminado pelo Barcelona.

A questão é onde vai estar o Braga.
O sporting teve um nivel semelhante ao sturm graz.

Dos 3 o Apollon fica em 1o, Graz 2o e o Riga último. Espero que o Braga possa lutar com o Apollon mas não me admiraria se acabasse a lutar com o Graz.

Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios M
Anuncios M
Mais Norte
Mais Norte Equipa Principal
  • *****
  • 2893
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #2 em: 21 de Junho de 2019, 19:58 »
Coloquei este post noutro tópico por engano. Faz mais sentido neste.

Uma das razões do nosso sucesso no Futebol Feminino.

Entrevista da SofiaTeles ao Expresso:

"No seu segundo ano como diretora do futebol feminino do Sporting de Braga, Sofia Teles viu a equipa minhota roubar o título ao Sporting, depois de já ter erguido a Supertaça no dealbar da época. Para o ano, com a chegada do Benfica, antecipa uma Liga BPI mais complicada, mas nada que intimide a advogada que trocou os tribunais pelo dirigismo de uma modalidade que ainda bate o pé para ser levada a sério. Aos 33 anos, nega ser (muito) refilona com as árbitras e diz não ter ficado surpreendida com a renúncia ao Mundial (que decorre até 7 de julho, em França) de Ada Hegerberg, a primeira Bola de Ouro feminina: “Às vezes é preciso agitar as águas para haver mudanças”
ISABEL PAULO
20.06.2019 ÀS 7H00

Sofia Teles é diretora do futebol feminino do Sporting de Braga desde 2017/18

HUGO DELGADO



"Viveu dividida entre os compêndios de Direito e o futebol até ser adulta.
Sim, pode dizer-se que sim. O meu percurso no futebol é um bocadinho fora do normal. Estudei, fiz estágio de advocacia e estava a fazer o mestrado quando decidi que queria começar a jogar futebol de forma mais séria. Joguei cinco anos, mas o futebol foi uma paixão desde sempre. Comecei por jogar com os meus amigos e primos e assisti, desde pequena, a muitos jogos. Prática a sério nunca tive, só mais tarde e numa altura em que o futebol feminino não era o que é agora. Jogava ao final do dia e ao fim de semana. E só se fazia dois ou três treinos por semana.

Começou no Valadares Gaia?
Acabei no Valadares. O meu primeiro clube foi o Salgueiros 08 e depois passei pelos Incansáveis de Gaia. No Valadares iniciei um projeto com mais quatro colegas. Fazíamos uns jogos, até que o presidente do Valadares nos lançou o desafio de formar uma equipa de futebol feminino. Fizeram-se captações e apareceram muitas raparigas. O projeto deu um salto maior quando nos juntámos com uma equipa da zona de Braga e foram para lá a Edite [Fernandes], a Carla Couto, a Mara [Vieira]. Foi sucesso desportivo imediato. Na altura estávamos na II Divisão, subimos na mesma época e fomos à final da Taça de Portugal. Acho que foi a primeira vez que uma equipa da II Divisão foi à final. E, a partir daí, o Valadares manteve-se sempre na I Divisão. A par disso, já estava a estagiar num escritório de advocacia no Porto, com o Dr. Paulo Pimenta, que é agora presidente do Conselho Regional do Porto. E depois fiquei lá a trabalhar...

Ainda trabalhou na Liga Portuguesa de Futebol.
Estive quase um ano a trabalhar no departamento jurídico da Liga e dava apoio ao departamento de competições.

Fez o curso de treinadora?
Não, nunca quis ser treinadora. Nunca me motivou. Gosto mais da parte administrativa e de fazer as coisas acontecerem, de uma forma diferente daquela dos treinadores. Gosto dos bastidores e da gestão estratégica fora das quatro linhas.

É a única diretora mulher?
Não. Há a Ana Filipa [Godinho] no Benfica, a Conceição [Pereira] no Ouriense e também havia a Raquel [Sampaio] no Sporting, que entretanto saiu. Há a Mónica Jorge na seleção. Já não somos uma raridade.

A Sofia e a família são salgueiristas?
Joguei lá porque era perto de casa. Sou do Braga.

Há quanto tempo?
É o meu segundo ano de Braga.

Como encarava a família a sua vontade de jogar futebol?
A paixão era só minha, em minha casa ninguém gosta de futebol, nem a minha irmã. Mas encaravam com naturalidade, apesar de haver algum receio de que me magoasse. Há sempre esse receio quando as meninas começam a jogar. É um desporto como outro qualquer, não se pode ter esses medos.

Então não houve resistência...
Quando era mais novinha também havia um certo preconceito por ser rapariga. Principalmente por parte da minha avó, que me tentava dar bonecas para brincar, mas depressa percebeu que não valia a pena.

Tem 33 anos. Nota que já há uma abertura de mentalidades em relação às mulheres no futebol, desde que começou a jogar?
Ainda há algum preconceito e resistência, embora exista, felizmente, uma maior aposta e incentivo, tanto em termos nacionais como internacionais. E isso vai-se refletindo na adesão cada vez maior das mulheres, não só no futebol feminino, mas também no masculino. O caminho é por aí: ir quebrando barreiras e ganhando espaço.

Quando diz que ainda há resistência, é por uma questão cultural?
É uma questão de mentalidade. E quanto mais cedo se fizer essa mudança de mentalidade nas gerações mais novas, mais depressa cairão as resistências até ser uma escolha natural. Este é também o nosso trabalho aqui em Braga, o de uma maior ligação às escolas, para que no futuro rapazes e raparigas percebem que o futebol é para todos, não é uma modalidade de género. Estamos todos no mesmo barco, que é o futebol.

Que tipo de ações fazem nas escolas?
Fazemos visitas com as jogadoras e jogadores, falamos com os alunos, fazem perguntas, damos respostas.

Têm quantas equipas? Quantas atletas move o futebol feminino do Sporting de Braga?
Em competição, temos três equipas: a A, B e a de sub-19. Somos 66. E também temos algumas meninas na formação a treinar com os rapazes, outras numa equipa só de raparigas. Na formação, o número de praticantes entre eles e elas ainda é muito diferente, embora a adesão tenha vindo a crescer. Teremos 30 das sub-13 para baixo. Parece pouco mas já é significativo.

O Sporting de Braga sagrou-se campeão nacional de futebol feminino pela primeira vez em 2018/19

 

DR

Já recebeu convites do Sporting e Benfica para ser diretora?
Não. Não recebi.

Tem fama de ser refilona com as árbitras...
Não sou nada [risos]. Não refilo muito, expresso o meu ponto de vista. Falo com elas, mas com muito respeito. Tenho muito respeito pelas equipas de arbitragem.

Nunca foi expulsa?
Uma vez, no Valadares, mas nem sequer foi pelo que disse, foi por ter aberto os braços.

Como jogadora?
Não, já era diretora. Houve um lance, o fiscal de linha marcou fora de jogo, abri os braços e disse que não era fora de jogo. E a árbitro disse que me expulsava, e expulsou.

Não o insultou?
De forma nenhuma. O caminho não é esse. Estamos todas a trabalhar para o mesmo.

Há que marcar a diferença em relação ao futebol masculino?
Temos de ser muito diferentes no futebol feminino a esse nível. Acho que as pessoas estão um bocado saturadas de algumas coisas no futebol. É preciso fazer diferente para atrair mais gente ao futebol feminino.

Os adeptos estão fartos de desculpas, que as culpas sejam sempre dos árbitros...
Estão fartos das polémicas. As pessoas estão cansadas. Temos boas equipas, bons jogadores em Portugal e os estádios infelizmente não estão cheios. E deviam estar. Se pudermos oferecer algo de diferente, por que não? A nossa aposta é num futebol mais positivo.

Qual é a vossa assistência média?
Em casa, aumentámos um bocadinho. Entre os 300 a 500 adeptos. Nos jogos mais mediáticos, contra o Sporting ou o Benfica, os números são muito superiores. No jogo em casa contra o Benfica, estiveram cá cerca de 5000 pessoas; com o Sporting, no último jogo do campeonato, também mais de 4000.

Mais do que em alguns jogos da Liga NOS.
Sim, daí dizer que há saturação. É preciso o futebol voltar a ser mais puro.

Como preparou o Sporting de Braga a época para roubar o título ao Sporting?
Com tranquilidade. Nos últimos anos, o Braga andou muito perto de ganhar. Este ano conseguimos juntar um conjunto de jogadoras que tinham caraterísticas importantes para conseguirmos vencer os títulos...

HUGO DELGADO

Perderam algumas jogadoras na época passada...
Saíram algumas e tivemos de ir ao mercado. Não há fórmulas milagrosas de ganhar títulos.

Têm nove estrangeiras.
Tivemos de ir buscar lá fora porque infelizmente em Portugal o mercado ainda é muito curto. O nosso campo de recrutamento não é vasto, nem há muitas jogadoras com qualidade. Mas a nossa aposta não é em jogadoras estrangeiras, até porque o nosso plantel é composto maioritariamente por atletas portuguesas.

A base é curta devido a uma aposta tardia na formação ou porque há muitas atletas a irem para o estrangeiro?
A aposta forte na formação é recente, mas agora até há várias atletas que foram para o estrangeiro e regressaram a Portugal, com a entrada do Sporting, do Braga e agora com o Benfica. Saíam por falta de projetos e de condições financeiras e competitivas aliciantes para elas. A Cláudia Neto, do Wolsburgo, ainda está lá fora. E a Dolores [Silva], que esteve cá, foi para o Atlético de Madrid. Portugal só há pouco começou a apostar forte no futebol feminino, mas as coisas estão a mudar também com o impulso da FPF [Federação Portuguesa de Futebol]. Não são os primeiros passos, mas os frutos não se colhem de imediato.

A Dolores Silva, campeã nacional em Espanha, disse numa entrevista à Tribuna Expresso que o futebol feminino está numa fase de revolução, apesar de longe de ter um tratamento de igualdade em relação ao masculino.
É uma verdade de La Palisse. A projeção do futebool masculino ainda está a anos luz do feminino. A Liga BPI tem 12 equipas, mas apenas há três equipas profissionais no nosso país: Sporting, Braga e Benfica.

Dedicam-se exclusivamente ao futebol?
No Sporting de Braga, algumas estudam, mas a maioria tem por única atividade o futebol.

Quanto ganham em média?
O suficiente para viverem da atividade. Em termos desportivos até é bom que não tenham outra atividade profissional, porque acabam por se dispersar e cansar-se, o que afeta o rendimento competitivo. Mas incentivamos o mais possível as que estudam a concluir os cursos.

Qual é o salário médio no futebol feminino?
Não posso dizer...

O médio, não os máximos...
Não conheço os contratos salariais de todos as jogadoras, nem de todos os clubes, mas talvez rondem em média os €1000.

Ronda os dois salários mínimos...
Com picos para cima e para baixo.

Sentiu como um falhanço terem perdido a 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal com o Benfica, em casa, depois de terem vencido a 1ª mão, fora de casa? Estavam demasiado focadas na prioridade, que era a campeonato?
Esta época tínhamos três objetivos: ganhar a Supertaça, o campeonato e a Taça de Portugal. Concretizámos dois dos objetivos e falhámos um. Não considero que tenha sido um falhanço, mas é óbvio que nos deixou tristes, embora tenha sido uma época muito boa.

RODRIGO ANTUNES/LUSA

Na próxima época quem acha que será o principal adversário, Sporting ou Benfica?
Somos Braga! Equipa Principal
  • *****
  • 2656
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #3 em: 23 de Junho de 2019, 20:00 »
Hoje o noticiário de desporto da TSF abriu com uma notícia absolutamente inesperada: anunciaram o campeão nacional da segunda divisão feminina. Foi mesmo a notícia mais destacada do dito jornal. Fantástico!

Enviado do meu VTR-L09 através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!
Quim
Quim Juniores
  • ***
  • 457
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #4 em: 23 de Junho de 2019, 20:02 »
Hoje o noticiário de desporto da TSF abriu com uma notícia absolutamente inesperada: anunciaram o campeão nacional da segunda divisão feminina. Foi mesmo a notícia mais destacada do dito jornal. Fantástico!

Enviado do meu VTR-L09 através do Tapatalk
A m@#€a do costuma da nossa comunicação social...

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk

Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2666
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #5 em: 26 de Junho de 2019, 15:56 »
Hoje o noticiário de desporto da TSF abriu com uma notícia absolutamente inesperada: anunciaram o campeão nacional da segunda divisão feminina. Foi mesmo a notícia mais destacada do dito jornal. Fantástico!

Enviado do meu VTR-L09 através do Tapatalk
A m@#€a do costuma da nossa comunicação social...

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk
Dão mais destaque ao vencedor da segunda liga que ao Campeão Nacional… têm que agradar às audiências...
« Última modificação: 26 de Junho de 2019, 17:43 por Arsenalista »
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
bstrider Equipa Principal
  • *****
  • 1490
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #6 em: 26 de Junho de 2019, 20:58 »
Segundo a mais recente lista de perfis seguidos pelo instagram do Braga (sim, podemos considerar isto como fonte credível  ;D), vão chegar duas jogadoras ao futebol feminino. Rayanne Machado, defesa direita brasileira de 25 anos proveniente do Flamengo (para substituir a Matilde) e já com 2 jogos pela seleção brasileira, e Shade Pratt, defesa de 26 anos norte-americana que jogou na Dinamarca na época passada. Não consegui apurar se é defesa central ou lateral...
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16371
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #7 em: 26 de Junho de 2019, 21:33 »
Segundo a mais recente lista de perfis seguidos pelo instagram do Braga (sim, podemos considerar isto como fonte credível  ;D), vão chegar duas jogadoras ao futebol feminino. Rayanne Machado, defesa direita brasileira de 25 anos proveniente do Flamengo (para substituir a Matilde) e já com 2 jogos pela seleção brasileira, e Shade Pratt, defesa de 26 anos norte-americana que jogou na Dinamarca na época passada. Não consegui apurar se é defesa central ou lateral...
Mas esses instagrams costumam ser mais interessantes de seguir. Futebolisticamente falando, claro

Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios M
Anuncios M
joelvm
joelvm Equipa Principal
  • *****
  • 1698
  • We are SCBraga!!!
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #8 em: 27 de Junho de 2019, 12:13 »
Segundo a mais recente lista de perfis seguidos pelo instagram do Braga (sim, podemos considerar isto como fonte credível  ;D), vão chegar duas jogadoras ao futebol feminino. Rayanne Machado, defesa direita brasileira de 25 anos proveniente do Flamengo (para substituir a Matilde) e já com 2 jogos pela seleção brasileira, e Shade Pratt, defesa de 26 anos norte-americana que jogou na Dinamarca na época passada. Não consegui apurar se é defesa central ou lateral...
Mas esses instagrams costumam ser mais interessantes de seguir. Futebolisticamente falando, claro

Segundo a wikipédia é defesa / avançada pelo que se depreende que seja lateral ...

https://en.wikipedia.org/wiki/Shade_Pratt
Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk
Bb0y Equipa Principal
  • *****
  • 1073
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #9 em: 27 de Junho de 2019, 17:49 »
Shade Pratt, na Europa, jogou sempre como extrema. Tive a ver alguns lances dela no Instat e não me parece ser uma jogadora muito dotada tecnicamente. Por outro lado, quero ver quem é que a vai apanhar em velocidade em Portugal. Os golos disponíveis para consulta também não impressionam.
bstrider Equipa Principal
  • *****
  • 1490
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #10 em: 27 de Junho de 2019, 17:57 »
Shade Pratt, na Europa, jogou sempre como extrema. Tive a ver alguns lances dela no Instat e não me parece ser uma jogadora muito dotada tecnicamente. Por outro lado, quero ver quem é que a vai apanhar em velocidade em Portugal. Os golos disponíveis para consulta também não impressionam.
Supostamente, além do futebol, também fazia atletismo quando ainda estava nos Estados Unidos
Anuncios G
Mais Norte
Mais Norte Equipa Principal
  • *****
  • 2893
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #11 em: 27 de Junho de 2019, 19:42 »

Rayanne Machado, a confirmar-se, pelo que é dado ver, é mesmo reforço.
SCB Monsul
SCB Monsul Equipa Principal
  • *****
  • 1918
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #12 em: 28 de Junho de 2019, 10:55 »
A guarda-redes Morgan B. despediu-de há pouco no Instagram. Vai para a Suíça.
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5565
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #13 em: 28 de Junho de 2019, 11:13 »
A guarda-redes Morgan B. despediu-de há pouco no Instagram. Vai para a Suíça.
Não percebi esta contratação. Veio já na parte final da época, fez dois jogos e agora vai embora? Não faz sentido.
Mais parece que foi um favor a alguém e que o Braga só se serviu de barriga de aluguer por alguns meses antes de ir para o destino pretendido.
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
Observador
Observador Equipa Principal
  • *****
  • 2716
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #14 em: 01 de Julho de 2019, 23:27 »
A época 2019/20 arrancou hoje.

Boa sorte guerreiras, espera-se um Julho muito intenso para preparar a Champions que se joga no início de agosto.

Este tópico devia ser colocado inamovível!
Observador
Observador Equipa Principal
  • *****
  • 2716
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #15 em: 02 de Julho de 2019, 20:40 »
Eis o plantel da equipa feminina do SC Braga 2019/2020:

Guarda-redes: Rute Costa e Babi Marques

Defesas: Lau Machado, Paulinha, Jana, Regina, Ágata, Rayanne (ex-Flamengo) e Diana Gomes

Médias: Daniuska, Inês Maia, Sofia Silva, Keane, Murnan e Vanessa Marques

Avançadas: Ana Teles, Babi, Uchendu, Machia, Laura Luís, Sara Brasil, Shade Pratt (ex-B.93) e Francisc
joaomf
joaomf Equipa Principal
  • *****
  • 2565
  • Nós somos gverreiros!
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #16 em: 02 de Julho de 2019, 22:13 »
Numa foto publicada hoje no Facebook do clube aparece uma terceira g.r. (que não Rute e Babi).
Parece ser a tal irlandesa.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16371
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #17 em: 02 de Julho de 2019, 22:42 »
Numa foto publicada hoje no Facebook do clube aparece uma terceira g.r. (que não Rute e Babi).
Parece ser a tal irlandesa.
É. Foi publicada no tópico da época passada

Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
Carvalhux
Carvalhux Equipa Principal
  • *****
  • 2063
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #18 em: 03 de Julho de 2019, 14:11 »
Jogos da Liga dos Campeões com transmissão televisiva  ;)

https://scbraga.pt/canal-11-transmite-jogos-da-liga-dos-campeoes-feminina/
bstrider Equipa Principal
  • *****
  • 1490
  Re: FUTEBOL FEMININO - Época 2019/20
« Responder #19 em: 03 de Julho de 2019, 17:35 »
Marie Hourihan confirmada oficialmente. Plantel fechado, aparentemente.
https://scbraga.pt/marie-hourihan-reforca-sc-braga/
 

Anuncios M