Quantcast
PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
446 Respostas
70137 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Enorme_Guerreiro
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #300 em: 19 de Julho de 2019, 22:58 »
Olhando para o resultado, não é mau perder 1-0 (sim, para mim foi 1-0, acho estranho ninguém além de mim ter referido aquele fora-de-jogo do tamanho do mundo no 1º golo que seria invalidado em qualquer jogo com árbitros razoáveis) com o segundo classificado da liga francesa, que ainda há uns meses espetou 5 ao PSG. No entanto, eles ainda não têm muitos dos seus melhores jogadores e começaram agora a sua preparação mas, em contrapartida, os nossos jogadores estão bastante cansados, notou-se isso. Quanto ao jogo, gostei dos centrais, do Sequeira (apesar de alguns maus cruzamentos), do Claudemir, da entrada do Palhinha e dos irmãos Horta, pouco mais. O Esgaio foi o pior em campo, o Matheus também esteve mal com os pés, o Novais, o Hassan, o Xadas e o Trincão nem se viram enquanto estiveram em campo, o Paulinho continua a passar ao lado dos jogos porque quase não tem bola, não chega lá. O Wilson muito mal também, agarrado à bola e a perder bolas facílimas, o Murilo entrou mal e ainda tem aquele falhanço, o Stoj fez uma coisa boa que foi aquele passe para o falhanço do Murilo, depois falhou um cabeceamento num canto em que estava sozinho.

Muita dificuldade em definir bem no ataque... É que até conseguimos chegar lá, mas depois as coisas não saem bem, não está bem oleado, apenas os irmãos Horta têm conseguido criar ocasiões de perigo. No entanto, também não consentimos assim muitas oportunidades de perigo ao Lille além dos golos, apenas iniciativas individuais do Rafael Leão (que craque, e é da mesma idade do Trincão...).

Tenho a certeza que o 11 inicial de hoje não será o primeiro 11 oficial e que ainda estamos em altura de testes. Não acredito que o André Horta não seja titular, por exemplo. Acho que o Sá Pinto já está a dar muito tempo de jogo aos jogadores por serem os últimos jogos de preparação, diria que com o Mónaco vai fazer o mesmo mas com outros jogadores diferentes (acredito que Sá/Eduardo, Diogo Viana, Lucas, Pablo, Palhinha, Fransérgio, Trincão e Murilo sejam titulares com o Mónaco). Mas partilho das opiniões de alguns foristas: já esperava mais processos ofensivos, mais qualidade com a bola. Aqui e ali aparecem bons lances, mas muita coisa mal feita ainda.

Os comentadores da Eleven... que pobreza. Não viram o fora-de-jogo no 1º golo, constantemente a errar o nome dos jogadores, disseram que o Carmo faz hoje 18 anos (faz 20), disseram que o José Fonte foi campeão europeu em 2014, perguntaram ao Fonte se gostaram do estágio em Portugal (ainda agora começou...), disseram que o Braga tinha apenas Paulinho e Stoj para o ataque (e depois entrou o Hassan...), etc.
Enorme_guerreiro, muito obrigado pelo tempo que dedicas a partilhar o que pensas sobre o nosso futebol. Gosto muito das tuas crónicas. Continua.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Obrigado! Na realidade, é disto que eu gosto falar, é isto que me dá gosto no futebol. Quando se entra em assuntos como as trafulhices do Salvador ou o rendimento da nossa formação, já começo a descambar um bocado e até a ser desagradável, mas na realidade é isto que me dá gosto, é tentar perceber o futebol. Mas já que falaste nisso, digo também que gosto muito de ler as análises do Nighthawk, até porque partilha das minhas visões na maior parte das vezes, e não o conheço de lado nenhum...
A.COSTA
A.COSTA Equipa Principal
  • *****
  • 12738
  • ALLEZ, ALLEZ, MÁGICO BRAGA ALLEZ
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #301 em: 19 de Julho de 2019, 23:05 »
Estes jogos têm um valor relativo, em termos de resultados. Nem somos os melhores quando vencemos, nem os piores quando perdemos.

É preciso que os erros graves aconteçam agora, pois em competição não dão jeito nenhum.

Fiquei um pouco apreensivo, mas sublinho que fizemos coisas boas também. Tivemos algumas chances claras de golo, que não se devem falhar, como os falhanços escandalosos de Murilo e Stoj, além de um mau cabeceamento de Paulinho, na sequência de um lançamento à Claudemir e de um lance que Fonte cortou in extremis, tirando um golo cantado.

Defensivamente cometemos erros que devem ser corrigidos com o tempo. Acredito que o trabalho fará corrigir esses erros, numa evolução que se deseja natural.

Não adianta andar com histerias, a dizer que precisamos de reforços em todos os setores, Creio que o plantel estará fechado, a não ser que apareça um negócio de ocasião.

Quando chegar a eliminatória, que significa a entrada na competição da época, importa estar a bom nível. Falhar a segunda vez consecutiva poderia ter efeitos nefastos na época.
No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo
Anuncios M
Anuncios M
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15095
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #302 em: 19 de Julho de 2019, 23:13 »
Em geral gostei da atuação dos dois centrais, apesar de que o Tormena podia ter feito mais e diferente no 1º golo-
Gostei muito da atuação do Sequeira - na minha opinião o melhor em campo do lado Braga
Gostei da entrada do André Horta, deu outra velocidade ao jogo
Não gostei do jogo de pés do Matheus (deu origem ao 1º golo e teve outro lance muito parecido)
Ao Xadas e ao Trincão pede-se bastante mais do que estão a dar
Nos lançamentos laterais perdia-se imenso tempo e tornavam-se inconsequentes (excepto um)

Precisamos de um ponta de lança, que seja um matador...
BRAGA SEMPRE MAIS!
Enorme_Guerreiro
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #303 em: 19 de Julho de 2019, 23:16 »
Como de costume, vai por aqui um grande exagero, até porque perdemos com 1 golo fora de jogo e outro com 2 ressaltos numa transição. E vejo, ao contrário de outros, uma clara intenção de jogo: rapida reação à perda com pressão bem feita coletivamente, muita gente a chegar à área e intenção de jogo interior pelo MC-10-PL e exterior pelos alas. Claro que ainda nao sai tudo bem, principalmente no ultimo passe e finalizacao, mas, até vejo intenção de jogo. Vamos ver se evoluímos (será o normal) ou se não.

Acho que podemos ter um problema sério a DD porque nem esgaio nem d. Viana defendem bem, então hj o esgaio...

Sobre o PL está tudo dito e é a peça que falta pois nao vejo paulinho, hassan (este tvz...) e stoij com capacidade para jogarem como PL mais fixo. O Paulinho então é para esquecer.

Espero que o Caju seja bom, porque senao teremos outro problema na esquerda. De resto o plantel esta fechado, temos muita gente para todos os lugares.

Esta época é o tudo ou nada para Xadas e Trincão. E até ver praticamente não tocam na bola... muito desaparecidos, principalmente o Trincão. Têm que começar a pegar o touro pelos cornos...

Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk

Mais uma vez, partilho da tua visão...
Apenas um pequeno pormenor, quando dizes que existe uma intenção de jogo, a questão que te faço, baseado na evidência de existir ainda alguma indefinição nos movimentos ofensivos e nas combinações que ainda não saem bem, é: Será que os jogadores ainda não assimilaram bem as ideias do treinador? Ou será que o próprio treinador ainda não as tem? O meu medo é que seja a segunda hipótese, porque acho que se fosse a primeira, já se notaria evolução nesse aspecto, e ainda há jogadores a coincidirem no mesmo espaço, decisões de passes que claramente não são as melhores (e este tipo de "rotas da bola" treinam-se), demora em finalizar as jogadas, e coisas desse género. O que te parece?

Quanto ao mercado, concordo contigo, só sinto falta dum PL. Vejo gente aqui a pedir um central, um médio defensivo e um extremo. Mas, para mim, temos 5 centrais +1, temos Claudemir e Palhinha para médio defensivo (para mim, ambos têm qualidade para serem titulares e são suficientes, com outros a poderem ser adaptados em caso de necessidade), e temos extremos de sobra (ainda deverá sair o Singh). Por muito que jogadores de qualidade sejam sempre bem-vindos, para que esses entrem é preciso que alguém saia.

Em relação aos "miúdos", também subscrevo. Muito se disse por aqui que não ganhávamos por teimosia do Abel em meter esses dois (mais o Murilo) a jogar, mas a verdade é que nenhum dos dois tem estado bem nesta pré-época. Eu não estou muito surpreendido sinceramente, porque gerou-se um "hype" à volta destes jogadores que ainda nenhum justificou. Basta comparar o rendimento do Trincão ao do Rafael Leão, 2 jogadores da mesma geração. Espero que eles evoluam e se assumam, mas para já tenho os ânimos esfriados. Vou dar-lhes tempo, que é o que eles precisam, mas eles é que têm de mostrar que merecem o "hype" que têm. Acho que o sucesso da nossa época passará muito pela "explosão" (ou falta dela) de ambos, ou de pelo menos um deles.
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15095
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #304 em: 19 de Julho de 2019, 23:17 »

Os comentadores da Eleven... que pobreza. Não viram o fora-de-jogo no 1º golo, constantemente a errar o nome dos jogadores, disseram que o Carmo faz hoje 18 anos (faz 20), disseram que o José Fonte foi campeão europeu em 2014, perguntaram ao Fonte se gostaram do estágio em Portugal (ainda agora começou...), disseram que o Braga tinha apenas Paulinho e Stoj para o ataque (e depois entrou o Hassan...), etc.

Disseram também que o Tormena, o ano passado estava do Gil Vicente, o que não é verdade pois embora o seu passe pertencesse ao Gil, ele esteve no Portimonense onde foi titular (jogando a defesa direito).

Mais uma...
Quando, por volta do minuto 61 Rafael Leão rematou ao poste foi dito que Matheus fez uma grande defesa, quando Matheus não toca na bola...
BRAGA SEMPRE MAIS!
Bracaraugustano
Bracaraugustano Equipa Principal
  • *****
  • 1768
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #305 em: 19 de Julho de 2019, 23:21 »
É importante jogar com equipas fortes na pré temporada, para por à evidência as debilidades da equipa. O mais chato é que o adversário de hoje não era assim tão forte (não tinha a principal equipa e começou a preparação mais tarde que nós), e mesmo assim mostrou ser superior (e já não falo do que vi a seguir no Porto - Bétis que, em poucos minutos, vi mais futebol do que no nosso jogo todo).
Isto para dizer que o jogo de hoje serviu para desenganar quem ainda tivesse alguma esperança de algo diferente. A época estará feita à partida: deve chegar com relativa à vontade para ficarmos em 4º, entraremos na Liga Europa se tivermos sorte no sorteio e nos jogos da eliminatória, e nas taças dependerá do sorteio. Tudo acima disso é pura ilusão. E o investimento na formação é pura utopia. Os jovens que temos são fracos (basta comparar o que fazem os da idade deles no Benfica ou Porto, ou até o Rafael Leão que hoje em 20 minutos fez mais que Trincão e Xadas juntos em toda a pré época).
asdf Iniciados
  • *
  • 45
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #306 em: 19 de Julho de 2019, 23:53 »
Sinto que temos vindo a perder respeito entre os adeptos dos restantes clubes e comunicação social, o que até pode nem ser mau, visto que até pode dar espaço para surpreender. Reparo que esta pré época está a começar de uma maneira totalmente dierente de no ano passado, a um ano por esta altura tudo falava que tinhamos grande equipa, goleavamos o newcastle, dávamos baile ao betis e que e tinha mos grandes chances de ser campeões etc.. Depois deu no que deu, fomos motivo de gozo na liga europa, luz, alvalade, dragão para a taça, bessa etc.. Estes jogos podem ser una oportunidade para ver o que está mal e começar mos a fazer as coisas com cabeça e um passo de cada vez
mig rb92
mig rb92 Juvenis
  • **
  • 179
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #307 em: 20 de Julho de 2019, 00:23 »
O que é preocupante é que acho que o nosso melhor lateral direito está a jogar a central... Tanto o Diogo Viana como o Esgaio, este ultimo sem surpresa, não me parece que tenham estaleca para jogar como DEFESA direito de uma equipa que ambiciona conquistar qualquer coisa... 😞
Anuncios M
Anuncios M
Gverreiroo Juniores
  • ***
  • 632
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #308 em: 20 de Julho de 2019, 00:47 »
É fácil perceber que o André Horta é o motor da equipa e que se se lesiona poderemos ter um problema sério. Xadas e Trincao são os jogadores nos quais os adeptos depositam mais esperanças e o sucesso desta época, como alguém já o disse, irá passar muito pela afirmação ou não destas promessas. É preciso acima de tudo consistência nas suas exibições e tenho algum receio que o Xadas e Trincao possam ser o tipo de jogadores que andem “desaparecidos” muitos jogos mas sem dúvida que para evitar que isso aconteça é preciso apostar e confiar neles porque a qualidade está lá.
Wilson e Ricardo Horta são jogadores certinhos mas(principalmente o Wilson) não são extremos decisivos e atrativos do ponto de vista do adepto. Acredito que é preciso definir se queremos extremos com capacidade para desequilibrar e decidir jogos mas que descurem um pouco na componente defensiva como me parece ser o caso do Xadas, Trincao, Murillo ou até Singh ou se queremos extremos que sejam rigorosos do ponto de vista táctico mas que acrescentem menos em termos ofensivos como o Esgaio, o Horta ou o Wilson. Penso que é importante definir isso e a partir daí será mais fácil definir o meio campo. Palhinha e Claudemir poderão ter papéis importantes se se confirmar a aposta em extremos mais criativos. Se porventura decidirmos apostar no Ricardo Horta, Esgaio ou Wilson penso que poderia fazer sentido um meio campo composto por Fransérgio/André Horta como Sa Pinto já testou.
Gostei essencialmente da reacção à perda da bola e da intensidade em alguns momentos do jogo mas é notório que precisamos de um “Rafael Leão” lá na frente. Um jogador que decida e que finalize o que a equipa crie. À data temos pontas de lança lutadores mas que não me parecem ainda o ponta de lança que efetivamente precisamos.
andromeda123 Equipa Principal
  • *****
  • 1377
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #309 em: 20 de Julho de 2019, 10:48 »
O ponta de lança que toda a gente pede, não existe para a nossa realidade financeira, a equipa é que tem de fazer mais. Mas com um treinador destes....não se pode pedir muito mais, enfim! Espero estar enganado, mas a contratação do Sá Pinto foi a nossa primeira derrota do ano. Nos anos anteriores a discussão era sermos os outsiders na luta pelo titulo, este ano começamos efectivamente como equipa de luta pelas competições europeias, se é este o caminho para o crescimento.?!  Primeira derrota e Sá Pinto diz...(isto com o VAR não existia). Ou seja, primeira derrota, primeira desculpa. 
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #310 em: 20 de Julho de 2019, 10:58 »
Como de costume, vai por aqui um grande exagero, até porque perdemos com 1 golo fora de jogo e outro com 2 ressaltos numa transição. E vejo, ao contrário de outros, uma clara intenção de jogo: rapida reação à perda com pressão bem feita coletivamente, muita gente a chegar à área e intenção de jogo interior pelo MC-10-PL e exterior pelos alas. Claro que ainda nao sai tudo bem, principalmente no ultimo passe e finalizacao, mas, até vejo intenção de jogo. Vamos ver se evoluímos (será o normal) ou se não.

Acho que podemos ter um problema sério a DD porque nem esgaio nem d. Viana defendem bem, então hj o esgaio...

Sobre o PL está tudo dito e é a peça que falta pois nao vejo paulinho, hassan (este tvz...) e stoij com capacidade para jogarem como PL mais fixo. O Paulinho então é para esquecer.

Espero que o Caju seja bom, porque senao teremos outro problema na esquerda. De resto o plantel esta fechado, temos muita gente para todos os lugares.

Esta época é o tudo ou nada para Xadas e Trincão. E até ver praticamente não tocam na bola... muito desaparecidos, principalmente o Trincão. Têm que começar a pegar o touro pelos cornos...

Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk

Mais uma vez, partilho da tua visão...
Apenas um pequeno pormenor, quando dizes que existe uma intenção de jogo, a questão que te faço, baseado na evidência de existir ainda alguma indefinição nos movimentos ofensivos e nas combinações que ainda não saem bem, é: Será que os jogadores ainda não assimilaram bem as ideias do treinador? Ou será que o próprio treinador ainda não as tem? O meu medo é que seja a segunda hipótese, porque acho que se fosse a primeira, já se notaria evolução nesse aspecto, e ainda há jogadores a coincidirem no mesmo espaço, decisões de passes que claramente não são as melhores (e este tipo de "rotas da bola" treinam-se), demora em finalizar as jogadas, e coisas desse género. O que te parece?

Quanto ao mercado, concordo contigo, só sinto falta dum PL. Vejo gente aqui a pedir um central, um médio defensivo e um extremo. Mas, para mim, temos 5 centrais +1, temos Claudemir e Palhinha para médio defensivo (para mim, ambos têm qualidade para serem titulares e são suficientes, com outros a poderem ser adaptados em caso de necessidade), e temos extremos de sobra (ainda deverá sair o Singh). Por muito que jogadores de qualidade sejam sempre bem-vindos, para que esses entrem é preciso que alguém saia.

Em relação aos "miúdos", também subscrevo. Muito se disse por aqui que não ganhávamos por teimosia do Abel em meter esses dois (mais o Murilo) a jogar, mas a verdade é que nenhum dos dois tem estado bem nesta pré-época. Eu não estou muito surpreendido sinceramente, porque gerou-se um "hype" à volta destes jogadores que ainda nenhum justificou. Basta comparar o rendimento do Trincão ao do Rafael Leão, 2 jogadores da mesma geração. Espero que eles evoluam e se assumam, mas para já tenho os ânimos esfriados. Vou dar-lhes tempo, que é o que eles precisam, mas eles é que têm de mostrar que merecem o "hype" que têm. Acho que o sucesso da nossa época passará muito pela "explosão" (ou falta dela) de ambos, ou de pelo menos um deles.
Eu espero sinceramente que o treinador as tenha :).

Eu vi alguns resumos do standard e do legia do sa pinto só para ter um pouco a ideia de como jogam as equipas dele. Claro que esta rápida observação vale de pouco, mas tenho visto semelhanças nestes jogos de pré-época, como a pressao organizada, saída rápida após ganhar a bola e reação rápida após a perda. No processo ofensivo vi nos lances que observei do legia e do standard envolvencia do 10 com o PL e MC e os extremos a abrirem com apoio do 10 tb. E sempre muita gente a chegar a zona de finalização (4, 5 jogadores) tipo equipas do JJ. Daí que muito do que possamos ou não fazer vai depender dos hortas (principalmente o andré, e se ele se lesionar nao ha ng com as mm caracteristicas) e o 10... que deveria ser Xadas, pode ser o ricardo ou o novais tb, pelo que concordo qdo disseram acima que a posicao 10 vai ser a q mais vai exigir trabalho do treinador.

Mas claro que isto vai depender de mta coisa. Pode haver intenção de jogo mas a execução ser fraca ou os adversários facilmente nos contrariarem. O 4231 é tvz a tática mais estável que existe pq tens os jogadores bem distribuídos, mas se no processo ofensivo não houver dinamica fica td lento e previsível, tipo 2a época do Peseiro...

Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk
« Última modificação: 20 de Julho de 2019, 11:02 por NightHawk »
Anuncios G
kaspanamona
kaspanamona Juniores
  • ***
  • 586
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #311 em: 20 de Julho de 2019, 11:12 »
- Não se vai a lado nenhum sem dois laterais bons. Talvez aqui se deva apostar ( parece que vem aí um para a esquerda).
"Bebo porque sou egocêntrico... Gosto quando o mundo gira à minha volta"
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #312 em: 20 de Julho de 2019, 11:13 »
Como de costume, vai por aqui um grande exagero, até porque perdemos com 1 golo fora de jogo e outro com 2 ressaltos numa transição. E vejo, ao contrário de outros, uma clara intenção de jogo: rapida reação à perda com pressão bem feita coletivamente, muita gente a chegar à área e intenção de jogo interior pelo MC-10-PL e exterior pelos alas. Claro que ainda nao sai tudo bem, principalmente no ultimo passe e finalizacao, mas, até vejo intenção de jogo. Vamos ver se evoluímos (será o normal) ou se não.

Acho que podemos ter um problema sério a DD porque nem esgaio nem d. Viana defendem bem, então hj o esgaio...

Sobre o PL está tudo dito e é a peça que falta pois nao vejo paulinho, hassan (este tvz...) e stoij com capacidade para jogarem como PL mais fixo. O Paulinho então é para esquecer.

Espero que o Caju seja bom, porque senao teremos outro problema na esquerda. De resto o plantel esta fechado, temos muita gente para todos os lugares.

Esta época é o tudo ou nada para Xadas e Trincão. E até ver praticamente não tocam na bola... muito desaparecidos, principalmente o Trincão. Têm que começar a pegar o touro pelos cornos...

Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk

Mais uma vez, partilho da tua visão...
Apenas um pequeno pormenor, quando dizes que existe uma intenção de jogo, a questão que te faço, baseado na evidência de existir ainda alguma indefinição nos movimentos ofensivos e nas combinações que ainda não saem bem, é: Será que os jogadores ainda não assimilaram bem as ideias do treinador? Ou será que o próprio treinador ainda não as tem? O meu medo é que seja a segunda hipótese, porque acho que se fosse a primeira, já se notaria evolução nesse aspecto, e ainda há jogadores a coincidirem no mesmo espaço, decisões de passes que claramente não são as melhores (e este tipo de "rotas da bola" treinam-se), demora em finalizar as jogadas, e coisas desse género. O que te parece?

Quanto ao mercado, concordo contigo, só sinto falta dum PL. Vejo gente aqui a pedir um central, um médio defensivo e um extremo. Mas, para mim, temos 5 centrais +1, temos Claudemir e Palhinha para médio defensivo (para mim, ambos têm qualidade para serem titulares e são suficientes, com outros a poderem ser adaptados em caso de necessidade), e temos extremos de sobra (ainda deverá sair o Singh). Por muito que jogadores de qualidade sejam sempre bem-vindos, para que esses entrem é preciso que alguém saia.

Em relação aos "miúdos", também subscrevo. Muito se disse por aqui que não ganhávamos por teimosia do Abel em meter esses dois (mais o Murilo) a jogar, mas a verdade é que nenhum dos dois tem estado bem nesta pré-época. Eu não estou muito surpreendido sinceramente, porque gerou-se um "hype" à volta destes jogadores que ainda nenhum justificou. Basta comparar o rendimento do Trincão ao do Rafael Leão, 2 jogadores da mesma geração. Espero que eles evoluam e se assumam, mas para já tenho os ânimos esfriados. Vou dar-lhes tempo, que é o que eles precisam, mas eles é que têm de mostrar que merecem o "hype" que têm. Acho que o sucesso da nossa época passará muito pela "explosão" (ou falta dela) de ambos, ou de pelo menos um deles.
Eu espero sinceramente que o treinador as tenha :).

Eu vi alguns resumos do standard e do legia do sa pinto só para ter um pouco a ideia de como jogam as equipas dele. Claro que esta rápida observação vale de pouco, mas tenho visto semelhanças nestes jogos de pré-época, como a pressao organizada, saída rápida após ganhar a bola e reação rápida após a perda. No processo ofensivo vi nos lances que observei do legia e do standard envolvencia do 10 com o PL e MC e os extremos a abrirem com apoio do 10 tb. E sempre muita gente a chegar a zona de finalização (4, 5 jogadores) tipo equipas do JJ. Daí que muito do que possamos ou não fazer vai depender dos hortas (principalmente o andré, e se ele se lesionar nao ha ng com as mm caracteristicas) e o 10... que deveria ser Xadas, pode ser o ricardo ou o novais tb, pelo que concordo qdo disseram acima que a posicao 10 vai ser a q mais vai exigir trabalho do treinador.

Mas claro que isto vai depender de mta coisa. Pode haver intenção de jogo mas a execução ser fraca ou os adversários facilmente nos contrariarem. O 4231 é tvz a tática mais estável que existe pq tens os jogadores bem distribuídos, mas se no processo ofensivo não houver dinamica fica td lento e previsível, tipo 2a época do Peseiro...

Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk
Estaremos a caminhar para um Modelo à la Sérgio Conceição?

Sent from my PRA-LX1 using Tapatalk

Sócio nº 2014
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #313 em: 20 de Julho de 2019, 11:19 »
Como de costume, vai por aqui um grande exagero, até porque perdemos com 1 golo fora de jogo e outro com 2 ressaltos numa transição. E vejo, ao contrário de outros, uma clara intenção de jogo: rapida reação à perda com pressão bem feita coletivamente, muita gente a chegar à área e intenção de jogo interior pelo MC-10-PL e exterior pelos alas. Claro que ainda nao sai tudo bem, principalmente no ultimo passe e finalizacao, mas, até vejo intenção de jogo. Vamos ver se evoluímos (será o normal) ou se não.

Acho que podemos ter um problema sério a DD porque nem esgaio nem d. Viana defendem bem, então hj o esgaio...

Sobre o PL está tudo dito e é a peça que falta pois nao vejo paulinho, hassan (este tvz...) e stoij com capacidade para jogarem como PL mais fixo. O Paulinho então é para esquecer.

Espero que o Caju seja bom, porque senao teremos outro problema na esquerda. De resto o plantel esta fechado, temos muita gente para todos os lugares.

Esta época é o tudo ou nada para Xadas e Trincão. E até ver praticamente não tocam na bola... muito desaparecidos, principalmente o Trincão. Têm que começar a pegar o touro pelos cornos...

Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk

Mais uma vez, partilho da tua visão...
Apenas um pequeno pormenor, quando dizes que existe uma intenção de jogo, a questão que te faço, baseado na evidência de existir ainda alguma indefinição nos movimentos ofensivos e nas combinações que ainda não saem bem, é: Será que os jogadores ainda não assimilaram bem as ideias do treinador? Ou será que o próprio treinador ainda não as tem? O meu medo é que seja a segunda hipótese, porque acho que se fosse a primeira, já se notaria evolução nesse aspecto, e ainda há jogadores a coincidirem no mesmo espaço, decisões de passes que claramente não são as melhores (e este tipo de "rotas da bola" treinam-se), demora em finalizar as jogadas, e coisas desse género. O que te parece?

Quanto ao mercado, concordo contigo, só sinto falta dum PL. Vejo gente aqui a pedir um central, um médio defensivo e um extremo. Mas, para mim, temos 5 centrais +1, temos Claudemir e Palhinha para médio defensivo (para mim, ambos têm qualidade para serem titulares e são suficientes, com outros a poderem ser adaptados em caso de necessidade), e temos extremos de sobra (ainda deverá sair o Singh). Por muito que jogadores de qualidade sejam sempre bem-vindos, para que esses entrem é preciso que alguém saia.

Em relação aos "miúdos", também subscrevo. Muito se disse por aqui que não ganhávamos por teimosia do Abel em meter esses dois (mais o Murilo) a jogar, mas a verdade é que nenhum dos dois tem estado bem nesta pré-época. Eu não estou muito surpreendido sinceramente, porque gerou-se um "hype" à volta destes jogadores que ainda nenhum justificou. Basta comparar o rendimento do Trincão ao do Rafael Leão, 2 jogadores da mesma geração. Espero que eles evoluam e se assumam, mas para já tenho os ânimos esfriados. Vou dar-lhes tempo, que é o que eles precisam, mas eles é que têm de mostrar que merecem o "hype" que têm. Acho que o sucesso da nossa época passará muito pela "explosão" (ou falta dela) de ambos, ou de pelo menos um deles.
Eu espero sinceramente que o treinador as tenha :).

Eu vi alguns resumos do standard e do legia do sa pinto só para ter um pouco a ideia de como jogam as equipas dele. Claro que esta rápida observação vale de pouco, mas tenho visto semelhanças nestes jogos de pré-época, como a pressao organizada, saída rápida após ganhar a bola e reação rápida após a perda. No processo ofensivo vi nos lances que observei do legia e do standard envolvencia do 10 com o PL e MC e os extremos a abrirem com apoio do 10 tb. E sempre muita gente a chegar a zona de finalização (4, 5 jogadores) tipo equipas do JJ. Daí que muito do que possamos ou não fazer vai depender dos hortas (principalmente o andré, e se ele se lesionar nao ha ng com as mm caracteristicas) e o 10... que deveria ser Xadas, pode ser o ricardo ou o novais tb, pelo que concordo qdo disseram acima que a posicao 10 vai ser a q mais vai exigir trabalho do treinador.

Mas claro que isto vai depender de mta coisa. Pode haver intenção de jogo mas a execução ser fraca ou os adversários facilmente nos contrariarem. O 4231 é tvz a tática mais estável que existe pq tens os jogadores bem distribuídos, mas se no processo ofensivo não houver dinamica fica td lento e previsível, tipo 2a época do Peseiro...

Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk
Estaremos a caminhar para um Modelo à la Sérgio Conceição?

Sent from my PRA-LX1 using Tapatalk
Acho que é um meio termo entre SC e Abel, porque do que vi o SP tenta ter mais bola que o SC, mas com mais pressao ao portador do que o abel e com melhor aproveitamento das transicoes que este mas sem fazer delas a unica arma cmo o SC

Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk

Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #314 em: 20 de Julho de 2019, 11:41 »
Se a quantidade fosse o único ou principal critério para avaliar as lacunas do plantel então não as teríamos porque temos dois jogadores por posição, tal como os livros aconselham, mas como a qualidade e as características dos jogadores, em função do modelo/ideia de jogo que o treinador pretende implementar, são para mim prioridades a considerar, faltam claramente reforços a este plantel com capacidade para interpretar, como pretendido, esse modelo/ideia de jogo.

Não é de agora, após dois resultados negativos em jogos de treino, que considero a existência de lacunas no plantel (DC boss; MCDef, E e um AV) mas sim desde o inicio da pré época...aliás no início eram essas mais um LD e um MC8 que entretanto foram colmatadas...a saída do Dyego Sousa deixou ainda mais a nu a necessidade de um PL

Um central porquê? Porque considero não termos nenhum DC com o perfil de liderança (sempre associado a alguma experiência e qualidade técnico tactica, leitura de jogo, posicionamento, saída de bola, etc) que o eixo defensivo de uma equipa acima da média exige para o liderar e consequentemente, com essa liderança, contribuir para elevar o rendimento colectivo desse mesmo sector enquanto bloco e equipa no seu todo...não há outro sector do terreno que possa ser tão influenciado no seu rendimento pela sua liderança específica e  localizada como o defensivo (a equipa tem um capitão e a defesa um patrão)...para além da liderança que não consigo identificar em qualquer quarteto defensivo refiro ainda aquilo que o nosso modelo de jogo exige a pelo menos um dos centrais no inicio da construção, velocidades e capacidades para "queimar" metros no primeiro terço do terreno com bola no pé (o Raúl Silva até faz isso bem mas a sua inconstância e indisciplina prejudicam muitas vezes a equipa e não lhe permitem ir mais além; Viana, que considero o nosso melhor central, o mais regular e equilibrado, tinha muito a ganhar com uma liderança e experiência ao seu lado; tal como Tormena, que, como central, não conheço o suficiente para emitir uma opinião sustentada mas fica a esperança de poder vir a impor-se e quem sabe, com o tempo, ser o tal "patrão" que nos falta; Pablo cumpre bem o papel de quarto central, nem faz a diferença nem compromete).

Um upgrade na posição de MCDef também deveria acontecer porque, mais uma vez, considerando o sistema e modelo de jogo de Sá Pinto, a importância que este atribui ao MD e aquilo que lhe exige no processo de construção ofensivo nunca será bem interpretado por Palhinha que tem demonstrando não ter capacidade para fazer uma leitura rápida daquilo que o jogo lhe está a pedir em cada momento nem para o assumir com a bola no pé...apesar não estarmos a construir uma equipa que assente essencialmente nas transições rápidas toda a gente sabe que Sá Pinto também gosta muito de usar essa arma e não pode ser "apenas" A. Horta a faze-lo nessa zona do terreno, o MD tem também que participar nesses momentos e ter alguma chegada ao último terço para que os desequilíbrios possam ser causados no adversário...a isto junto ainda duas característica que muito valorizo num MCDef, o posicionamento e a leitura de jogo antecipada que lhe permitem, no momento defensivo, sem se desgastar muito, cobrir um grande raio de acção, nessa vertente nem Palhinha, nem Claudemir sobressaem.

Neste novo modelo de jogo, aos alas, agora extremos, pedesse-lhes que joguem bem abertos, que se projectem, mas também se lhes pede que, em certos momentos, recuem no terreno para assumirem o transporte de bola...com capacidade para desbloquear o jogo, ganhar metros com bola controlada, colada ao pé, não temos no plantel nenhum jogador com capacidade para fazer a diferença...Murilo é aquele que mais se aproxima mas depender de Wilson, como alternativa (ou pior ainda como titular), para desempenhar essas tarefas é, para mim, evidência mais que suficiente do quão importante é a contratação de um extremo para, desempenhar, com naturalidade e qualidade, aquilo que o treinador pretende.

Relativamente ao PL basta salientar que Stojilkovic não tem qualidade para fazer parte do plantel e Paulinho o que de melhor nos pode oferecer, largura e profundidade, choca com aquilo que precisamos para a posição...mais uma vez e sempre, em função do nosso modelo de jogo, precisamos de um jogador que se sinta como peixe na água a jogar entre os centrais e de costas para a baliza, capaz de se envolver na construção ofensiva dando apoios, recebendo, tocando (tabelar) e fugindo da marcação para voltar a receber mais à frente e disparar ou então arrastando adversários e abrindo espaços para outros companheiros ...precisamos de uma referênciae e não de tanta mobilidade porque o nosso  modelo de jogo assim o exige  (o Hassan como segunda opção pode encaixar no plantel).
« Última modificação: 20 de Julho de 2019, 14:18 por Lipeste »
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8083
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #315 em: 20 de Julho de 2019, 11:46 »
- Não se vai a lado nenhum sem dois laterais bons. Talvez aqui se deva apostar ( parece que vem aí um para a esquerda).
O outro está encostado vai se la saber por quem...
Luso Equipa Principal
  • *****
  • 7403
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #316 em: 20 de Julho de 2019, 13:35 »
Primeira parte horrível, nem um remate. Preocupado se este for o nosso 11 titular.
Esgaio muito mal. Ainda não consegui ver nada de jeito do Tormena nesta pré-época. André Horta ainda pareceu o único a querer fazer alguma coisa, se calhar devia ser o único que não estava cansado.
Segunda parte melhor um bocado mas ainda assim fraca.
Alguns jogadores do Lille bastavam pegar na bola e parecia haver logo um ai Jesus na nossa defesa.
Sá Pinto começa mal já com desculpas.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16453
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #317 em: 20 de Julho de 2019, 13:43 »
O ponta de lança que toda a gente pede, não existe para a nossa realidade financeira, a equipa é que tem de fazer mais. Mas com um treinador destes....não se pode pedir muito mais, enfim! Espero estar enganado, mas a contratação do Sá Pinto foi a nossa primeira derrota do ano. Nos anos anteriores a discussão era sermos os outsiders na luta pelo titulo, este ano começamos efectivamente como equipa de luta pelas competições europeias, se é este o caminho para o crescimento.?!  Primeira derrota e Sá Pinto diz...(isto com o VAR não existia). Ou seja, primeira derrota, primeira desculpa.
Por 5 milhões não se arranja outro igual

Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
100%SCB Equipa Principal
  • *****
  • 8062
  • Quando o erro for só erro o SC Braga será campeão!
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #318 em: 20 de Julho de 2019, 14:16 »
O scouting serve para alguma coisa... ou devia servir.
FORÇA BRAGA
Mais Norte
Mais Norte Equipa Principal
  • *****
  • 2893
  Re: PRÉ-ÉPOCA 2019/2020
« Responder #319 em: 20 de Julho de 2019, 16:45 »
O jogo foi marcado por um erro grosseiro do fiscal de linha num momento crucial do jogo. Ir para intervalo empatado é muito diferente do que sofrer um golo mesmo no cair da primeira parte. No segundo tempo tivemos mais posse de bola mas também apareceu um Rafael Leão de outra dimensão que partiu completamente o jogo.

Péssimos comentários na SCB Next. Sem qualidade nem chama.

Tratou-se de um jogo treino, mas ainda assim esperava um pouco mais.

Sinais negativos: todo o lado direito e a frente de ataque. Esgaio, Xadas e Paulinho estão muito mal. Xadas tem sido menos um naquele que seria um dos lugares mais sensíveis na mudança do modelo de jogo. Paulinho não existe. Diogo Viana, com avançados rápidos e de qualidade, vai ter muitas dificuldades e não parece ter rotinas para o lugar de DD a quatro. Esgaio muito mal. Wilson Eduardo, ainda com pouco tempo de preparação, e Trincão não têm estado bem. Murilo? Uma incógnita.

Estaremos a “pagar” o preço de se ter montado um plantel para outro modelo de jogo?

Sinal mais para todo o lado esquerdo, incluindo André Horta. Palhinha, para já, em minha opinião, à frente de Fransérgio e de Claudemir. Continuo a ver o Novais a jogar do lado esquerdo como ala.

Falta confirmar o entendimento entre Bruno Viana e Tormena.

Os melhores sinais vêm, claramente, de Sequeira, Ricardo Horta, André Horta e Palhinha.

Alternativas para o mesmo modelo (deixo ao cuidado dos que melhor conhecem o jogo)?:
                               Palhinha            André Horta
    Wilson Eduardo/ ????                  Fransérgio                         Ricardo Horta
                                       Paulinho

               ou

                                            Palhinha            Claudemir/Fransérgio
       Wilson Eduardo/????           André Horta                           Ricardo Horta
                                             Paulinho

Precisamos, claramente, de um PL com muita qualidade. Pelo menos.
 

Anuncios M