Quantcast
Pedido de convocação de reunião extraordinária da Assembleia-Geral - Discussão
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Pedido de convocação de reunião extraordinária da Assembleia-Geral - Discussão
95 Respostas
16538 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Fernando Marques
Fernando Marques Equipa Reservas
  • ****
  • 765
Boa tarde,

Como eu referi noutro tópico e usando o artigo abaixo dos estatutos de SCB gostaria de saber opiniões e se há alguém que consegue fazer chegar a alguém relevante a nossa insatisfação quanto à organização dos eventos desportivos no Estádio Municipal de Braga em especial contra os ditos grandes.

ARTIGO 54º
REUNIÕES EXTRAORDINÁRIAS
A Assembleia Geral reunirá em sessão extraordinária:
a) Sempre que o Presidente da Assembleia Geral entender necessário;
b) A solicitação da Direcção;
c) A solicitação do Conselho Fiscal;
d) A solicitação do Conselho Geral;
e) A requerimento de duzentos e cinquenta sócios contribuintes ou de sócios com pelo
menos mil votos, no pleno gozo dos seus direitos.

A forma de fazer andar esta AG para a frente é fazer isto chegar ao Pli ou a alguém que pense estar na oposição ao Salvador. Temos de encontrar uma foma de ser ouvidos e tem de ser pela voz de alguém minimamente eloquente. Não quero nenhum tipo de protesto ou a criação de um grupo hostil, apenas defender os interesses dos associados que são maltratados nos jogos contra os ditos grandes. O que acontece na Alameda e as cadeiras a chover na nasceste são algo que não se pode repetir na próxima época!

(Exemplo da carta a redigir com as assinaturas em anexo, é só formular os pontos que justificam a mesma)

Exmo. Senhor
António Manuel Rodrigues Marques
Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Braga
Data: 29 de Abrilde 2019,
Assunto: Pedido de convocação de reunião extraordinária da Assembleia-Geral.
Nos termos da alínea e) do art. 54 dos Estatutos, vem os sócios requerer à
Mesa da Assembleia-Geral a convocação duma reunião extraordinária deste órgão, com
o seguinte ponto único da Ordem de Trabalhos:
Reformulação dos acessos ao Estádio Municipal de Braga por parte dos adeptos visitantes

A justificação para este pedido de convocação duma reunião extraordinária da
Assembleia-Geral é a seguinte:

1.
2.
etc

Observador
Observador Equipa Principal
  • *****
  • 2735
Estes pontos devem constatar da ordem de trabalhos.
 
 1 - Explicação aos sócio do clube, porque é que a cidade desportiva passou para as mãos da SAD em Março de 2019, sem a mesma ter sido votada em assembleia geral.

 2- Votação para destituição da atual direção do clube.

 3 - A quem pertencem as ações que pertenciam a autarquia e foram vendidas a um "anónimo".
Anuncios M
Anuncios M
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
Como é óbvio o Observador tinha que vir meter veneno num post sério.

Mas, relativamente ao tema, é uma AG que muito provavelmente acabaria em águas de bacalhau com um simples: "O estádio é da câmara, o Braga não pode fazer alterações estruturais".

Foram aprovadas há uns tempos (mais de um ano penso) alterações profundas ao estádio em que parte eram pagas pelo clube parte pela câmara. Depois sairam as condenações à câmara para pagar pelos trabalhos a mais do empreiteiro que ascendem a mais de 10M e o assunto morreu. A câmara não vai mexer nem mais uma palha no estádio e o assunto vai a referendo no final deste ano para uma possível alienação do Estádio. Havendo alienação o assunto passa a ter que ser resolvido com outra entidade.

Pelo que tirando alterações à organização dos jogos (a questão da bilhética, roulottes, etc) mais nada poderá ser feito até o assunto da alienação ser resolvido. Não vai haver mais obras no estádio com aval da câmara. Mesmo que se fosse o Braga a pagá-las porque elas têm impacto direto numa possível alienação.

E no meu entender, só com alterações profundas se poderia ao menos corrigir um pouco o problema (mas nunca definitivamente). O Tópico sobre as melhorias no estádio já há muito versa sobre isso.
« Última modificação: 29 de Abril de 2019, 18:09 por NightHawk »
Bb0y Equipa Principal
  • *****
  • 1073
Como é óbvio o Observador tinha que vir meter veneno num post sério.

Mas, relativamente ao tema, é uma AG que muito provavelmente acabaria em águas de bacalhau com um simples: "O estádio é da câmara, o Braga não pode fazer alterações estruturais".

Foram aprovadas há uns tempos (mais de um ano penso) alterações profundas ao estádio em que parte eram pagas pelo clube parte pela câmara. Depois sairam as condenações à câmara para pagar pelos trabalhos a mais que ascendem a mais de 10M e o assunto morreu. A câmara não vai mexer nem mais uma palha no estádio e o assunto vai a referendo no final deste ano para uma alienação do Estádio. Havendo alienação o assunto passa a ter que ser resolvido com outra entidade.

Pelo que tirando alterações à organização dos jogos (a questão da bilhética, roulottes, etc) mais nada poderá ser feito até o assunto da alienação ser resolvido. Não vai haver mais obras no estádio com aval da câmara.

Meter veneno porquê? Entao a Academia que seria do clube passa para a SAD por alma de quem?

A Assembleia extraordinária deveria ser sim para propor eleições antecipadas porque esta direcção nao vai resolver nada em algo relacionado com o bem-estar e segurança dos seus adeptos.   
Chico Gordo Iniciados
  • *
  • 49
Sou da opini\ao que esta assembleia geral extraordinária deve ser realizada, mas desde já deixo aqui um aviso caso sejamos nós, os sócios, a pedir a assembleia. - As reuniões convocadas nos termos da alínea e) do artigo anterior, não se realizarão sem a presença dos sócios requerentes titulares de pelo menos dois terços dos respectivos votos, sendo feita uma única chamada no inicio da sessão, pela ordem em que os nomes estão dispostos no requerimento..
Ou seja, quem assinar depois que n\ao fique em casa.
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15093
A Assembleia Extraordinária faria sentido se fosse para abordar vários pontos (aguns já referidos) e não apenas um ponto.
BRAGA SEMPRE MAIS!
Fernando Marques
Fernando Marques Equipa Reservas
  • ****
  • 765
O tópico está aqui para ser discutido. Eu apenas o lancei. Na minha casa há duas assinaturas de dois sócios com mais de 25 anos de socio. Por isso se houver AG estaremos presentes. Nem que seja para sensibilizar alguém e alertar que a segurança dos adeptos está em causa. Há coisas que se podem fazer que não alteram a estrutura do estádio, como colocar uma bancada amovível em frente à pedreira para estes jogos (como outros clubes fazem). Ou mudar o ponto de entrada dos adeptos adversários para longe da Alameda.
guerreiro1921 Equipa Principal
  • *****
  • 3046
Se for para ser convocada uma AGE para discutir determinados assuntos que sejam relevantes para a actualidade do clube, tais como a organização dos jogos, a politica de venda de bilhetes, entre outros, podem contar com os meus votos.
Se for para pedir eleições antecipadas ou pedir a destituição da actual Direcção, então não contem comigo.  Há dois anos esta direcção foi democraticamente eleita e nao vejo, até à data, motivos para a sua destituição.
Anuncios M
Anuncios M
Fernando Marques
Fernando Marques Equipa Reservas
  • ****
  • 765
Se for para ser convocada uma AGE para discutir determinados assuntos que sejam relevantes para a actualidade do clube, tais como a organização dos jogos, a politica de venda de bilhetes, entre outros, podem contar com os meus votos.
Se for para pedir eleições antecipadas ou pedir a destituição da actual Direcção, então não contem comigo.  Há dois anos esta direcção foi democraticamente eleita e nao vejo, até à data, motivos para a sua destituição.
Sim, eu assinarei se for possível lá chegar quando se concordar com o tópico de discussão. O presidente foi eleito por grande maioria e não é tempo para discutir eleições quando estamos a preparar a nova época. O que me preocupa é a vergonha na organização dos jogos grandes. A segurança dos seres humanos que frequentam o estádio.
CarlosSPereira Juniores
  • ***
  • 276
Será que também por uma simples rede nas varandas das escadas para a nascente superior conseguiria evitar esses arremessos cá para baixo?
Isto não me parece que implique mudanças estruturais no estádio.

Enviado do meu STF-L09 através do Tapatalk

darkshines
darkshines Equipa Principal
  • *****
  • 2279
O tempo do Abel chegou ao fim e do Salvador para lá caminha.

Em termos de bilhetica isto tem que ser aprovado e seguido a régua e esquadro para todos os anos. Contra os 3 metralhas em casa:
- cedência do número de bilhetes exigido por lei
- e não há mais venda de bilhetes ao público em Braga. No máximo acompanhante de sócio e um bilhete por cartão de sócio!

Desta forma acaba-se com o clima de insegurança em Braga imposto por esta gente.

É possível aprovar isto? Penso que não seja difícil
Anuncios G
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16436


O tempo do Abel chegou ao fim e do Salvador para lá caminha.

Em termos de bilhetica isto tem que ser aprovado e seguido a régua e esquadro para todos os anos. Contra os 3 metralhas em casa:
- cedência do número de bilhetes exigido por lei
- e não há mais venda de bilhetes ao público em Braga. No máximo acompanhante de sócio e um bilhete por cartão de sócio!

Desta forma acaba-se com o clima de insegurança em Braga imposto por esta gente.

É possível aprovar isto? Penso que não seja difícil
Alguém se deu ao trabalho de ler regulamentos da Liga no que refere a bilhetes antes de mandar bitaites o ano todo?

Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
AMartins
AMartins Equipa Principal
  • *****
  • 3394
Se for para ser convocada uma AGE para discutir determinados assuntos que sejam relevantes para a actualidade do clube, tais como a organização dos jogos, a politica de venda de bilhetes, entre outros, podem contar com os meus votos.
Se for para pedir eleições antecipadas ou pedir a destituição da actual Direcção, então não contem comigo.  Há dois anos esta direcção foi democraticamente eleita e nao vejo, até à data, motivos para a sua destituição.
Sim, eu assinarei se for possível lá chegar quando se concordar com o tópico de discussão. O presidente foi eleito por grande maioria e não é tempo para discutir eleições quando estamos a preparar a nova época. O que me preocupa é a vergonha na organização dos jogos grandes. A segurança dos seres humanos que frequentam o estádio.

Infelizmente uma coisa leva a outra. A política de bilhética e de estruturação dos sectores disponíveis para visitantes nas bancadas do estádio é que faz com que esta direção esteja a tomar medidas que são graves para a manutenção da segurança dos associados. E se querem brincar com a nossa segurança (e dos nossos) então por mim bem que podem ir dar uma volta!

No entanto acho que isto pode ser feito de várias maneiras. Pode ser convocada uma AG para discutir pontos essenciais que nos preocupam (estádio, organização de jogos, etc..) e se o resultado da mesma não for de encontro ao interesse dos sócios requerentes deverão reunir-se as condições para a convocatória de outra com pedido de eleições antecipadas. Isto só vai lá se lhes metermos medo senão fica tudo na mesma.

Não me parece que a questão de acessos e vias para o estádio deva ser o ponto central (porque em AG esse será sempre fácil de refutar) no entanto a política de segurança, estratégia de venda de bilhetes de de estruturação dos sectores, a maior rede de segurança do mundo que só aqui consegue produzir o efeito contrário aquilo que é destinada e as condições de circulação no estádio e na envolvente devem ser abordadas. Aqui há muita margem de discussão. E a questão da academia e negócio da SAD é outra história que pode ser relevante.
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
Sou a favor desta convocatória é preciso fazer algo, com civismo e organização como o nosso clube merece e parece-me um bom timming para implementar as alterações necessárias com tempo antes do início da próxima época.

Tenho dúvidas que seja positivo haver vários pontos a discussão, sob pena de se querer falar de muita coisa e depois não se falar com profundidade de nada. Acho que só o assunto da reorganização dos adeptos e estratégia de venda de bilhetes já daria pano para mangas mas se for para debater mais algum ponto acrescentava mais um ou dois não mais que isso e que nenhum fosse a destituição da direcção pois não me faz sentido misturar alhos com bogalhos.

Relativamente à organização dos jogos, adeptos assim como a politica de bilheteira, já referi algumas vezes em outros tópicos mas deixo aqui só para ficar neste. A melhor solução, do meu ponto de vista,, tendo em conta a maior e melhor promoção do Braguismo, levar mais adeptos e famílias ao estádio e segurança, passa por:

- Retirar a jaula de toda a bancada Nascente Superior e devolver essa bancada aos nossos adeptos (a que tem mais visibilidade logo mais poder de promoção do braguismo)

- Colocar os adeptos adversários num canto da Poente (ver se só na superior ou dividir entre superior e inferior)

- A Alameda só para nós com uma fun zone digna desse nome, que seja atractiva não só para os adeptos conviverem antes dos jogos mas, e não menos importante, atractiva também para as crianças, os sócios de manhã, o Bracaro até pode lá andar antes dos jogos iniciarem.
 
Alguns foristas deixarem inclusive maquetes de sugestões do que poderia ser feito neste sentido de reorganizar os adeptos em outros tópicos (https://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,27872.0.html) algumas interessantes na minha opinião que poderia se levar alguns desses exemplos para análise e ver se fazem sentido, prós e contras e o que é ou não exequível.

Relativamente à politica de bilhética, principalmente em jogos grandes, pelo menos até termos base social suficiente para mudar de estratégia, vender aos nossos sócios, acompanhantes dos nossos sócios e enviar os 5% obrigatórios e depois ao público consoante o que acharmos mais estratégico e os regulamentos permitirem e, se possível, pelo menos numa primeira fase, nas nossas bancadas não permitir entrar adereços de outros clubes por motivos de segurança.

Estas alterações parecem-me que podem ser feitas sem grandes custos/obras e mudanças estruturais no estádio são quase questões de reorganização, talvez a maior alteração seja na Alameda com a criação da fun zone mas seriam, à partida, tudo elementos que são possíveis retirar sempre que necessário.

« Última modificação: 29 de Abril de 2019, 20:33 por Old School »
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
O tópico está aqui para ser discutido. Eu apenas o lancei. Na minha casa há duas assinaturas de dois sócios com mais de 25 anos de socio. Por isso se houver AG estaremos presentes. Nem que seja para sensibilizar alguém e alertar que a segurança dos adeptos está em causa. Há coisas que se podem fazer que não alteram a estrutura do estádio, como colocar uma bancada amovível em frente à pedreira para estes jogos (como outros clubes fazem). Ou mudar o ponto de entrada dos adeptos adversários para longe da Alameda.

Não vão haver alterações ao estádio porque a câmara não as vai aprovar. Há um processo de alienação em curso. Adicionar uma bancada amovível obriga a alterações estruturais. Se for só para discutir bilhética, roulottes, organização de entrada e colocação dos adeptos isso dá...
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
...

Meter veneno porquê? Entao a Academia que seria do clube passa para a SAD por alma de quem?

...

Onde é que ouviste/leste isso? Isso é falso.
CarlosSPereira Juniores
  • ***
  • 276
...

Meter veneno porquê? Entao a Academia que seria do clube passa para a SAD por alma de quem?

...

Onde é que ouviste/leste isso? Isso é falso.
Isto já sou eu a perguntar sem conhecimento de causa.. os terrenos foram cedidos ao clube cerro? Portanto a academia é património do clube e não da SAD?
Se alguem conseguir explicar agradecia, prefiro perguntar do que estar a dizer algo que não e verdade !

Enviado do meu STF-L09 através do Tapatalk

bstrider Equipa Principal
  • *****
  • 1496
...

Meter veneno porquê? Entao a Academia que seria do clube passa para a SAD por alma de quem?

...

Onde é que ouviste/leste isso? Isso é falso.
Isto já sou eu a perguntar sem conhecimento de causa.. os terrenos foram cedidos ao clube cerro? Portanto a academia é património do clube e não da SAD?
Se alguem conseguir explicar agradecia, prefiro perguntar do que estar a dizer algo que não e verdade !

Enviado do meu STF-L09 através do Tapatalk

https://www.google.com/amp/s/www.publico.pt/2019/04/08/local/noticia/camara-autoriza-sad-sporting-braga-utilizar-futuro-multiusos-1868498/amp
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
É exatamente isso. E é uma extensão ao projeto inicial. A academia é do clube, a extensão com mais um pavilhão e 2 campos é da SAD porque o clube não se pode endividar mais (e na realidade quem vai pagar é a SAD). Foi o que eu percebi.

Mas para discutir este ponto (diferente do ponto do tópico) não é preciso assembleia extraordinária... é só aparecer à ordinária e esclarece-se tudo, até porque uma decisão do clube ceder algo à SAD terá sempre que ser votada pelos sócios do clube (não pode ser feita à revelia).
« Última modificação: 29 de Abril de 2019, 21:31 por NightHawk »
AMartins
AMartins Equipa Principal
  • *****
  • 3394
Esqueçam a questão da academia (só o referi no fim do meu comentário porque a 2a fase é que vai decidir o “futuro” da alameda e etc). Foquem no essencial que é a postura ridícula da direção em relação à organização dos jogos e à leviandade com que a segurança tem sido posta em causa repetidamente.
 

Anuncios M