Quantcast
Estatutos do SCBraga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Estatutos do SCBraga
526 Respostas
43299 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Observador
Observador Equipa Principal
  • *****
  • 2741
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #60 em: 03 de Janeiro de 2024, 20:14 »
Será que vamos ouvir pela primeira vez a ameaça "a equipa profissional da Sad pode ir para Fão jogar"?
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16461
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #61 em: 03 de Janeiro de 2024, 20:17 »
Sei que estão temporariamente inativos, mas seria bom a página "O Escadote" vir mais uma vez educar a massa associativa, sobre o que está em causa.
Na nota onde falavam de um período de inatividade referiam que se estavam a preparar para este momento, alteração dos estatutos.
Há minutos publicaram um post genérico sobre o Futebol-desporto de massas.

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios M
Anuncios M
BragaSempre Iniciados
  • *
  • 19
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #62 em: 03 de Janeiro de 2024, 20:42 »
Quantos anos de sócio tinha o António Salvador quando foi pela primeira vez Presidente do Braga?
Tutankhamun
Tutankhamun Equipa Principal
  • *****
  • 1086
  • Faraó do Egito
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #63 em: 03 de Janeiro de 2024, 20:45 »
É preciso divulgar, espalhar e voltar a divulgar.

É importante que as páginas de apoio façam a sua parte.

Da minha parte, e posso dizer desde já que nunca vi tanta gente interessada em marcar presença, pelo menos, daquilo que conheço.

Não pode resfriar e que não seja um Janeiro Dourado (Deus queira que sim) que vá fazer mudar os votos ou as ideias de certas pessoas, isto não tem nada a haver com resultados desportivos.

Espero ver o Escadote a rasgar.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2024, 20:47 por Tutankhamun »
andromeda123 Equipa Principal
  • *****
  • 1378
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #64 em: 03 de Janeiro de 2024, 20:46 »
"2 - Em todas as sociedades desportivas          "2 – Eliminado."
em que o S.C.B. participe nos termos do           
número anterior, existentes ou futuras,
será mantida, directa ou indirectamente,
a maioria do capital social e número de
votos correspondente a essa posição
societária."


É este o ponto de maior discordia na proposta
bstrider Equipa Principal
  • *****
  • 1498
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #65 em: 03 de Janeiro de 2024, 21:22 »
Será que vamos ouvir pela primeira vez a ameaça "a equipa profissional da Sad pode ir para Fão jogar"?
E o estádio Centenário? É do clube ou da SAD?

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15095
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #66 em: 03 de Janeiro de 2024, 21:26 »
Será que vamos ouvir pela primeira vez a ameaça "a equipa profissional da Sad pode ir para Fão jogar"?
E o estádio Centenário? É do clube ou da SAD?

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

E o plantel que era do clube e passou para a SAD, sem que o clube cheirasse o que quer que fosse...
BRAGA SEMPRE MAIS!
Bracaraugustano
Bracaraugustano Equipa Principal
  • *****
  • 1770
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #67 em: 03 de Janeiro de 2024, 21:44 »
O artigo que permite que o clube não seja o sócio maioritário não pode ser mudado, caso contrário deixaremos de ter um clube de Braga. Calha de correr mal e está o clube, como o Vilaverdense a jogar nos quintos do inferno ou o Casa Pia em Rio Maior.

Quanto ao símbolo, a mudança já vai tarde. O símbolo atual é feio, desatualizado, confuso e sem grande significado. Muitos grandes clubes por esse mundo fora já atualizaram os seus e nada perderam com isso. Em Portugal o maior exemplo é o Sporting. Além de que, o nosso símbolo, também já foi mudado uma série de vezes. Está na altura de o tornar moderno e adequado ao mundo digital em que vivemos. Um belo exemplo de atualização na cidade de Braga foi o símbolo da Universidade. Está moderno, elegante e simples. E toda a gente sabe a quem pertence.
Anuncios M
Anuncios M
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3430
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #68 em: 03 de Janeiro de 2024, 21:48 »
O Sporting Clube de Braga não é o McDonald's, não precisa dum símbolo moderno e digital pra vender mais hambúrgueres.

Lê-se com cada coisa, que susto.
Fidelis et Antiqva
Fidelis et Antiqva Juniores
  • ***
  • 267
  • Sócio 6127
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #69 em: 03 de Janeiro de 2024, 22:23 »
O artigo que permite que o clube não seja o sócio maioritário não pode ser mudado, caso contrário deixaremos de ter um clube de Braga. Calha de correr mal e está o clube, como o Vilaverdense a jogar nos quintos do inferno ou o Casa Pia em Rio Maior.

Quanto ao símbolo, a mudança já vai tarde. O símbolo atual é feio, desatualizado, confuso e sem grande significado. Muitos grandes clubes por esse mundo fora já atualizaram os seus e nada perderam com isso. Em Portugal o maior exemplo é o Sporting. Além de que, o nosso símbolo, também já foi mudado uma série de vezes. Está na altura de o tornar moderno e adequado ao mundo digital em que vivemos. Um belo exemplo de atualização na cidade de Braga foi o símbolo da Universidade. Está moderno, elegante e simples. E toda a gente sabe a quem pertence.
E ganharam alguma coisa?
Espero que tal como o outro, este ponto também seja reprovado
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2024, 22:29 por Fidelis et Antiqva »
Forza Ragazzi!
Luso Equipa Principal
  • *****
  • 7418
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #70 em: 03 de Janeiro de 2024, 22:39 »
Vão atualizar o símbolo para uma coisa tipo isto:
Anuncios G
DiogoEA Equipa Principal
  • *****
  • 3051
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #71 em: 03 de Janeiro de 2024, 22:57 »
Recordo ainda um pormenor do qual já tinha falado há uns tempos: numa das últimas AGs, em que fomos informados da passagem da academia para a alçada da SAD, fomos também informados que a SAD celebrou com o clube um contrato de alguns anos (mais de 10 seguramente) que permitia a exploração dos direitos de imagem (nome SCB, emblema e cores) a troco de um valor qualquer do qual também já não tenho memória.

Aquilo que vai acontecer, é que vão ser jogadas várias cartas. Penso que a primeira será a da demissão caso o artigo não passe. A seguinte será a separação SCB - SAD (tendo a SAD o direito de manter emblema e nome por contrato e sendo já proprietária do espaço da academia).

Que não passe a eliminação do artigo da maioria. Que não passe o do emblema. Que não passe a obrigatoriedade dos 5000 votos para lista. Que não passe a proposta de alteração de estatutos sem consulta da AG do clube. Queria ser optimista mas creio que vai ser feia a AG.

O Braga é maior que qualquer individualidade e é propriedade dos seus sócios, sem nós nada existe.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2024, 23:00 por DiogoEA »
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3430
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #72 em: 03 de Janeiro de 2024, 23:00 »
O artigo que permite que o clube não seja o sócio maioritário não pode ser mudado, caso contrário deixaremos de ter um clube de Braga. Calha de correr mal e está o clube, como o Vilaverdense a jogar nos quintos do inferno ou o Casa Pia em Rio Maior.

Quanto ao símbolo, a mudança já vai tarde. O símbolo atual é feio, desatualizado, confuso e sem grande significado. Muitos grandes clubes por esse mundo fora já atualizaram os seus e nada perderam com isso. Em Portugal o maior exemplo é o Sporting. Além de que, o nosso símbolo, também já foi mudado uma série de vezes. Está na altura de o tornar moderno e adequado ao mundo digital em que vivemos. Um belo exemplo de atualização na cidade de Braga foi o símbolo da Universidade. Está moderno, elegante e simples. E toda a gente sabe a quem pertence.
E ganharam alguma coisa?
Espero que tal como o outro, este ponto também seja reprovado
A Juventus se calhar passou a vender mais camisolas no sudeste asiático.
Por outro lado, ganhou o asco de muitos dos seus próprios adeptos.

Modernizar o símbolo é uma coisa, eu também acho que há uma ou outra coisa que se pode fazer sem mandar ao lixo o símbolo, mas mudar por completo é outra, ainda pra mais quando se entra logo a pés juntos dizendo que o nosso símbolo é "feio, desatualizado, confuso e sem grande significado".
Gostos não se discutem, mas dizer que é um símbolo "sem grande significado"...
Fidelis et Antiqva
Fidelis et Antiqva Juniores
  • ***
  • 267
  • Sócio 6127
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #73 em: 03 de Janeiro de 2024, 23:09 »
O artigo que permite que o clube não seja o sócio maioritário não pode ser mudado, caso contrário deixaremos de ter um clube de Braga. Calha de correr mal e está o clube, como o Vilaverdense a jogar nos quintos do inferno ou o Casa Pia em Rio Maior.

Quanto ao símbolo, a mudança já vai tarde. O símbolo atual é feio, desatualizado, confuso e sem grande significado. Muitos grandes clubes por esse mundo fora já atualizaram os seus e nada perderam com isso. Em Portugal o maior exemplo é o Sporting. Além de que, o nosso símbolo, também já foi mudado uma série de vezes. Está na altura de o tornar moderno e adequado ao mundo digital em que vivemos. Um belo exemplo de atualização na cidade de Braga foi o símbolo da Universidade. Está moderno, elegante e simples. E toda a gente sabe a quem pertence.
E ganharam alguma coisa?
Espero que tal como o outro, este ponto também seja reprovado
A Juventus se calhar passou a vender mais camisolas no sudeste asiático.
Por outro lado, ganhou o asco de muitos dos seus próprios adeptos.

Modernizar o símbolo é uma coisa, eu também acho que há uma ou outra coisa que se pode fazer sem mandar ao lixo o símbolo, mas mudar por completo é outra, ainda pra mais quando se entra logo a pés juntos dizendo que o nosso símbolo é "feio, desatualizado, confuso e sem grande significado".
Gostos não se discutem, mas dizer que é um símbolo "sem grande significado"...
É óbvio que querem descaracterizar e mudar por completo o emblema, visto que, de acordo com a proposta de alteração dos estatutos, o emblema já não necessita de ser igual à heráldica da cidade e passa a ser "imagem representativa do clube".
O que eu mudaria no nosso emblema atual era primeiro de tudo por a Santa Maria de Braga correta. Depois, mas por mero melhoramento visual, as cores. O emblema que tens na tua foto para mim é a versão mais bonita de todas.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2024, 23:13 por Fidelis et Antiqva »
Forza Ragazzi!
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3430
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #74 em: 03 de Janeiro de 2024, 23:14 »
O artigo que permite que o clube não seja o sócio maioritário não pode ser mudado, caso contrário deixaremos de ter um clube de Braga. Calha de correr mal e está o clube, como o Vilaverdense a jogar nos quintos do inferno ou o Casa Pia em Rio Maior.

Quanto ao símbolo, a mudança já vai tarde. O símbolo atual é feio, desatualizado, confuso e sem grande significado. Muitos grandes clubes por esse mundo fora já atualizaram os seus e nada perderam com isso. Em Portugal o maior exemplo é o Sporting. Além de que, o nosso símbolo, também já foi mudado uma série de vezes. Está na altura de o tornar moderno e adequado ao mundo digital em que vivemos. Um belo exemplo de atualização na cidade de Braga foi o símbolo da Universidade. Está moderno, elegante e simples. E toda a gente sabe a quem pertence.
E ganharam alguma coisa?
Espero que tal como o outro, este ponto também seja reprovado
A Juventus se calhar passou a vender mais camisolas no sudeste asiático.
Por outro lado, ganhou o asco de muitos dos seus próprios adeptos.

Modernizar o símbolo é uma coisa, eu também acho que há uma ou outra coisa que se pode fazer sem mandar ao lixo o símbolo, mas mudar por completo é outra, ainda pra mais quando se entra logo a pés juntos dizendo que o nosso símbolo é "feio, desatualizado, confuso e sem grande significado".
Gostos não se discutem, mas dizer que é um símbolo "sem grande significado"...
É óbvio que querem descaracterizar e mudar por completo o emblema, visto que, de acordo com a proposta de alteração dos estatutos, o emblema já não necessita de ser igual à heráldica da cidade e passa a ser "imagem representativa do clube".
O que mudava no nosso emblema atual era primeiro de tudo por a Santa Maria de Braga correta. Depois, mas por mero melhoramento visual, a paleta de cores. O emblema que tens na tua foto para mim é a versão mais bonita de todas.
Ora, não podia concordar mais.  ;D
Meter os castelos, torres e a santa todos da mesma cor já seria um enorme passo no sentido de modernizar o símbolo.
Fica aqui para quem o quiser:

https://1000logos.net/wp-content/uploads/2022/01/Braga-Logo-1940s.png

Plenamente de acordo em relação à Santa correta, no entanto, é um assunto que carece de mais divulgação.
Pedreira
Pedreira Juniores
  • ***
  • 435
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #75 em: 03 de Janeiro de 2024, 23:46 »
Mudanças de símbolo por essa Europa fora: Manchester City, Juventus, Roma, Inter de Milão, Chelsea. Em Portugal, salienta-se naturalmente o Sporting e diga-se de passagem que para muito melhor, agora acho o símbolo antigo deles feio...
Não percebo o conservadorismo dos nossos foristas, respeito claro, estamos numa democracia, mas acho as ameias por ex. desactualizadas, eram muito comuns antigamente em símbolos de clubes portugueses de facto, mas muitos já abandonaram esse pormenor. Mas se não for para as tirar, que se dê um toque mais moderno ao design. Ou porque não aproveitar símbolos da cidade como o Arco da Porta Nova (como já fez o Vólei Clube de Braga, acho o símbolo lindíssimo, aproveitando o azul da cidade) ou a escadaria do Bom Jesus?
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16461
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #76 em: 03 de Janeiro de 2024, 23:52 »
Mas que raio de lenga lenga é essa de substituir pela santa correcta?

A santa correcta é a que está no símbolo atual do clube, que é a mesma do símbolo da cidade: santa Maria de Braga: nossa senhora com menino jesus no braço esquerdo e manto azul. A única coisa que difere é ausência do lírio na mão direita (que no símbolo atual da cidade parece uma varinha).

Substituir a santa correcta só se for na cabeça do Salvador que repete que é a Nossa senhora do leite, que é representada com o menino no braço direito e .. a amamentar.

---------
Eu acho que o símbolo está bem assim, faz a ligação do clube com a cidade.
No entanto tudo se pode discutir. Se o propósito fosse apenas modernizar o símbolo porque poderia atrair mais likes, ok discutia se e votava-se. Agora quase todos os pontos, senão todos, servem um único propósito: retirar o pouco controlo que os sócios ainda têm, e isso só pode merecer um redondo não. A todas as questões que sejam nesse sentido.





Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
D_PAC
D_PAC Equipa Principal
  • *****
  • 1779
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #77 em: 03 de Janeiro de 2024, 23:53 »
Sou a favor de uma “atualização” do símbolo…. Quanto ao resto, nem tem discussão.
#VãoTerDeContarConnosco
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3430
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #78 em: 04 de Janeiro de 2024, 00:03 »
Mudanças de símbolo por essa Europa fora: Manchester City, Juventus, Roma, Inter de Milão, Chelsea. Em Portugal, salienta-se naturalmente o Sporting e diga-se de passagem que para muito melhor, agora acho o símbolo antigo deles feio...
Não percebo o conservadorismo dos nossos foristas, respeito claro, estamos numa democracia, mas acho as ameias por ex. desactualizadas, eram muito comuns antigamente em símbolos de clubes portugueses de facto, mas muitos já abandonaram esse pormenor. Mas se não for para as tirar, que se dê um toque mais moderno ao design. Ou porque não aproveitar símbolos da cidade como o Arco da Porta Nova (como já fez o Vólei Clube de Braga, acho o símbolo lindíssimo, aproveitando o azul da cidade) ou a escadaria do Bom Jesus?
O City não mudou de símbolo, voltou ao antigo.
A mudança da Juventus foi extremamente impopular entre os seus adeptos.
A Roma não mudou de símbolo, simplesmente usa a loba na camisola de vez em quando (já o faz desde os anos 70).
A mudança do Inter, embora não tão radical como a da Juventus, também não foi propriamente bem recebida.
O símbolo atual do Chelsea é uma versão "facelifted" do símbolo utilizado nos anos 50.

De todos estes só o do City, e talvez o do Chelsea, foi uma clara melhoria. Juventus e Inter foram horrendos e toda a gente percebeu qual o objetivo por trás da mudança.

O do Sporting a meu ver não lhes faz favores nenhuns, penso que teriam ficado melhor servidos se tivessem modernizado o antigo, mas isso é lá com eles e mesmo entre a lagartada não é particularmente popular. 

Um clube de futebol, centenário, que representa uma cidade antiquíssima e de tradições vincadas, não pode ser encarado da mesma forma que o símbolo de uma qualquer empresa. É algo muito mais sagrado, que diz respeito às pessoas de uma forma muito mais íntima.
Naturalmente respeito quem discorde.
006
006 Juvenis
  • **
  • 230
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #79 em: 04 de Janeiro de 2024, 00:06 »
O artigo que permite que o clube não seja o sócio maioritário não pode ser mudado, caso contrário deixaremos de ter um clube de Braga. Calha de correr mal e está o clube, como o Vilaverdense a jogar nos quintos do inferno ou o Casa Pia em Rio Maior.

Quanto ao símbolo, a mudança já vai tarde. O símbolo atual é feio, desatualizado, confuso e sem grande significado. Muitos grandes clubes por esse mundo fora já atualizaram os seus e nada perderam com isso. Em Portugal o maior exemplo é o Sporting. Além de que, o nosso símbolo, também já foi mudado uma série de vezes. Está na altura de o tornar moderno e adequado ao mundo digital em que vivemos. Um belo exemplo de atualização na cidade de Braga foi o símbolo da Universidade. Está moderno, elegante e simples. E toda a gente sabe a quem pertence.
O problema é que neste momento não há cumprimento dos estatutos. O clube não detém a maioria da Sad.. É apenas aquele com mais ações, mas não o maioritário.

Mas pessoalmente acho que o clube se devia concentrar em tentar a maioria das ações da Sad e não a mudança de estatutos.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
SÓ S.C.BRAGA
 

Anuncios M