Quantcast
NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 25/10
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 25/10
9 Respostas
1530 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 25/10
« em: 25 de Outubro de 2018, 08:27 »
Unidos pelo amor mas de costas voltadas no dérbi
Casal de professores perspetiva o V. Guimarães-Braga. Rivalidade saudável não impediu uma pequena aposta para o jogo de amanhã

Rosário Teixeira
Professora de matemática “A rivalidade é bonita, mas sem violência. O António nunca teve problemas”
António Costa
Professor de geometria “Sou sócio do Braga, mas respeito e nunca fui maltratado. Dei os parabéns aos vitorianos pela Taça”


O cupido uniu-os em 1995, mas há coisas que nunca irão mudar na vida de um casal: o amor pelo clube e pela cidade que os viu nascer. Rosário Teixeira, de 52 anos, natural de Azurém, e António Costa, de 54 anos, natural de Dume, são um casal simpático que partilha muitos gostos, mas no futebol, em vésperas do Vitória de Guimarães – Sp. Braga, estarão de costas voltadas durante 90 minutos.
A rivalidade assenta-lhes tão bem como o amor que os uniu há 23 anos, mas dérbi que é dérbi, entre clubes e cidades rivais, deu origem a uma aposta. “Se o Vitória ganhar, e penso que será por 2-0, pagarei o jantar ao meu marido e a alguns amigos dele braguistas”, prometeu Rosário Teixeira, professora de matemática, com um sorriso contagiante. António Costa, professor de geometria descritiva, não fica atrás. “Se o Sp. Braga vencer, e penso que será por 2-1, cozinharei durante duas semanas”, prometeu à mulher.
Rosário Teixeira joga em casa, mas parte em desvantagem numérica a nível familiar. “Em casa são três braguistas contra uma vitoriana. Tentei que fossem do Vitória, pois há muitos vitorianos na família, mas deixaram-se influenciar pelo pai”, explica, sem mágoa, até porque o marido também teve aprovação do pai.
“O meu pai era um vitoriano ferrenho. Só queria que o Vitória ficasse à frente do Braga e que não dissessem mal do Vitória. Quando casamos, como o Vitória ficava quase sempre à frente do Braga, nunca houve problemas”, lembrou Rosário Teixeira que, apesar do fervor clubístico, deixou de ser sócia.
NA CIDADE DO “INIMIGO”
António Costa vive na cidade do “inimigo”, mas, independentemente das rivalidades, garante que nunca teve problemas.
“Guimarães é uma cidade que sabe acolher e tenho muitos amigos vitorianos. Aliás, em jogos de futebol entre amigos, alguns jogam com a camisola do Braga e outros com a camisola do Vitória. A rivalidade é saudável e tem de existir. Mas com respeito e sem violência”, lembra o associado 1138.
Ainda assim, durante a reportagem efetuada no parque da cidade de Guimarães, não se livrou de olhares reprovadores e de um piropo amigável. “Há quem tenha mau gosto”, ouviu-se. António Costa revelou fair-play, gesto que irá manter na próxima segunda-feira, no regresso às aulas. “Eu brinco muito com os meus alunos e espero na segunda-feira poder fazer o mesmo. Mas sempre na desportiva. Em caso de derrota, já sei que será um dia muito complicado. Talvez se faltar eles esqueçam”, perspetivou, entre gargalhadas.
“O Vitória vai ganhar”, reforça a esposa, garantindo que o resultado do último dérbi é passado. “Mais importante do que vingar o 5-0 será ganhar. E vamos ganhar”, concluiu.


Poder de fogo na frente com os mesmos trunfos
Oito meses depois da histórica goleada no Berço, Abel repete apostas nas alas e no ataque
Esgaio e Ricardo Horta nas alas; Wilson Eduardo e Dyego Sousa na frente. Foi com estes quatro jogadores mais adiantados no terreno que, há dez meses, a equipa arsenalista construiu, no Estádio D. Afonso Henriques e frente ao Vitória de Guimarães, o maior triunfo de sempre, em casa do velho rival (5-0).
Oito meses depois, tudo indica que o técnico Abel Ferreira vai repetir aquele quarteto, que curiosamente assinou três dos cinco golos (só Ricardo Horta não faturou), tendo os restantes tentos sido apontados por Hassan e Vukcevic.
Os quatro jogadores que mais têm jogado esta época na zona ofensiva totalizam 13 dos 16 golos da equipa na Liga: Dyego (cinco), Wilson (quatro) e Horta (quatro). Só Esgaio está em branco. No entanto e em comparação com o jogo de 18 de fevereiro último, no meio-campo defensivo e na defesa, as alterações são muitas. Vukcevic e André Horta já não jogam no Braga e os duplos pivot têm sido os reforços Claudemir e João Novais. Na defesa, Jefferson saiu e com Raúl Silva e o guarda-redes Matheus estão lesionados. Restam Goiano e Bruno Viana. Pablo, Sequeira e Tiago Sá estão agora entre as apostas principais de Abel Ferreira. Sem novidades clínicas, o Braga volta a treinar esta manhã, seguindo-se a antevisão do dérbi.

JN
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 25/10
« Responder #1 em: 25 de Outubro de 2018, 08:35 »
É OFICIAL: NEM TODOS SE ODEIAM
José João Torrinha (vimaranense), e Miguel Pedro (braguista) juntaram-se para analisarem o dérbi de amanhã. E nem se pegaram à porrada!

“Só fico feliz com as derrotas do Braga quando dá jeito ao Vitória”
José João Torrinha Advogado
“É um jogo especial, não é igual aos outros. Vivo-o intensamente”
Miguel Pedro Jurista

“O dérbi que melhor recordo foi um em que demos 5-0 ao Braga, era eu pequenino”
“Ódio ao Braga não consigo ter. A rivalidade é uma coisa muito boa e salutar”
José João Torrinha Advogado
“Vivo o jogo intensamente. Não é um jogo como os outros. É mesmo muito especial”
“Violência é algo que abomino. É o pior que tem a rivalidade no futebol”
Miguel Pedro Músico e jurista

Não houve feridos, nem mortos, nem pedradas, ou ameaças sequer. José João Torrinha (V. Guimarães) e Miguel Pedro (Braga), comentadores de O JOGO, anteciparam o grande desafio de amanhã
Quando a equipa de reportagem de O JOGO chegou ao Largo da Oliveira, no centro histórico vimaranense, já o advogado José João Torrinha e o jurista e músico dos Mão Morta, Miguel Pedro, se encontravam sentados numa esplanada. Não estavam ao soco, o que, desde logo, foram boas – ou más notícias, depende da perspetiva (uma cena de soco dava sempre uma boa história ). O JOGO juntou estes dois adeptos desde sempre do V. Guimarães e do Braga para falar sobre o dérbi de amanhã e sobre a rivalidade que os une, sim, porque é isso que mais os une. De resto, são comentadores semanalmente no nosso jornal, através do qual se conheceram num programa de rádio que fez furor. Ao longo da divertida conversa, bem tentámos a provocação, mas não foi fácil. Respeitam-se imenso e respeitam os respetivos clubes, algo que não se pode dizer da grande maioria dos adeptos. O dérbi é em Guimarães e, como tal, tinha de ser esta a cidade para palco do frente a frente (no caso, e por uma questão estética) lado a lado. A rivalidade como tema. Pelo meio da conversa, muitos sorrisos malandrecos, alguns apartes saudavelmente venenosos, mas não, não foi preciso intervenção policial como acontece em tantos encontros entre V. Guimarães e Braga. “Isso é horrível, é o pior que pode acontecer. É algo que abomino e é o quede pior tem a rivalidade, porque rivalidade não é isso”, diz Miguel Pedro. “Já fui ver muitos dérbis a Braga, fui aí umas três vezes à Pedreira, mas deu sempre problemas, pedradas, confusão, de modo que decidi não ir lá mais”, conta Torrinha.
A rivalidade vista por um e outro. Primeiro, José João Torrinha: “Não tem jogo igual. Se saio da órbita? Quer dizer, ultimamente pelas funções que exerço [n.d.r. presidente da Assembleia Municipal de Guimarães] estou um bocado proibido de sair da órbita. Há dois anos, fui ver um jogo a Braga. Estava no camarote presidencial. A força que eu fiz para não festejar um golo do Vitória dava para levantar uma montanha. Mas quando estou na bancada, sai tudo cá para fora. Ódio ao Braga não consigo ter, a rivalidade é uma coisa muito boa, mas admito que haja quem odeie. Isso percebe-se nas conversas de café, quando se ouve coisas do género: ‘se eu estiver a morrer em Braga e precisar de um copo de água, prefiro morrer à sede’”, afirma, para garantir que só fica feliz com as derrotas do Braga quando “dá jeito para a classificação do Vitória”. “Disciplinei-me: só olho para o Vitória e acho que nas crónicas que escrevo no jornal nunca falei do Braga”. Agora, Miguel Pedro: “Tenho uma forma muito parecida com o Torrinha de olhar para a rivalidade. Vivo o jogo intensamente. É um jogo especial, não é igual aos outros. As rivalidades são coisas boas no futebol, rivalidade não tem nada a ver com ódio. Mandamos as nossas bocas, festejamos e é assim que está bem. Durante o jogo, vibro muito. Há uns anos, era vice-presidente do Conselho de Justiça da FPF e fui a Guimarães ver um jogo com o Braga, a convite do Pimenta Machado. O Braga marcou golo mesmo no fim. Fiz um ligeiro festejo, um ‘gooolo’, mas contido. Não foi bom, e foi o Pimenta Machado quem meteu água na fervura. Não devia ter feito aquele ligeiro festejo, mas sabemos que às vezes é impossível não festejar.”
Convidados a recordar o dérbi de melhor memória, Miguel Pedro salta logo sem dar tempo ao colega comentador. “O que melhor recordo é o do ano passado” (risos, pelos 5-0 em Guimarães). E recordo-me bem de muitos que vencemos. Temos tendência para recordar os melhores momentos e não os piores...” José João Torrinha elege dois dérbis. “O primeiro era ainda muito pequeno, tinha cinco anos, e o resultado foi o mesmo do ano passado: 5-0. Só que vencemos nós. Também tenho bem presente o dérbi para a Taça de Portugal, em que eliminámos o Braga, e acabámos por vencer o troféu. O jogo foi uma emoção incrível. O Douglas fez uma defesa monumental a um remate do Custódio. Se a bola entrasse, não sei o que seria a vida do Custódio, já que vivia em Guimarães...”


A misteriosa festa de um presidente do Vitória pelo Braga
A dado momento, Miguel Pedro contou algo que não é muito comum. Ora, vejamos: “Quando o meu avô era presidente do Braga, aí pelos anos 40, a equipa subiu à I Divisão. Foi organizado um cortejo para assinalar o feito, e o presidente do V. Guimarães dessa altura pediu para que o cortejo passasse em Guimarães, para que as pessoas pudessem integrá-lo também. Ele próprio foi a Braga integrar-se no cortejo”. José João Torrinha não resiste: “Provavelmente foi destituído quando voltou a Guimarães”. Por que é que aconteceu este gesto é um mistério, até porque ainda hoje, e ambos comungam desta ideia, “qualquer aproximação entre as Direções é muito malvista, é praticamente assinar a capitulação”, termina Torrinha.


OUB`LÁ EIS UM BOM EXEMPLO DA PAZ NO MUNDO
“Oub’Lá” é o título do primeiro single dos Mão Morta, banda da qual faz parte Miguel Pedro. É também o nome de um bar no centro histórico de Guimarães. “Sou muito bem tratado em Guimarães, gosto muito da cidade (acham que posso dizer isto?... Posso), já toquei aqui muitas vezes e, não, nunca tive vontade de compor uma música a rachar o Vitória de Guimarães”


Salvador e Mendes vistos pelo inimigo
Líder bracarense não goza da simpatia de Torrinha, mas o do Vitória é apreciado por Miguel Pedro

A isto se chama entrar em território inimigo. Os dois comentadores aceitaram o desafio de falar sobre os presidentes e os treinadores adversários. Neste jogo de opiniões ninguém fica a perder
Ambos esperam um jogo “muito tático, muito jogado a meio-campo”. É uma opinião que os dois assinam por baixo, mas Miguel Pedro faz questão de falar das vantagens e desvantagens do Braga neste dérbi: “Vem com o treinador do ano passado e estabilizou uma ideia de jogo, e isso é uma vantagem grande em relação ao Vitória, que tem um treinador novo e a sua ideia ainda não terá pegado muito bem. A grande desvantagem do Braga é jogar em Guimarães, onde é extremamente difícil, pela equipa e pelo público. Se as coisas começam a correr bem ao Vitória, o público agiganta-se.” José joão Torrinha tem uma ideia muito própria sobre este jogo... “Normalmente sou um bocado pessimista. Esta semana estou com um feeling que vamos ganhar. Não tem nenhum lado racional esta minha sensação. Vamos ver se o meu sexto sentido vale alguma coisa. Temos feito um campeonato atípico, tivemos aquela grande vitória no Dragão, a vitória na Madeira foi um bom tónico, e o jogo para a Taça foi encarado com muita seriedade. Vou interpretando esses sinais como positivos e, se calhar, é isso que me leva a ter este feeling.”
Aos dois comentadores pedimos uma opinião sobre os presidentes dos clubes adversários. Torrinha sobre António Salvador. “Não simpatizo nada com ele, aviso já... Reconheço que ele tem trabalho para mostrar, seria néscio se não reconhecesse. Objetivamente há um AS (Antes de Salvador) e haverá um DS (Depois de Salvador). Mas não gosto do estilo dele, da provocação desnecessária. Prefiro mil vezes a postura do presidente do meu clube.”
Miguel Pedro sobre Júlio Mendes. “É muito fácil falar dele, porque é casado com uma das minhas melhores amigas de Guimarães. Do que conheço e do que vejo, parece-me uma pessoa ponderada. Tenho uma excelente opinião sobre ele, quer como pessoa, quer como dirigente.”
Em pé de conversa, o que pensam um e outro do treinador adversário? Torrinha sobre Abel Ferreira: “O Abel tem uma carreira ainda muito curta. Aproveitou uma oportunidade que teve, agarrou-a muito bem. Na altura foi uma situação do género ‘ficas e depois vê-se’... Foi-se vendo e neste momento é inquestionável em Braga. O trabalho fala por ele. Muitas vezes a conjuntura ajuda muito. Falta perceber como é que ele é num outro ambiente”...
Miguel Pedro sobre Castro: “Luís Castro é competente. Tem mais experiência do que o Abel, não sei se é o treinador que permite a uma equipa dar aquele salto que se torna necessário. O Braga tem tido treinadores que ajudaram a dar o salto e depois deram o salto para fora. Tenho dúvidas que Luís Castro tenha esse calibre. É bom, é competente, mas não sei se será o treinador para o Vitória dar ‘aquele’ salto...”.

O JOGO
Anuncios M
Anuncios M
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 25/10
« Responder #2 em: 25 de Outubro de 2018, 08:41 »
“Salvador estava radiante”
Hassan recordou algumas histórias da goleada (5-0) da época passada em Guimarães e revelou o ambiente que se viveu no balneário logo após o final da partida

Hassan recordou o golo marcado em Guimarães na última época Hassan confessou que nunca teve coragem para falar com Pedro Martins (seu atual treinador) sobre a goleada em Guimarães, mas avisa que o dérbi de amanhã vai ser bem diferente do último...
Hassan, que está cedido ao Olympiacos, participou na goleada da última época em Guimarães. O avançado entrou ainda na primeira parte para o lugar do lesionado Dyego Sousa e,pouco depois,marcou um dos cinco golos de um triunfo histórico. O JOGO lançou-lhe agora o convite para recordar esse jogo e Hassan aceitou o desafio com uma condição:as respostas seguiriam por escrito. E seguiram, num português de fazer inveja a muitos... portugueses. A vitória da última época em Guimarães ficará para sempre na memória dos adeptos.
Os jogadores sentiram que estavam a fazer história?
—Um dérbi minhoto é sempre intenso, por mil e uma razões. Desde o estádio que está cheio, à pressão dos adeptos e das pessoas do próprio clube, até à garra e vontade de ganhar que,apesar de existirem, sempre é maior nestes jogos. É evidente que um jogo daqueles ficará para sempre na nossa memória... Ganhámos, estivemos muito bem, e foi um jogo em que tudo nos correu bem, tudo deu certo. No entanto, o Braga não pode entrar para este dérbi a pensar no que aconteceu na última época. Vai ser um jogo difícil para as duas equipas. Entrou ainda na primeira parte (substituiu o lesionado Dyego Sousa) e ainda marcou.
Foi o jogo pelo Braga que lhe deu mais prazer de jogar?
—Não sei... Por acaso, todos os jogos em que ganhámos e jogámos bem me dão prazer, independentemente do adversário.
Como é que essa vitória foi vivida no balneário? Quem é que estava mais eufórico?
Hassan —O sentimento depois de qualquer vitória é sempre bom, mas naquele jogo foi obviamente especial. Era um dérbi, ainda por cima na casa do nosso rival. Todos ficámos muito contentes com o resultado, mas confesso que o presidente estava especialmente radiante depois desse jogo. Foi um jogo com muitas histórias.
 Lembra-se de alguma em especial?
—Por acaso lembro. Pouco depois de termos chegado ao estádio, e tal como é habitual, nós, os jogadores, fomos conversar um pouco para o relvado, ver como estava o terreno, etc. Todos conhecemos a rivalidade que existe entre os dois clubes e mal entrámos no relvado os adeptos que já estavam no estádio começaram a assobiar-nos – é normal, já estamos habituados. Apesar disso, havia um miúdo que estava atrás de um dos bancos que passou o tempo a chamar pelo meu nome. ‘Hassan, Hassan, Hassan...’. Ele não parava, aquilo durou alguns minutos. Em condições normais não olharia, tendo em conta que estávamos em Guimarães, mas o miúdo foi tão persistente que comecei a achar que me queria cumprimentar ou pedir uma camisola ou um autógrafo. Não resisti, mas mal olhei para o miúdo ele disse um grande palavrão, daqueles mesmo fortes que não posso reproduzir aqui. Partime a rir com a situação, tal como os meus colegas. O treinador do V. Guimarães era o Pedro Martins, que o acompanha agora no Olympiacos.
Já lhe pediu desculpa por aquele resultado?
—Podem não acreditar, mas nunca falamos sobre esse jogo. Tenho uma relação muito boa com o míster, mas no futebol temos de saber respeitar os adversários.Não conseguiria brincar com ele por causa daquele resultado... Hoje em dia, as nossas conversas são mais sobre o nosso atual clube.


Passado e presente
O pior momento da carreira e a aventura no Olympiacos
Apesar de estar atualmente lesionado, Hassan considera que “a aventura no Olympiacos está a correr bem” (um golo em oito jogos, três como titular). “Temos bons jogadores, uma grande equipa técnica e os adeptos são fanáticos”, explicou o avançado, que preferiu não falar sobre a saída de Braga. O egípcio recordou, no entanto, um “dos piores momentos” da carreira, aquele em que soube que não tinha sido convocado para o Mundial. “Tinha feito a fase de qualificação, acompanhei sempre aquele grupo, e foi um choque, provavelmente porque não estava a contar. Mas já passou e fez-me mais forte”, explicou.

O JOGO
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 25/10
« Responder #3 em: 25 de Outubro de 2018, 08:53 »
RIVAIS UNIDOS POR UM SONHO
O dérbi minhoto ganhou uma nova ambição que não conhece limites. O Sp. Braga já ameaça os grandes e o Vitória quer aproximar-se do topo

JÚLIO MENDES ACOMPANHOU A APOSTA DE ANTÓNIO SALVADOR E NA ÚLTIMA REUNIÃO MAGNA LANÇOU REPTO AOS SÓCIOS

Em pouco mais de um ano, tudo mudou no Minho. O Sp. Braga assumiu em janeiro de 2017, pela voz de António Salvador, o objetivo de conquistar um título de campeão até 2021, ano do centenário do clube. Um ato de coragem numa fase desportiva complicada dos arsenalistas, que acabaram por entrar num rumo ascendente com a subida, em definitivo, de Abel Ferreira ao comando técnico. A reação do V. Guimarães começou por ser de ceticismo. E na primeira vez em que se pronunciou sobre essa meta estratosférica do rival, em setembro do ano passado, o presidente Júlio Mendes acabou por qualificar essa meta como populista, o que levou a um estalar de verniz entre os vizinhos, corporizado através de um duro comunicado emitido pelos bracarenses. O facto é que, com uma dura campanha eleitoral de permeio, o Vitória começou a aproximar o discurso para o exterior do seu potencial humano nunca concretizado. Interpelado na última assembleia geral precisamente por RADIOGRAFIA DAS CONTAS RELATIVAS A 2017/18 um associado que sublinhava que o importante era ficar à frente do Sp. Braga, Mendes retirou o foco da rivalidade e colocou-a no objetivo que servirá de orientação. “O sonho dos vitorianos é um dia sermos campeões e termos mais títulos, e é o que alimenta esta direção”, proclamou perante o enquadramento formal e oficial de uma reunião magna. Ele que chegou a falar na possibilidade de atingir uma final europeia nos próximos dez anos. Um capítulo no qual o Sp. Braga já leva a vantagem de ter atingido a decisão da Liga Europa, em 2011, e conquistado a Taça Intertoto. Mesmo que ainda haja um longo caminho a trilhar, este até pode ser o primeiro dérbi minhoto entre candidatos ao título. Um novo estatuto que a liderança do Sp. Braga, que já foi isolada, certifica.


Atraso de 15 anos pesa na balança
Enquanto a SAD do Sp. Braga foi constituída em 1998, o V. Guimarães resistiu a aderir ao novo modelo. Só com a chegada de Júlio Mendes, após aprovação dos sócios e escritura pública realizada em abril de 2013, foi possível começar a combater 15 anos de atraso que pesam muito na balança do despique entre os rivais do Minho. Quando António Salvador assumiu a liderança da SAD, em 2003, teve de superar arduidades que se colocaram no imediato, dado que a equipa estava em risco de despromoção. Todavia, a parceria com Jesualdo Ferreira garantiu estabilidade desportiva e, a partir daí, foi criado retorno imediato. Em 2004/05, o Sp. Braga já apresentava lucros de 8 milhões euros, tendo início um percurso que se conhece na perfeição. Já Júlio Mendes encontrou um V. Guimarães em cacos, asfixiado por 24 milhões de euros de passivo deixado por Emílio Macedo. Foi preciso recuperar a credibilidade e a criação da SAD foi uma peça fundamental da estratégia. Apesar de algumas críticas fáceis que são tecidas, o facto é que o Vitória, mesmo tendo de arrastar um lastro tão pesado, e ante a recusa dos sócios em receberem investidores externos de vulto, conquistou uma Taça de Portugal, chegou noutra ocasião ao Jamor e participou por duas vezes na fase de grupos da Liga Europa. O investimento no plantel aumentou e espera resultados.


Adeptos devem mobilizar-se
Nós temos um sonho, todos nós temos um sonho, mas para que esse sonho se possa um dia tornar realidade, que não sei quando vai ser, é importante o número de sonhadores presentes”, alertou Abel Ferreira, que fixou como número aceitável a presença constante de 15 mil adeptos no Estádio Municipal para que o esforço em campo tenha o devido suporte. Na época passada o Vitória ganhou esse duelo por 16.015 espectadores de média contra 11.706 do Sp. Braga. Esta época, até agora, o saldo é de 18.719 contra 12.793.


Miolo de estreantes
A partida de amanhã no D. Afonso Henriques simbolizará a estreia de Claudemir e João Novais no dérbi minhoto. Nas últimas três jornadas a dupla tem assumido o controlo do meio-campo arsenalista, superando a concorrência de Palhinha e Fransérgio.

CLAUDEMIR E JOÃO NOVAIS SUPERAM CONCORRÊNCIA DE JOÃO PALHINHA E FRANSÉRGIO NA LUTA PELA TITULARIDADE

A disputar a primeira época na cidade dos arcebispos, os efeitos da rivalidade milenar entre as cidades ainda são desconhecidos para os médios mas, seguramente, Abel Ferreira já lhes explicou a importância do próximo encontro. Claudemir, de 30 anos, chegou a Braga vindo do Al-Ahli, emblema da Arábia Saudita. Depois de uma fase de adaptação, foi chamado para substituir João Palhinha frente ao Sporting. Os arsenalistas acabariam por derrotar os leões por 1-0 e Claudemir agarraria com unhas e dentes a titularidade. A importância do jogador brasileiro seria novamente reafirmada em Felgueiras, quando, pressentindo dificuldades, Abel Ferreira chamou o médio a jogo para mexer com o encontro da Taça. A integração de João Novais no onze foi mais rápida do que a do colega de equipa. Depois de três épocas no Rio Ave, o médio de 25 anos rumou à cidade minhota. Ficou apenas 29 minutos no banco, no primeiro encontro da época. Nas restantes seis partidas alinhou sempre de início, sendo um dos jogadores mais utilizados por Abel Ferreira.
A dupla do meio-campo tem sido um dos pilares que sustentam o êxito arsenalista no sector ofensivo. A par do FC Porto, os minhotos possuem o melhor registo atacante do campeonato, com 16 golos marcados.


“Talvez faltem orçamentos compatíveis”
Ter dois clubes a assumir a ambição do título é sinal de prestígio, de ambição da região, dos seus dirigentes e um sinal de que o Minho quer estar na frente do desporto e do futebol em Portugal. O que lhes falta? Os clubes têm equações financeiras que nem sempre são compatíveis com a ambição que têm e talvez falte aqui um orçamento compatível com esse desejo de chegar mais longe. Mas significa, por outro lado, uma gestão rigorosa, sem loucuras… Numa observação geral, transversal à maioria dos portugueses, nos últimos dez anos o Sp. Braga, com António Salvador na presidência, deu um salto. Por isso vai claramente à frente do V. Guimarães e a chegar-se aos ditos grandes do futebol português.”

RECORD
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 25/10
« Responder #4 em: 25 de Outubro de 2018, 09:30 »
FUTSAL
BRAGA/AAUM CINTRA PERTO DO REGRESSO
Ausente das quadras desde 30 de dezembro, dia em que sofreu uma rotura total dos ligamentos do joelho direito frente ao Belenenses, o ala Bruno Cintra já faz treino condicionado e deverá poder ser opção para Paulo Tavares dentro de aproximadamente duas semanas. O brasileiro, 25 anos, teve um retrocesso na recuperação na pré-época, mas agora está prestes a voltar.

O JOGO
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 25/10
« Responder #5 em: 25 de Outubro de 2018, 09:34 »
ESPERADOS CERCA DE 1500 ADEPTOS EM GUIMARÃES
O SC Braga deve contar com o apoio de cerca de um milhar e meio de adeptos no D. Afonso Henriques, sexta-feira à noite.
 Os bilhetes para o encontro têm o custo unitário de 10 euros para associados e simpatizantes do clube arsenalista, que disponibilizou transporte para esta saída: até às 12 horas desta quinta-feira, os interessados têm garantido lugar no autocarro a troco de três euros para sócios e seis para não sócios.
 Entretanto, a equipa prosseguiu, ontem, a sua preparação. E sem alterações em relação à véspera: ou seja, Raul Silva e Ailton evoluem de forma integrada condicionada, Matheus e Trincão continuam parados.

A BOLA
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 25/10
« Responder #6 em: 25 de Outubro de 2018, 14:58 »
Wilson Eduardo e Esgaio regressam ao Sporting de Braga para o clássico minhoto
O treinador do Sporting de Braga, Abel Ferreira, convocou Wilson Eduardo e Esgaio para a deslocação ao reduto do Vitória de Guimarães, na sexta-feira, em jogo da oitava jornada da I Liga de futebol.
O treinador do Sporting de Braga, Abel Ferreira, convocou esta quinta-feira Wilson Eduardo e Esgaio para a deslocação ao reduto do Vitória de Guimarães, na sexta-feira, em jogo da oitava jornada da I Liga de futebol.
Os dois jogadores falharam o jogo da Taça de Portugal, no domingo, com o Felgueiras 1932 (vitória por 1-0), por estarem castigados, mas estão de volta às opções do técnico para o clássico minhoto e ambos devem ser titulares.
De fora da lista de 19 eleitos do técnico Abel Ferreira, em relação à última convocatória, ficaram Diogo Figueiras e Murilo.
O Sporting de Braga, um dos líderes do campeonato, em igualdade com o Benfica, ambos com 17 pontos, e o Vitória de Guimarães, sétimo colocado, com 10, defrontam-se às 21h15 horas de sexta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

A lista dos 19 convocados:
Guarda-redes: Tiago Sá e Marafona.
Defesas: Bruno Viana, Sequeira, Pablo Santos, Lucas, Marcelo Goiano.
Médios: Fransérgio, Palhinha, Claudemir, Fábio Martins, Eduardo, João Novais, Esgaio.
Avançados: Wilson Eduardo, Luther Singh, Dyego Sousa, Ricardo Horta, Paulinho.

Abel Ferreira diz que Sporting de Braga só pensa em ganhar em Guimarães
O treinador Abel Ferreira disse esta quinta-feira que o Sporting de Braga vai a Guimarães defrontar o Vitória, na sexta-feira, na oitava jornada da I Liga de futebol, para ganhar e manter a liderança, a par do Benfica.
“Não podemos alterar comportamentos, independentemente dos adversários. Este é um jogo de emoções, mas não controlamos o que os outros pensam, apenas as nossas tarefas individuais e coletivas e o nosso plano de jogo”, disse o técnico, em conferência de imprensa.
O Sporting de Braga é um dos líderes do campeonato, em igualdade com o Benfica (ambos com 17 pontos), e, para Abel Ferreira, o “objetivo é sempre o mesmo, seja em que campo for e contra quem for”: “Lutar do primeiro ao último segundo para vencer”.
Abel Ferreira jogou nos dois clubes e, reconhecendo a rivalidade existente, entende que o sentimento em relação a estes jogos “é semelhante” nos dois lados, tendo ainda frisado a importância de os jogadores terem que “ajustar a ansiedade, por forma a executar bem e serem competitivos” e a equipa “ser agressiva, no bom sentido, com paixão”.
Na época passada, o Sporting de Braga foi ao estádio D. Afonso Henriques golear o Vitória de Guimarães por 5-0, mas o treinador considerou que “cada jogo é único e irrepetível”. “Vão estar duas equipas com o mesmo desejo de ganhar, vai ser um jogo quente, para homens de cabeça fria, e queremos canalizar toda a energia, os assobios e provocações que possam surgir para o nosso plano de jogo”, disse.
Abel Ferreira desvalorizou ainda a questão do favoritismo: “Isso é teoria, eu gosto é da prática e passar das palavras aos atos”. “O Vitória de Guimarães mudou muito, de treinador, jogadores. Contratou muito e bem e é seguramente uma das melhores equipas do futebol português. Está num processo de transformação, tem um treinador com uma ideia muito clara, tem uma identidade e tem vindo a crescer”, analisou.
O técnico deixou ainda expresso o desejo que o encontro decorra sem incidentes fora do campo, pedindo aos adeptos arsenalistas que “sejam fiéis aos valores do Sporting de Braga”.“Acredito que, no futebol, há coisas que nos unem mais do que nos separam. A rivalidade é bonita, é preciso saber respeitá-la, cada um puxando pela sua equipa, prestando um serviço não só ao futebol, como dando um exemplo de comportamentos de cidadania”, disse.

OBSERVADOR
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 25/10
« Responder #7 em: 25 de Outubro de 2018, 15:04 »
Dérbi minhoto: Braga fala em decisão insólita da PSP e pede intervenção da Liga
Direção do Braga emitiu um comunicado evidenciando preocupação com o esquema de segurança montado para o dérbi de Guimarães.
O Braga emitiu esta quinta-feira um comunicado no qual evidencia "preocupação" com o esquema de segurança montado para o dérbi minhoto, que se disputa na noite de sexta-feira, em Guimarães. "Em função das indicações disponíveis, a Direção do SC Braga estranha os obstáculos criados na deslocação e no acesso dos adeptos afetos ao nosso clube, vendo como legítima a desconfiança quanto às garantias de segurança das 15 centenas de apoiantes que vão acompanhar a equipa no dérbi minhoto", pode ler-se no texto colocado no site oficial.
"É para o SC Braga incompreensível que o Comando de Guimarães da PSP tenha definido um ponto de reorganização da caixa de segurança situado a três quilómetros do Estádio D. Afonso Henriques, o que é absolutamente insólito face ao que tem acontecido em anos recentes", aponta ainda o clube bracarense. "Tal opção acarreta duas consequências, a primeira delas altamente gravosa, na medida em que implica o percurso de uma distância longa em trajeto urbano, passando por complexos residenciais problemáticos", justifica.

Eis o comunicado na íntegra:
"O SC Braga manifesta publicamente a sua preocupação face às informações que tem obtido quanto ao plano de segurança delineado para o jogo desta sexta-feira, a disputar em Guimarães frente ao Vitória SC.
Em função das indicações disponíveis, a Direção do SC Braga estranha os obstáculos criados na deslocação e no acesso dos adeptos afetos ao nosso clube, vendo como legítima a desconfiança quanto às garantias de segurança das 15 centenas de apoiantes que vão acompanhar a equipa no dérbi minhoto.
A questão da segurança é, de facto, primordial e só por si justifica o alerta público que o SC Braga se sente forçado a lançar por esta via, entendendo como incompreensível que os responsáveis de segurança do clube não tenham sido consultados pelo Comando de Guimarães da Polícia de Segurança Pública quanto ao plano traçado e questionando também qual o papel do promotor da competição, a Liga Portugal, num processo de enorme relevância para a salvaguarda do principal motor da indústria, que são os adeptos.
É para o SC Braga incompreensível que o Comando de Guimarães da PSP tenha definido um ponto de reorganização da caixa de segurança situado a três quilómetros do Estádio D. Afonso Henriques, o que é absolutamente insólito face ao que tem acontecido em anos recentes.
Tal opção acarreta duas consequências, a primeira delas altamente gravosa, na medida em que implica o percurso de uma distância longa em trajeto urbano, passando por complexos residenciais problemáticos.
É missão da PSP garantir a segurança dos adeptos, mas o SC Braga tem dever de vigilância sobre as decisões assumidas e questões muito legítimas quanto à efetividade das mesmas.
De igual modo, tal opção exige uma deslocação em caixa de segurança que dificilmente será inferior a 40 minutos, o que criará um enorme obstáculo a que os adeptos afetos ao nosso clube possam assistir ao encontro na sua totalidade.
Essa tem sido, de resto, uma constante nas deslocações do SC Braga a Guimarães, contrastando claramente com a realidade verificada nos dérbis disputados no nosso estádio, e para a qual parece também concorrer a decisão de abrir apenas uma das três portas de acesso à Bancada Norte, o que face à quantidade de adeptos para vistoriar expõe à evidência a intenção de impedir o acesso dos apoiantes do SC Braga no tempo devido, ou seja, até ao início do jogo.
O questionamento público de todas estas opções visa motivar a reflexão de todas as entidades que cuidam da realização do espectáculo desportivo. E se as forças policiais devem zelar pela segurança pública, não pode a Liga Portugal demitir-se da enorme responsabilidade que tem, que é de garantir a defesa dos principais ativos do negócio futebol, que são os adeptos.
O SC Braga não é alheio ao clima que tem rodeado este encontro e espera de todos os intervenientes igual cuidado e interesse na garantia de todas as condições para que este seja - antes, durante e depois - um dérbi sem incidências.
Os 1500 bilhetes a que o SC Braga teve acesso estão esgotados, sinal da forte mobilização dos nossos adeptos, que aliás tem sido comum a todas as deslocações da nossa equipa. Aos nossos apoiantes deixamos a garantia de que os responsáveis do clube tudo farão para garantir a sua segurança, incentivando a que de facto compareçam em força e com espírito de fair-play, direcionando todo o seu entusiasmo para o apoio à equipa."


Abel: "Canalizar toda a energia, assobios e provocações para o plano de jogo"
Abel Ferreira, treinador do Braga, fez a antevisão ao jogo de sexta-feira com o Vitória de Guimarães.
Gestão de emoções: "Não podemos alterar os nossos comportamentos, temos que continuar a ser coerentes, independentemente do nosso adversário. É um jogo de emoções, sobretudo para fora, e de sentimentos individuais. Só controlamos o nosso plano de jogo e temos que ajustar a nossa ansiedade de modo a podermos pensar e executar bem, sendo agressivos no bom sentido e jogando com paixão. Temos que respeitar seja qual o adversário, mas a nossa missão é sempre a mesma, reconhecendo que há uma rivalidade entre os dois clubes, mas que seja de forma sadia, com respeito. Temos que proporcionar bons espetáculo e julgo que estão reunidas as condições para que amanhã se assista a um grande jogo de futebol".
Os 0-5 da época passada: "Não vivemos com o passado, vivemos só com o presente. Cada jogo é único e irrepetível, com duas equipas com o mesmo desejo de ganhar. É um jogo quente para homens de cabeça fria. A minha equipa terá de canalizar toda a energia, assobios e provocações para o plano de jogo, jogando para vencer".
Favoritismo: "Favoritismo do V. Guimarães? Não comento o que dizem os meus colegas sem os ouvir. O que vale é aquilo que temos que fazer no jogo, passando das palavras aos atos. Queremos passar tudo o que treinámos para a ação, sendo fiéis à nossa identidade, plano de jogo e compromisso. O que gosto mesmo é de estar lá dentro, jogando para vencer, dentro das quatros linhas".
Conversa no balneário: "Zero. Não tive qualquer conversa com os jogadores sobre os 0-5 da época passada".
Rivalidade: "Acredito sinceramente que há mais coisas que nos unem do que nos separam no futebol. E a rivalidade é bonita. Deve é ser respeitada. Cada um tem de puxar pelos seus jogadores com comportamos de cidadania. Se o fizermos, prestaremos um bom serviço ao futebol. É isso que espero dos nossos adeptos: respeitem o adversário. É isso que espero dos meus jogadores e é isso que peço aos nossos adeptos. E acredito que do outro lado também há valores e princípios".
O V. Guimarães e Luís Castro: "O V. Guimarães mudou muito, contratou um bom treinador e bons jogadores. Está numa fase de transformação. É uma equipa com identidade e tem vindo a crescer. Quanto a nós, tudo o que fazemos tem a ver com o nosso trabalho diário. São vão poder jogar 11 jogadores, mas o resultado final terá a ver com o trabalho que todos desenvolveram ao longo da semana. Estamos preparados para o desafio. Conheço bem o Luís Castro. Ele sabe que eu o estudo tão bem como ele nos estuda a nós. Do primeiro ao último minuto vamos jogar para vencer. É uma equipa que parte menos a partir do guarda-redes. Vamos desafiá-los dentro das quatro linhas. Acredito que a nossa força vai prevalecer. Dou-me bem com Luís Castro, já partilhámos opiniões dentro e fora do relvado. Vou continuar a respeitá-lo".
Novas dificuldades: "Os jogos são únicos e irrepetíveis. Amanhã será um novo jogo, com jogadores diferentes. Estamos à espera de uma equipa organizada, com uma filosofia bem definida e que também privilegia o futebol de posse".
Esteve dos dois lados como jogador: "É mais o que nos une do que aquilo que nos separa. A paixão pelo clube é semelhante, temos é que respeitar o adversário e puxar pela equipa".
Semana especial? "Foi uma semana igual às outras. Para a comunicação social é que poderá ter sido diferente".

O JOGO
Anuncios M
Anuncios M
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 25/10
« Responder #8 em: 25 de Outubro de 2018, 15:08 »
Sp. Braga está preocupado com segurança em Guimarães e fala em decisão "incompreensível" da PSP
Dérbi minhoto agendado para esta sexta-feira
 
A direção do Sp. Braga emitiu esta quinta-feira um comunicado em que sublinha a sua preocupação sobre a segurança em torno do dérbi minhoto, em que disputa esta sexta-feira (21h15) em Guimarães, empregando a palavra "incompreensível" em relação às decisões tomadas pelo V. Guimarães e PSP.   
"Em função das indicações disponíveis, a Direção do SC Braga estranha os obstáculos criados na deslocação e no acesso dos adeptos afetos ao nosso clube, vendo como legítima a desconfiança quanto às garantias de segurança das 15 centenas de apoiantes que vão acompanhar a equipa no dérbi minhoto.
A questão da segurança é, de facto, primordial e só por si justifica o alerta público que o SC Braga se sente forçado a lançar por esta via, entendendo como incompreensível que os responsáveis de segurança do clube não tenham sido consultados pelo Comando de Guimarães da Polícia de Segurança Pública quanto ao plano traçado e questionando também qual o papel do promotor da competição, a Liga Portugal, num processo de enorme relevância para a salvaguarda do principal motor da indústria, que são os adeptos.
É para o SC Braga incompreensível que o Comando de Guimarães da PSP tenha definido um ponto de reorganização da caixa de segurança situado a três quilómetros do Estádio D. Afonso Henriques, o que é absolutamente insólito face ao que tem acontecido em anos recentes", pode ler-se no comunicado.
O Sp. Braga sublinha que esta opção "acarreta duas consequências": um percurso de uma distância longa em trajeto urbano, passando por complexos residenciais problemáticos e que dificilmente será inferior a 40 minutos, refere o clube presidido por António Salvador.


Wilson Eduardo e Esgaio regressam aos convocados para o clássico minhoto
Falharam jogo da Taça de Portugal devido a castigo
 O treinador do Sp. Braga, Abel Ferreira, convocou esta quinta-feira Wilson Eduardo e Esgaio para a deslocação ao reduto do Vitória de Guimarães, na sexta-feira, em jogo da oitava jornada da Liga NOS.
Os dois jogadores falharam o jogo da Taça de Portugal, no domingo, com o Felgueiras 1932 (vitória por 1-0), por estarem castigados, mas estão de volta às opções do técnico para o clássico minhoto e ambos devem ser titulares.
De fora da lista de 19 eleitos do técnico Abel Ferreira, em relação à última convocatória, ficaram Diogo Figueiras e Murilo.
O Sp. Braga, um dos líderes do campeonato, em igualdade com o Benfica, ambos com 17 pontos, e o Vitória de Guimarães, sétimo colocado, com 10, defrontam-se às 21h15 de sexta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Tiago Sá e Marafona.
Defesas: Bruno Viana, Sequeira, Pablo Santos, Lucas, Marcelo Goiano.
Médios: Fransérgio, Palhinha, Claudemir, Fábio Martins, Eduardo, João Novais, Esgaio.
Avançados: Wilson Eduardo, Luther Singh, Dyego Sousa, Ricardo Horta, Paulinho.

RECORD
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 25/10
« Responder #9 em: 25 de Outubro de 2018, 16:44 »
«DÉRBI? É UM JOGO QUENTE PARA HOMENS DE CABEÇA FRIA»
Abel Ferreira anteviu ao início da tarde desta quinta-feira o jogo mais quente do ano na região minhota: o dérbi entre SC Braga e Vitória de Guimarães.
Os guerreiros deslocam-se até ao Estádio D. Afonso Henriques, onde na época passada venceram por 5-0, mas Abel Ferreira garantiu que os bracarenses já esqueceram a goleada. «Não vivemos com o passado, só com o presente... Cada jogo é único e irrepetível, vão estar em campo duas equipas com o mesmo desejo de ganhar. É um jogo quente para homens de cabeça fria! A minha equipa terá de canalizar toda a energia, assobios e provocações para o plano de jogo», sublinhou.
O técnico apelou ainda ao respeito entre os adeptos neste jogo de fortes emoções.
«Acredito que há mais coisas no futebol que os unem do que os separa. A rivalidade é bonita desde que cada um puxe pelos seus jogadores, sempre com respeito. Se assim for, estaremos a prestar um bom serviço ao futebol e à cidadania. Sejam fiéis aos valores do SC Braga. É isso que peço aos meus jogadores, a mim mesmo e aos adeptos. Temos que prestar um bom serviço aos princípios da humanidade e ao futebol», enalteceu.
Já sobre o rival, Abel Ferreira afirmou que os vimaranenses estão ainda num processo de transformação.
«O V. Guimarães mudou muito, contratou um bom treinador e contratou muitos e bons jogadores. São uma das melhores equipas do futebol português. Estão numa fase de transformação. É uma equipa com identidade e que tem vindo a crescer. Estamos preparados para o desafio. Conheço bem o Luís Castro. Ele sabe que eu o estudo tão bem como ele nos estuda a nós», concluiu.

A BOLA
 

Anuncios M