Quantcast
SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
177 Respostas
22782 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
ombaiz
ombaiz Equipa Principal
  • *****
  • 1483
  • Quem não sente não entende...
  Re: SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
« Responder #160 em: 14 de Agosto de 2017, 13:21 »
Não gostei do SCBRAGA, meti férias as férias para ver o jogo e fiquei completamente desiludido. Pensei que íamos entrar com mais intensidade e parecíamos tartarugas, melhorou na 2ª parte, porque estamos com resultado negativo e nós conseguimos puxar pela equipa. Parabéns pelo forte apoio do grupo de adeptos organizados ( não são claque...... ). Penso que a ideia inicial seria jogar em 4-4-2, mas eu vi apenas um 4-2-4 e não me parece que seja desta maneira que vamos chegar a bom porto. Não vou falar de jogadores individualmente. Espero que a equipa melhore, pois foi o 1º jogo para o campeonato. FORÇA SCBRAGA!!!

Acho impossível ver que Xadas e Horta fazem o 4 avançado e nao ver que em momento ofensivo jefferson e Esgaio fazem de alas...Portanto quanto muito e não atendendo às movimentações no meio do campo teremos um 2-4-4... Se bem que isso muda tudo com a organização em termos centrais..

Ainda ontem vi algumas vezes Horta no centro e xadas também a baixar...

O que mais falta faz é que essa apoio de Horta e Xadas se faça sentir com muita mais intensidade, dando cobertura aos laterais e muito mais que isso um ponto de contacto mais perto que os avançados na área!! Por isso vemos jefferson quase sempre a cruzar a 2/3 do campo...não ha ali nenhuma solução e como não esta confiante nem com disponibilidade física para o 1vs1 cruza sempre muito longe da área!
Tranquejo Equipa Principal
  • *****
  • 1191
  Re: SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
« Responder #161 em: 14 de Agosto de 2017, 13:46 »
Este modelo tatico so funciona se os medios alas se movimentarem para o meio do terreno e os acançados dêm apoio nas alas, permitindo assim fazer triangulaçoes entre o lateral, o medio ala/ medio ofensivo e o Avançado.

O que tem aconteçido é que os avançados têm ficado estaticos no corredor central e os medios alas nao dao muito apoio no corredor central. Desta forma o nosso modelo atacante tem parecido mais um 2-4-4, em vez de um 3-1-4-2. Tem parecido um "tudo ao molho" em vez de um ataque organizado.
Anuncios M
Anuncios M
Magicobraga
Magicobraga Equipa Principal
  • *****
  • 10499
  • Saci Colorado
  Re: SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
« Responder #162 em: 14 de Agosto de 2017, 13:55 »
Este modelo tatico so funciona se os medios alas se movimentarem para o meio do terreno e os acançados dêm apoio nas alas, permitindo assim fazer triangulaçoes entre o lateral, o medio ala/ medio ofensivo e o Avançado.

O que tem aconteçido é que os avançados têm ficado estaticos no corredor central e os medios alas nao dao muito apoio no corredor central. Desta forma o nosso modelo atacante tem parecido mais um 2-4-4, em vez de um 3-1-4-2. Tem parecido um "tudo ao molho" em vez de um ataque organizado.
O único avançado que já percebeu isso foi o Hassan, já o Fonte que até é o jogador que tem mais características para o fazer ainda não percebeu.

Enviado do meu PRA-LX1 através de Tapatalk

HenDua
HenDua Equipa Principal
  • *****
  • 1845
  Re: SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
« Responder #163 em: 14 de Agosto de 2017, 14:48 »
O Abel diz que os jogadores não se sentem confortáveis com a sua proposta de jogo (menos circulação, mais verticalidade, assumir o risco no transporte de bola sem medo de deixar espaço nas costas, nomeadamente os médios interiores) e a minha pergunta é: porque não oferecer-lhes uma proposta de jogo e esquema táctico com a qual se sintam mais confortáveis? A jogarmos apenas com dois médios interiores nunca iremos ver o Fransérgio que vimos brilhar na Madeira...estranho muito que o Abel, treinador e ex jogador, não monte um esquema em torno dos seus jogadores e das suas características e prefira impor as suas ideias independentemente disso.

O conforto ganha -se com jogos nas pernas. Quando a equipa tiver este esquema e estilo de jogo rotinado e conhecerem as dinâmicas e movimentações dos colegas à sua volta aí estarão confortáveis. O Fransergio está numa equipa nova é normal que ainda esteja a assimilar as ideias do treinador e a forma de jogar dos colegas e do seu posicionamento. Com o tempo terá mais liberdade para impor o seu futebol em prol da equipa.

Estamos a jogar com 3 jogadores novos na defesa e com 2 novos no meio campo.  É normal. Como eu tenho vindo a dizer, estou convencido que lá para setembro estamos  a praticar um futebol de qualidade, com muita mais objectividade e pertinência.

Há três jogadores que não contam e eu acho que tem qualidade para esta equipa: Djavan, D'alberto e Assis.
Os três ainda não tem o futuro definido mas emprestando
Sequeira, vendendo Goiano os dois primeiros acrescentariam mais qualidade, na minha opinião.
Quanto a Assis compreendo que num meio campo a dois, já com Frannsérgio, Vuk e Danilo haja menos espaço para ele, mas que nos vai fazer falta vai  porque este ano tenho expectativas de ter muitos jogos entre campeonato, taças internas e liga Europa.
Acho que o facto de entrarmos ou não na fase de grupos também vai pesar bastante na definição do grupo final.
Magicobraga
Magicobraga Equipa Principal
  • *****
  • 10499
  • Saci Colorado
  Re: SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
« Responder #164 em: 14 de Agosto de 2017, 15:10 »
Gostava que fosse dada uma oportunidade ao D'Alberto, tem muita qualidade.

Enviado do meu PRA-LX1 através de Tapatalk

Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27762
  Re: SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
« Responder #165 em: 14 de Agosto de 2017, 15:41 »
O Abel diz que os jogadores não se sentem confortáveis com a sua proposta de jogo (menos circulação, mais verticalidade, assumir o risco no transporte de bola sem medo de deixar espaço nas costas, nomeadamente os médios interiores) e a minha pergunta é: porque não oferecer-lhes uma proposta de jogo e esquema táctico com a qual se sintam mais confortáveis? A jogarmos apenas com dois médios interiores nunca iremos ver o Fransérgio que vimos brilhar na Madeira...estranho muito que o Abel, treinador e ex jogador, não monte um esquema em torno dos seus jogadores e das suas características e prefira impor as suas ideias independentemente disso.

O conforto ganha -se com jogos nas pernas. Quando a equipa tiver este esquema e estilo de jogo rotinado e conhecerem as dinâmicas e movimentações dos colegas à sua volta aí estarão confortáveis. O Fransergio está numa equipa nova é normal que ainda esteja a assimilar as ideias do treinador e a forma de jogar dos colegas e do seu posicionamento. Com o tempo terá mais liberdade para impor o seu futebol em prol da equipa.

Estamos a jogar com 3 jogadores novos na defesa e com 2 novos no meio campo.  É normal. Como eu tenho vindo a dizer, estou convencido que lá para setembro estamos  a praticar um futebol de qualidade, com muita mais objectividade e pertinência.

Há três jogadores que não contam e eu acho que tem qualidade para esta equipa: Djavan, D'alberto e Assis.
Os três ainda não tem o futuro definido mas emprestando
Sequeira, vendendo Goiano os dois primeiros acrescentariam mais qualidade, na minha opinião.
Quanto a Assis compreendo que num meio campo a dois, já com Frannsérgio, Vuk e Danilo haja menos espaço para ele, mas que nos vai fazer falta vai  porque este ano tenho expectativas de ter muitos jogos entre campeonato, taças internas e liga Europa.
Acho que o facto de entrarmos ou não na fase de grupos também vai pesar bastante na definição do grupo final.
Pois eu já acho que o Sequeira é o mais equilibrado de todos os nossos laterais...quanto ao Djavan já ficou mais que evidente não ter condições físicas para fazer parte do nosso plantel, acho até que R. Ferreira deveria ser emprestado e provar noutra equipa que está fisicamente apto para jogar a este nivel, regressar e impor-se, ou não.

Relativamente ao Fransérgio, querendo mais que tudo estar errado na opinião que tenho, dificilmente (para não dizer mais) irá conseguir demonstrar todo o potencial e qualidade que demonstrou no 4X3X3 do Marítimo...digo o mesmo em relação a todos os nossos médios interiores que, infelizmente, neste esquema táctico, pelas suas exigencias, são curtos.

Somos a equipa da Liga com mais semanas de trabalho e mais jogos oficiais já disputados, já deveríamos, no minimo, demonstrar mais consistência defensiva (rotinas) e intensidade de jogo...sendo verdade que este é o ano zero de um novo ciclo, que Abel está a treinar pela primeira vez na I Liga e que o plantel sofreu várias  alterações (na opinião da maioria para melhor em todos os sectores, na minha os actuais titulares formam uma defesa mais débil do que os habituais titulares da época passada formavam), tais argumentos, ou parte deles, não justificam a enorme falta de qualidade colectiva no momento defensivo (parece-me mal trabalhado) e baixa intensidade de jogo...
« Última modificação: 14 de Agosto de 2017, 23:22 por Lipeste »
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5565
  Re: SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
« Responder #166 em: 14 de Agosto de 2017, 16:20 »
Este modelo tatico so funciona se os medios alas se movimentarem para o meio do terreno e os acançados dêm apoio nas alas, permitindo assim fazer triangulaçoes entre o lateral, o medio ala/ medio ofensivo e o Avançado.

O que tem aconteçido é que os avançados têm ficado estaticos no corredor central e os medios alas nao dao muito apoio no corredor central. Desta forma o nosso modelo atacante tem parecido mais um 2-4-4, em vez de um 3-1-4-2. Tem parecido um "tudo ao molho" em vez de um ataque organizado.
O único avançado que já percebeu isso foi o Hassan, já o Fonte que até é o jogador que tem mais características para o fazer ainda não percebeu.

Enviado do meu PRA-LX1 através de Tapatalk
+1
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
Duarte
Duarte Equipa Principal
  • *****
  • 3840
  Re: SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
« Responder #167 em: 14 de Agosto de 2017, 18:47 »
Este modelo tatico so funciona se os medios alas se movimentarem para o meio do terreno e os acançados dêm apoio nas alas, permitindo assim fazer triangulaçoes entre o lateral, o medio ala/ medio ofensivo e o Avançado.

O que tem aconteçido é que os avançados têm ficado estaticos no corredor central e os medios alas nao dao muito apoio no corredor central. Desta forma o nosso modelo atacante tem parecido mais um 2-4-4, em vez de um 3-1-4-2. Tem parecido um "tudo ao molho" em vez de um ataque organizado.
O único avançado que já percebeu isso foi o Hassan, já o Fonte que até é o jogador que tem mais características para o fazer ainda não percebeu.

Enviado do meu PRA-LX1 através de Tapatalk
+1

Não percebeu ou não o mandam fazer isso? É que no passado o Fonte era o Avançado que vinha mais atrás buscar jogo e que mais descaía para as alas, estranhamente não o temos visto muito a fazer isso.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com
Anuncios M
Anuncios M
Magicobraga
Magicobraga Equipa Principal
  • *****
  • 10499
  • Saci Colorado
  Re: SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
« Responder #168 em: 14 de Agosto de 2017, 18:48 »
O Fonte nunca foi de cair nas linhas, cheguei a queixar me disso várias vezes na epoca do Paulo Fonseca.

Enviado do meu PRA-LX1 através de Tapatalk

Eskol Equipa Principal
  • *****
  • 2956
  Re: SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
« Responder #169 em: 14 de Agosto de 2017, 22:12 »
Só tive a oportunidade de ver o resumo e ler os "resumos" dos pasquins, mas pelo que me pareceu grande parte dos lances de perigo do Portimonense aconteceram pelo lado esquerdo da defesa. Jefferson num estado físico miserável, não tem pedalada para acompanhar os adversários e quando sobe já não desce. Por este caminho mais vale o Goiano ou o Sequeira.

Este modelo de 4-4-2 é complexo e demora bastante a ser implementado. Se tudo correr bem, talvez lá para meio de Setembro a coisa comece a entrar nos eixos. Entretanto temos de ir somando pontos como podermos que foi o que aconteceu ontem.

Concordo com a opinião de alguns foristas de que deveria-mos ter um sistema alternativo com três médios. Temos jogadores para isso e é um esquema mais seguro e fácil de aplicar. Quero acreditar que o Abel ainda não introduziu algo do género devido precisamente à complexidade do 4-4-2. Estar a meter um 4-3-3 ao barulho iria atrasar o desenvolvimento já lento da equipa. Quando o 4-4-2 estiver a funcionar, aí sim espero bem que o Abel comece a dar mais atenção a uma alternativa tática.
Continuo a acreditar que o projeto com o Abel é de média/longa duração e, assim sendo, nos próximos anos os inícios de época serão bem mais suaves do que este, agora no início é que a coisa custa.
Quanto ao que poderia estar a ser feito com o que temos agora, os avançados estão a ser uma desilusão. Eles não podem ser meros Pontas-de-lança, têm de ser avançados completos. Têm de vir atrás buscar jogo e fazer a ligação. Apesar de já ir com dois golos, o Rui Fonte não está em boa forma e não há ligação entre o meio-campo e a linha da frente. A construção é toda feita pelas linhas porque no meio não há ninguém e somos engolidos pelo meio-campo adversário.
Rádio Voz do Neiva 98.7 FM
Rádio Voz do Neiva 98.7 FM Juniores
  • ***
  • 287
  • Somos a Rádio do BRAGA!
  Re: SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
« Responder #170 em: 14 de Agosto de 2017, 22:41 »
Relato dos Golos de XADAS e RUI FONTE

https://youtu.be/QlK96P7suTo

Rádio Voz do Neiva 98.7 FM | www.bolaprafrente.pt
A Equipa de Desporto
www.bolaprafrente.pt
Rádio Voz do Neiva | 98.7 FM
Anuncios G
Mais Norte
Mais Norte Equipa Principal
  • *****
  • 2893
  Re: SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
« Responder #171 em: 14 de Agosto de 2017, 22:55 »
Não é preciso estar com muita letra sobre este SC Braga-Portimonense.

Depois de um jogo intenso na Luz, tendo a seguir o Play-Off da Liga Europa, diria que cumprimos os mínimos, vencemos com muita garra, muito empenho. Quanto ao desempenho que venha com o tempo. Precisamos é de resultados.

Ver o jogo na televisão é muito diferente de o ver ao vivo, mas saúdo o apoio que terá sido dado à equipa. Digo isto pelo que posso ler no Forum, uma vez que nunca vejo um jogo na televisão com som. Sinais dos tempos que muito me alegram.

Mais uma vez entrámos muito mal. Cometemos vários erros defensivos, tanto individual como colectivamente. Foi Esgaio, foi Raúl, foi Jefferson. Bruno Viana esteve bem a jogar no lado direito, ele que, ao que me parece, joga à esquerda. Foi o seu primeiro jogo e cumpriu. Não é justo estar a exigir-lhe mais neste momento.

Jogando muito simples, e com bons executantes, o Portimonense deu-nos água pela barba durante toda a primeira parte.

Xadas deu um chuto no jogo com aquele golaço e mereceu, pelo que fez, ser considerado o melhor.

Abel mexeu bem no jogo. Correu bem. Alternando o mais e o menos o certo é que Danilo, Fransérgio e Vukcevic vão sendo substituidos uns pelos outros durante os jogos e isso vai resultando. Fábio Martins também entrou muito bem e fez um passe a rasgar que R. Fonte executou da melhor forma.

Xadas e Fábio, mais aquele do que este, pois Fábio até pode dar mais profundidade ao jogo, são muito importantes para ajudar a fazer a diferença no jogo interior. Paulinho pode ser uma peça importante da equipa nesta época.

Se Xadas e Esgaio até podem funcionar bem em conjunto, como vimos contra os suecos, embora estes tenham arriscado pouco nas alas, Fábio fazendo bem as diagonais também gosta de dar profundidade e isso pode colidir com Jefferson pois este parece ter como principal função os cruzamentos a partir da linha média.

Este 4X4X2 tem que ser muito, muito trabalhado pois somos apanhados muitas vezes desposicionados e em contrapé por equipas como o Portimonense.

Continuamos a ter dificuldades em ter bola e em fazê-la circular. Com estes Médios Centro, todos com um jogo muito vertical, não vai ser fácil. Partilho, por isso, essa preocupação com outros foristas.

Num jogo ensanduichado entre o Benfica e a LE o importante era vencer. E vencemos.

Subamos um degrau de cada vez neste início de época que não podia ser mais complicado. Isso também influencia o rendimento dos jogadores.

Temos que dar todo o apoio à nossa equipa para que possa crescer com confiança.







joao1999
  Re: SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
« Responder #172 em: 15 de Agosto de 2017, 09:49 »
Não gostei nada de grande parte deste jogo, acho que o Abel está a cometer um erro que é: Os extremos que jogaram de início, Horta e Xadas apenas jogavam por dentro, nunca mas mesmo nunca descaiam para as alas que era onde eu acho que deviam jogar, conclusão os laterais, Esgaiao e Jeferson tinham de subir/atacar e descer para defender mas isto tudo sucessivamente pois quando chegavam ao ataque não tinham ninguém a apoiar-los e depois quando desciam no terreno para defender, raros eram os momentos em que outros jogadores fechavam e ajudavam nessa tarefa. Já para não falar de que ficava demasiada gente no meio campo e ninguém se entendia, e o facto de os extremos estarem a jogar por dentro tirava a criatividade toda ao Fransergio e não o deixavam avançar no terreno com a bola controlado, nos únicos momentos onde isso aconteceu, resultaram daí lances de grande perigo que quase nos davam golo. Por isso não entendo nada as críticas feitas aos nossos laterais, pois ninguém aguenta isto e jogar assim durante todos os 90min, o nosso treinador está a exigir muito deles, até porque grande parte do nosso jogo atacante passa por eles nos cruzamentos, que esta época já nos deram golos.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2017, 09:54 por Johnny9 »
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16371
  Re: SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
« Responder #173 em: 15 de Agosto de 2017, 14:39 »
Não gostei nada de grande parte deste jogo, acho que o Abel está a cometer um erro que é: Os extremos que jogaram de início, Horta e Xadas apenas jogavam por dentro, nunca mas mesmo nunca descaiam para as alas que era onde eu acho que deviam jogar, conclusão os laterais, Esgaiao e Jeferson tinham de subir/atacar e descer para defender mas isto tudo sucessivamente pois quando chegavam ao ataque não tinham ninguém a apoiar-los e depois quando desciam no terreno para defender, raros eram os momentos em que outros jogadores fechavam e ajudavam nessa tarefa. Já para não falar de que ficava demasiada gente no meio campo e ninguém se entendia, e o facto de os extremos estarem a jogar por dentro tirava a criatividade toda ao Fransergio e não o deixavam avançar no terreno com a bola controlado, nos únicos momentos onde isso aconteceu, resultaram daí lances de grande perigo que quase nos davam golo. Por isso não entendo nada as críticas feitas aos nossos laterais, pois ninguém aguenta isto e jogar assim durante todos os 90min, o nosso treinador está a exigir muito deles, até porque grande parte do nosso jogo atacante passa por eles nos cruzamentos, que esta época já nos deram golos.
Olha discordo totalmente da tua opinião quanto ao que devem fazer os médios alas. Um problema que tivemos após PF foi os alas jogarem demasiado abertos e existir um fosso entre os 2 médios e a linha de 4 na frente. E penso que isso ainda continua a existir, se calhar menos agora. O papel de fazer a linha deve ser do lateral que deverá procurar tabelar interiormente com o médio ala ou o avançado.
Deve subir só um lateral, e o ou um médio defensivo ficar atento à compensação de quem sobe.

Quanto a Fransergio acho que se deve à indecisão quanto ao seu papel e também de falta de rotinas dada a fase inicial da época.
Quem não sente não é filho de boa gente.
joao1999
  Re: SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
« Responder #174 em: 15 de Agosto de 2017, 15:23 »
Não gostei nada de grande parte deste jogo, acho que o Abel está a cometer um erro que é: Os extremos que jogaram de início, Horta e Xadas apenas jogavam por dentro, nunca mas mesmo nunca descaiam para as alas que era onde eu acho que deviam jogar, conclusão os laterais, Esgaiao e Jeferson tinham de subir/atacar e descer para defender mas isto tudo sucessivamente pois quando chegavam ao ataque não tinham ninguém a apoiar-los e depois quando desciam no terreno para defender, raros eram os momentos em que outros jogadores fechavam e ajudavam nessa tarefa. Já para não falar de que ficava demasiada gente no meio campo e ninguém se entendia, e o facto de os extremos estarem a jogar por dentro tirava a criatividade toda ao Fransergio e não o deixavam avançar no terreno com a bola controlado, nos únicos momentos onde isso aconteceu, resultaram daí lances de grande perigo que quase nos davam golo. Por isso não entendo nada as críticas feitas aos nossos laterais, pois ninguém aguenta isto e jogar assim durante todos os 90min, o nosso treinador está a exigir muito deles, até porque grande parte do nosso jogo atacante passa por eles nos cruzamentos, que esta época já nos deram golos.
Olha discordo totalmente da tua opinião quanto ao que devem fazer os médios alas. Um problema que tivemos após PF foi os alas jogarem demasiado abertos e existir um fosso entre os 2 médios e a linha de 4 na frente. E penso que isso ainda continua a existir, se calhar menos agora. O papel de fazer a linha deve ser do lateral que deverá procurar tabelar interiormente com o médio ala ou o avançado.
Deve subir só um lateral, e o ou um médio defensivo ficar atento à compensação de quem sobe.

Quanto a Fransergio acho que se deve à indecisão quanto ao seu papel e também de falta de rotinas dada a fase inicial da época.
Isso na teoria é bom claro! Mas o que aconteceu foi que esses mesmos médios ala, poucas vezes procuraram fazer tabelas com o respectivo lateral que subia, e vi várias vezes por exemplo, o Jeferson a subir e a "pedir" que alguém o fosse ajudar para tabelar em progressão, e o que acontecia era que, esses mesmos médios alas, se encontravam na entrada da área ou no meio campo junto ao Fransergio e ele acabava por cruzar (as opções eram, progredir sozinho sujeito a perder a bola, jogar para traz ou então cruzar), a sorte é que os dois laterais cruzam bem! Continuo a achar que este nosso sistema de jogo exige demasiado dos nossos laterais. Faz até lembrar o Pedro Tiba na época do SC, em que chegou a Janeiro "roto", face ao que o SC lhe exigia, e ele depois nunca mais rendeu aquilo que valia e nos tinha habituado.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2017, 15:24 por Johnny9 »
Luís Duarte
Luís Duarte Equipa Principal
  • *****
  • 3956
  Re: SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
« Responder #175 em: 15 de Agosto de 2017, 16:04 »
Deve subir só um lateral, e o ou um médio defensivo ficar atento à compensação de quem sobe.

Isto! Não tem nada que saber...
Kilo Equipa Principal
  • *****
  • 4036
  Re: SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
« Responder #176 em: 15 de Agosto de 2017, 16:27 »
 Bem, penso haver dois problemas com a equipa, neste momento. Primeiro, a maioria dos jogadores está "limitada" a nível físico. Início de época intenso e com vários jogadores a pagarem os juros de uma pré época forte (como se quer) e de vários jogos a um nível altíssimo. Este é um esquema simples que requer muito dos jogadores e, claro, nesta fase, tudo é ainda feito em esforço, tanto a nível físico como a nível de compreensão desse mesmo esquema. O segundo problema é mesmo este, sendo simples, há jogadores, principalmente os dois do meio campo, que ainda tem muita dificuldade em perceber os timings que lhes são exigidos: quem vai, quem fica, quem cobre quem e as zonas de pressão de cada um. Fransérgio é um grande reforço, sem dúvida, mas que tem passado por algumas dificuldades. Domingo esteve preso, pesado e um bocado perdido em campo. Depois, claro, sofre a defesa porque está exposta e sofre o ataque porque é mal municiado devido à pouco dinâmica da equipa.

 Quem ouviu com atenção a entrevista de Abel à Voz do Neiva antes da época começar, a forma de jogar e o que se pede a cada um dos jogadores, está lá bem explicada: um médio sobe, o outro fica. Os "alas" vão ao meio quando atacamos para os laterais subirem (o médio desse lado também avança e o outro fica a compensar). No papel é sempre mais fácil, claro. Para isto ter sucesso é preciso criar rotinas, os jogadores estarem bem preparados fisicamente e haver disponibilidade mental para assumir o risco deste tipo de futebol. É por aqui que a coisa ainda emperra (perfeitamente natural nesta fase embrionária deste novo projecto). Apesar de haver pontos de contacto, é um pouco diferente da forma de jogar de Paulo Fonseca.

 Na pré época defendi a inclusão de mais jogadores da equipa B (Didi, D´Alberto, Singh, Jordão...) por um motivo muito simples: a transição para esta nova forma de jogar seria bem mais pacífica. São melhores do que os jogadores que tem ficado de fora (Assis, Bakic, Stoli...)? Não, longe disso, mas são jovens já formatados para jogarem neste esquema e que poderiam mais facilmente fazer a equipa evoluir.

 Não estando contente com as exibições até agora, estou satisfeito por perceber que há uma ideia bem definida, um conceito de jogo e um processo para que isso seja conseguido. Haja paciência e inteligência da nossa parte para perceber que pode demorar 1/2/3 meses até as coisas começarem a rolar como todos querem. E não duvido nem um pouco de que isso vai acontecer.
A.COSTA
A.COSTA Equipa Principal
  • *****
  • 12738
  • ALLEZ, ALLEZ, MÁGICO BRAGA ALLEZ
  Re: SC Braga 2-1 Portimonense - 13-08-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo
« Responder #177 em: 15 de Agosto de 2017, 22:10 »
Eleito MGP .... XADAS.



Parabéns.
No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo
 

Anuncios M