Quantcast
Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
267 Respostas
46246 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
BragaSempre Iniciados
  • *
  • 18
Porque é que o S C Braga não comprou as acções do SC Braga SAD que a CMB vendeu?

Este assunto que não parece importante, é extremamente relevante para a vida do Clube nos próximos anos. Pois S C Braga não tem atualmente a maioria das acções do S C Braga SAD, no passado o Clube e Câmara Municipal tinham a maioria das acções. Hoje o Clube esta minoritário na SAD do SCB.

Questiono neste momento eleitoral porque é que o SC Braga (Clube) não comprou as acções da SAD postas à venda pela CMB? 200 000 euros não era uma quantia que o Clube não pudesse despender para adquirir as Acções que lhe dariam a Maioria. Estamos a gastar milhões com construção da Academia.

Estas acções estão na mão de quem? Nós sócios não sabemos.

Considero a não compra destas acções como um ato de má gestão do S C Braga, uma nódoa, que pode ser pequena ou grande na gestão de António Salvador à frente do S C Braga o futuro o dirá.

Gostava de ser esclarecido sobre esta situação. E é neste momento eleitoral que os Sócios têm que ser esclarecidos.

PS: Não quero considerar este ato (a não compra de acções) como gestão danosa do S C Braga, pois sou daqueles que consideram que o ENORME SC BRAGA sobre a gestão de António Salvador deu um salto significativo no  panorama do Futebol Português

PS2: Se o SC Braga Clube por motivos legais não pudesse comprar, poderia facilmente constituir uma sociedade, em que ela poderia adquirir as acções da CMB
« Última modificação: 27 de Abril de 2017, 22:15 por BragaSempre »
Chiquitilha Juniores
  • ***
  • 439
  Re: Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
« Responder #1 em: 27 de Abril de 2017, 20:49 »

   Viva Braguistas,

   Caro BragaSempre, sem querer levantar falsos testemunhos, (não admito, aviso desde já, interpretações erróneas e leituras enviesadas, repito, não admito tal coisa!), um amigo de longa data, sobre o qual coloco as mãos no fogo, e que trabalha no mercado de acções, referiu há dias que as famosas acções estão, depois de muito labirinto e nublosas que rodeiam este tipo de assuntos, que as famosas acções são pertença do dirigente máximo do clube.
   Sem mais a acrescentar.
   Cumprimentos.

   Viva o Braga
Anuncios M
Anuncios M
eumesmo
eumesmo Equipa Principal
  • *****
  • 2051
  Re: Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
« Responder #2 em: 27 de Abril de 2017, 22:00 »
Respondendo concretamente à pergunta de porque é que o SC Braga não comprou as acções da [size=0px]Câmara[/size] Municipal de Braga, foi pelo simples de facto de que passaria a ser detentor de uma % de acções que o obrigaria a lançar uma OPA sobre o restante capital, de acordo com a lei das SAD's.


O nosso presidente chegou a falar que iam tentar comprar as acções, mas certamente que na altura desconheceria a lei.


Em relação ao resto nada sei, e também gostaria de saber quem comprou, não saber também me irrita profundamente.
"Até desmaio quando vejo que estão a roubar o Sporting de Braga" por D. Rosa
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
« Responder #3 em: 27 de Abril de 2017, 22:04 »
Respondendo concretamente à pergunta de porque é que o SC Braga não comprou as acções da [size=0px]Câmara[/size] Municipal de Braga, foi pelo simples de facto de que passaria a ser detentor de uma % de acções que o obrigaria a lançar uma OPA sobre o restante capital, de acordo com a lei das SAD's.


O nosso presidente chegou a falar que iam tentar comprar as acções, mas certamente que na altura desconheceria a lei.


Em relação ao resto nada sei, e também gostaria de saber quem comprou, não saber também me irrita profundamente.
E sobre aquilo de existirem acções do tipo A e tipo B, que já se falou aqui no fórum, sabes alguma coisa?

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
eumesmo
eumesmo Equipa Principal
  • *****
  • 2051
  Re: Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
« Responder #4 em: 27 de Abril de 2017, 22:15 »
Respondendo concretamente à pergunta de porque é que o SC Braga não comprou as acções da [size=0px]Câmara[/size] Municipal de Braga, foi pelo simples de facto de que passaria a ser detentor de uma % de acções que o obrigaria a lançar uma OPA sobre o restante capital, de acordo com a lei das SAD's.


O nosso presidente chegou a falar que iam tentar comprar as acções, mas certamente que na altura desconheceria a lei.


Em relação ao resto nada sei, e também gostaria de saber quem comprou, não saber também me irrita profundamente.
E sobre aquilo de existirem acções do tipo A e tipo B, que já se falou aqui no fórum, sabes alguma coisa?

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk
Tb faz parte da lei sobre as SAD's desportivas, o clube tem que ter no mínimo 10% das acções e tem direito de veto.

"Até desmaio quando vejo que estão a roubar o Sporting de Braga" por D. Rosa
HenDua
HenDua Equipa Principal
  • *****
  • 1856
  Re: Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
« Responder #5 em: 27 de Abril de 2017, 22:22 »
Respondendo concretamente à pergunta de porque é que o SC Braga não comprou as acções da [size=0px]Câmara[/size] Municipal de Braga, foi pelo simples de facto de que passaria a ser detentor de uma % de acções que o obrigaria a lançar uma OPA sobre o restante capital, de acordo com a lei das SAD's.


O nosso presidente chegou a falar que iam tentar comprar as acções, mas certamente que na altura desconheceria a lei.


Em relação ao resto nada sei, e também gostaria de saber quem comprou, não saber também me irrita profundamente.
E sobre aquilo de existirem acções do tipo A e tipo B, que já se falou aqui no fórum, sabes alguma coisa?

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk

Isso está tudo explicado nos relatórios de contas.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
« Responder #6 em: 27 de Abril de 2017, 22:24 »
Respondendo concretamente à pergunta de porque é que o SC Braga não comprou as acções da [size=0px]Câmara[/size] Municipal de Braga, foi pelo simples de facto de que passaria a ser detentor de uma % de acções que o obrigaria a lançar uma OPA sobre o restante capital, de acordo com a lei das SAD's.


O nosso presidente chegou a falar que iam tentar comprar as acções, mas certamente que na altura desconheceria a lei.


Em relação ao resto nada sei, e também gostaria de saber quem comprou, não saber também me irrita profundamente.
E sobre aquilo de existirem acções do tipo A e tipo B, que já se falou aqui no fórum, sabes alguma coisa?

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk

Isso está tudo explicado nos relatórios de contas.
Mas não dizia o que era cada tipo, e o eumesmo respondeu e acho que acabou com as dúvidas.

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
BragaSempre Iniciados
  • *
  • 18
  Re: Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
« Responder #7 em: 28 de Abril de 2017, 17:23 »
O Decreto Lei 10/2013

Impõe no Artigo 23 que o direito de veto é só para situações concretas, como podem constatar:

Direitos especiais e desportivos
Artigo 23.º
Participação do clube fundador
1 - Nos casos referidos na alínea c) do artigo 3.º, a participação direta do clube fundador na sociedade Anónima
desportiva não pode ser inferior a 10 % do capital social.
2 - No caso referido no número anterior, as ações de que
o clube fundador seja titular conferem sempre:
a) O direito de veto das deliberações da assembleia
geral que tenham por objeto a fusão, cisão, ou dissolução
da sociedade a mudança da localização da sede
e os símbolos do clube, desde o seu emblema ao seu
equipamento;

b) O poder de designar pelo menos um dos membros
do órgão de administração, com direito de veto das respetivas
deliberações que tenham objeto idêntico ao da
alínea anterior

...

E só tem o poder de designar um dos membros do Conselho de Administração.

O CLUBE NÃO TEM O PODER DE ""Golden share"

Anuncios M
Anuncios M
BragaSempre Iniciados
  • *
  • 18
  Re: Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
« Responder #8 em: 29 de Abril de 2017, 13:20 »
Desculpe ao AXA, mas ele é que está a confundir as coisas.
Vamos a alguns esclarecimentos:
Apesar de postar pouco neste Fórum sou membro desde o ano de 2006
O meu numero de sócios tem três dígitos

Só falei no tema agora, pois só agora é que refleti sobre o mesmo, e o que de mau poderá ser para o clube. Pois no passado o Clube e a Câmara Municipal de Braga tinham a maioria, por alguma razão ela foi desenhada dessa forma pelo então Presidente João Gomes de Oliveira (salvaguardar os interesses do Clube e da Cidade). Já que Decreto Lei 67/97 impedia que a participação do Clube fosse superior a 40%.
Mas a Legislação mudou...

No meu post não falei da Câmara, pois estamos em ano de eleições autárquicas e não quero que o meu clube se envolva em lutas partidárias. Tenho o meu ponto de vista, mas não me vou pronunciar, mas quem quiser pode consultar o Decreto-lei 10/2013 que rege atualmente as SAD´s e tirem as devidas conclusões...

Sem entrar no assunto eleições considero o Salvador um excelente Dirigente Desportivo, mas como todos os bons CEO´s de Grande Empresas às vezes também falham.. e não é isso que os impedem de continuarem a serem bons executivos. Mas reafirmo que se poderia ter-se encontrado uma outra solução.

Eu só quero que os Socios do Braga tenham a consciência que o pior que pode acontecer ao ENORME BRAGA é o Clube e SAD estarem de costas voltadas como acontece por exemplo com o Belenenses.
PedroAmarante Iniciados
  • *
  • 73
  Re: Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
« Responder #9 em: 11 de Junho de 2020, 22:57 »
Penso que este assunto nunca chegou a ser esclarecido como devia ter sido. Existiu alguma resposta cabal por parte da direção a explicar porque é que o clube não comprou as accoes da Câmara municipal?
PedroAmarante Iniciados
  • *
  • 73
  Re: Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
« Responder #10 em: 15 de Junho de 2020, 22:01 »
Penso que este assunto nunca chegou a ser esclarecido como devia ter sido. Existiu alguma resposta cabal por parte da direção a explicar porque é que o clube não comprou as accoes da Câmara municipal?

Ao tentar encontrar mais explicações sobre este assunto, encontrei esta página no face: O Escadote.

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fpermalink.php%3Fstory_fbid%3D148314166800627%26id%3D112547107044000&width=500

Onde já abordaram este tema e pelos vistos nos próximos artigos vão abordar este assunto das accoes da câmara, e mais alguns que os seguidores sugiram.

Preocupa me a falta de conhecimento que todos nós temos sobre o que se passa na SAD. Agora as coisas correm +-, mas quando não correrem espero que não aconteça algo como os do Restelo.

« Última modificação: 15 de Junho de 2020, 22:04 por PedroAmarante »
Anuncios G
Severini Iniciados
  • *
  • 98
Por um Sporting Clube de Braga popular! Sempre!
PedroAmarante Iniciados
  • *
  • 73
  Re: Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
« Responder #12 em: 16 de Julho de 2020, 00:00 »
Nao sei quem é esta equipa/ página do Escadote mas que tem feito um trabalho de imensa qualidade isso tem.

Este último post sobre a SAD está muito bom. Para além de vários artigos que tem colocado sobre a história do clube, aprofundar este assunto da SAD como eles o tem feito requer muita análise e conhecimento técnico do que estão a fazer.

Curioso para ver o que vem daí mas entristece  me que este assunto da SAD seja pouco discutido pelos associados. Artigos destes são importantíssimos para esclarecer os sócios.
Kwanza99
Kwanza99 Equipa Principal
  • *****
  • 1298
  • Os Kwanzas do Dyego
  Re: Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
« Responder #13 em: 16 de Julho de 2020, 12:52 »
Para mim este é um ponto fundamental que deverá constar na agenda de qualquer candidato que queira ganhar o meu voto nas próximas eleições. Estou cheio de mamões!
Zauuu ⚔️🔴⚪️
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
« Responder #14 em: 16 de Julho de 2020, 16:58 »
Para mim este é um ponto fundamental que deverá constar na agenda de qualquer candidato que queira ganhar o meu voto nas próximas eleições. Estou cheio de mamões!
Como assim? Não percebi o que é o candidato terá de fazer para merecer o teu voto.
Explicar? Só o actual pode fazer, embora a resposta é simples.
Comprar? Só alguém que não conheça as contas do clubes poderá falar nisso.
Falar em OPA's? Mas daquelas de tecido certo?
Quem não sente não é filho de boa gente.
Kwanza99
Kwanza99 Equipa Principal
  • *****
  • 1298
  • Os Kwanzas do Dyego
  Re: Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
« Responder #15 em: 16 de Julho de 2020, 17:32 »
Para mim este é um ponto fundamental que deverá constar na agenda de qualquer candidato que queira ganhar o meu voto nas próximas eleições. Estou cheio de mamões!
Como assim? Não percebi o que é o candidato terá de fazer para merecer o teu voto.
Explicar? Só o actual pode fazer, embora a resposta é simples.
Comprar? Só alguém que não conheça as contas do clubes poderá falar nisso.
Falar em OPA's? Mas daquelas de tecido certo?

Não tenho grandes teorias para ti. Mas para mim é simples, terá que ter uma estratégia para aumentar a percentagem que o clube detém na SAD.
Mediante isso analisarei as outras variantes, mas esta para mim será das mais importantes.
Zauuu ⚔️🔴⚪️
PedroAmarante Iniciados
  • *
  • 73
  Re: Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
« Responder #16 em: 16 de Julho de 2020, 18:01 »
Para mim este é um ponto fundamental que deverá constar na agenda de qualquer candidato que queira ganhar o meu voto nas próximas eleições. Estou cheio de mamões!
Como assim? Não percebi o que é o candidato terá de fazer para merecer o teu voto.
Explicar? Só o actual pode fazer, embora a resposta é simples.
Comprar? Só alguém que não conheça as contas do clubes poderá falar nisso.
Falar em OPA's? Mas daquelas de tecido certo?

Se a resposta é simples, força e explique!

Portanto, o clube não teria 200 mil euros (ou não arranjaria forma de os arranjar) para comprar as accoes da câmara e assim ficar com a maioria da SAD?

OPA....qual seria a sua estratégia para assumir a maioria na SAD?
« Última modificação: 16 de Julho de 2020, 18:04 por PedroAmarante »
Severini Iniciados
  • *
  • 98
  Re: Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
« Responder #17 em: 16 de Julho de 2020, 18:05 »
Afinal nós também temos Pedros Guerras cá no burgo. Os defensores do "Salvadorzismo" gostam muito de aplicar a alegoria da caverna ao Universo Bracarense. O tempo das sombras vai acabar!
Por um Sporting Clube de Braga popular! Sempre!
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
« Responder #18 em: 16 de Julho de 2020, 20:16 »
Para mim este é um ponto fundamental que deverá constar na agenda de qualquer candidato que queira ganhar o meu voto nas próximas eleições. Estou cheio de mamões!
Como assim? Não percebi o que é o candidato terá de fazer para merecer o teu voto.
Explicar? Só o actual pode fazer, embora a resposta é simples.
Comprar? Só alguém que não conheça as contas do clubes poderá falar nisso.
Falar em OPA's? Mas daquelas de tecido certo?

Se a resposta é simples, força e explique!

Portanto, o clube não teria 200 mil euros (ou não arranjaria forma de os arranjar) para comprar as accoes da câmara e assim ficar com a maioria da SAD?

OPA....qual seria a sua estratégia para assumir a maioria na SAD?
Quais são os resultados das contas dos clube? Há lá alguma coisa parecida com 200 mil euros?
Quem não sente não é filho de boa gente.
Guerreiro03 Equipa Principal
  • *****
  • 1709
  Re: Porque é que o S C Braga não comprou as acções que a CMB vendeu?
« Responder #19 em: 16 de Julho de 2020, 21:14 »
Há aqui um conjunto de pessoas que só gosta de ver aqui ver reproduzidas ideias que vão de encontro as suas e se alguém diz algo com o qual não concordam , destratam logo essas pessoas  ou acusam de ser "defensores do Salvadorzismo" . Ponham na vossa cabeça que cada um tem direito á sua opinião que neste caso até é fundamentada. Para que fique registado não um defensor do Presidente , sendo um crítico de muitas das suas ações. Não percebo a necessidade e a intenção de certos foristas de virem constantemente "espalhar veneno"

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

 

Anuncios M