Alegadamente a Red Bull estará interessada em adquirir a SAD do Desportivo das Aves de forma a replicar projectos como o Leipzig e Salzburg
https://www.santo-tirso.tv/amp/artigo/1/6570/red-bull-tera-feito-proposta-para-comprar-desportivo-das-aves/?__twitter_impression=true
Andam às turras com os chineses e vão vender a SAD a quem arrasa tudo que estava antes (na Austria foram obrigados a reconhecer que o clube não foi fundado em 2005).
Na alemanha compraram 1clube, (antes ainda tentaram comprar 4 ou 5 clubes diferentes mas aí os adeptos mostraram quem mandava), mudaram o clube para Leipzig, depois compraram as camadas jovens a um 3o clube e quando subiram à 2.Bundesliga tiveram de reduzir o capital embora seja fachada (a DFL exige 51% de capital do clube).
3 anos na 1.Bundesliga e 2o, 6o, 3o e este ano vão na frente. Mas o clube que existia desapareceu completamente (ao contrário da Áustria aqui têm como data fundação 2009 e tudo que estava para trás foi apagado, como fizeram também na F1.
Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk
É o futebol corporativo... Só o interessa o negócio. Acho que já li que no leipzig nem aceitam sócios que não sejam funcionários da reb bull.
Já na F1 é normal apagar a história. Acontece regularmente quando as equipas mudam de dono
Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk
Sim. E acho que a mensalidade de sócio é elevada. Lá está. A Red Bull foi obrigada a devolver 51% ao clube. Logo tiveram de arranjar maneira de controlar o clube para controlarem todo o futebol (não é só no sul da europa que se faz disto).
Na formula 1 não é normal apagar a história, quando há apenas troca de dono. A diferença pro futebol (e semelhança com ciclismo) é mudar a designação com mudança de dono.
Há equipas que desaparecem mesmo (ainda recentemente foram 3) ou então o caso Mercedes: comprou a vaga da Brawn GP e manteve no início parte da equipa, mas mudou de instalações (abandonou instalações da BAR Honda e passou para Woking) e colocou chamou a si o desenvolvimento técnico. Nem faria sentido ser sucessora da Honda e da Mercedes.
Mas no resto não. Mesmo estas equipas que faliram e mudavam de designação todos os anos, mantinham a historia, a equipa da Renault, já foi Benetton, Benetton-Renault, Renault, Lotus e agora Renault mas sempre teve as instalações e local de treinos em Enstone e sempre foi a mesma estrutura (evoluindo naturalmente).
A Sauber sempre foi a equipa de Hinwill, com BMW ou com Alfa Romeo. E mais que não seja fazem no para não perderem o direito à distribuição de prémios: veja-se que a Racing Point manteve o historial da Force India (não queria mas depois já qui$$$, com protesto da Haas.
A Red Bull é a Stweart/Jaguar. Ok realmente a Red Bull não foi apenas 1 patrão, introduziram mudanças significativas. Mas a Toro Rosso é a Minardi com autocolantes Red Bull. Só servem para rodar os jovens lobos (e para ver se o motor Honda era assim tão mau).
Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk