Quantcast
Próximo treinador do SC Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Próximo treinador do SC Braga
257 Respostas
19919 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
tiago1992 Equipa Principal
  • *****
  • 1923
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #240 em: 15 de Março de 2024, 22:27 »
Não faço ideia do que acontecerá no final da época, mas a conferência de hoje tem qualquer coisa de insano e cómico.
Artur Jorge falou tantas vezes no seu contrato até 2025 como falou na sua intenção de fazer mais e mais para chamar a atenção de grandes clubes. Isto é estranho em alguém que gosta do Braga e diz estar na cadeira de sonho.
Artur Jorge mostrou também a sua mágoa com os adeptos que mostraram os lenços brancos.
Uma palavra final para o tipo de conferência e sobretudo para a forma como é dirigida pelo nosso homem da comunicação social:
---- Não há mais questões?
---- Só mais uma questão.
---- O caro Alexandre está sempre com vontade de ir à casa de banho. Em todas as conferências. Entra sempre apertado no cocó. Incrível como não se consegue ser linear e sobretudo frontal na passagem das informações. O futebol é um verdadeiro "encoberto" da sociedade, até na forma como se comunica.
É caso para dizer: DEIXEM as Pessoas Falar em paz. Comunicar é com quem gosta do clube. Sejam sinceros.
Força Guerreiros!!!

Estar sempre com pressa é apanágio no nosso clube. O presidente da MAG tambem é igual.

Quanto ao Alexandre a pressa deve ser para ir para as redes sociais responder aos socios...
Satmar
Satmar Equipa Principal
  • *****
  • 2756
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #241 em: 15 de Março de 2024, 23:36 »
Não faço ideia do que acontecerá no final da época, mas a conferência de hoje tem qualquer coisa de insano e cómico.
Artur Jorge falou tantas vezes no seu contrato até 2025 como falou na sua intenção de fazer mais e mais para chamar a atenção de grandes clubes. Isto é estranho em alguém que gosta do Braga e diz estar na cadeira de sonho.
Artur Jorge mostrou também a sua mágoa com os adeptos que mostraram os lenços brancos.
Uma palavra final para o tipo de conferência e sobretudo para a forma como é dirigida pelo nosso homem da comunicação social:
---- Não há mais questões?
---- Só mais uma questão.
---- O caro Alexandre está sempre com vontade de ir à casa de banho. Em todas as conferências. Entra sempre apertado no cocó. Incrível como não se consegue ser linear e sobretudo frontal na passagem das informações. O futebol é um verdadeiro "encoberto" da sociedade, até na forma como se comunica.
É caso para dizer: DEIXEM as Pessoas Falar em paz. Comunicar é com quem gosta do clube. Sejam sinceros.
Força Guerreiros!!!

Estar sempre com pressa é apanágio no nosso clube. O presidente da MAG tambem é igual.

Quanto ao Alexandre a pressa deve ser para ir para as redes sociais responder aos socios...

É um facto. Mas eu não aprecio nada este tipo de comunicação. A ambiguidade é enorme e a pressa está sempre visível. Não há clareza nenhuma. O representante da comunicação não pode ter este papel. Sei que é perito nas redes sociais, onde passa os jogos inteiros, mas isso não lhe dá a liberdade de quebrar tudo o que é raciocínio e diálogo longo numa conferência. Trabalha mal neste aspeto, para não falar da figurinha que faz ao "dar conselhos" aos atletas que vão às flash nos jogos. Ridículo. Mas como estamos a falar de treinador, acho que o Artur Jorge não tem estado bem na comunicação. Não tem um discurso que empolgue, é verdade, mas falta-lhe falar com todos os pontos e sobre tudo. É uma farsa quando diz que o faz. Hoje foi muito antagónico. Tanto queria ficar até ao fim do contrato como a seguir falava de clubes enormes que o estão a seguir. Mas que raio de discurso é este?! Enfim.
Força Guerreiros!
Anuncios M
Anuncios M
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3920
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #242 em: 16 de Março de 2024, 22:15 »
Uma coisa é certa para entrar um próximo treinador aqui não vai ser fácil despachar o adepto que se senta no banco, ainda hoje demonstrou na CI a forma como está agarrado ao tacho. E a sair está mais que visto que não vai deixar cair um cêntimo.
Adepto de quê?.. O gajo é adepto do pilim só e apenas, era assim quando teve quase a assinar pelos manolos, como o é agora, um interesseiro por pilim.


Vergonha de comentário. Desprezo por um braguista indefetível como o nosso timoneiro é, deve corar de vergonha o mais acérrimo braguista.
Vergonha é chamar o AJ de braguista indefectível. É um vendido, que na primeira oportunidade traiu o clube por 30 dinheiros. E agora está a traí-lo pela segunda vez, a por o seu interesse individual à frente do interesse do clube.
E não admito a ninguém que, sequer, compare o meu braguismo com o pseudo braguismo dele!
E não, não tenho qualquer vergonha em dizer isto!
Pedreira
Pedreira Juniores
  • ***
  • 412
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #243 em: 16 de Março de 2024, 22:35 »
Independentemente do que AS ou AJ tenham dito ou dado a entender, no fim vale sempre a frase mítica de um ex presidente dos manolos: "No futebol português, o que hoje é verdade amanhã é mentira."
Portanto, todas as hipóteses são válidas para a próxima temporada e sim, continua a fazer sentido este tópico...
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27835
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #244 em: 17 de Março de 2024, 11:28 »
JR1287, e o Braguismo do Salvador (UI!)? Não é o AJ que tem de bater com a porta é o presidente que tem de tomar essa decisão em vez de mandar uns bitaites em público e nas "entrelinhas"...como disse o AJ, mais ou menos assim: "serei treinador do Braga até que não me queiram" e se AS ainda não o percebeu, ou se ainda não o quis perceber, o recado foi  mais uma vez dado de forma clarissima. AJ será treinador do Braga enquanto o Salvador quiser e AS não tem querido outra coisa...eu não inverto a responsabilidade dessa decisão.

Mais uma vez fizemos um jogo miserável com AS no banco.
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3920
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #245 em: 17 de Março de 2024, 11:46 »
JR1287, e o Braguismo do Salvador (UI!)?
Este tópico é sobre o treinador, e estava a responder directamente a uma publicação absolutamente ofensiva para todos os verdadeiros braguistas - onde eu orgulhosamente me incluo. Por muito que eu tente ignorar olimpicamente as provocações, quando tocam no nosso braguismo puro, desinteressado e, esse sim, indefectível, tenho de responder honestamente.

Mas certamente que ainda há mais a dizer acerca do "braguismo" de AS. No entanto, como a propósito de AS ainda ninguém teve sequer a coragem de lhe chamar "braguista indefectível", a comparação connosco ainda não se colocou, por isso nenhuma resposta foi necessária. E, sinceramente, acho que nem a mente mais prevertida terá alguma vez o desplante de chamar "braguista indefectível" ao AS, ou a falta de senso de comparar o seu braguismo com o nosso.

Quanto à permanência de AJ, obviamente que a culpa é repartida pelos dois. Mas responsabilizo mais o AJ porque ele não admite que questionem o braguismo dele, e o comportamento dele é a antítese de qualquer braguismo.
SCBALWAYS
SCBALWAYS Juniores
  • ***
  • 344
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #246 em: 18 de Março de 2024, 09:41 »
Mais uma derrota para o Daniel Sousa, o suprassumo da tática, da periodização tática e da ocupação de espaços.

 
Tacho em 2025? Há muitas vagas no IEFP.
SCBALWAYS
SCBALWAYS Juniores
  • ***
  • 344
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #247 em: 18 de Março de 2024, 09:44 »
Daniel Sousa: «SC Braga não passa de especulação. Não há nada»

https://www.abola.pt/futebol/noticias/daniel-sousa-sc-braga-nao-passa-de-especulacao-nao-ha-nada-2024031617405358456


Daniel Sousa à espera de uma chamada de AVB, isso sim, é o que lhe interessa.
Tacho em 2025? Há muitas vagas no IEFP.
Anuncios M
Anuncios M
Kilo Equipa Principal
  • *****
  • 4040
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #248 em: 18 de Março de 2024, 10:04 »
 Neste momento, nem que venha o Luís Campos. Ou o Tiririca, pior do que está, não fica.
Pedreira
Pedreira Juniores
  • ***
  • 412
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #249 em: 24 de Março de 2024, 23:06 »
O José Mourinho disse hoje em Portimão que não descarta treinar em Portugal. Fica a dica... 😁
Chiquitilha Juniores
  • ***
  • 439
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #250 em: 24 de Março de 2024, 23:39 »
   Mourinho já foi MOURINHO.
   Uma coisa era certa, a defesa ficava a funcionar que era um mimo! Mas AS não admite treinadores que "arrebitem cachimbo".
   "Yes man's" é mais a sua praia. Além de que ele não viria ao preço da "uva mijona".
Anuncios G
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3920
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #251 em: 25 de Março de 2024, 15:38 »
O José Mourinho disse hoje em Portimão que não descarta treinar em Portugal. Fica a dica... 😁
Eu por acaso quando vi a "entrevista" pensei logo "só se for o Braga...". Mas depois ponderei e concluí que, se calhar, todos os 4 primeiros classificados poderão mudar de treinador! Não me admirava nada que, por motivos diferentes, todos mudem de treinador. Pode ser uma pré-época engraçada...
SCBALWAYS
SCBALWAYS Juniores
  • ***
  • 344
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #252 em: 25 de Março de 2024, 15:54 »
O José Mourinho disse hoje em Portimão que não descarta treinar em Portugal. Fica a dica... 😁
Eu por acaso quando vi a "entrevista" pensei logo "só se for o Braga...". Mas depois ponderei e concluí que, se calhar, todos os 4 primeiros classificados poderão mudar de treinador! Não me admirava nada que, por motivos diferentes, todos mudem de treinador. Pode ser uma pré-época engraçada...


O Braga não vai mudar.
Tacho em 2025? Há muitas vagas no IEFP.
HenDua
HenDua Equipa Principal
  • *****
  • 1856
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #253 em: 25 de Março de 2024, 16:30 »
O José Mourinho disse hoje em Portimão que não descarta treinar em Portugal. Fica a dica... 😁
Eu por acaso quando vi a "entrevista" pensei logo "só se for o Braga...". Mas depois ponderei e concluí que, se calhar, todos os 4 primeiros classificados poderão mudar de treinador! Não me admirava nada que, por motivos diferentes, todos mudem de treinador. Pode ser uma pré-época engraçada...

A partir do momento em que o AS disse que ia construir um plantel forte e com aposta na formação, eu fiquei convencido que AJ não vai continuar. Em que jovens é que o homem apostou? Só me lembro do Djaló. O Roger que vinha sendo aposta do Carvalhal, na primeira época do AJ não jogou e agora jogou porque o AJ veio a público matar o Djaló e o Rony e como o Roger deu uma grande resposta em campo lá teve o AJ de continuar a apostar nele.
Polígrafo Iniciados
  • *
  • 29
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #254 em: 26 de Março de 2024, 15:28 »
O José Mourinho disse hoje em Portimão que não descarta treinar em Portugal. Fica a dica... 😁
Eu por acaso quando vi a "entrevista" pensei logo "só se for o Braga...". Mas depois ponderei e concluí que, se calhar, todos os 4 primeiros classificados poderão mudar de treinador! Não me admirava nada que, por motivos diferentes, todos mudem de treinador. Pode ser uma pré-época engraçada...

A partir do momento em que o AS disse que ia construir um plantel forte e com aposta na formação, eu fiquei convencido que AJ não vai continuar. Em que jovens é que o homem apostou? Só me lembro do Djaló. O Roger que vinha sendo aposta do Carvalhal, na primeira época do AJ não jogou e agora jogou porque o AJ veio a público matar o Djaló e o Rony e como o Roger deu uma grande resposta em campo lá teve o AJ de continuar a apostar nele.
Isto da formação também tem muito que se lhe diga... Para começar, essa aposta só faz sentido quando o plantel tem espaço para ela. Ora, se começamos esta época com um plantel tão extenso como o que tínhamos, claro que ia sobrar pouco espaço para a formação.

De resto, que aposta é que vocês querem? Apostas em jovens que mostraram valor e capacidade de serem úteis no plantel principal? Ou lançar jovens por lançar? Quantos jovens lançou o Carvalhal, e que foram apostas bem sucedidas? Eu digo: foi uma, a do Vitinha! O Amorim? Duas: Trincão (não se estreou com ele, mas tornou-se importante com ele) e Carmo. E as grandes apostas do Abel, quais foram? Talvez o Xadas, em que o sucesso é relativo... Ou foi o Pedro Neto, com 7min na equipa principal?

É que a questão é esta: que aposta na formação é que se pede? Para mim, aproveitar um jogador a cada 2 anos e fazer dele uma grande venda (Trincão, Carmo, Vitinha e Djaló, todos grandes vendas) é mais do que suficiente. Mas se vocês querem é número, então se calhar o AJ não foi dos mais eficazes, não, mas se calhar ainda ficam surpreendidos se forem a contar quantos se estrearam com ele...

Uma pequena lista dos jogadores que se estrearam com o AJ: Fabiano, Samuel Costa, Sanca, Djibril, Pedro Santos, Diogo Fonseca, Djaló, Rodrigo Macedo. Se formos olhar a outros não lançados por ele, mas que ele utilizou, vemos o Hernâni, que tinha feito 43min na primeira época de Carvalhal, e na época passada fez 334min. O Vitinha fez apenas menos 300min em meia época na época passada do que em toda a época anterior com o Carvalhal. O Roger fez 193min com o Carvalhal, as pessoas às vezes falam como se ele fosse uma opção regular... Esta época já vai quase com 900min, mesmo com um treinador que nem queria apostar nele. O Roger não estava preparado para ser opção regular à frente de outros como o Bruma, o Horta, o Djaló ou até o próprio Rony, e olhar para o rendimento dele hoje para dizer que devia ter sido aposta mais cedo é daquelas afirmações que nunca se sabe. Eu estou convencido que o Roger hoje está a render assim porque se teve calma com ele e o deixaram crescer na sombra, sem a pressão de render na primeira equipa. E ele chegou a ter prestações bem fracas, já esta época.

Por isso, se o apostar na formação é só apostar em números, e desatar a apostar em gajos sem qualidade ou que não estão preparados, como Bruno Rodrigues, Pedro Amador, Gorby, Rodrigo Gomes, Moura, Falé, Guilherme Soares, Buta, Berna, Edu Ribeiro, etc., só porque não há outros, então o AJ já mostrou que pode fazer isso, não é difícil. Se o objetivo é antes conseguir com que um ou outro sejam reais mais valias e possam gerar receitas, também não vejo onde o AJ tenha sido pior que os outros... Foi com ele que o Vitinha e o Djaló atingiram o seu pico de rendimento na equipa principal (o que é diferente de dizer que foi POR ELE, atenção!), e o mesmo para o Roger neste momento, e não venho outro treinador que tenha potenciado mais que ele nesse aspeto financeiro.

Agora, se dás um plantel recheado de opções ao treinador, não lhe podes pedir que aposte na formação só porque sim, isso não...
HenDua
HenDua Equipa Principal
  • *****
  • 1856
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #255 em: 27 de Março de 2024, 10:34 »
O José Mourinho disse hoje em Portimão que não descarta treinar em Portugal. Fica a dica... 😁
Eu por acaso quando vi a "entrevista" pensei logo "só se for o Braga...". Mas depois ponderei e concluí que, se calhar, todos os 4 primeiros classificados poderão mudar de treinador! Não me admirava nada que, por motivos diferentes, todos mudem de treinador. Pode ser uma pré-época engraçada...

A partir do momento em que o AS disse que ia construir um plantel forte e com aposta na formação, eu fiquei convencido que AJ não vai continuar. Em que jovens é que o homem apostou? Só me lembro do Djaló. O Roger que vinha sendo aposta do Carvalhal, na primeira época do AJ não jogou e agora jogou porque o AJ veio a público matar o Djaló e o Rony e como o Roger deu uma grande resposta em campo lá teve o AJ de continuar a apostar nele.
Isto da formação também tem muito que se lhe diga... Para começar, essa aposta só faz sentido quando o plantel tem espaço para ela. Ora, se começamos esta época com um plantel tão extenso como o que tínhamos, claro que ia sobrar pouco espaço para a formação.

De resto, que aposta é que vocês querem? Apostas em jovens que mostraram valor e capacidade de serem úteis no plantel principal? Ou lançar jovens por lançar? Quantos jovens lançou o Carvalhal, e que foram apostas bem sucedidas? Eu digo: foi uma, a do Vitinha! O Amorim? Duas: Trincão (não se estreou com ele, mas tornou-se importante com ele) e Carmo. E as grandes apostas do Abel, quais foram? Talvez o Xadas, em que o sucesso é relativo... Ou foi o Pedro Neto, com 7min na equipa principal?

É que a questão é esta: que aposta na formação é que se pede? Para mim, aproveitar um jogador a cada 2 anos e fazer dele uma grande venda (Trincão, Carmo, Vitinha e Djaló, todos grandes vendas) é mais do que suficiente. Mas se vocês querem é número, então se calhar o AJ não foi dos mais eficazes, não, mas se calhar ainda ficam surpreendidos se forem a contar quantos se estrearam com ele...

Uma pequena lista dos jogadores que se estrearam com o AJ: Fabiano, Samuel Costa, Sanca, Djibril, Pedro Santos, Diogo Fonseca, Djaló, Rodrigo Macedo. Se formos olhar a outros não lançados por ele, mas que ele utilizou, vemos o Hernâni, que tinha feito 43min na primeira época de Carvalhal, e na época passada fez 334min. O Vitinha fez apenas menos 300min em meia época na época passada do que em toda a época anterior com o Carvalhal. O Roger fez 193min com o Carvalhal, as pessoas às vezes falam como se ele fosse uma opção regular... Esta época já vai quase com 900min, mesmo com um treinador que nem queria apostar nele. O Roger não estava preparado para ser opção regular à frente de outros como o Bruma, o Horta, o Djaló ou até o próprio Rony, e olhar para o rendimento dele hoje para dizer que devia ter sido aposta mais cedo é daquelas afirmações que nunca se sabe. Eu estou convencido que o Roger hoje está a render assim porque se teve calma com ele e o deixaram crescer na sombra, sem a pressão de render na primeira equipa. E ele chegou a ter prestações bem fracas, já esta época.

Por isso, se o apostar na formação é só apostar em números, e desatar a apostar em gajos sem qualidade ou que não estão preparados, como Bruno Rodrigues, Pedro Amador, Gorby, Rodrigo Gomes, Moura, Falé, Guilherme Soares, Buta, Berna, Edu Ribeiro, etc., só porque não há outros, então o AJ já mostrou que pode fazer isso, não é difícil. Se o objetivo é antes conseguir com que um ou outro sejam reais mais valias e possam gerar receitas, também não vejo onde o AJ tenha sido pior que os outros... Foi com ele que o Vitinha e o Djaló atingiram o seu pico de rendimento na equipa principal (o que é diferente de dizer que foi POR ELE, atenção!), e o mesmo para o Roger neste momento, e não venho outro treinador que tenha potenciado mais que ele nesse aspeto financeiro.

Agora, se dás um plantel recheado de opções ao treinador, não lhe podes pedir que aposte na formação só porque sim, isso não...

A aposta que quero não é o que está a ser discutido. O que está a ser discutido é a aposta que o AS quer e diz que tem de ser feita. A aposta na academia que ele fala há anos e que veio dizer que para o ano voltará a acontecer.

No caso do Roger, lembrar que na última época do Carvalhal teve uma lesão que o obrigou a ir à faca e parar 3 meses. Só voltou quase no fim da época.
Jogou em 11 jogos, 193 minutos como dizes, mas na época seguinte com AJ jogou apenas em 1 jogo, 14 minutos na fase de grupos da taça da liga quando já estavamos apurados.
Este ano tem 892 minutos, mas a concorrência dele sendo Horta, Djaló, Bruma e Rony, como dizes, é preciso ter em conta que é para 3 posições e que o Bruma teve bastante tempo indisponível por lesão e mais recentemente o Horta. Além disso o treinador se criticou publicamente o empenho nos treinos do Rony e o compromisso e entrega do Djaló, justificava mais minutos mais cedo, porque só ultimamente tem sido verdadeiramente uma aposta, e com os resultados que se vê: leva 5 assistências, 2 golos e tem desequilibrado muito e criado várias situações de finalização para os seus companheiros.

O Moura e o Rodrigo Gomes (lembram-se de AS dizer que ia ser a próxima grande venda a seguir ao trincão?) foram opção regular com Carvalhal, com AJ foi o que se sabe e como sabemos este ano estão a dar cartas no Famalicão e no Estoril respectivamente.

Quanto às apostas, a verdade é que se elas não forem feitas não saberemos a real capacidade dos jogadores, nem é na equipa B que os vamos valorizar para recuperar o investimento da Academia. Já para não falar que contar com jovens no lote dos 25 ou 26 jogadores do plantel principal, dá outra folga orçamental, por estes terem salários muito mais baixos.

O Carvalhal apostou no Fabiano, Bruno Rodrigues, Moura, Gorby, Rodrigo Gomes, Roger Fernandes, Miguel Fale e Vitinha.
Quantas vezes tínhamos jovens no banco como o Buta, Guilherme Soares, Dinis Pinto, Schurle, Berna, Hernani, Kodisang - uns mais vezes que outros, naturalmente - dando-lhes oportunidade de treinar com a equipa principal, serem convocados e estrearem-se nos seniors.
Podemos argumentar sobre o sucesso que estes jogadores tiveram ou sobre a qualidade deles, mas se AS fala em apostar na Academia isso só é possível se houverem oportunidades para os miúdos se mostrarem ao mais alto nível, como houve nos anos de Carvalhal.
Também podemos argumentar se esse é o melhor caminho a seguir, se queremos mais Fabianos, Bruno Rodrigues, etc como segundas linhas, ou se é melhor deixá-los primeiro crescer emprestados a clubes da primeira liga e as nossas segundas linhas serem jogadores com outra experiência ou com mais provas dadas.

Voltando ao início, quando dizes: Para começar, essa aposta só faz sentido quando o plantel tem espaço para ela. Ora, se começamos esta época com um plantel tão extenso como o que tínhamos, claro que ia sobrar pouco espaço para a formação.
Isso é óbvio, mas o plantel não foi desenhado em conjunto com o treinador? E se mesmo tão extenso jogarem sempre os mesmos, mesmo estando em péssima forma ou sem empenho ou compromisso como o treinador disse publicamente, ainda menos espaço há para os miúdos. Nem com as lesões que houveram. O Pizzi na forma que está nesta época tem 1491 minutos, só para dar um exemplo flagrante de alguém que tem oportunidades a mais. Minutos que deviam ter sido dados ao Roger, ou alguns ao Vasconcelos, ou ao Diego, ou ao Kelvin ou a outro miúdo.
O ano passado em que não tínhamos um plantel tão extenso, mas mais do mesmo, jogavam sempre os mesmos.

Recapitulando, se fazemos um plantel com segundas linhas de trintões, qual é a aposta na formação?
Se mesmo tendo jogadores lesionados, outros em má forma, outros sem compromisso, outros sem empenho, outros já sem qualidade pela idade, e mesmo assim não se dá minutos aos miúdos, qual é a aposta na formação?
Nestes dois anos de AJ o presidente desistiu da aposta na academia é isso? Não há responsabilidade do treinador?
Polígrafo Iniciados
  • *
  • 29
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #256 em: 27 de Março de 2024, 14:46 »
A aposta que quero não é o que está a ser discutido. O que está a ser discutido é a aposta que o AS quer e diz que tem de ser feita. A aposta na academia que ele fala há anos e que veio dizer que para o ano voltará a acontecer.

No caso do Roger, lembrar que na última época do Carvalhal teve uma lesão que o obrigou a ir à faca e parar 3 meses. Só voltou quase no fim da época.
Jogou em 11 jogos, 193 minutos como dizes, mas na época seguinte com AJ jogou apenas em 1 jogo, 14 minutos na fase de grupos da taça da liga quando já estavamos apurados.
Este ano tem 892 minutos, mas a concorrência dele sendo Horta, Djaló, Bruma e Rony, como dizes, é preciso ter em conta que é para 3 posições e que o Bruma teve bastante tempo indisponível por lesão e mais recentemente o Horta. Além disso o treinador se criticou publicamente o empenho nos treinos do Rony e o compromisso e entrega do Djaló, justificava mais minutos mais cedo, porque só ultimamente tem sido verdadeiramente uma aposta, e com os resultados que se vê: leva 5 assistências, 2 golos e tem desequilibrado muito e criado várias situações de finalização para os seus companheiros.
Seja o AJ, seja quem fôr, alguém achou que o Roger não estava preparado e que se calhar atirá-lo aos lobos não era a melhor estratégia. Talvez tenham percebido com os casos do Falé e do Rodrigo Gomes, de quem se quis fazer craques à força, que se calhar não funciona assim... E creio que é por isso que o Roger "nem cheirou" na época passada. E não é como se ele estivesse a render a alto nível na equipa B e a clamar por minutos na equipa A, pelo contrário, ele fez uma época bem discreta na equipa B.

Quanto ao resto, não posso deixar passar algumas coisas:
- Se são 3 posições, então a lista de concorrentes diretos passa a incluir o Abel, o Pizzi, o A. Horta e o Zalazar, tudo jogadores que também foram utilizados nas 3 posições atrás do avançado;
- O Bruma esteve lesionado em Janeiro e Fevereiro, o Horta falha 3 jogos em Fevereiro. Os comentários sobre o Rony e o Djaló foram a meio de fevereiro. Ora, foi precisamente aí que o Roger começou a ter mais minutos, foi desde o início do ano civil... Dos 16 jogos feitos pelo Braga em 2024 até ao momento, o Roger participou em 14 deles. Por isso não é verdade essa narrativa de que nem nesses casos ele teve minutos, porque foi precisamente quando essas coisas aconteceram que o Roger começou a aparecer com assiduidade.
- Esta dos "resultados que se vê" também tem que se lhe diga... Sim, o Roger está num excelente momento. Tal como o Bruma e o Djaló já estiveram, por exemplo. E depois o Bruma e o Djaló estiveram/estão apagados, tal como o Roger também já fez jogos sofríveis (houve ali uma sequência de 2-3 jogos em janeiro que até metia pena). Isto de cavalgar no momento atual para extrapolar para o resto da época tem muito que se lhe diga... O Rony também tem 3 golos e 1 assistência em 568min, o Pizzi tem 4 golos e 4 assistências em 1491min, e não é por isso que alguém acha que eles estejam a render...

O Moura e o Rodrigo Gomes (lembram-se de AS dizer que ia ser a próxima grande venda a seguir ao trincão?) foram opção regular com Carvalhal, com AJ foi o que se sabe e como sabemos este ano estão a dar cartas no Famalicão e no Estoril respectivamente.
O que é que se sabe??? O Moura fez uma segunda época com o Carvalhal completamente ridícula, e por isso, com toda a justificação, não teve lugar no plantel na época seguinte... O Rodrigo jogou no Braga do AJ na época passada, e todos vimos quão mau foi, ou não? O AJ era enxovalhado por aqui por preferir o Rodrigo ao Djaló... E as épocas do Rodrigo e do Moura, que não são aquilo que às vezes se quer fazer delas, não provam de maneira nenhuma que estão preparados ou têm capacidade de serem opções regulares no Braga.

Quanto às apostas, a verdade é que se elas não forem feitas não saberemos a real capacidade dos jogadores, nem é na equipa B que os vamos valorizar para recuperar o investimento da Academia. Já para não falar que contar com jovens no lote dos 25 ou 26 jogadores do plantel principal, dá outra folga orçamental, por estes terem salários muito mais baixos.
O Trincão, o Carmo, o Vitinha e o Djaló pagam 3 academias... Não é com jogadores "jeitosinhos", que podem dar suplentes decentes, que vais pagar o que quer que seja. É com 1 venda por ano ou a cada dois anos, de 1 bom jogador.

O Carvalhal apostou no Fabiano, Bruno Rodrigues, Moura, Gorby, Rodrigo Gomes, Roger Fernandes, Miguel Fale e Vitinha.
Quantas vezes tínhamos jovens no banco como o Buta, Guilherme Soares, Dinis Pinto, Schurle, Berna, Hernani, Kodisang - uns mais vezes que outros, naturalmente - dando-lhes oportunidade de treinar com a equipa principal, serem convocados e estrearem-se nos seniors.
Podemos argumentar sobre o sucesso que estes jogadores tiveram ou sobre a qualidade deles, mas se AS fala em apostar na Academia isso só é possível se houverem oportunidades para os miúdos se mostrarem ao mais alto nível, como houve nos anos de Carvalhal.
Também podemos argumentar se esse é o melhor caminho a seguir, se queremos mais Fabianos, Bruno Rodrigues, etc como segundas linhas, ou se é melhor deixá-los primeiro crescer emprestados a clubes da primeira liga e as nossas segundas linhas serem jogadores com outra experiência ou com mais provas dadas.
O Carvalhal apostou tanto no Fabiano como o AJ (foi o AJ que o lançou e utilizou na primeira metade da época passada)... E demorou demasiado tempo tanto a um como ao outro para perceber que ele não era jogador para o Braga. O Bruno Rodrigues também foi utilizado pelo AJ, até se aperceberem que não tinha qualidade para cá estar. O Gorby fez mais minutos com o AJ que com o Carvalhal, tal como o Roger. O Moura e o Rodrigo foram dispensados depois de épocas fraquíssimas. O Falé é suplente no Mafra...

Quanto aos jovens que tinhas no banco, já te dei uma lista de cromos para troca antes, mas posso-te dar mais... O Dinis fez tantos jogos com o AJ como com o Carvalhal (1 jogo com cada), o Hernâni foi mais utilizado pelo AJ. Jovens no banco com o AJ, também tens tido o Chissumba, tiveste o Fonseca nalguns jogos (inclusive jogou), o Yan Said, o Pedro Santos, o Nuno Matos, o Djibril, o Gorby,... Oportunidade de treinar com a equipa principal? É só ir a qualquer post de imagens dos treinos do clube nas redes sociais e verás vários jovens a treinar com a equipa principal. Ainda ontem o Braga pôs um vídeo do treino onde se vê o Miguel Vilela, o Nuno Matos, o Djibril, o Rúben Furtado e o Kauan...

Eu percebo o teu ponto de vista, mas eu não acho que os miúdos tenham todos de ter oportunidades de se mostrarem ao mais alto nível, só aqueles que demonstrem um potencial acima da média nas equipas secundárias é que deveriam ter essa oportunidade. Dar oportunidades só por dar, na esperança que algum deles dê alguma coisa, faz-me pouco sentido. O Carmo, o Trincão, o Djaló e, especialmente, o Vitinha, eram jogadores que já mostravam que a equipa B era curta para eles e pediam minutos na equipa principal. Atualmente, não vejo nenhum jogador com esse estatuto... O que houve com o Carvalhal na segunda época, e não nos "anos de Carvalhal", foi precisamente este atirar do barro à parede a ver se algum colava, porque a época estava feita em Janeiro, e então decidiu-se fazer isso. Correu bem? Eu não acho, porque os únicos jovens que se aproveitaram, foram os que já estavam na equipa, os que já tinham mostrado qualidade a mais no nível abaixo.

Voltando ao início, quando dizes: Para começar, essa aposta só faz sentido quando o plantel tem espaço para ela. Ora, se começamos esta época com um plantel tão extenso como o que tínhamos, claro que ia sobrar pouco espaço para a formação.
Isso é óbvio, mas o plantel não foi desenhado em conjunto com o treinador? E se mesmo tão extenso jogarem sempre os mesmos, mesmo estando em péssima forma ou sem empenho ou compromisso como o treinador disse publicamente, ainda menos espaço há para os miúdos. Nem com as lesões que houveram. O Pizzi na forma que está nesta época tem 1491 minutos, só para dar um exemplo flagrante de alguém que tem oportunidades a mais. Minutos que deviam ter sido dados ao Roger, ou alguns ao Vasconcelos, ou ao Diego, ou ao Kelvin ou a outro miúdo.
O ano passado em que não tínhamos um plantel tão extenso, mas mais do mesmo, jogavam sempre os mesmos.
Será que o plantel foi desenhado com o treinador? Eu não conheço ninguém na estrutura, mas pelo que vejo, o AJ é só um "yes man" e o Salvador é que monta sempre a estratégia... Até se diz que ele muitas vezes exige que certos jogadores joguem, como terá sido o caso do Rodrigo Gomes, em que depois dele dizer que ele seria a próxima grande venda, queria muito que ele jogasse para ele ter razão.

Mais uma vez, os jogadores sem empenho e compromisso não têm jogado muito desde que o treinador disse isso, por isso é falso que joguem sempre os mesmos. Com as lesões, houve espaço para outros, o problema é que antes de chegar aos miúdos, havia mais graúdos na fila de espera, e no que toca a miúdos, só sobrou espaço para o Roger. Quer dizer, miúdos... da formação. Porque o Serdar, o Joe e o Ndour também são miúdos...

De acordo com a parte do Pizzi, mas não será o primeiro nem o último treinador a teimar num jogador com fraco rendimento... Podia ter dado alguns desses minutos ao Roger? Sem dúvida! Aos outros? Não... Porque é que o Vasconcelos, que ainda nem sequer se conseguiu impôr a titular na equipa B (parece estar nesse caminho, mas só leva 2 jogos seguidos a titular), haveria de ter minutos na equipa A à frente do Djaló, do Rony, do Horta, do Bruma ou até mesmo do Pizzi? O Kauan, estando mais solidificado na equipa B, tem um rendimento assim tão bom para exigir minutos na equipa principal? O Diego, que ainda não foi utilizado na fase de subida e tem jogado mais pelos sub-23? Lá está, esta lógica de dar oportunidades só porque sim não me convence... Especialmente quando estamos a falar dum mau período da equipa principal, estar a queimar miúdos não faz sentido nenhum.

O ano passado, da formação, jogaram Fabiano, Dinis, Bruno Rodrigues, Gorby, Pedro Santos, Hernâni, Rodrigo Gomes, Djaló, Rodrigo Macedo e Roger...

Recapitulando, se fazemos um plantel com segundas linhas de trintões, qual é a aposta na formação?
Se mesmo tendo jogadores lesionados, outros em má forma, outros sem compromisso, outros sem empenho, outros já sem qualidade pela idade, e mesmo assim não se dá minutos aos miúdos, qual é a aposta na formação?
Nestes dois anos de AJ o presidente desistiu da aposta na academia é isso? Não há responsabilidade do treinador?
Claro que foi o presidente... Tinha a possibilidade Champions, então quis montar um plantel mais forte para todas as frentes, e talvez sonhar com o título. Foi claramente essa a aposta, deixando de lado a aposta na formação. Correu-lhe mal, então agora diz que quer voltar atrás. No entanto, se a aposta na formação que defendes é lançar miúdos por lançar a ver se algum pega, não é assim que a equipa vai crescer, certamente. Também não é com alguns dos maduros que cá temos, é certo, mas será com outros melhores que eles que venham, e com os jovens da nossa formação que mostrarem qualidade e potencial para virem a ser bons jogadores. Basta olhar para o Amorim, que tem muita fama de ser um treinador de aposta na formação e não sei que mais... Apanhou-se com dinheiro, o que é que ele fez? Em que jogadores da formação é que ele apostou esta época? Ele tem jogadores formados lá no plantel (Inácio, Quaresma, Esgaio e Bragança), mas que já são apostas antigas...

Volto a reforçar: apostar na formação é dar oportunidades a quem faz por merecê-las, é deixar espaço no plantel para que um ou outro jovem possa aparecer. Não é forçar o lançamento de jovens só porque sim, a ver se dá. Dessa maneira não vamos tirar rendimento desportivo, porque eles não serão melhores do que os de fora que lá poderiam estar, e não vamos tirar rendimento financeiro, porque para eles darem dinheiro, não é preciso terem oportunidades, é preciso é serem bons! O Fabiano, o Bruno Rodrigues, o Moura, o Falé, o Hernâni, etc., tiveram oportunidades que chegue, e não deram dinheiro quase nenhum...
100%SCB Equipa Principal
  • *****
  • 8008
  • Quando o erro for só erro o SC Braga será campeão!
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #257 em: 27 de Março de 2024, 16:57 »
O Paulo Sousa anda por Braga  ;D ;D
FORÇA BRAGA
andromeda123 Equipa Principal
  • *****
  • 1348
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #258 em: 27 de Março de 2024, 17:20 »
O Paulo Sousa anda por Braga  ;D ;D

É normal, é semana santa!
SCBALWAYS
SCBALWAYS Juniores
  • ***
  • 344
  Re: Próximo treinador do SC Braga
« Responder #259 em: 27 de Março de 2024, 17:27 »
O Paulo Sousa anda por Braga  ;D ;D

É normal, é semana santa!


Há que aproveitar a semana confessar todos os pecados.
Tacho em 2025? Há muitas vagas no IEFP.
 

Anuncios M