Mas não se pode dizer que o Partido Comunista Português é, de facto, de extrema-esquerda ?
Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, ou Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães em português. Queres ver que o Hitler também era de extrema esquerda e afinal o partido Nazi era mesmo socialista como diz no nome? Se formos a olhar só aos nomes...
Se formos por aí então o chega só poderá ser considerado extrema direita quando começar a defender o extermínio dos ciganos.
Para mim, na minha forma de "catalogar" os partidos, o chega é extrema direita (ED) e o pcp é extrema esquerda(EE).
Claro que, metendo todos os partidos do mundo em apenas 5 "categorias" (ED, D, C, E, EE), ficas com partidos muito diferentes catalogados como iguais.
É como no futebol, quando se diz que um jogador é médio, mas, depois dentro dessa "categoria" de médio há jogadores muito diferentes uns dos outros, mas, não deixam de ser todos médios.
Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
Confinamentos étnicos não são extremistas o suficiente?
Eu acho que o PCP está perto do limite, mas não é extrema esquerda. Extrema esquerda é o PCTP-MRPP e o MAS, que quase não têm expressão. Esses sim são de extrema esquerda. O PCP, mas principalmente o BE, não me parece de todo que encaixem nessa "gaveta", mas também pouco me importam os "rótulos" que se dá. Eu só não gosto é quando se diz que são igualmente maus, como se confinamentos étnicos e castrações fossem comparáveis a legalizar as drogas ou a defender que os jovens podem decidir o seu gênero mais novos. Concorde-se ou não com as ideias, acho que simplesmente não são equiparáveis em termos civilizacionais...
Não são maus? O BE apoia a ditadura cubana.. se isso não é ideologia extremista vou ali e já venho. Não vejo diferença na falta de liberdade de uma ditadura esquerdista para uma ditadura de direita. Falta de liberdade e expressão é igual numa e noutra ditadura. Por isso repito, os extremos quando são exagerados acabam por se tocar.
Isto faz.me lembrar os movimentos anti.fascismo que atualmente começa a aparecer, não vejo diferença para os movimentos pro fascismo. Vejo pessoas que procuram pretextos para manifestação e violência, tal como as manifs contra o G8.
Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk
Mas isso do ser amigo dos outros não funciona assim, pelo menos para mim. O Ventura também é amigo da Le Pen, que queria tirar o ensino do português das escolas e tem muitos apoiantes com manifestações xenófobas contra portugueses. Quer isto dizer que o Ventura é contra os portugueses também? Ou será que eles são "amigos" porque concordam em muitas coisas, mas não necessariamente em todas? E a ligação da esquerda a Cuba e Venezuela está normalmente associada ao inimigo comum, o capitalismo, representado pelos Estados Unidos. E é isso que motiva as esquerdas a reclamarem por Cuba no que toca ao bloqueio americano, por exemplo. É um protesto anti-imperialista, não uma comunhão total de ideias. Até porque dentro do próprio BE existem várias facções de correntes ideológicas diferentes da cubana, por isso não me parece correta essa associação direta. Muitas vezes se utilizam as "amizades" para ataques, o exemplo mais frequente é a associação do PCP à Coreia do Norte, Venezuela e URSS. Mas o PCP também é "amigo" dos trabalhistas brasileiros, que governaram o Brasil durante muitos anos nas últimas décadas e que não instauraram nenhuma ditadura. Pela lógica, sendo o PCP "amigo" e defensor do PT e de Lula, isso implica que o PCP seja então democrático e "apenas" corrupto, certo?
Eu não queria discutir política aqui, porque já me chegam as discussões de futebol... Mas eu não gosto que se confundam ideologias com pessoas, por mais utópico que seja o universo onde as pessoas que lideram os movimentos podem ser dissociadas das ideologias que supostamente defendem. E o comunismo foi provavelmente a ideologia que mais sofreu com esta associação... Para mim, Staline, Fidel, Mao, Maduro, José Eduardo dos Santos, a família Kim, Enver Hoxha, etc., são autocratas que viram uma oportunidade de se tornarem donos e senhores dum país sob a alçada da palavra "comunismo", mas depois de comunismo tinham pouco. Eu olho para o exemplo da Venezuela e só me apetece rir quando se chama àquilo "comunismo"... Um país com uma economia inteiramente construída à volta do petróleo é comunista? Para mim não. Também há os bons exemplos, mas esses não são tão famosos, precisamente porque não correram mal e então não ficam na história. O Mujica no Uruguai é um bom exemplo, diria. No fundo, a grande falha do comunismo é esta: não tem em conta que acaba por dar demasiado poder a um só ser humano, e os seres humanos que querem tanto poder, têm tendência a não ser muito bons. Mas a ideia base do comunismo, de inexistência de classes sociais, de igualdade de direitos/oportunidades, e de um estado capaz de garantir que todos os cidadãos vivam com condições dignas, estas bases têm zero de extremismo. Ao contrário das outras que defendem superioridade de uns seres humanos sobre os outros simplesmente por causa da cor da pele ou do sexo com que nasceram. E é aqui que eu digo que não gosto quando as pessoas dizem que são igualmente más. Se uma ditadura é igualmente má seja dum lado ou do outro? Sim! Mas eu não vejo o BE ou o PCP a defenderem isso para Portugal, ou sequer a fazerem propostas de lei extremistas ou a terem no seu programa ideias extremistas. A não ser que tal como um conhecido senhor, algum de vocês ache que as 35h de trabalho semanais são uma proposta tão má como a da castração de pedófilos, nesse caso já não posso dizer nada que vos ajude... Mas deixo aqui um pequeno desafio: mostrem-me uma proposta/ideia tão extremista como a do confinamento étnico...
Ah, e outra coisa que me deixa estupefacto: dizerem que o Livre é de extrema esquerda... Um partido assumidamente europeísta ser catalogado de "extrema esquerda" é para rir. Escolheram mal a candidata? Sim, tal como eles próprios se aperceberam pouco depois. Daí a todo o partido ser de extrema esquerda, vai uma loooonga distância. Mas lá está, quem diz estas coisas normalmente não se deu ao trabalho de sequer ir ver o site dos partidos só para ver o mínimo da ideologia do partido. Até a wikipédia serve para isso... Tão engraçado como o Livre ser de extrema esquerda é ver o CDS dizer que é um partido do centro. E para completar o ramalhete, porque vi alguém também dizer que o PAN é extremista: o PAN não pode ser extremista, porque o PAN nem sequer tem ideologia política... O PAN é um movimento ativista dos direitos dos animais, até ver não é mais do que isso. Por isso, dizer que um partido que a única coisa que faz é dizer "não batam nos bichos" é extremista, parece-me um bocado parvo.
Não quero irritar ninguém nem despoletar mais discussões, dei só a minha visão do mundo
