A Académica hoje acho que jogou bem mais que o normal, era o último suspiro e percebe-se.
Quanto a ser bom descer... nunca o é! Pode correr bem e voltarem melhores, mas isso é raridade, a probabilidade de acontecer é a mesma de ficarem por lá perdidos meia dúzia de anos.
É uma das equipas que podia ser bem maior do que é, perdeu completamente a ligação à cidade e acho que precisava de alguém que voltasse com esse espírito. São em minha opinião equipas (ou cidades) que fazem falta ao futebol português.
Neste momento, o futebol português ao mais alto nível está representado apenas por 5 capitais de distrito: Lisboa, Porto, Braga, Funchal e Setúbal. As restantes equipas são também dos respetivos distritos. Isto é o resultado de vários fenómenos, o maior dos quais os 3 eucaliptos do futebol português. A concentração de 3 equipas na Madeira também não ajuda a ter um mapa futebolístico mais disperso. Até o concelho de Guimarães tem 2 equipas...
Cidades como Aveiro, Leiria, Coimbra, Faro têm muita dificuldade em ter um clube na I Liga e as outras capitais de distrito (Viana, Vila Real, Bragança, Guarda, C. Branco, Viseu, Évora, Beja, Santarém, Portalegre) nem sequer sonham com isso.
Penso que a descida à II fez bem a alguns clubes. O Belenenses é talvez um exemplo. Estava moribundo e agora parece melhor organizado. A Académica vai ter que ser mais competente a obter a subida do que teria que ser para se manter na I Liga. Vai ter que deixar de jogar para não perder, para passar a jogar para a vitória. Deve aproveitar essa mudança de chip para depois aparecer mais forte na I Liga.

2441
Registado



