A Lacatoni pagou 3 milhões para patrocinar o Braga até 2020 (acordo de 4 anos). O contrato actual é melhor que o anterior com a Macron.
A população do país para acordos de patrocínio é totalmente irrelevante. O que interessa é o alcance total do clube. Tu comparas um clube de âmbito internacional com um de âmbito local...
fico feliz por saber que a lacatoni não é mais uma obra de caridade do SCB... extremamente feliz... apesar que 3 milhões por 4 anos ao número de empresas de equipamentos desportivos a nível mundial que existem acho que fica um pouco a desejar. Isto pois não se arranja patrocínio para a camisola. E tenho quase a certeza que já apareceram por aí empresas a dar 3 milhões por 4 anos conforme dizes que a lacatoni está a dar pelos equipamentos.
quanto a clubes locais e internacionais, o SCB também se está a internacionalizar. Não é tão local quanto isso. Basta ver que nos últimos 10 anos fomos praticamente todos à fase de grupos da liga Europa, e mais liga dos campeões. O marketing é que continua uma bela porcaria, ao não apostar em grande. Eu só vejo marketing do SCB se for gratuito, e uma empresa que quer ser internacional tem que apostar forte no marketing. Não sei se é aposta do clube essa gratuitidade ou se é mesmo falta de verbas para apostar mais abertamente nessa matéria. Mas se for esse o caso o dinheiro de patrocínio em camisolas se calhar ajudava.
E mais a diferença se nota como eu disse e repito na dimensão das populações... uma coisa é fazer publicidade para 10 mil nas bancadas em Braga. Outra coisa é fazer publicidade para 60 mil no parque dos príncipes.
Uma coisa é fazer publicidade potencial para 10 milhões de habitantes numa transmissão televisiva, outra coisa é fazer publicidade para 80 milhões de habitantes potenciais.
Uma coisa é fazer publicidade para um potencial de 10 retransmissões máximas de canais televisivos(não estou a contar com as retransmissões piratas na Internet) internacionais, outra coisa é fazer publicidade para provavelmente umas 50 ou 60 retransmissões de canais televisivos mundialmente.
Tudo isto conta, ou devia contar quando se está a fazer um contrato de patrocínio desportivo e, deve ser levado em conta tanto da parte do comprador do patrocínio como por parte do vendedor do patrocínio.
Porque se formos a ver uma empresa nacional, como por exemplo tem o feirense, estes estão-se pouco importando com o impacto fora de Portugal do patrocínio, por isso pagam para o mercado local, 10 milhões de habitantes potenciais em transmissões televisivas.
Se for uma empresa internacional, por exemplo, como a BET.PT, ou a AXA(que pagou 5 milhões por 5 anos pela camisola, mais 5 por 5 anos pelo estádio) aí já estão a pensar no alcance mundial, por isso pagam pelo mercado mundial.
Depois é preciso ver o alcance da marca. Como eu disse a marca SCB actual interna é 10 mil no estádio em casa de 15 em 15 dias, mais 10 milhões potenciais espectadores na sporttv, mais máximo de 10 retransmissões de canais internacionais por jogo(mais uma vez excluo as retransmissões pela Internet pois esse mercado até hoje nunca foi contabilizado, e apesar de actualmente o SCB fazer transmissões na aplicação da equipa B e dos juniores e poder contabilizar esse mercado, esse só serve para esses patrocínios, e não para a equipa A. Mas tem aí uma boa ferramenta quando quiserem vender a publicidade das camisolas dos juniores e da equipa B. Pois podem medir o alcance e fazer uma espécie de estatística de qual é o mercado potencial para estimar 1 preço pelo valor das publicidades nas camisolas, coisa que acho que nunca foi feito decentemente em Portugal, e muito menos no SCB. E também é preciso deixar claro que a ferramenta de retransmissão dos jogos do SCB não está no seu potencial máximo, só tendo a app sido lançada à uns meses atrás, e nunca tendo havido marketing da mesma, e o que houve foi gratuitamente - mais uma vez - nas redes sociais. Logo o potencial máximo de retorno de possíveis publicidades nas camisolas dos juniores e equipa B não é ainda possível de ser medido correctamente, mas felizmente - caso se venham a concretizar todas as potencialidades das transmissões na app do SCB - já existe maneira de ter algum feedback do potencial mercado e estimar um preço realista para os valores a vender as publicidades)