A entrada destes fundos vai ser a única forma da maioria dos clubes se manterem competitivos (e alguns até de sobreviverem, como me parece o caso do Vitória).Sendo que desses 5,5M grande parte servirá para eles abater a dívida de compra ao Mário Ferreira - MAF (6.5M por 56% da SAD). Fica então o investimento de 2M nas infraestruturas (pelo que se fala querem fazer uma espécie de academia fora da malha urbana da cidade, entre Silvares e Ponte) parece me manifestamente insuficiente para uma ideia destas talvez para uma recuperação daquilo que têm e já não é mau. E a linha de crédito de 20M para os desafogar um pouco no curto prazo depois de já terem antecipado e esbanjado praticamente toda a receita proveniente das transmissões televisivas.
Sobre este negócio, avalia a SAD do Vitória nuns 12M, enquanto que o investimento no Braga avaliou a SAD em 90M.
Por outro lado, neste momento ainda não sabemos bem o que esta entrada do Qatar no Braga vai dar. Sobre os egípcios no Vitória parece-me mais claro: injeção direta de 5,5M, provavelmente para pagar dívidas, garantia de investimento de 2M na academia e uma linha de crédito de 20M. A linha de crédito, até ver, só dará para o Vitória se endividar ainda mais. Não parece muito crível que haja mais investimento direto neste grupo na SAD (senão não haveria linha de crédito, ou seja, todo o dinheiro que eles vão disponibilizar é dívida).
Por outro lado o clube mantém clara maioria na SAD.
Se o investimento da V Sports se resumir a isto não vejo grande evolução a nível desportivo para aquelas bandas apenas um amenizar da situação critica a curto prazo.